Como espelhar a tela do celular Android no computador

Te mostramos duas opções para controlar seu aparelho com teclado e mouse no PC

Como espelhar a tela do celular Android no computador

Espelhar a tela do celular no computador pode ser uma mão na roda para quem trabalha tanto no PC quanto no celular ao mesmo tempo. Assim você não precisa pegar o smartphone para verificar uma notificação e responder a uma mensagem. Neste post, nós te mostramos duas maneiras de espelhar a tela do celular Android no computador. Uma através de recurso nativo do Windows e outra através do Scrcpy, um app de código aberto que funciona no Windows, Linux e MacOS. 

Recurso nativo do Windows

O Windows tem um recurso que permite fazer o espelhamento via WiFi. Para isso, computador e celular precisam estar conectados à mesma rede. Conexão por internet via cabo não funciona.

Passo 1: O primeiro passo é fazer a instalação do recurso Vídeo Sem Fio no seu computador. Para isso, vá em Configurações > Sistema > Projeção para este computador.

 

Passo 2: Depois, clique em "Recursos opcionais" e em "Exibir recursos". Na lista que vai aparecer em seguida, desça até a opção "Vídeo Sem Fio", marque a caixa ao lado e vá em "Avançar".

 

Passo 3: Instalação feita, procure pelo aplicativo "Conectar" na barra de pesquisa do seu computador.

Continua após a publicidade

 

Ao abrir o recurso "Conectar", será exibida a seguinte tela:

 

Os próximos passos são executados no celular. Em Configurações, procure por "Display Sem Fios". É só tocar na chave ao lado para ativar o recurso. Depois disso, a lista de aparelhos compatíveis com a tecnologia vai aparecer pra você.

 

É só selecionar o seu computador na lista e pronto. A interface do seu aparelho já vai ser espelhada no PC.

Continua após a publicidade

Como a conexão entre celular e computador é feita via Wi-Fi, acontece um atraso na resposta e você percebe uma certa lentidão no uso. Caso isso te incomode e você queira um recurso mais responsivo ou caso seu celular não seja compatível com a tecnologia acima, abaixo te mostramos uma possibilidade melhor. Porém ela exige a conexão via cabo entre os dispositivos.

Via App Scrcpy

Nós recomendamos o recurso nativo do Windows por ser uma tecnologia já embarcada ao sistema e não precisar baixar nenhum aplicativo de terceiros. Dos aplicativos que testamos, a melhor opção é o o Scrcpy (lê-se Screen Copy). O processo de instalação dele pode ser meio chatinho e diferente de baixar um app na loja de apps da microsoft, mas vale a pena o resultado. Ele permite espelhar a tela do celular e controlar o aparelho através do mouse e teclado sem a necessidade de instalar qualquer app no celular. Outro benefício é que o Scrcpy é multiplataforma e funciona tanto no Windows como no Linux e no MacOS. Neste tutorial, nós vamos te mostrar o processo no Windows. No site do app, tem o procedimento para outros sistemas.

Passo 1: Faça o download do arquivo no site do aplicativo. É só rolar a página até a opção "Get the app". Depois do download, extraia os arquivos para uma nova pasta no seu PC.

 

Passo 2: No seu celular Android, ative as "Opções de Desenvolvedor" tocando sete vezes no "Número de versão" dentro das Configurações do seu aparelho. É uma opção que varia de acordo com a fabricante, mas normalmente encontra-se no menu "Sobre".

 

Passo 3: Vá até o menu com as Opções de Desenvolvedor e ative as opções "Depuração USB" e "Depuração USB (configuração de segurança)", se tiver.

 

Passo 4: Conecte o celular ao PC com o cabo USB do aparelho e abra o programinha "Scrcpy" no seu computador. Provavelmente vai aparecer uma janela de segurança do Windows. É só ir em "Mais informações" e em "Executar mesmo assim".

 

A partir desse passo, pode ser que seu celular já seja espelhado no computador. É possível que apareça uma mensagem no aparelho pedindo permissão para ativar a Depuração USB. Autorização concedida, aí sim a tela vai ser espelhada.

O Scrcpy permite também a conexão via WiFi, mas através de um processo complicadinho, que demanda comandos de programação. No site do app eles ensinam o processo.

Algumas observações:

Foram utilizados dois celulares para gerar este tutorial: Zenfone 6 e Black Shark 5. No Zenfone 6 não existe a opção "Display Sem Fio", necessária para usar a opção nativa do Windows. No Black Shark, tivemos problemas para controlar o celular com o teclado e mouse no Scrcpy. Teoricamente, ao ativar as duas opções de Depuração USB, isso não deveria acontecer, mas não tivemos sucesso. No entanto, no Zenfone 6, o Scrcpy funcionou rapidinho e muito bem via cabo.

Ficou com alguma dúvida sobre como espelhar a tela do celular no computador? Então deixe sua pergunta nos comentários.

 

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.