Índice do Artigo

Artigos

Tá bonito! ASUS anuncia o Zenbook 14X OLED Space Edition

Modelo comemora 25 anos do lançamento do primeiro laptop da marca a ir ao espaço

22/06/2022 16:41 Update 23/06/2022 13:47 0
Tá bonito! ASUS anuncia o Zenbook 14X OLED Space Edition
Créditos: Reprodução/ASUS

A ASUS acaba de anunciar o Zenbook 14X OLED Space Edition, modelo especial da empresa que comemora o 25º aniversário do primeiro laptop da marca a ser enviado ao espaço. Por conta do tema, o produto conta com um design que faz referência ao espaço. Ele também traz uma tela OLED futurista de 3,5 polegadas ZenVision na parte externa da tampa para mostrar notificações personalizadas, animações ou texto.

Já sua tela principal é de 14 polegadas com tecnologia OLED NanoEdge em um design praticamente sem bordas, com uma relação tela-corpo de 92% e resolução de 2.8K. Além disso, ela traz a validação PANTONE de precisão de cores de nível profissional e certificação TÜV Rheinland para baixas emissões de luz azul, o que a torna confortável para usar durante longas horas de uso. Outro destaque para a tela é que ela é sensível ao toque, possui taxa de atualização de 90 Hz, tempo de resposta de 0,2ms.

O ASUS Zenbook 14X OLED Space Edition está disponível para compra no KaBuM! por R$ 14.249,90 (à vista). Link para a compra: https://tidd.ly/3naBVrd

Zenbook 14X OLED Space Edition

YouTube video


A história no espaço

O primeiro notebook lançado pela ASUS foi o P6300 em 1997. Este modelo foi, posteriormente, escolhido para uma missão à Estação Espacial MIR — sendo ela a primeira estação espacial modeular, que operou na órbita baixa da Terra entre 1986 e 2001, de propriedade da União Soviética e depois da Rússia. Os notebooks da ASUS ficaram mais de 600 dias no espaço.

Referências do Space Edition

De acordo com a ASUS, os elementos de design do Zenbook 14X OLED Space Edition são bastante inspirados pela história das viagens espaciais. O novo notebook é feito de liga de alumínio e possui um acabamento na cor “Zero-G Titanium”. Os elementos do design foram baseados na Estação Espacial MIR e incluem dicas de código morse. As linhas arqueadas na tampa simbolizam a aparência de uma cápsula espacial, e uma das linhas é um código morse simbólico do provérbio latino “ad astra per aspera”, que significa “Através das dificuldades para as estrelas”.

O design diferenciado também se estende para a área de descanso para as mãos continua. O padrão à esquerda é o padrão da Estação Espacial MIR composto por várias linhas e duas linhas adicionadas em ambos os lados do touchpad é inspirada em um cockpit.

Tela ZenVision

A parte exterior do Zenbook 14X OLED Space Edition traz a tela ZenVision, exclusiva da marca e com layout inspirado em uma “folha de dados de uma nave espacial”. A tela ZenVision é um painel OLED de 3,5 polegadas que suporta resolução de 256 x 64 e brilho de 150 nits.

Os usuários podem personalizar a tela do ZenVision para mostrar informações através do software MyASUS. Pelo software, é possível ativar notificações inteligentes que podem exibir a hora, a data e a duração da bateria do notebook. A tela também pode mostrar um cartão de visita, uma animação ou uma mensagem personalizada.

Tela OLED

A tela principal é sensível ao toque, na proporção 16:10 e resolução 2,8K. Sua taxa de contraste é de 1.000.000:1, com tempo de resposta de 0,2 ms, brilho de pico de até 550 nits e 0,0005 nits de brilho preto profundo. A gama de cores é de 100% DCI-P3 e HDR, certificada em VESA DisplayHDR 500 True Black e validada pela PANTONE.

A tela OLED também emite 70% menos luz azul nociva do que as telas LCD, e é certificada pela TÜV Rheinland para garantir que o dispositivo cumpra altos padrões de segurança e qualidade. Para quem não sabe, a luz azul, comprovadamente, causa desconforto visual e atrapalha a qualidade do sono.

A vantagem do OLED é ser capaz de mostrar grandes detalhes em configurações de brilho mais baixas. Isso significa que é possível ver o conteúdo com mais luminosidade sem precisar aumentar o brilho — dessa forma, os olhos são expostos a menos luz azul. Isso acontece porque as telas OLED têm milhões de diodos emissores de luz (LED) em vez dos poucos LEDs (em torno de 50 ou 60) encontrados em telas LCD. As telas OLED podem ligar e desligar o LED para cada pixel na tela e obter preto verdadeiro com uma taxa de contraste altíssima.

Teclado ErgoSense

O novo zenbook possui um design de dobradiça ErgoLift que resulta na inclinação automática do teclado ErgoSense quando o notebook é aberto. Esse design permite que os usuários digitem com mais conforto e aumenta o espaço de ventilação sob o chassi para melhor dissipação de calor.

O teclado atinge um pitch de 19,05 mm (a distância entre o meio de uma tecla e o meio de sua tecla adjacente), mantendo muitas teclas de função comumente usadas, permitindo que os usuários digitem confortavelmente com precisão. O teclado é retroiluminado para uma digitação conveniente em ambientes escuros, como voos. Além disso, as teclas do ASUS Zenbook 14X OLED Space Edition apresentam um recuo sutil de 0,2 mm e deslocamento das teclas de 1,4 mm – o mais longo de sua classe de notebooks. O recuo guia sutilmente os dedos nas teclas e o longo curso das teclas fornece melhor feedback. Juntos, esses recursos melhoram a precisão da digitação e reproduzem o conforto da utilização de um teclado de mesa.

EgroSense Touchpad

A novidade também traz o exclusivo NumberPad 2.0 da ASUS, um teclado numérico iluminado por LED integrado no touchpad que compensa a falta de teclados numéricos físicos em notebooks compactos. Um sensor de toque único no canto superior direito do touchpad liga e desliga o NumberPad, e um toque no ícone no canto superior esquerdo permite escolher um dos dois níveis de brilho.

Você também pode deslizar do ícone superior esquerdo em qualquer direção no NumberPad 2.0 para ativar o aplicativo Calculadora na tela principal.

Testes de durabilidade

O Zenbook 14X OLED Space Edition foi testado para atender ao padrão militar MIL-STD-810H para confiabilidade e durabilidade, e também passou em alguns testes padrão de nível espacial. O teste de vibração do padrão Space-Grade é de até 2000 Hz, e o teste de temperatura é uma diferença de temperatura maior do que os regulamentos militares gerais, e o teste ainda está ativado. O objetivo é garantir que o notebook possa operar de forma estável em uma cápsula espacial com uma diferença de temperatura muito grande.

Garantia ASUS

Com o uso prolongado, alguns pixels na tela podem envelhecer, resultando em cores degradadas (conhecido como burn-in). Para evitar isso, a ASUS segue as seguintes etapas:

  • Envio padrão no modo escuro do Windows;
  • Proteção de tela OLED padrão: escurece a tela após 5 minutos em modo inativo;
  • Tecnologia de refinamento de burn-in Samsung OLED;
  • Garantia da tela OLED: 7.000 horas, garantidas (@200 nits);
  • O algoritmo Samsung OLED detecta pixels envelhecidos e aprimora a corrente que passa por esses pixels. Isso permite que os pixels degradados exibam cores mais brilhantes e, como resultado, mostrem cores percebidas com precisão.

Recomendações da fabricante

Os notebook ASUS OLED vêm com um mecanismo OLED Care exclusivo da ASUS para proteger a tela OLED. A persistência da imagem, ou burn-in, em uma tela OLED pode ocorrer se uma imagem estática de alto contraste for exibida por um período prolongado. Para evitar isso, o protetor de tela muda ao longo do tempo quando o notebook estiver ocioso por mais de 30 minutos.

Especificações:

  • OS: Windows 11 Home (64-bit)
  • Processador: Intel Core (12th Gen) i7-12700H – 2.3 GHz (24M Cache, até 4.7 GHz, 14 cores: 6 P-cores e 8 E-cores)
  • Gráficos: Intel Iris Xe
  • Display: 14.0″ WQXGA+ (2880 x 1800) OLED Touch
  • Memória: 16GB LPDDR5
  • Armazenamento: 1TB M.2 / SSD NVMe PCIe 4.0
  • Conectores: Porta USB 3.2 (Gen 2) Tipo-A / Porta HDMI 2.0 / LANNo
  • Câmera: Webcam 720p HD
  • Conexão Wireless: Wi-Fi 6E (802.11ax) / Bluetooth 5.2 (Dual Band)
  • Peso: 1,4 kg
  • Dimensões: 22.11 x 1.59 x 31.12