Guia completo da linha de TVs Samsung 2022

Confira os maiores destaques da marca com os modelos Neo QLED 8K e 4K

Guia completo da linha de TVs Samsung 2022
Créditos: Samsung

A Samsung apresentou, no primeiro semestre, sua nova linha de TVs para 2022, com foco em telas de última geração e design que vai além do entretenimento. Seguindo o conceito da marca de "Screens Everywhere, Screens for All" (ou "Telas em Todas as Partes, Telas para Todos", em português) a empresa traz as novas Neo QLED 8K, juntamente com outras linhas de TVs e soundbars como uma solução completa de áudio e vídeo para casa.

Nessa visão, a Samsung anunciou dispositivos que se conectam perfeitamente para fornecer personalização e conectividade sem igual, garantindo que haja uma tela adequada para cada ocasião e estilo de vida. Historicamente, TVs e telas têm sido associadas principalmente ao ato de “assistir”, mas a Samsung defende que as Neo QLED 8K devem mudar este conceito.

A ideia da Samsung é que as TVs continuem sendo um hub de entretenimento, mas além de filmes, séries e jogos, ela também pode ser usada para se exercitar com ajuda de aulas virtuais, fazer vídeo chamadas, usá-la como computador (ou até mesmo acessar um PC de maneira remota) e muito mais. Abaixo, listamos as novidades da marca para 2022 e suas principais tecnologias.


Neo QLED 8K

A linha Neo QLED 8K de 2022 foi atualizada para melhorar a experiência do usuário com telas grandes através do painel com Quantum Mini LED. Elas possuem o Processador Neural Quantum 8K, que conta com 20 redes neurais independentes com Inteligência Artificial (IA), cada uma analisando as características do conteúdo e a qualidade da imagem para uma visualização mais próxima possível à resolução 8K. O processador potente pode fazer o upscale de imagens para 8K de uma maneira mais efetiva, para suprir a falta de conteúdo nesta resolução.

Entenda o Mini LED e Micro LED: TVs com mais contraste, brilho e menos limitações

A linha Neo QLED 8K possui, atualmente, três modelos: QN800B, QN900B (que são atualizações da linha 2021) e o QN700B, novidade da Samsung em termos de modelo 8K “de entrada”.


Continua após a publicidade

Todas elas também vêm equipadas com novas tecnologias para aperfeiçoamento de imagem com mapeamento de contraste de 14 bits, e de iluminação mais precisa e controlada – um recurso chamado de Shape Adaptive Light Control. Os modelos possuem taxa de atualização de 120Hz, podendo chegar a 144Hz.

Elas também trazem (finalmente) Dolby Atmos wireless com recurso de Som Adaptativo, que rastreia e se move entre os alto-falantes para corresponder com precisão ao que acontece na tela. Essa tecnologia também foi aplicada ao reconhecimento de voz com Voice Tracking Sound, para que os efeitos sonoros e as vozes sigam verdadeiramente o movimento reproduzido nas TVs.

No modelo QN900B, por exemplo, todos os sons vêm de um sistema de áudio de 6.2.4 canais de 90W RMS, com novos alto-falantes superiores dedicados para a experiência de som tridimensional - através de som rebatido. Dessa forma, é possível ter uma experiência mais real em Dolby Atmos e Som em Movimento Pro. Já a TV QN800B embarca áudio Dolby de 4.2.2 canais com 70 W de potência e HDR 32x.

Para finalizar as novidades, a nova linha introduz a versão mais recente do sistema operacional Tizen, da própria Samsung. O SO foi totalmente reformulado e agora ocupa a tela toda, como o WebOS, da LG e a Google TV. A partir de 2022 o Tizen passa a trazer hubs de conteúdo, com serviços de jogos na nuvem já incorporado ao sistema, além de conversar com outros dispositivos da marca e até de outras fabricantes de forma não intrusiva.

Neo QLED 4K

A linha Neo QLED 4K recebeu três novas integrantes em 2022: a topo de linha QN95B (nos tamanhos de 55", 66" e 75"), a QN90B (nos tamanhos de 43", 50", 55", 65", 75" e 85") e a QN85B (nos tamanhos de 55", 65", 75" e 85").

Assim como a família Neo QLED 8K, as smart TVs contam com o processador Neural Quantum Processor 4K, que possui inteligência artificial e corrige imagens com resolução abaixo dos 4K através de upscaling. Elas possuem um painel de retro iluminação da tela baseado em milhares de mini LEDs para melhorar o nível de contraste, entregando pretos mais profundos e diminuindo o blooming no processo. Graças a essa iluminação mais precisa combinada com centenas de zonas de iluminação, o pico de brilho também fica mais alto, entregando efeitos em HDR mais impressionantes e, de forma geral melhora a qualidade das imagem em telas de cristal líquido, diminuindo a distância para as telas OLED.


Algumas diferenças entre elas variam dependendo do modelo: a QN85B possui Quantum HDR 24x e áudio Dolby Atmos de 2.2.2 canais e 60W de potência. Já a topo de linha QN95B (que dificilmente vem pro Brasil) e a QN90B embarcam Quantum HDR 32x e sistema de som de 4.2.2 canais (60W), esta última apenas nos tamanhos de 55" e 65". Nos modelos menores da QN90B, de 43" e 55", o som é Dolby Atmos 2.0 (20W) e Dolby Atmos 2.2 (40W), respectivamente.

Continua após a publicidade

Soundbars

Com o Dolby Atmos sem fio em suas TVs Neo QLED 4K e 8K, o som agora pode se comunicar com as TVs sem necessidade de um cabo HDMI - e sem perder a sincronia sonora. Essa atualização só foi possível porque a empresa se rendeu ao codec de áudio da Dolby, trazendo o "som de Hollywood" para a casa do usuário. O recurso está disponível a partir da QN80B (QLED intermediária) até toda linha Neo QLED 4K e 8K da marca.

A novidade representa um upgrade em termos de qualidade e organização, já que o novo sistema de som dispensa cabos e garante mais imersão nos filmes. A tecnologia é compatível com a soundbar HW-Q990B, um sistema 11.1.4 com quatro drivers jogando o som para o teto e criando uma espécie de redoma de som em todo o ambiente. Ela chega também na Ultra Slim Soundbar 2022 da Samsung, projetada para uma experiência de áudio imersiva de um design mais sofisticado com uma configuração rápida e simples.

TVs 4K para games

09/06/2022 às 12:15
Notícia

Xbox Game Pass chega às TVs e monitores da Samsung

Serviço estará disponível nos modelos 2022, em regiões selecionadas, a partir deste mês

Outra novidade da Samsung para 2022 é que alguns modelos trarão resolução 4K e taxa de atualização de tela de até 144Hz. Esses modelos serão comercializados como TVs para games. O modelo QN90B (de 43" e 50") virá com essa configuração, por exemplo, sendo voltado para consumidores que buscam mais FPSs em suas jogatinas, principalmente quando usadas como monitor do computador.

As Smart TVs para games da fabricante possuem a funcionalidade Motion Xcelerator Turbo Pro, que mantém as imagens consistentemente nítidas mesmo em velocidades rápidas. Somado a isso, a QN90B tem a tecnologia AMD FreeSync Premium Pro, que reduz a latência - sendo essa nova linha, certamente, uma resposta à aposta da LG nos games com suas OLEDs de 42 e 48 polegadas.

Falando em games, a Samsung já havia trazido o Menu de Games na linha 2021, permitindo monitoramento de FPS, IMPUT LAG e HDR em tempo real e possibilidade de escolha da proporção da tela nos jogos. Agora, a linha 2022 vem com especificações e recursos criados para melhorar a experiência de jogo. Eles incluem quatro entradas HDMI 2.1, Motion Xcelerator Turbo Pro 4K 144Hz, além de manter as opções de ajuste para Tela Ultra Wide e o Menu de Games.

Tizen 2022

O sistema operacional das TVs Samsung foi refeito do zero para ampliar os recursos e opções dos usuários, começando pelo Smart Hub, a nova interface de usuário com tecnologia Tizen. Agora, o Samsung Smart Hub traz todos os aspectos da experiência inteligente em uma tela inicial fácil de navegar. A nova guia classifica recursos, configurações e conteúdos em três categorias para uma experiência de usuário diferenciada: Mídia, Gaming Hub e Ambiente.

  • Mídia: a tela Mídia organiza as opções de entretenimento dos usuários – incluindo vídeo sob demanda, streaming e Samsung TV Plus com diversos canais gratuitos – e aprende as preferências dos usuários com machine learning para fazer recomendações inteligentes em todas as plataformas e serviços.
  • Gaming Hub: nova plataforma de jogos que une hardware e software para fornecer uma experiência completa aos players. Sem necessidade de downloads, sem necessidade de armazenamento. Em janeiro a Samsung havia anunciado parcerias com alguns dos principais serviços de streaming de jogos – NVIDIA GeForce NOW, Stadia e Utomik, com promessa de novidades em breve. E elas chegaram: a partir de 30 de Junho o Xbox Cloud Gaming chega em alguns mercados, incorporando mais de 100 títulos para os assinantes do Xbox Gaming Pass ao Gaming Hub. A nova plataforma estará disponível em breve em praticamente toda a linha de Smart TVs da Samsung 2022, cobrindo a Crystal UHD BU8000 e toda a linha QLED e Neo QLED 4K e 8K.
  • Ambiente: A tela Ambiente aprimora a estética da casa, por exemplo sincronizando a tela da TV com a decoração ao redor, exibindo fotos, quadros e possibilitando ainda a compra de NFTs.


Interface do sistema Tizen 2022 com curadoria de conteúdo e diversos aplicativos. Divulgação/Samsung

Outro componente importante para a experiência conectada é o SmartThings, que permite que a tela se torne o hub central para controlar outros dispositivos domésticos conectáveis à internet em um único ponto. Esse recurso, incluído nas TVs Samsung, aproveita a tela grande para ajudar os usuários a descobrir, visualizar e controlar os dispositivos rapidamente.

A marca ainda introduziu a "Plataforma NFT" em parceria com o líder do setor, Nifty Gateway. O modo Ambiente oferecerá aos consumidores uma plataforma NFT completa para explorar e exibir artes digitais NFT nas Neo QLED e QLED 2022.

OLED 4K

Partindo para outro foco de televisões, a Samsung também anunciou a S95B OLED 4K, que conta com painel QD-OLED (OLED + Pontos Quânticos) com HDR10+. O modelo também traz a tecnologia Ultra Viewing Angle, para melhorar o ângulo de visão e gerenciamento de reflexos. Entretanto, esta TV não traz o sistema Dolby Vision.

A S95B OLED 4K promete maior precisão de cores em altos níveis de brilho, melhores ângulos de visão do que TVs OLED da concorrência e maior volume de cores. Ela combina a tecnologia OLED Brightness Booster com um mapeamento de cor perceptivo, entregando áreas de pico de luz ainda mais brilhantes para mantes as cores mais precisas. Para ter uma ideia, o pico de brilho da linha chega a 1000 nits, partindo de tecnologia de tela já utilizada por marcas como Sony e Alienware em seus monitores.

A Samsung deve trazer as novas OLED 4K (de 55" e 65") para o Brasil em breve. Essa linha é a sua principal aposta de mercado, já que a suas OLED foram "aclamadas" nas reviews internacionais e os produtos deverão bater de frente com a OLED G2 da LG, sua principal concorrente neste ramo.

Linha Lifestyle

O portfólio de TVs Lifestyle da Samsung conta com novas tecnologias e soluções inteligentes para otimizar a experiência do usuário. Os recursos e aplicativos, como o modo Conforto para Visão e a Calibração Inteligente, foram projetados para fornecer uma visualização mais confortável.

Aproveitando as grandes apostas do mercado, a fabricante também atualizou a sua linha The Frame, de TVs que têm como principal proposta se parecer com um quadro e funcionar como objeto de decoração na casa. O modelo repaginado de 2022 está disponível nos tamanhos de 43, 50, 55, 65, 75 e 85 polegadas, com a novidade de acabamento fosco para se parecer cada vez mais com um quadro.

Responsabilidade Ecológica

A Samsung revelou que está aprimorando sua embalagem ecológica com 90% menos tinta, além de remover os grampos durante a produção. Ambas as melhorias reduzem o desperdício e facilitam o processamento dos centros de reciclagem. As TVs, monitores, telas de sinalização digital e controles remotos de 2022 da Samsung usam resina reciclada, que vem do plástico oceânico recuperado em áreas costeiras que, de outra forma, se tornariam perigosos resíduos marinhos.

A marca também está apostando na certificação Carbon Trust. As linhas Neo QLED 8K e 4K da Samsung receberam o selo "Reducing CO2" do Carbon Trust, demonstrando que a pegada de carbono da linha Neo QLED está sendo reduzida ano após ano.

O controle remoto SolarCell também recebeu uma atualização para 2022. Agora ele é 88% mais eficiente que os modelos anteriores de 2020 e pode ser carregado por meio de coleta de radiofrequência de 2,4 GHz – extraindo energia da carga sobressalente emitida pelos roteadores Wi-Fi, por exemplo.

Fonte: Samsung, Samsung
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Atualmente é redatora e roteirista de tecnologia para o Mundo Conectado.

User img

Jacson Boeing

Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.