Os 8 melhores cursos de programação

Todos eles gratuitos para você iniciar seus estudos!

Os 8 melhores cursos de programação
Créditos: Pixabay/CC/antonisoukoulas

Quando falamos sobre aprender a linguagem da programação, colocar a mão na massa e já executar comandos e ações na prática é a melhor forma de você, iniciante, entender como essa atividade funciona. Ao mesmo tempo, é importante também termos um lugar para recorrer quando precisarmos tirar dúvidas.

Sabendo disso, o site BuiltIn selecionou os 8 melhores cursos de programação em inglês - online e gratuitos - para você que tem interesse na área e não sabe por onde começar. Veja a seguir:

JavaScript.info
Entender de JavaScript é, sem dúvida, um ponto muito importante e uma habilidade muito procurada por empresas de programação no geral. O Javascript.info é como se fosse uma “enciclopédia” de informações sobre o JavaScript, sendo inicial para iniciantes. Em cada tópico abordado, há exemplos de utilização de cada recurso e explicações práticas.

Além disso, o site faz vários desafios para os usuários colocarem a mão na massa e treinarem o desenvolvimento da linguagem de programação.


The Odin Project
Se você já sabe o básico do básico de JavaScript é quer ir mais a fundo e iniciar de uma vez os estudos, o The Odin Project é perfeito para isso. Ele oferece cursos da linguagem de programação do básico até o avançado

Dentro da plataforma, os estudantes precisam apresentar projetos para poderem avançar as etapas, igual alguns cursos tradicionais presenciais. Sendo assim, ao mesmo tempo que o estudante vê a teoria, é necessário utilizá-la na prática para prosseguir os estudos. 


Khan Academy
A Khan Academy oferece uma ampla variedade de cursos de aprendizado em linguagem de programação gratuitos. Seu curso inicial sobre desenho e animação com JavaScript mostra as vantagens de se aprender programação na prática. Ele é voltado para quem nunca teve contato com programação, então você pode começar agora mesmo! Testamos e ele está disponível com tradução em Português!

Continua após a publicidade

As aulas são um misto de palestras em vídeo e desafios de codificação. Ainda é possível fazer exercícios de codificação diretamente no site, sem precisar configurar seus próprios editores para isso. 


Python Tutorial for Begginers
A Python é a terceira linguagem de programação mais usada entre as pessoas. Isso acontece porque a Python é uma linguagem relativamente fácil de aprender e útil para tarefas como criar scripts e manipular dados.

Esse curso é uma série de vídeos no Youtube sobre Python, abordando os fundamentos da linguagem de uma forma bastante intuitiva, mesmo para iniciantes em programação. Ainda é explicado como instalar o Python e suas principais configurações.

Embora a série de vídeos não inclua desafios de codificação para os alunos treinarem, há exemplos práticos nos vídeos que ilustram as problemáticas. 


Mozilla
Esse curso do Mozilla utiliza a linguagem Node.js de programação, que é muito utilizado no desenvolvimento de programas hoje em dia. Ele permite aos desenvolvedores escreverem JavaScript para aplicativos de back-end. Sem ele, o código JavaScript fica restrito a uma infraestrutura apenas de front-end. Em outras palavras, back-end é parte da programação que cuida dos “bastidores”, ou seja, do funcionamento estrutural de uma página. Front-end seria a apresentação de um site, as partes visuais e a interação entre usuários e tela.

Apesar de curto, o guia de programação do Mozilla oferece uma introdução sólida aos fundamentos. O tutorial segue uma abordagem que incentiva os desenvolvedores a executarem seus próprios códigos imediatamente, para compreenderem como os aplicativos Node se encaixam.


Full Stack Open
Elevando um pouco o grau de dificuldade com algumas tecnologias mais complexas, esse tutorial mostra o passo a passo de criação de aplicativos usando Node, React e MongoDB.

Continua após a publicidade

Ele é feito com capturas de tela e trechos de códigos para que os alunos acompanhem e possam ver rapidamente onde estão no processo de desenvolvimento do software, além de incluir unidades de teste e tópicos técnicos. Completar todo esse curso pode ser um grande compromisso, levando em conta que as 13 seções equivalem a um curso de um semestre. Mas de fato, quem fizer, ganhará habilidades de destaque na programação. 


Baeldung
Esse curso utiliza o Java como linguagem de programação - a mais popular entre os desenvolvedores. Entretanto, a construção de um software complexo utilizando Java exige muita experiência por parte do usuário.

O Baeldung é dedicado para desenvolvedores Java de todos os níveis de experiência, desde novatos até programadores experientes que buscam elevar seu nível de compreensão em habilidades específicas. 

Entretanto, algumas das aulas mais complexas do site são pagas, o que pode desanimar algumas pessoas. 


Stanford University’s Programming Methodology
O último curso da lista é oferecido pela Universidade de Stanford. Ele é dividido em 28 aulas de 50 minutos cada e nove tarefas de programação no total.

A aula utiliza o Java para ensinar outros tópicos sobre ciência da computação, como criptografia e memória do computador. Ele foi criado pensando em iniciantes e as aulas acontecem num ritmo lento, mas cobrem muito material. No geral, é um dos cursos mais completos de Java disponibilizados gratuitamente. 


 

Via: Builtin
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator e Social Media no Mundo Conectado e no Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.