10 dicas para ter uma conta verificada no TikTok

O selo azul te traz mais visibilidade e credibilidade na plataforma

10 dicas para ter uma conta verificada no TikTok
Créditos: Shutterstock

Considerada por muitos a rede social do momento, viralizar no TikTok e ter uma conta popular por lá pode ser sinônimo de muita popularidade na internet. E claro, se seu perfil possuir um selo azul de verificação, sua conta ganha ainda mais exposição, autoridade e credibilidade geral na plataforma.

Mas afinal, como é possível se tornar verificado no Tiktok? Infelizmente, diferente de outras plataformas como o Twitter, não há uma maneira garantida de se tornar verificado por lá. O processo de verificação não é transparente e a plataforma não compartilha publicamente como decide quem pode receber o selo azul e quem não. Além disso, os usuários também não podem solicitar essa verificação. A escolha é feita inteiramente pelos administradores da plataforma.

Entretanto, com base em observações e algum tempo de experiência na plataforma, podemos aqui te dar algumas dicas de como é possível ser notado pela rede social e ganhar a tão sonhada verificação. 

 

Critérios para ser verificado

Quando comparamos contas verificadas e contas não verificadas, podemos perceber algumas diferenças. Dessa forma, a melhor forma de ser verificado é seguir o caminho já trilhado por outras pessoas que receberam essa verificação. Veja alguns critérios que acreditamos que a plataforma leva em conta:

1.Engajamento

O TikTok tem tudo a ver com engajamento. Quanto mais engajados seus seguidores estiverem, maiores serão suas chances de serem verificados. o TikTok sempre fica de olho em usuários que estão constantemente aumentando sua base de seguidores e, ao mesmo tempo, obtendo uma alta taxa de engajamento em seus vídeos.

Continua após a publicidade

2. Tempo de exibição

Além do engajamento, o TikTok também analisa o tempo de exibição ao decidir qual usuário irá verificar. O tempo de exibição é a quantidade total de tempo que as pessoas passaram assistindo seus vídeos. Um aumento constante nesse número de visualizações pode acelerar o processo de verificação.

3. Seguidores reais

A plataforma está sempre atenta a contas com uma porcentagem de seguidores mas um engajamento fraco nos vídeos. Essa é uma maneira fácil de identificar seguidores falsos. Por exemplo: uma conta com 100 mil seguidores mas apenas 50 curtidas em seus vídeos, provavelmente tem uma grande quantidade de seguidores falsos ou inativos. Por outro lado, uma conta que possua apenas 10 mil seguidores e tenha mais de mil curtidas em seus vídeos, provavelmente possui mais autenticidade e mais seguidores ativos que a outra.

4. Vídeos virais

Obviamente, tornar-se viral no TikTok é uma ótima coisa para qualquer criador de conteúdo. Se possível, crie vídeos constantemente já pensando e focando nessa viralização, para que obtenha muitas visualizações e curtidas. Isso definitivamente chamará a atenção dos administradores do TikTok.

5. Influencer de nicho

Pense: qual é meu conteúdo e qual é o nicho que estou inserido na plataforma? Tem mais alguém que faça o mesmo conteúdo que o meu? O TikTok tem maior probabilidade de verificar usuários que são influenciadores em seu nicho. Se você é uma das poucas pessoas que criam conteúdo em seu nicho, é mais provável que você seja verificado no TikTok.

Continua após a publicidade

6. Relações Públicas e Mídia

O TikTok também está atento aos usuários que obtêm destaque em relações públicas e mídia. Se você teve visibilidade em uma grande publicação ou foi entrevistado por um meio de comunicação popular, é mais provável que você consiga a verificação do TikTok.

7. Verificação em outras plataformas

Se você tiver uma conta verificada em outra rede social, o Tik Tok também vai levar isso em consideração na hora de verificar sua conta. Isso porque a plataforma vê contas verificadas em outras plataformas como um sinal de credibilidade e, dessa forma, dignas de um selo de verificação azul.

 

Como aumentar suas chances de ser verificado?

Agora que já citamos os critérios que o TikTok leva em conta na hora de verificar uma conta na plataforma, vamos te ajudar com algumas dicas para aumentar suas chances de conseguir a tão sonhada verificação:

Conteúdo de qualidade
No TikTok, você precisa entregar sempre conteúdos relevantes, bons e de qualidade. Vídeos com som e imagem ruins não vão prender atenção do público. Embora seja impossível prever quais vídeos na plataforma se tornarão potenciais virais, você pode trabalhar para garantir que todos - ou pelo menos a maioria - de seus vídeos sejam dignos de viralizar.

E claro: lembre-se sempre de fazer seus vídeos na vertical. Vídeos verticais além de serem a proposta da rede social também são mais fáceis de assistir.

Publicações frequentes 
Postar vídeos no tiktok sem uma periodicidade e em intervalos muito longos não adiantará de nada. Potencialize seu crescimento na plataforma e planeje cronograma de postagens de vídeos. Faça com que sua audiência sempre tenha algo novo para consumir. Isso fideliza seu público.

Aumente seus seguidores organicamente
Seguidores reais e orgânicos são sempre mais propensos a consumir seu conteúdo. Use hashtags relevantes e populares para garantir que seus vídeos alcancem o maior número possível de pessoas. Colabore com outros usuários do TikTok através dos Duetos. Seja também um usuário assíduo da plataforma, curtindo e comentando em vídeos que você achar engraçado. Muitas vezes as pessoas podem gostar do seu comentário e aí abrir seu perfil para ver que tipo de conteúdo você entrega.

Solicite verificação em outras plataformas
Como mencionamos aqui, o TikTok leva em consideração se você já possui algum perfil público e verificado em outra rede social. Por isso, solicite verificação em plataformas como o Twitter ou Instagram.

Participe de trends e desafios
Participar das trends e dos virais do momento na plataforma mostra que você é ativo na rede social. Além disso, o TikTok tem a tendência de entregar melhor esses vídeos para outros usuários. É a chance perfeita de atingir novas pessoas.

Siga as regras
Parece óbvio, mas seguir as regras da plataforma é necessário. Nenhuma conta hoje em dia está ilesa de denúncias. Por isso, leia a política da plataforma. Advertências e penalidades por diversas ações podem te levar a ser banido da plataforma.

Divirta-se!
Vídeos divertidos e engraçados são maioria na plataforma. De nada adiantará uma boa câmera, right light, tripé e um bom enquadramento se seus vídeos não forem divertidos e criativos. Seja animado! Busque na página em destaque do TikTok os vídeos que estão em alta para encontrar inspiração.

Como você viu acima, passar pelo sistema de verificação do TikTok pode ser um processo bastante trabalhoso, a menos que você seja uma celebridade ou influencer já conhecido nas mídias sociais. No entanto, se você sofre com contas copiadas ou deseja expandir sua marca para as redes sociais, esse esforço se faz necessário, independente de quão difícil possa ser.
 

Via: MakeUseOf
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator e Social Media no Mundo Conectado e no Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.