Bill Gates: fortuna, família, frases e outras curiosidades sobre o fundador da Microsoft

Bill Gates: fortuna, família, frases e outras curiosidades sobre o fundador da Microsoft

Conheça mais sobre a história do empresário filantropo eleito por 17 anos o mais rico do planeta

William Henry Gates III (66 anos),  não é uma personalidade qualquer, é o pai da Microsoft, maior empresa de softwares do mundo. Só o simples fato de o Windows estar em mais de 80% dos computadores de mesa no mundo já é algo que vale a atenção para o principal nome por trás do desenvolvimento deste sistema operacional.

Além disso, é um sujeito interessante por várias outras características, incluindo o fato de ser uma das pessoas mais ricas do mundo e com uma das fundações filantrópicas mais ativas em todo o planeta.

Ele é uma personalidade tech que tem muita influência, é sem dúvidas uma das pessoas que ajuda a moldar o futuro da sociedade. 

Neste vídeo eu reúno informações sobre esta pessoa que certamente merece um vídeo de curiosidades. Principalmente para entendermos um pouco melhor como obteve sua fortuna, como investiu seu dinheiro e como é a mente de alguém tão peculiar assim?


1 - Acima da média

A primeira curiosidade tem a ver com a educação dele - Ele sempre foi uma pessoa acima da média em desempenho escolar. Todos viam ele como uma pessoa muito inteligente.

Para vocês terem uma ideia, na oitava série ele fez um teste de matemática e teve o melhor desempenho de todo o seu estado. Mas não só, na verdade de toda oitava série existente nos Estados Unidos.


2 - Pior dia de sua vida

Continua após a publicidade

Perguntado sobre o pior dia de sua vida, Gates disse que foi o dia em que que sua mãe faleceu. 

Ele não tinha uma boa relação com ela, e ele mesmo explica no documentário “O código Bill Gates”, disponível na Netflix, que questionava sempre a sua figura de autoridade.

Até que em uma noite de afronta, na mesa de jantar, ele se levantou contra sua mãe e começou a discutir. Seu pai então pegou um copo d’água e molhou o rapaz para que calasse a boca. Foi aí que a família inteira passou por terapia e três meses depois o rapaz disse ter entendido que a culpa era sua e o que estava acontecendo.


3 - Relação com a mãe

Mas apesar da má relação durante a adolescência, a figura materna foi muito importante para quem ele se tornaria. Mary Maxwell Gates é vista como uma das principais responsáveis por hoje ele se envolver em causas sociais. 

Para quem não acompanha seus projetos pessoais, vale lembrar que Gates já fez investimentos bilionários em saneamento básico em regiões pobres do mundo, já tentou erradicar a poliomielite em países pobres e agora trabalha para diminuir problemas relacionados ao aquecimento global no planeta.

E sobre esse assunto envolvendo a figura materna, a própria irmã dele disse que o papel de sua mãe foi crucial para que ele se interessasse pelas causas nas quais hoje ele investe.

Sua mãe participava de diversas ações sociais e tinha um lado gentil muito marcante, o que teria despertado esse lado preocupado dele com a sociedade.

Continua após a publicidade

4 - Semanas de retiro

Agora um hábito que certamente fica para os mais ricos. Bill Gates, desde a década de 90 tira semanas de retiro onde só lê, faz mapas mentais e tenta achar soluções pessoais e para a sociedade.

Ele pega um avião e vai para uma cabana descansar e ler vários livros renomados técnicos e teóricos.


5 - Mais rico do mundo

E já que mencionei um hábito possível somente por quem realmente tem muito dinheiro, vale comentar aqui que ele foi considerado o homem mais rico do mundo segundo a Forbes por 17 anos. A marca não é de 17 anos consecutivos, apesar de ter sido o mais rico de forma consecutiva de 1995 a 2007.


6 - Obras de Da Vinci

Em 1994, ele comprou a coleção de livros originais do renascentista Leonardo Da Vinci. O preço? Míseros US$31 bilhões de dólares.

E Da Vinci foi um dos maiores inventores da história, além de pintor, escultor, arquiteto, botânico, músico, poeta, anatomista e matemático.

Certamente é algo pouco comum alguém com muito dinheiro e poder compartilhar informações tão valiosas de forma tão acessível. Contrariando muitas das teorias da conspiração contra sua pessoa, Gates, em vez de esconder informação, compartilhou conteúdos valiosos e comprados por 31 bilhões de dólares. A disponibilização foi feita via internet e está em museus famosos ao redor do mundo. Algumas das páginas e desenhos foram disponibilizados até como papel de parede do Windows.


7 - Fortuna de Bill Gates

Atualmente, o patrimônio de Bill Gates é de cerca de 131,4 bilhões de dólares. E nós estamos falando de alguém que já não é lá muito jovem, quem vai herdar toda essa grana? 

São três os herdeiros diretos do patrimônio dele: Jennifher Khaterine, Phoebe Adele e Rory John Gates. E é muito dinheiro, é até difícil mensurar o quão rico ele é. Mas para se ter uma ideia, ele é mais rico até mesmo que alguns países! É cerca de 5x mais rico que a Coreia do Norte, só pra efeitos de comparação.

Mas não ficou rico da noite para o dia, em 1998 ele já ganhava cerca de 1 milhão de dólares a cada hora.


8 - Fundação Bill & Melinda Gates

Gates e sua ex-mulher Melinda têm uma fundação com investimentos em diversas áreas humanitárias. E esta mesma fundação chegou a receber mais da metade do patrimônio de Warren Buffet, considerado o investidor de maior sucesso da história.

Após ambos virarem grandes amigos, a confiança no trabalho de Gates e sua fundação fez com que Buffet doasse US$31 bilhões de dólares, mais da metade do que investidor tinha na época.


9 - Resolução de problemas

Falando um pouco mais sobre a mente genial dele, um dos primeiros problemas complexos de programação que Bill Gates resolveu foi em sua adolescência. A escola em que estudava precisou de ajuda para algo muito complexo: montar uma grade de horário para mais de 400 alunos. E esse é um assunto muito interessante.

O colégio Lakeside, antes só de garotos, se juntou a um outro colégio local só de garotas e passou a recebê-las. Mas como eram muitas pessoas e muitas condições para fechar a grade de horários, ninguém conseguia fazer o cronograma das aulas.

A escola então pediu ajuda a Bil, que sempre se destacou em programação e logo começou a bolar um algoritmo, uma solução para atender a todas as demandas. 

Ele precisava fazer a grade de horários com um número inacreditável de restrições. 

  • Havia um certo número de matérias que eram divididas entre ensino fundamental e médio;
  • Não poderia ter aula de bateria no andar de cima quando o coral estivesse se reunindo;
  • Cada aluno tinha de cinco a sete matérias;
  • Alguns alunos não podiam estudar na mesma sala;
  • Professores não podiam dar quatro aulas seguidas;
  • E era necessário incluir horário de almoço;

Como era uma tarefa realmente difícil chamou seu colega dois anos mais velho Paul Allen.

E esse seria o primeiro trabalho realizado por Bill Gates e Paul Allen, dupla que não imaginava na época, mas era formada pelos fundadores de uma das empresas de maior sucesso da história: a Microsoft.

Os dois viveram então este grande desafio, começaram a trabalhar duas semanas antes de as aulas começarem e conseguiram resolver o problema um dia antes .

O algoritmo pegava os alunos matriculados e distribuia em classes seguindo todas as restrições.

O curioso disso tudo é que Bill Gates foi capaz de criar uma turma em que ele era o único homem. E ainda colocou as mulheres mais bonitas da escola em sua sala.

Mas sobre isso ele disse: “Não era como se eu fosse falar com elas ou algo assim. Eu era particularmente incapaz de falar com garotas e pensava: ‘Ok, eu chamo pra sair ou não?’."

Ele conta, no entanto, que quando saiu de harvard, já no início da Microsoft, ele já era um pouco mais sociável.


10 - Uso de drogas

Sobre a amizade de Gates e Paul Allen, a Microsoft não foi o único fruto.

Foi Paul quem apresentou a ele: drogas: álcool e maconha. 

Gates comentou que nunca tinha experimentado, mas Paul tinha todo esse lifestyle descolado e apresentou as droguinhas pro menino Gates. 

Foi uma fase rebelde.


11 - Ficha criminal

Aos 21 anos Bill Gates foi preso pela polícia por dirigir em alta velocidade. O jovem infrator pagou fiança, mas precisou ser fotografado pela polícia para abri sua ficha criminal.

Mas mais curioso que isso, é que o layout em branco do Microsoft Outlook é a sinueta da foto do crime. Este é sem dúvida um grande easteregg.


12 - O primeiro grande software

Hoje é muito claro pra todos que a internet é algo fantástico e que mudou e ainda vai mudar muito a sociedade. Os computadores estão estabelecidos, as pessoas compram coisas online... Mas é surpreendente ver que Bill Gates teve uma visão muito forte de que um dia as pessoas comprariam softwares assim como na época em que começou seus projetos as pessoas compravam discos de músicas.

Bill estava atento ao mercado e assim que o computador Altaria 8800 foi lançado viu algo grandioso. Ele e Paul ficaram surpresos com o que estavam vendo e souberam que aquela era a hora de investir em um software para o computador.

Eles trabalharam nos meses seguintes em um software e conseguiriam destaque nacional. Isso levaria eles a saírem de Harvard e começar a Microsoft em uma garagem.


13 - Chefe exigente

Bill Gates sempre foi considerado um chefe extremamente exigente. E quando a Microsoft começou ele comenta que era conhecido pelo cara que dizia muitas vezes “essa é a pior ideia que já ouvi na minha vida”. E realmente dá pra acreditar que ele não era um chefe muito compreensivo pelos relatos de funcionários.

Ele também dizia coisas como: “Você vai demorar uma semana pra fazer isso? Eu faço em um dia, por que você não trabalha tanto quanto eu?”.

Outro detalhe que ele mesmo compartilha é que conseguia gravar a placa de seus funcionários e quando olhava para o estacionamento conseguia saber quem estava na empresa se dedicando ou não.

E vale lembrar que ele também foi alvo de acusações de assédio no fim de sua carreira na Microsoft até deixar a empresa e se divorciar de sua esposa.


14 - Comida favorita

A comida favorita dele é hambúrguer e seu refrigerante favorito é Coca-Cola.


15 - Extremamente pragmático

E a curiosidade 15 revela bastante sobre a personalidade pragmática dele, quando conheceu sua ex-exposa Melinda French na Microsoft, no início da empresa. 

E comenta que no início ambos se viam mas ela tinha outros namorados e ele era muito ocupado com o trabalho. Isso fez com que demorasse um tempo para que se aproximassem de verdade e virassem um casal.

Depois de um tempo, eles se tornaram próximos e disseram que amavam um ao outro.

O interessante é que, para descobrir se seria uma boa ou não casar, sua mulher conta que certa vez entrou na sala de Gates e deu de cara com um comparativo de prós e contras em um quadro. Prós e contras de casar com ela ou não.


16 - Rico e romântico

E após o casamento Bill Gates alugou todos os quartos do hotel onde eles iriam passar a lua de mel para garantir que ninguém incomodasse.

Mas ser rico, acreditem ou não, também tem os seus problemas. A mulher dele, mais tarde, reclamaria que a casa que ele construiu era muito grande. A mansão era tão grande que Melinda dizia: eu não consigo saber se alguém entrou na casa ou não. E isso era um problema principalmente no início da criação de sua filha.


17 - Camisinha da nova geração

Em 2013 Bill Gates lançou um desafio para estudantes de universidades: “Criar a camisinha da próxima geração”. O vencedor levaria 100 mil dólares para casa e até houve um vencedor, mas certamente a competição não conseguiu popularizar a camisinha da próxima geração.

Mas anos depois, em 2018, Bill Gates apresentou, em parceria com cientistas, uma evolução da camisinha auto-lubrificada. A ideia foi a mesma da de 2013, com uma camisinha que fica bem escorregadia com o contato, e vai liberando lubrificação com o atrito.

É uma camisinha melhor, para fazer com todos utilizem, ser mais confortável e tornar esse um método mais eficiente para que as pessoas não engravidem e nem peguem doenças transando.


18 - Saída da Microsoft

Sem dúvida vale mencionar aqui que Bill Gates deixou a Microsoft, mantendo, é claro, algumas ações da empresa. Até o momento da publicação deste artigo o bilionário é dono de cerca de 1% das ações.

E claro, ele continua muito rico pelo portfólio de ações variado que tem e a sua visão empreendedora que teve desde o início de sua carreira.

Sobre sua saída, também é válido dizer aqui que ele já tinha deixado o trabalho integral na companhia em 2008, mas participou do conselho até 2020, quando sairia da Microsoft em meio a algumas acusações. 


E o último detalhe é que o seu divórcio se deu nos últimos anos, mas sua mulher já procurava divórcio desde 2019.

O primeiro conflito que levou ao término, teria sido a aproximação de Bill Gates de Jeffrey Epstein, condenado por práticas certamente terríveis e depois encontrado morto na cadeia.

O próprio Bill Gates admitiu em entrevista à CNN que foi um erro ter mantido proximidade com o empresário.

Fonte: Código Bill Gates, Bill Gates (YouTube)
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.