Bluetooth LE Audio: O que é e quais suas características?
Créditos: Qualcomm

Bluetooth LE Audio: O que é e quais suas características?

A tecnologia promete trazer grandes melhorias de áudio e novos recursos via conexão sem fio

Bluetooth Low Energy (LE) Audio é um novo padrão para transmissão de áudio de baixa potência via Bluetooth. O LE é utilizado, até então, para transferências de dados que não exigem tanta potência e velocidade, o que normalmente ocorre em dispositivos do tipo IoT e wearables. Porém, a  Bluetooth SIG (Bluetooth Special Interest Group), organização responsável por supervisionar o desenvolvimento dos padrões Bluetooth e realizar o licenciamento das tecnologias e marcas que comercializam produtos com o suporte, apresentou uma série de novos recursos para o Bluetooth Low Energy durante a CES 2022. E é sobre isso que iremos falar nesse artigo.


Codec LC3

Uma das grandes novidades do Bluetooth LE Audio é o novo codec LC3, ou Low Complexity Communications Codec. Para começar, um codec basicamente compacta o áudio em qualquer tamanho necessário para streaming, ou seja, ser transmitido pela conexão Bluetooth. De acordo com os desenvolvedores, esse novo Codec põe o bitrate a níveis mais baixos que o codec de sub-banda (SBC), mas garantindo que o áudio seja enviado sem falhas através do Bluetooth LE mesmo em condições de muita interferência de ondas de rádio.

20/01/2022 às 15:37
Notícia

Ranking: veja quais são os serviços de streaming de áudio mai...

Spotify é líder em popularidade, seguido por Apple Music e Amazon Music

O codec LC3 possui uma variação no bitrate que vai de 160kbps até 345kbps, enquanto o SBC abrange a faixa de 240kbps até 345kbps. Teoricamente, o SBC continuaria sendo superior quando falamos em transmitir maior qualidade de áudio, mas, segundo Manfred Lutzky da Fraunhofer IIS, vários testes de som comprovam que o LC3 irá mudar o padrão Bluetooth, com melhorias na qualidade de áudio chegando a 50%.  O codec SBC incluído no Classic Audio já está no mercado desde a primeira versão da tecnologia Bluetooth e é utilizado para transferências de dados em alta velocidade, que consomem mais energia. É válido comentar que o padrão LE já existe desde 2009, mas a diferença é que não existia um suporte a áudio.  

Além disso, o áudio Bluetooth LE usando o codec LC3 é cerca de duas vezes mais eficiente em termos de energia do que o áudio Bluetooth que usa o codec de sub-banda (SBC) existente. Com a alteração, então, o áudio cresce em qualidade e diminui o consumo energético. Isso possibilita duas coisas principais para os dispositivos que no futuro implementarão a tecnologia: primeiro, os dispositivos poderão ser menores sem sacrificar o tempo de execução e, segundo, a vida útil da bateria poderá ser melhorada significativamente sem tamanho ou peso adicionais

 

Multi-Stream

De forma geral, podemos dizer que a grande diferença do Bluetooth LE audio para o Bluetooth Clássico é que o primeiro é uma tecnologia multi-stream. A partir disso, temos novos recursos, além de controle de voz e suporte a assistente de voz melhorados.

20/08/2021 às 10:24
Artigo

O que é Áudio Espacial e como funciona?

Tecnologia de áudio está presente nos dispositivos mais novos da Apple, mas conceito é mais amplo do ...

Continua após a publicidade

Um exemplo dessas novidades é a possibilidade de conectar um único fone de ouvido wireless a diferentes dispositivos do mesmo tipo. Dessa forma, futuros fones em que o lado esquerdo e direito tenham conexões independentes se beneficiarão da tecnologia. A maioria dos dispositivos hoje em dia funciona com conexão via Bluetooth a um fone e o outro trabalha como um "escravo", enfrentando também problemas de latência.

Além disso, será possível se conectar a um número ilimitado de dispositivos Bluetooth dentro do alcance de uma única fonte de áudio. Devido à forma como o padrão foi projetado, o áudio de origem não será interrompido quando você conectar um novo dispositivo, e o usuário poderá ouvir uma mesma música ou podcast, por exemplo, com um amigo em fones diferentes de forma sincronizada.

Por fim, um terceiro recurso do LE Audio é o Bluetooth Broadcast. Para explicá-lo, é bom darmos um exemplo: imagine que você está em um restaurante com diferentes telas passando diferentes programas para os seus clientes. Normalmente, você não conseguiria ouvir o que está acontecendo na tela de seu interesse, mas com o Bluetooth Broadcast seria possível conectar seus fones àquela transmissão de áudio com várias pessoas ao mesmo tempo, inclusive em línguas diferentes. As aplicações serão diversas e o grande trunfo é que isso chegará de forma nativa dentro do padrão, não como uma propriedade específica que depende de algum programador para fazer um sistema. 

A nova tecnologia LE Áudio será introduzida nos dispositivos Bluetooth que tiverem suporte à próxima geração da conexão sem fio, versão 5.2. Sabemos que a adoção geral do padrão ainda pode demorar um pouco, mas os componentes necessários para os desenvolvedores adicionarem o suporte em seus futuros dispositivos, fones e aparelhos auditivos, em tese, já estão disponíveis. Então, só nos resta esperar até que o os dispositivos com suporte ao Bluetooth 5.2 cheguem de vez ao mercado para começarmos a ver os aprimoramentos e vantagens que o Bluetooth LE audio pode proporcionar.

User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.