Omegle: o que é e como funciona o serviço que permite conversar com estranhos

Omegle: o que é e como funciona o serviço que permite conversar com estranhos

Plataforma foi criada em 2009, mas sucesso recente despertou a curiosidade de brasileiros

Muito provavelmente seus pais lhe deram o seguinte conselho: “não converse com estranhos”. Pois é justamente essa a proposta do Omegle, um serviço gratuito que permite conversar com estranhos em chat de texto ou chamadas de vídeo.

Como não poderia ser diferente, o Omegle despertou a curiosidade de muita gente e acendeu também uma luz de alerta sobre os perigos especialmente para os mais jovens. A plataforma é segura? Corro algum risco ao acessar o Omegle? Vamos conhecer mais detalhes sobre o serviço e descobrir se vale a pena utilizá-lo ou não.

Acesse o site do Omegle

Omegle: o que é e como funciona?

O Omegle é um site criado pelo norte-americano Leif K-Brooks e que começou a funcionar em março de 2009. O nome escolhido é um derivado da palavra grega “ômega”. A lógica do serviço é bastante simples. De forma anônima, você acessa o site e escolhe se quer conversar por texto ou vídeo. Depois, basta selecionar o idioma da conversa e pronto: o sistema se encarrega de conectar dois estranhos aleatoriamente.

Não é preciso fazer nenhum tipo de login ou cadastro. A interface do site não é das melhores e ao acessar o serviço você terá a sensação de que ele “parou no tempo”. Entretanto, é inegável que ele desperta a curiosidade das pessoas e por conta disso os acessos estão em alta. No Brasil, o ano de 2021 foi bastante promissor para o serviço.

Para utilizar o Omegle é preciso aceitar os termos de uso. Os usuários devem ter no mínimo 18 anos ou 13 anos desde que autorizados pelos pais. Na prática, infelizmente, não é isso que acontece, já que não há mecanismos eficientes para evitar que menores de idade acessem o conteúdo.

Como usar o Omegle?

É muito simples. Tudo o que você precisa fazer é acessar a página inicial do serviço. Por lá, um texto introdutório explicará o que é o serviço e como ele funciona. Links para os termos de serviço e para as diretrizes da comunidade também estão disponíveis.

Na parte de baixo da tela estão disponíveis os poucos controles de acesso.

Todas as opções do Omegle

Continua após a publicidade
  • Em “Adicione seus interesses” você pode colocar palavras-chave relacionadas aos seus gostos e preferências, o que pode ajudar o “estranho” em questão a conhecer melhor quem você é.
  • Selecione “Text” para conversas apenas em texto ou “Video” para abrir a webcam e conversar com vídeo. Será preciso autorizar o site a ter acesso á sua câmera para isso.
  • Por fim, há uma opção que permite selecionar o idioma da conversa. Porém, ele se aplica apenas aos chats e funciona como uma espécie de tradução automática.

Fique atento para não comprometer sua segurança

Quando o serviço Omegle surgiu, a ideia era de que ele se tornasse uma plataforma capaz de aproximar pessoas estranhas e fazer com que os usuários pudessem conhecer pessoas em todo o mundo. De fato, uma grande parcela de utiliza o serviço para conversar em outros idiomas e aprender aspectos culturais de outros países.

Porém, há também pessoas mal-intencionadas que buscam apenas capturar dados seus para ações de invasão ou ainda para se exibir de forma sexual na webcam. É importante que você tenha consciência de que não saberá quem é a pessoa do outro lado da tela e quais são as suas intenções. Portanto, não forneça dados pessoais e resguarde a sua privacidade.

Fonte: Omegle
User img

Wikerson Landim

Jornalista desde 2003, atualmente é Editor dos sites Mundo Conectado e Adrenaline. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas assume o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.