ANC: o que é Active Noise Cancelling e como funciona?

Nos últimos tempos esse tem sido um grande diferencial para a indústria de fones de ouvido

ANC: o que é Active Noise Cancelling e como funciona?

Active Noise Cancellation ou apenas ANC faz parte de um grupo de tecnologias que reduz sons indesejados através da adição de um segundo som neutralizante no que você está ouvindo. Falando especificamente do Active Noise Cancellation, o sistema é baseado em microphones que percebem esses sons externos e internos, ou seja, o que vem de dentro e de fora do fone. Com isso definido, um chip ANC equipado inverte as ondas sonoras enquanto um alto-falante recebe o som junto com as ondas sonoras neutralizadas.

Parece um pouco confuso, mas não é difícil explicar.

O cancelamento de ruído ativo (ANC) é uma combinação de hardware e firmware que faz com que os ruídos externos soem mais silenciosos

O cancelamento de ruído ativo pode ser processado por meio do chipset ANC usando:

1. Um sistema ANC feed-forward que tem um microfone que é colocado do lado de fora do fone de ouvido

2. Um sistema ANC de feedback que tem um microfone que é colocado no interior do fone de ouvido

3. um sistema ANC híbrido que é uma combinação dos dois anteriores

Continua após a publicidade

Ele , basicamente, é baseado no princípio físico de cancelamento de fase.O que acontece é a adição de ondas sonoras de igual amplitude e fase oposta ao que você está ouvindo para que o som seja reduzido. A ideia, então, é gravar o ruído de fundo e inverter o sinal para criar “anti-ruído”. Em seguida, ele é adicionado ao seu sinal de saída, que inclui a música. O sinal anti-ruído cancela o ruído de fundo real no ponto em que ele atinge seu ouvido.

Se você pegasse duas ondas idênticas e as alinhasse, combinando os picos e vales, as duas ondas seriam consideradas "em fase", o que quando somadas resulta em uma onda ainda maior. Por outro lado, se você atrasar uma das ondas exatamente na metade do comprimento de onda, combinando os vales com os picos, as duas ondas são então consideradas "fora de fase" e são subtraídas uma da outra à medida que as pressões positivas de uma onda são agindo contra as pressões negativas do outro.

Para criar um anti-ruído, os fones de ouvido devem monitorar e amostrar constantemente o ruído ambiente usando pequenos microfones embutidos. Não são necessários os microfones com os quais você falaria, mas ainda estão integrados. Eles “ouvem” o ruído ambiente ao seu redor e os fones de ouvido criam um som que é exatamente o oposto da onda sonora para cancelá-lo de forma que tudo que você deve ouvir é a música.

Essa onda resultante é tocada junto com sua música e, como todo o processo é concluído com extrema rapidez, a onda sonora original e ruidosa nunca chega ao seu ouvido.

O grande desafio do Cancelamento Ativo de Ruído, por fim, é justa e ironicamente o próprio cancelamento. Em outras palavras, o problema é ter uma amostragem de sons ambientes precisa o suficiente para que o fone possa realmente oferecer uma redução notável de ruídos externos 

Os microfones devem capturar o ruído, e a fase da forma de onda de cancelamento que sai dos drivers dos fones de ouvido precisa se alinhar perfeitamente com a fase do ruído quando ele atinge seu ouvido. Esses sistemas precisam ser ajustados, mas mesmo assim você nunca verá 100% de cancelamento. O processo é rápido, mas não pode ocorrer fisicamente em tempo real, então ANC funciona melhor com sons consistentes de baixa frequência em oposição a sons agudos. Ruídos constantes, como zumbidos baixos de motores a jato em aviões, são mais fáceis de serem reconhecidos e cancelados pelos fones de ouvido quando comparados a sons repentinos e aleatórios, como pessoas falando, por exemplo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.