Drones, UAS, UAV e RPAS - Qual a diferença dessas siglas de aeronaves ?

Drones, UAS, UAV e RPAS - Qual a diferença dessas siglas de aeronaves ?

Veja rapidamente alguns nomes que são, de forma errada ou não, tratados como sinônimos de drone

Entre as aeronaves não tripuladas que voam por aí, nós conhecemos bem os drones. Sabemos como eles são e um pouco do que oferecem, especialmente modelos destinados a consumidores em geral. No entanto, existem várias siglas que envolvem drones e que podem confundir bastante a cabeça de quem está buscando informações nesse mundo. Nesse artigo, vamos diferenciar rapidamente alguns nomes que são, de forma errada ou não, tratados como sinônimos de drone.

Afinal, o que é drone?

Drone é qualquer nave pilotada remotamente

 

De acordo com a FAA, Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, um drone é qualquer aeronave pilotada remotamente. Independente de tamanho, formato ou capacidade, se voa sem um piloto a bordo, pode ser considerado um drone. O que acontece é que existem termos que se diferenciam dentro desse grande guarda-chuva, que vamos ver a seguir.

UAS

UAS é um sistema de três partes: drone + estação de controle + link de comunicação 

 

Uma sigla que acaba sendo tratada como sinônimo de drone é a UAS, que significa Unmanned Aircraft System ou, em português livre, Sistema de Aeronaves não Tripuladas. No entanto, o UAS é literalmente um sistema de três partes, sendo uma delas o drone. As outras duas partes desse sistema seriam a estação de controle e o link de comunicação entre essa estação e o drone em si.

Os drones FPV, por exemplo, bastante conhecidos pelos entusiastas, são uma subcategoria de sistemas UAS. Com eles, temos as aeronaves, a estação de controle e o link entre essas duas partes. O que seria um "extra" é a visão em primeira pessoa que o piloto tem através de óculos ou um monitor.

Continua após a publicidade

RPAS

RPAS, por sua vez, é realmente um sinônimo de UAS, preferível de ser usado internacionalmente. Agências de aviação como o Eurocontrol, a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e a Agência Europeia de Segurança (EASA) usam o termo RPAS no lugar de UAS.

UAV

Outra confusão tratada como sinônimo é UAS e UAV. Enquanto UAS significa Unmanned Aircraft System, UAV muda para Unmanned Aerial Vehicle, ou Veículo Aéreo Não Tripulado. No entanto, o UAV é, novamente, apenas parte do sistema UAS. De acordo com a FAA, tanto o termo UAV quanto apenas UA pode se referir à nave de asa fixa ou aeronaves multirotor que fazem parte de um sistema de aeronaves não tripuladas. Então UAV e UA são drones? Se voam remotamente, sim.

Dentro de um sistema UAS, o UAV é a aeronave em si

 

Um ponto que pode melhorar o entendimento é que a sigla UAV é bastante associada a aeronaves militares, mas vale para uma variedade de outras funções. 


Esperamos que essa publicação tenha ajudado a esclarecer algumas confusões do nicho de drones. Se você conhece mais alguma sigla no segmento de drones e que queira saber o que significa, deixe aqui nos comentários que vamos adicionando nesse artigo!

Via: Dronedj
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.