Drones, UAS, UAV e RPAS - Qual a diferença dessas siglas de aeronaves ?

Veja rapidamente alguns nomes que são, de forma errada ou não, tratados como sinônimos de drone

Drones, UAS, UAV e RPAS - Qual a diferença dessas siglas de aeronaves ?

Entre as aeronaves não tripuladas que voam por aí, nós conhecemos bem os drones. Sabemos como eles são e um pouco do que oferecem, especialmente modelos destinados a consumidores em geral. No entanto, existem várias siglas que envolvem drones e que podem confundir bastante a cabeça de quem está buscando informações nesse mundo. Nesse artigo, vamos diferenciar rapidamente alguns nomes que são, de forma errada ou não, tratados como sinônimos de drone.

Afinal, o que é drone?

Drone é qualquer nave pilotada remotamente

 

De acordo com a FAA, Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, um drone é qualquer aeronave pilotada remotamente. Independente de tamanho, formato ou capacidade, se voa sem um piloto a bordo, pode ser considerado um drone. O que acontece é que existem termos que se diferenciam dentro desse grande guarda-chuva, que vamos ver a seguir.

UAS

UAS é um sistema de três partes: drone + estação de controle + link de comunicação 

 

Uma sigla que acaba sendo tratada como sinônimo de drone é a UAS, que significa Unmanned Aircraft System ou, em português livre, Sistema de Aeronaves não Tripuladas. No entanto, o UAS é literalmente um sistema de três partes, sendo uma delas o drone. As outras duas partes desse sistema seriam a estação de controle e o link de comunicação entre essa estação e o drone em si.

Os drones FPV, por exemplo, bastante conhecidos pelos entusiastas, são uma subcategoria de sistemas UAS. Com eles, temos as aeronaves, a estação de controle e o link entre essas duas partes. O que seria um "extra" é a visão em primeira pessoa que o piloto tem através de óculos ou um monitor.

Continua após a publicidade

RPAS

RPAS, por sua vez, é realmente um sinônimo de UAS, preferível de ser usado internacionalmente. Agências de aviação como o Eurocontrol, a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e a Agência Europeia de Segurança (EASA) usam o termo RPAS no lugar de UAS.

UAV

Outra confusão tratada como sinônimo é UAS e UAV. Enquanto UAS significa Unmanned Aircraft System, UAV muda para Unmanned Aerial Vehicle, ou Veículo Aéreo Não Tripulado. No entanto, o UAV é, novamente, apenas parte do sistema UAS. De acordo com a FAA, tanto o termo UAV quanto apenas UA pode se referir à nave de asa fixa ou aeronaves multirotor que fazem parte de um sistema de aeronaves não tripuladas. Então UAV e UA são drones? Se voam remotamente, sim.

Dentro de um sistema UAS, o UAV é a aeronave em si

 

Um ponto que pode melhorar o entendimento é que a sigla UAV é bastante associada a aeronaves militares, mas vale para uma variedade de outras funções. 


Esperamos que essa publicação tenha ajudado a esclarecer algumas confusões do nicho de drones. Se você conhece mais alguma sigla no segmento de drones e que queira saber o que significa, deixe aqui nos comentários que vamos adicionando nesse artigo!

Via: Dronedj

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.