DJI Mavic 3: O MELHOR drone do MUNDO para FOTOS! Veja e comprove

DJI Mavic 3: O MELHOR drone do MUNDO para FOTOS! Veja e comprove

Além de várias informações e explicações, artigo tem várias fotos em cenários diferentes, com e sem edição

O drone DJI Mavic 3 foi lançado no inicio de novembro, trazendo como um de seus maiores atrativos o conjunto com duas câmeras usando tecnologia da Hasselblad, renomada empresa do ramo de produtos para profissionais de fotografia e vídeo. Nesse artigo eu vou mostrar como o drone Mavic 3 se sai em fotos nos mais variados tipos de cenários. Nesse primeiro artigo apenas utilizando as câmeras em modo automático, sem uso das opções manuais e sem uso dos filtros ND, que ficarão para futuros artigos.

Pelas fotos em alta resolução e comparativos, recomendo visualizar o artigo em um computador ou TV

 

Antes de começar a mostrar as fotos, vou destacar alguns pontos relacionado as câmeras e ao próprio drone, que ainda está com várias opções desativadas, o que é um ponto bem curioso e frustrante para quem comprou o drone. Entre as funções desativadas, que de acordo com o site da DJI só ficarão disponíveis após uma atualização de firmware liberada em janeiro de 2022 estão: Fotos panorâmicas, Hyperlapse, Quickshots, Mastershots e ActiveTrack 5.0 + APAS 5.0 (função seguir se desviando de obstáculos). Para esse artigo, especialmente a função de fotos panorâmicas seria bem importante, já que pela boa qualidade da câmera principal, espero que o drone se saia muito bem nesse quesito.

Mavic 3 só terá funções Hyperlapse, Panorama e ActiveTrack 5.0 em janeiro de 2022
Entenda o ProRes, novo formato de vídeo do iPhone 13 Pro, Pro Max e Mavic 3 Cine

Antes de começar, segue algumas fotos do drone, com destaque para sua câmera. No final do artigo mais fotos do Mavic 3 ao lado de vários outros drones.


As especificações e funções das câmeras
Abaixo especificações técnicas do conjunto de câmeras (Hasselblad L2D-20c) do drone Mavic 3, exatamente igual no Mavic 3 Cine, já que se trata do mesmo hardware, apesar do Mavic 3 Cine suportar gravação em formato ProRes por trazer um SSD integrado.

Continua após a publicidade

Mavic 3 e Mavic 3 Cine:
- Câmera principal com sensor de 4/3 polegadas, 20MP, FOV 84º, 24mm, abertura variável f/2.8 até f/11, bitrate de 200Mbps
- Câmera principal com gravação de vídeos em resolução 5.1K 50FPS, 4K 120FPS, 1080p 200FPS
- Suporte a arquivos em formato RAW (DNG)

- Câmera secundária tele com sensor de 1/2 polegadas, 12MP, FOV 15º, 162mm e abertura fixa de f/4.4
- Câmera secundária com gravação de vídeos em resolução 4K 30FPS e 1080p 30FPS com zoom digital de 4 vezes
- A câmera secundária não suporta fotos em formato RAW (DNG)

Configurações manuais e filtros ND
O Mavic 3 é um drone que traz uma câmera muito versátil para amantes de fotografia. Isso que dizer que ela diferente das câmeras presentes na maioria dos drones, possibilita que usuários avançados consigam tirar o máximo de qualidade dependendo a iluminação e cenário. A abertura variável que vai de f/2.8 até f/11 associada a outras características da câmera proporciona brincar bastante com a iluminação, fazendo fotos a noite com rastro de luz por exemplo, que ficam muito bonitas e certamente teremos em breve aqui e na review final do drone.

Outra coisa é que o combo Fly More e também no Cine Premium trazem filtros ND junto. O combo Fly More tem um kit com 4 filtros, já o combo Cine Premium tem no total 8 filtros. Esses filtros são importantes principalmente para fotos de dia, possibilitando controlar melhor a entrada de iluminação e consequentemente mudando consideravelmente o resultado final das fotos. Um exemplo de fotos possível com filtro ND é o efeito esfumaçado de agua durante o dia. Sendo bem sincero, acho que algumas dessas funções nem deveriam mais precisar de filtros, esse próprio exemplo das fotos esfumaçadas já deveria ter sido aplicado por software. Smartphones intermediários já trazem essa função, logo a DJI e outras marcas deveriam pensar nisso, porque pode render fotos bem legais de forma mais fácil, sem necessidade de uso de filtros.

O Mavic 3 tem zoom Óptico de 7x?
Uma informação que alguns canais e sites tem falado é que o Mavic 3 tem zoom óptico de 7x, mas tem pontos importantes a ser destacado referente a essa informação. Abaixo a explicação de forma bem clara que o Jacson deu em nosso vídeo de unbopxing.

Jacson: Aparentemente a DJI optou por não usar a expressão zoom óptico de 7X por essa não ser uma medida flexível no Mavic 3, não existe possibilidade de zoom óptico variável no drone.

Importante explicar que a capacidade de zoom de uma lente se calcula dividindo a maior distância focal de uma lente pela menor, sempre tendo em mente um sensor de 35mm (tamanho de uma película), ou Full Frame. Logo, uma lente 24-70, por exemplo, teria aproximadamente 3X de zoom óptico. Uma 12-60 teria 5X de zoom óptico e aí por diante. Ou seja, na verdade isso não é um número exato de quanto a imagem está mais próxima de você, mas sim do potencial de aproximação da lente considerando o range que a lente cobre.

A DJI não utiliza em nenhum de seus matérias a informação "zoom óptico de 7X"

 

No caso do Mavic 3, ele não possui uma lente com distância focal variável, mas sim duas lentes fixas: 24mm (câmera principal) e 162mm(câmera tele), logo os 7X de zoom óptico seriam a divisão entre essas duas distâncias, o que significa que se você usar a telefoto, consegue capturar uma cena mais fechada, porém aproximando 7 vezes o objeto fotografado. Por isso tem gente dizendo que ele tem 7X de zoom óptico, porque é o que se tem na prática.

A diferença eh que em uma lente com distância focal variável como uma 24-70, qualquer distância entre 24mm e 70mm se captura com “zoom óptico”, devido ao trabalho do conjunto óptico disponível na lente, enquanto no Mavic 3, não. Ali você tem 24mm e 162mm, são lentes fixas, qualquer outra distância focal precisa apelar para o zoom digital. A DJI alega ter “28X de zoom híbrido” por aparentemente combinar as duas câmeras no processo e, apesar de eles não explicarem ao certo, a câmera principal tem zoom digital de 4X, combinado com os 162mm da telefoto que seriam equivalente a 7X de zoom óptico nesse conjunto, em multiplicando ambas (7X e 4X) vc chega aos 28X de zoom híbrido.

Continua após a publicidade

So pra complementar, em uma Full Frame, (ou película de 35mm), uma lente de 43mm captaria a distância que o olho humano enxerga. Dentre as lentes fixas, a lente de 50mm é a mais próxima dessa distância focal. Vale destacar ainda que o Mavic 2 Zoom tem zoom óptico 2X por trazer uma lente 24-48mm).


Características sobre o funcionamento das câmeras
Uma informação bem importante é que não é possível alternar diretamente entre a câmera principal para a câmera tele, leia-se do 1X para o zoom 7X, sendo necessário pular entre todos os modos até chegar ao modo desejado, ou seja, para ir do 1X até o 7X, é necessário passar pelo 2X e 4X antes, e depois para voltar ao 1X será necessário passar pelo 14X e 28X. Talvez em uma futura atualização do app DJI Fly seja possível ir diretamente do 1X para o 7X, ou mesmo definir um botão com essa função.

Também não é possível gravar simultaneamente com as duas câmeras, nem tirar fotos enquanto grava um vídeo. O drone Autel EVO II Pro tem essa função e é bem interessante, já que não precisa parar de gravar um vídeo para tirar fotos. É outra funcionalidade que pode vir associada a uma futura atualização.

OBS.: Apenas o drone Mavic 3 Cine suporta gravação de vídeos em formato ProRes 422HQ, apesar do sistema de câmera ser idêntico no Mavic 3 e Mavic 3 Cine.


Unboxing do Mavic 3 comparado com vários drones
Já temos um vídeo de unboxing do Mavic 3 comparando ele com vários drones, para quem ainda não viu, recomendo conferir o vídeo abaixo:


Fotos
Agora vamos ao que interessa, a qualidade em fotos do drone, e quando utilizando a câmera principal ele se sai bem, muito bem! Tirei fotos em muitos cenários diferentes, com dias lindos de som, com dias nublados, com dias de som com nuvens, e a noite. O resultado foi de belas imagens como mostro abaixo. Em alguns desses dias tive a ajuda de meu primo Ricardo Laske, entusiastas de fotografia e drones com alto potencial nesse perfil de situação. Eu também tenho publicado uma série de fotos em meu Instagram pessoal, fica a dica para quem acompanhar.

Vale novamente destacar que todas as fotos foram feitas em modo automático. Esse é um perfil de drone muito versátil, com abertura variável e que no combo que temos, traz um kit de filtros ND, logo também teremos em breve um artigo mostrando como ele se sai com essas características envolvidas. Alias, esse é o motivo de precisar de bastante tempo para fazer uma review no nível que temos feito, tentando mostrar o máximo do que o produto pode entregar.

Apenas as fotos na seção "Original vs Editadas" foram alteradas, as demais são originais do drone, apenas redimensionadas

 

Fotos em dia com sol
Como era de se esperar, o drone se sai muito bem em fotos em dias com boa iluminação, entre os motivos está a tecnologia de cores da Hasselblad, que investe pesado nesse tipo de função para entregar o melhor cenário em suas câmeras profissionais, e passou essa expertise para os drones Mavic 3.


Fotos em dia com sol e nuvens
Eu gosto bastante de dias parcialmente abertos porque as próprias nuvens geram belos efeitos, especialmente pelas sobras geradas. Como estamos em Floripa e isso quer dizer muito mar, não tenho como não mostrar fotos envolvendo as sobras justamente em água.


Fotos em dia nublado
Em dias com baixa iluminação sem sol, ele também se vira muito bem, mas como qualquer outro dispositivo, vai depender muito mais da criatividade do fotografo. Em dias ensolarados todas as cores ficam bem mais vivas.


Fotos a noite
E temos as fotos a noite, aqui o cenário onde o drone se mostrou mais espetacular em minha opinião. É incrível como ele consegue mostrar detalhes em alta qualidade que outros modelos de cdrones não alcançam, e olha que eu nem compartilhei as fotos na resolução original (5280x2970).

Já nas fotos abaixo capturadas pelo Ricardo, ele brincou um pouco com a abertura variável para pegar os rastros de luz. Ele alternou de f/2.9 até f/4.5 para as fotos. Vale destacar que para alcançar o melhor cenário possível nessa função, quanto menos vento melhor, já que mesmo com um sistema de gimbal eficiente, o drone acaba se mexendo naturalmente, mais com vento.


Fotos com zoom 1x até 28x
Para ficar mais claro, fiz uma publicação em meu Instagram mostrando alguns cenários da qualidade entre os modos de zoom do Mavic 3. Como já explicamos acima, apenas o modo 7X da câmera tele pode ser considerado óptico.

Um detalhe que me incomoda é que é necessário ficar alternando entre as câmeras, ao menos por enquanto não tem uma função para mudar diretamente sem clicar na tela para alternar entre as câmeras, fora ter que passar por todos os modos de zoom sem pular para um específico, outra coisa que também incomoda. Eu gostaria de poder alternar entre a câmera principal e o 7X da câmera tele de forma fácil. Por mais de uma vez eu troquei para a câmera tele, que tem como modo justificável para uso de imagem o zoom 7X por ser de maior qualidade, de resto tem mais sentido utilizar a câmera principal, mas por ter alterado para a tele só muda para a principal clicando em um botão de novo, e acabei tirando sem querer fotos em 1X na câmera tele que tem qualidade inferior e não salva em formato .DNG.

A DJI chama a câmera tele de modo "Explorar", relacionado ao fato de ser possível se aproximar de locais sem precisar ir até o mesmo. É interessante e faz sentido, mesmo para um drone, poder ver mais longe antes de se aproximar e perder tempo e bateria com o processo. Acho que em poucos casos será utilizado o modo zoom para de fato gravar imagens, tirando situações bem específicas.


Fotos original e editadas
Todos os usuários profissionais buscam um drone com esse prfil porque ele oferece alta tecnologia em sua câmera, associado ao poder de pró produção dos materiais. Se você acha que a maioria das fotos e vídeos compartilhados é exatamente como foi capturada pela câmera, lamento informar que não. Nós costumamos sempre informar se a foto é original sem edição destacando no texto e com a tag NOFILTER, do contrario, tem sim edições, até porque como colocado, é justamente o perfil desse produto, oferece a possibilidade de profissionais de fotografia e vídeo melhorarem a qualidade das imagens, ou mesmo colocar uma personalização mais refinada a gosto próprio. Não vejo nada de errado nisso, pelo contrario, como coloquei, é justamente o diferencial de um produto assim, mas é legal mostrar essa diferença, ou destacar ao menos em algumas situações.

Edição de fotos é algo muito pessoal, e nesse caso deixei tudo via opção automática do Adobe Photoshop Lightroom

 

Abaixo fiz alguns comparativos bem legais mostrando o quanto uma foto pode ser melhorada, ou as vezes pioradas. Lógico que cada um tem uma percepção do que é bom e ruim nesses casos, mas o ponto aqui é mostrar o potencial que a câmera principal especialmente, proporciona na pós produção. Vale destacar novamente que apenas a câmera principal suporta fotos em formato RAW, a câmera tele não tem essa característica, logo a edição é apenas em cima da imagem JPEG.

Qual a diferença entre RAW (.DNG) e JPEG (.JPEG)? As imagens em formato .DNG tem uma quantidade maior de informação de cores, por isso os arquivos ficam bem maiores. E quanto mais informação tem um arquivo, mais ele oferece de possibilidades para edição. Arquivos JPEG tem uma codificação de compactação, para ficarem menores em tamanho, logo quando acontece essa codificação, eles perdem detalhes que poderiam ser utilizados para trabalhar a pós produção, justamente o que os arquivos .DNG tem a oferecer como extra.


Conclusão
Minha primeira conclusão é que o Mavic 3 tem disparado a melhor câmera do mercado em drones para consumidores, e é o que eu e todo mundo esperava, afinal é o que a DJI tem de melhor associada a toda a expertise que a Hasselblad tem para oferecer, sem contar também o alto valor do produto que indica alta qualidade nesse caso. Essa câmera com sensor de 4/3 CMOS para fotos é um espetáculo, e olha que nem tive tempo ainda de brincar mais com fotos manuais e filtros, que certamente vai elevar o nível de fotos que é possível fazer.

A qualidade da câmera principal é espetacular!

 

De outro lado fico frustrado porque fica evidente que algumas coisas ainda precisam ser melhoradas, e isso está relacionado principalmente a software, teoricamente. O app DJI Fluy poderia ter funções mais objetivas relacionadas as duas câmeras, oferecendo a possibilidade de alternar diretamente entre as duas no modo de foto 1X (da câmera principal) e 7X (da câmera tele). Não tem sentido ficar tirando foto em 1X com a câmera tele se tem a câmera principal que entrega qualidade bem superior nesse ponto. Por mais de uma vez selecionei a câmera tele e esqueci e acabei tirando fotos em 1X nela pensando que estava tirando fotos e gravando com a câmera principal, que tem uma qualidade muito maior e ainda suporta RAW, coisa que a câmera tele não faz.

NÃO ENCARRE ESSE ARTIGO COM UMA REVIEW DO DRONE, PORQUE NÃO É! Para uma review eu preciso ter acesso a testar todas as funções do drone, o que não é possível agora já que muitas delas simplesmente não estão ativas no aplicativo DJI Fly. Fotos panorâmicas, Hyperlapse, Quickshots, Mastershots e ActiveTrack 5.0 + APAS 5.0 (função seguir se desviando de obstáculos) só vão estar disponíveis em janeiro de 2022 através de uma atualização de firmware, isso de acordo com a própria DJI em seu site oficial. Não tenho como fazer uma review sem falar disso, não tem sentido. Sei que muita gente comprará esse drone apenas pelo que ele oferece em qualidade de fotos e vídeos, mas como review falando de tudo que a empresa divulga e promete para o produto, não vejo sentido em fazer uma review sem essas funções, não entra na minha cabeça isso, logo só vou soltar uma review completa assim que todas as funções estiverem disponíveis.

Nem tudo são flores, várias funcionalidades apenas em 2022, e bateria com autonomia de 35 minutos

Mas antes da review certamente teremos conteúdos em vídeo. O primeiro será um mostrando todas as imagens que capturamos, com comentários como esses que fiz nesse artigo, considerando a qualidade que o drone está entregando em fotos e vídeos. Outro vídeo que farei será em cima da autonomia de bateria e de uma série de outros testes relacionado a bateria que fiz, vai ser bem legal e completo. Já adianto que em TODOS os meus voos ele não passou de 35 minutos voando, e olha que eu estou deixando esses testes até o drone forçar o pouso, que acontece quando chega em 5% de bateria restante. 35 para 46 minutos é muita coisa, 40 minutos é uma coisa, 35 é bem frustrante.

Outra coisa que é importante ressaltar, prepare um cartão de ao menos 256GB, caso contrario vai ser comum ter que ficar esvaziando o cartão a cada duas saídas, especialmente se gravar sempre vídeos em alta resolução como 5.1K e 4K 120FPS. Esses formatos geram arquivos grandes mesmo com pouco tempo de gravação, e o cartão enche rapidinho.

Abaixo algumas fotos do Mavic 3 ao lado de outros drones. Estou preparando um artigo mostrando em detalhes o drone através de fotos, comparando ele com vários outros modelos também.

Abaixo a tabela com algumas das principais especificações do drone Mavic 3:

Preços

Preço no lançamentoU$ 2.199,00 04/11/2021
Preço atualizadoU$ 2.199,00 04/11/2021

Ficha Técnica

Tipo do produtoDrone
Link oficialLink

Características

Autonomia de voo46 Minutos
Bateria do droneLiPo 4S, 5000 mAh
Distância de controle15.000 metros
Resolução de transmissãoO3+, 1080p
Velocidade máxima68,4 Km/h
Resistência ao ventoEscala 5 - 8.5 - 10.5 m/s ou 30 - 37,8km
Resolução de vídeoPrincipal: 5.1K 50FPS, 4K 120FPS, 1080P 200FPS, 200Mbps com tecnologia Hasselblad
Formato dos vídeosMP4/MOV (H.264/MPEG-4 AVC, H.265/HEVC)
Sensor da câmera20MP, 4/3 CMOS, f/2.8 f/11, FOV 84º, 24mm ISO 100-6400 + 12MP 1/2 CMOS, f/4.4, FOV 15º 162mm ISO 100-6400
Formato das fotosJPEG/DNG (RAW)
EstabilizaçãoGimbal de 3 eixos (pitch, roll, yaw)
Sensores de detecçãoSensores com sistema Omnidirectional
Sensor ADS-BSIM
Armazenamento de dados8GB interno + slot microSDXC
Controle por gestosNÃO
Live StreamSIM, 1080p
GPSGPS, Galileo, BeiDou
Tamanho guardado221 x 96,3 x 90,3 mm
Tamanho aberto347,5 x 283 x 107,7 mm
Peso montado895 gramas
App de controleDJI Fly
ExtrasActiveTrack 5.0, APAS 5.0, Mastershots, Carregador rápido de 65W

User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.