Drone Autel EVO II Pro é bom em fotos? Testamos em dia com sol, nublado e a noite

Drone Autel EVO II Pro é bom em fotos? Testamos em dia com sol, nublado e a noite

Drone tem câmera de alta qualidade com sensor de 1 polegada e 20 megapixels

Faz algumas semanas que recebemos para review da Xtreme Drones (distribuidora oficial da Autel Robotics no Brasil) o drone Autel EVO II Pro. Entre os maiores destaques do drone, uma câmera com sensor de 1 polegada e 20MP (megapixels), com abertura variável f/2.8 até f/11, 28,6mm e ângulo de visão de 82º graus, especificações dignas de um produto que promete alta qualidade. Minhas reviews sempre buscam testar o que a empresa diz ser o maior atrativo do produto, para ver se de fato o que é prometido é entregue na prática. É o que sempre falo, especificação não garante um produto de alta qualidade na prática. A pergunta é, será que o Autel EVO II Pro se sai bem em fotos? Veremos nesse artigo.

Drones Autel EVO Nano e EVO Lite - Especificações completas e comparativos com DJI

Mas antes recomendo conferir também o recém publicado artigo com detalhes completos das linhas de drones EVO Nano e EVO Lite da Autel Robotics. Até então essas linhas não tinha todas as especificações divulgadas pela Autel, agora todos os dados estão disponíveis no site da empresa, e para facilitar criei um artigo comentando as especificações frente aos modelos concorrentes da DJI. Para conferir basta clicar nesse link.

Site da Xtreme Drones
Site do drone EVO II Pro

Câmera do EVO II Pro tem especificações para quem busca alta qualidade em fotos e vídeos

 

Enquanto o tempo não estabiliza aqui em Florianópolis, já que estamos com várias semanas de chuva e poucos dias de sol, aproveito para lançar essa preview do que apresentarei na review, mostrando como o drone EVO II Pro se sai em fotos dos mais variados cenários, em dia completamente nublado quase chovendo ou garoando, dias com sol e nuvens, uns poucos dias de sol e também em fotos noturnas. Não tenho parado e toda oportunidade busco aproveitar para testar o drone a fim de ter testes que me garantam uma conclusão boa do que esse modelo pode entregar.

Mas antes das fotos, confira abaixo o unboxing do drone e suas principais tecnologias:

Continua após a publicidade

Autel EVO II Pro
- Lançado em 2020
- Linha com 5 modelos diferentes (EVO II, EVO II Pro e EVO II Dual, EVO II Dual 640T e EVO II Enterprise), além da linha RTK
- Câmera 6K ISO 6400
- Filmagem 4K 60FPS com HDR
- Sensor CMOS 1" de 20MP
- Abertura f/2.8 até f11
- Câmeras com bitrate de 120 Mbits + 10-bit de cores
- Sensores de obstáculos omnidirecionais capturando todas as direções
- Modo de voo autônomo com função seguir Dynamic Track 2.0
- Vários modos de voo inteligentes
- Autonomia de voo de 40 minutos
- Distância de controle de até 9km (versão V2 lançada em 2021 com sistema de conexão atualizado)
- Velocidade máxima de 72km/h
- Estabilização com gimbal de 3 eixos
- Transmissão de imagens em resolução 1080p para o controle
- Design dobrável
- Armazenamento interno de 8GB

EXCLUSIVO: Drones de alta qualidade Autel Robotics agora no Brasil

E para quem não acompanha o Mundo Conectado, a Autel recentemente fez anuncio das linhas EVO Nano e EVO Lite, com dois modelos em cada uma dessas linhas. Os drones tem como base a alta qualidade buscando competir diretamente com a DJI na disputa pelos melhores modelos do mercado.

- Autel anuncia linha de drones EVO Nano com peso abaixo de 250 gramas, câmeras 4K e sensores de obstáculos
- Linha de drones Autel EVO Lite chega para competir no segmento intermediário com promessa de alta qualidade em imagens

Testes com fotos em dia nublado, parcialmente nublado, com sol e também a noite

Abaixo as fotos, que na maioria eram em formato DNG (tirando as fotos panorâmicas e algumas que esqueci de usar o salvamento em dois formatos, JPEG/DNG). Apliquei filtros de cores pelo Adobe Lightroom como toda pessoa que compra um produto desse fará, mas não necessariamente quer dizer que as fotos ficaram melhores do que as originais aos olhos de todos, porém se não fosse para melhorar eu nem teria aplicado de acordo com minha decisão nesse sentido. Também tive que reduzir drasticamente a resolução das fotos, caso contrario acabaria com o nosso servidor e com você leitor, já que os arquivos ficariam pesados demais para baixar, mesmo assim ainda mantive as fotos "normal" em 1920 pixels de largura e altura na proporção, e as fotos panorâmicas em 2000 pixels na largura e altura da proporção (uma foto panorâmica original tem resolução de 15616x4000 e pesa 10MB). Duas das fotos panorâmicas ainda cortei parte das laterais para melhor aproveitamento.

Já terminei todos os testes para a review, que pretendemos gravar assim que tivermos um dia de sol aqui em Floripa, que não está fácil. Enquanto isso, fiquem com essas fotos capturadas pelo drone Autel EVO II Pro aqui em Florianópolis e também em Rancho Queimado, região da serra Catarinense.

Para ver as fotos em maior resolução, basta mandar abrir elas em uma nova janela, aba ou mesmo fazer o download

 


Fotos em dia Nublado (sem aberturas de sol)
Como destaquei acima, estamos passando por uma temporada de chuvas sequencias em Florianópolis e Santa Catarina em geral, então a maioria das imagens que consegui capturar são de dias bem fechados. Mas como podemos ver, mesmo assim rendem belas fotos se o drone consegue entregar boa qualidade, que é o caso da câmera do EVO II Pro.

Continua após a publicidade


Fotos em dia parcialmente nublado com aberturas de sol
Com um pouco de sol, tudo começa a ficar um pouco mais bonito, afinal, temos mais cores.


Fotos em dia ensolarado
E nos poucos dias ensolarados das últimas semanas, corri para voar e ai sim muito amarelo do amanhecer, verde do mar e mata e azul do céu, espetáculo.


Fotos noturnas
Não poderia deixar de tirar fotos a noite, afinal, é um drone com uma câmera com especificações interessantes para esse cenário, especialmente pelo sensor de 1 polegadas que permite maior entrada de luz, extremamente importante para fotos de melhor qualidade com pouca iluminação, e também pela abertura variável que permite brincar um pouco mais nesse cenário.


Fotos panorâmicas
Por fim, fotos panorâmicas, e que fotos. Adorei o resultado principalmente de dia. Nessas semanas chuvosas e mesmo nos dias de sol, o que não mudou foi o vento, que se manteve muito forte, com isso funções como de fotos panorâmicas são comprometidas já que o drone fica na mesma posição, vai girando no raio e tirando as fotos para depois juntar e gerar uma imagem final, com vento, a tendência é que as junções não fiquem tão boas, mas ele se saiu muito bem mesmo com esses ventos fortes, resultando em fotos espetaculares.

E aí Fábio, gostou das fotos?
Sim, ele se saiu muito bem nesse quesito, curti bastante em praticamente todos os cenários. A qualidade é muito boa como podem ver, e isso que não sou um expert em edição das fotos, faço o básico e todos os filtros foram usando o modo automático de tratamento do Adobe Lightroom. Uma coisa que incomoda no início e demora um tempo até se adaptar é a diferença e processo de aprendizagem do uso das funções, que por lógica são diferentes dos drones da DJI, já que é um aplicativo diferente (Autel Explorer) e não estou acostumado.

Nas fotos noturnas por exemplo, ainda preciso melhorar a fim de atingir resultados mais satisfatórios quando se trata das funções manuais. Especialmente em longa exposição, que causa os rastros de luz, é importante saber mexer bem nas funções para ter as fotos mais bonitas.

Drone entrega ótima qualidade em todos os cenários

 

As fotos panorâmicas também ficam ótimas, porém o drone demora alguns segundos sem resposta na tela do smartphone que é o tempo necessário para juntar as imagens após o processo (mais de 20 segundos dependendo o tipo da foto panorâmica). Essa questão gera um pouco de ansiedade, mas o controle aos comandos continua funcionando.

Quem comprar pensando em fotos vai ter certamente um produto que vai entregar fotos em alta qualidade, principalmente quando a necessidade é uso profissional, um diferencial dessa câmera.

User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

Drone DJI Mavic 3 tem qualidade de CINEMA? BELAS IMAGENS em FLORIPA! [4K CINEMATIC]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.