Criando pendrive USB de instalação do Windows 11 - Veja passo a passo

Criando pendrive USB de instalação do Windows 11 - Veja passo a passo

Processo também funciona para outras versões do Windows

Um drive USB de instalação do Windows é útil para situações como uma instalação "limpa" do sistema operacional, ou seja, em um SSD ou HD novo, mas também em computadores que não vêm com o sistema operacional (que vem com Linux por exemplo), mas que você queira trocar para Windows. Outro uso importante é o uso de ferramentas de correção para problemas com o sistema operacional, sendo possível corrigir problemas de boot no sistema, recuperar um backup e tentar solucionar problemas com vírus no sistema.

Fazer um pendrive de instalação do Windows é rápido e fácil!

 

Mas como fazer um pendrive USB de instalação do Windows? É muito complicado? É MUITO FÁCIL E RÁPIDO! Nesse tutorial vamos ensinar o processo com um software livre e tudo dentro da legalidade, proporcionando a instalação do Windows 11, Windows 10, ou outro sistema da Microsoft através de um pendrive USB.

Nosso artigo será baseado no aplicativo Rufus, software muito conhecido e que além de gerar um pendrive para instalação do Windows, também pode gerar um pendrive com o Windows instalado nele, dessa forma você consegue utilizar o pendrive para usar o Windows em um computador que não tem o sistema, ou em um que está com problema, de forma clara, você tem um Windows portátil instalado em um pendrive. Vamos ter um artigo falando apenas sobre isso, é bem fácil.

Criando o pendrive de instalação do Windows 11?

1 - A primeira coisa que se deve fazer é baixar o programa Rufus. No site tem a versão que precisa ser instalada ou mesmo a versão portátil (portable), que basta executar. O software roda em Windows 7 e superiores, tanto em 32 como em 64 bits.

DOWNLOAD - Rufus

2 - Após executar o software, você vai selecionar o seu pendrive pelo campo "Dispositivo". Mas um detalhe importante é que ele será formatado. Então, faça um backup do que tiver nele, caso hajam arquivos importantes.

Continua após a publicidade

3 - Em seguida, adicione o ISO do Windows 11 ou outra versão do Windows pelo campo Selecionar. O ISO, para quem não está familiarizado com a sigla, é um arquivo único onde estão todos os dados de um CD, DVD ou outro tipo de disco. Ele é disponibilizado oficialmente pela Microsoft e pode ser baixado no site da empresa.

DOWNLOAD - Microsoft Windows 11 ISO

OBS.: Nós temos uma notícia que mostra como fazer download da versão mais recente do Windows 11 direto do site da Microsoft, um procedimento que não envolve nenhum tipo de pirataria. Acesse esse link para ver o processo e fazer o download da ISO do Windows 11 mais recente.

O pendrive que você usar para instalar o Windows 11 será formatado. Faça backup!

 

4 - Prosseguindo, no campo "Esquema de partição", você deve selecionar a opção "GPT" se o seu computador suporta UEFI (Unified Extensible Firmware Interface). Caso o PC ainda utilize BIOS Legacy, a opção que deve ser colocada é "MBR". Se você não sabe, deixe a opção que vem por padrão no próprio software, só troque caso não funcione o processo.

5 - Na opção "Nome do volume" recomendamos colocar um nome que fique claro que se trata de um pendrive de instalação do Windows. Esse nome pode aparecer em alguns locais e fica mais fácil de localizar o drive onde você tem o instalador do Windows.

Continua após a publicidade

6 - Clique em "Iniciar" para começar a criação do pendrive pelo qual você vai instalar o Windows 11. Novamente, um aviso irá te lembrar que os arquivos daquele pendrive serão apagados. É só clicar em OK.

"O tempo para o processo ser finalizado depende totalmente da velocidade do pendrive, ou seja, um modelo USB 3.2 vai ser bem mais rápido do que em um pendrive USB 2.0. Em nossos testes, em um pendrive USB 3.0 demorou cerca de apenas 10 minutos para o processo ser finalizado."

Pronto, agora você tem um pendrive de instalação do Windows 11, com ele pode instalar o sistema em um computador que acabou de comprar e não tem Windows instalado, também pode formatar um computador fazendo o que se chama de "instalação limpa", onde ignora o sistema operacional que está instalado no computador e faz uma instalação nova, assim como também corrigir alguns problemas que o Windows apresente, com soluções para corrigir a inicialização do Windows, até recuperando um backup.

User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Instalando SSD no PS5 [SHORTS]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.