O que é True Wireless Stereo (TWS)?
Créditos: Nothing

O que é True Wireless Stereo (TWS)?

Tecnologia é cada vez mais comum em fones de ouvido intra-auriculares e caminha para se tornar um padrão nos smartphones

Basta navegar pelas notícias do Mundo Conectado ou de qualquer outro site de tecnologia para perceber que o termo TWS está cada vez mais presente. Porém, você sabe exatamente o que significa True Wireless Stereo?

27/07/2021 às 12:17
Notícia

Nothing Ear (1): transparente, fone sem fio TWS tem ANC e bat...

Produto é uma criação do cofundador da OnePlus e impressiona pelo belo visual

Entender a lógica por trás dessa tecnologia permitirá que você escolha fones de ouvido mais adequados para as suas necessidades. Eliminar o uso de fios e até mesmo as entradas P2 nos smartphones parece ser um tendência sem volta.

Portanto, se você ainda não tem um fone de ouvido TWS, certamente terá um deles muito breve.

O que é TWS?

TWS é uma sigla em inglês para True Wireless Stereo (algo como “estéreo real sem fio”). Na prática, essa tecnologia permite que você pareie dois dispositivos de áudio via Bluetooth com um determinado dispositivo. No caso mais comum, falamos do pareamento do fone de ouvido esquerdo e do fone de ouvido direito com um smartphone, por exemplo.

Como os fones TWS se conectam a um smartphone? | Imagem: Telink

A principal vantagem aqui é clara: não há mais a necessidade de fios para transmitir as músicas do seu smartphone, tablet ou notebook para os fones de ouvidos. Essa sincronização ocorre de forma simples e intuitiva, sem a necessidade de internet Wi-Fi, 3G ou 4G. Tudo ocorre via Bluetooth.

As principais vantagens dos fones TWS

Você pode estar se pensando: “antes do termo TWS se tornar popular já existiam fones sem fio Bluetooth”. É verdade. O pareamento de um dispositivo de áudio com um smartphone não é uma novidade, mas a diferença está na forma como isso acontecia até então.

Continua após a publicidade

Antes, seus fones de ouvido eram vistos pelo smartphone como “uma coisa só”. É por isso que muitos modelos de fone não requeriam fios entre o dispositivo e o celular, mas havia algum tipo de ligação entre o lado esquerdo e o direito – como nos modelos do tipo colar, por exemplo.

Razer Hammerhead | Imagem: Razer

Agora, o smartphone é capaz de enviar informações isoladas para cada um dos canais, de forma simultânea e sincronizada, proporcionando uma percepção de áudio muito mais fiel e de melhor qualidade. A estrutura true wireless liberta completamente o usuário de fios e cabos e cada fone pode funcionar de maneira independente.

As principais desvantagens dos fones TWS

O simples fato de os earphones serem pequenos em tamanho faz com que seus circuitos internos sejam mais limitados se comparados ao de outros tipos de fone de ouvido. Assim, recursos extras como cancelamento ativo de ruído podem ser insuficientes se comparados com o funcionamento de outros tipos de fone de ouvido.

Com relação à qualidade de reconhecimento de áudio vale a mesma regra. A captura de áudio pelos microfones de um fone de ouvido TWS não tem a mesma precisão e fidelidade do que a de um modelo criado especificamente para esse propósito. Assim, dependendo da qualidade dos seus fones, pode ser que as pessoas não lhe ouçam muito bem.

Samsung Galaxy Buds Pro | Imagem: Samsung

Outra desvantagem aos poucos está deixando de ser um problema. Logo que os fones TWS surgiram eles eram mais caros do que os modelos Bluetooth convencionais. Porém, com a popularização do formato, hoje eles já podem ser encontrados por preços muito similares ao dos seus antecessores – o que torna os TWS ainda mais interessantes.

Por fim, há também o fator autonomia de bateria. Esses dispositivos costumam ter uma capacidade de carga menor, o que resulta em menos horas de uso contínuo. A solução encontrada pelos fabricantes foi a de incluir baterias nos cases – que também servem como dispositivo de referência para pareamento –, ampliando a autonomia.

Tecnologia TWS além dos fones de ouvido

Como você pode imaginar, o uso da tecnologia TWS não se limita aos fones de ouvido, embora eles sejam os dispositivos mais populares nesse quesito até então. Caixas de som e carregadores também podem se beneficiar desses recursos para oferecer para o usuário uma experiência ainda mais agradável.

Vivo TWS Neo | Imagem: Vivo

Continua após a publicidade

A tecnologia TWS veio para ficar. Portanto, é bem provável que você verá cada vez mais esse tipo de produto no mercado. Porém, ao escolher seus fones de ouvido, só a tecnologia TWS não é garantia de qualidade. Fique de olho ainda nos seguintes quesitos:

  • Qual é a autonomia de uso dos fones de ouvido sem o case?
  • Qual é a autonomia de uso dos fones de ouvido incluindo o case?
  • Os fones de ouvido são compatíveis com qual versão Bluetooth?
  • Qual é o alcance de sinal dos fones em relação à base (smartphone)?
  • Os fones de ouvido têm algum tipo de proteção contra água, suor ou poeira?
  • Eles possuem tecnologia de cancelamento de ruído ativo (ANC)?

Já ficou um pouco mais fácil escolher os seus próximos fones de ouvido, não é mesmo?

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Taotronics, Allion, Energy System
User img

Wikerson Landim

Jornalista desde 2003, atualmente é Editor dos sites Mundo Conectado e Adrenaline. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas assume o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.