Google anuncia Pixel 6 & 6 Pro com seu novo processador Tensor

Google anuncia Pixel 6 & 6 Pro com seu novo processador Tensor

Novos celulares da empresa chegam com foco em inteligência artificial

A Google anunciou dois novos celulares e trouxe como grande novidade seu novo processador Tensor, que tem como foco inteligência artificial.

Até o momento, não foram divulgadas todas as especificações do novo processador, da câmera ou da bateria, tudo o que temos são os compartilhamentos de quem teve acesso o celular em sites principalmente dos EUA.


Pixel 6 e 6 Pro

O Pixel 6 Pro traz uma tela pouco maior que a do Pixel 6, o primeiro tem 6,7 polegadas e o segundo 6,4. Ambos trazem o novo Google Tensor e um conjunto de câmeras formado por uma principal + uma grande-angular como secundária. A diferença é que a versão Pro traz zoom óptico de 4x.

Também a tela é diferente nos dois aparelhos, ao menos a taxa de atualização difere. A versão tem display 90Hz, enquanto a Pro consegue atingir 120Hz.

Outra novidade é o leitor de digitais na tela, no Pixel 5 o recurso aparece na traseira do smartphone.

Continua após a publicidade

De acordo com rumores, este sensor será muito maior do que os utilizados anteriormente e virá com 50MP. Sabemos que as versões anteriores do Pixel utilizaram sensores menores e focavam principalmente em software, em processamento inteligentes e pós-processamento. No entanto, a necessidade em avançar em hardware ficou evidente nos últimos modelos lançados.

Se antes ela fazia muito com pouco, a ideia agora aproveitar o potencial máximo de um sensor mais capaz e utilizando um processador desenhado em casa.


Google Tensor

Apesar de ser novidade, não é tão surpreendente que a Google tenha adotado a estratégia de trazer um chip próprio para o mercado. A Huawei apostou no Kirin, Apple no Bionic e a Samsung, apesar de também trabalhar com Snapdragon, fornece modelos com Exynos.

Esta é uma forma que as empresas têm de diminuir gastos, sem Qualcomm para intermediar as negociações com fornecedores é possível economizar uma boa quantia. Isso acaba sendo ainda mais vantajoso a longo prazo e quando falamos de lançamento em escala. Isso quer dizer que a Google está de fato entrando com força total no mundo dos smartphones. É uma aposta gigante que estamos acompanhando.

O Google Tensor é baseado nos TPUs, Tensor Processing Units (Unidades de Processamento Tensor), utilizados com machine learning nos data centers da empresa. Essas unidades foram adaptadas para os celulares e prometem fazer toda diferença em aplicações que utilizam IA.


Inteligência artificial

Continua após a publicidade

Infelizmente, não há imagens que mostrem o que a empresa está prometendo e temos que nos basear no que está sendo dito por quem teve acesso aos celulares no exterior.

Segundo o The Verge, um dos destaques do novo Pixel é seu desempenho em vídeo, um quesito que a linha de celulares não vinha convencendo. O Pixel 6 teria se saído melhor que o iPhone 12 Pro Max e o Pixel 5 em um comparativo de vídeo em HDR 4k 30fps.

Isso, é claro, aproveitando o máximo do novo Google Tensor e sua capacidade em inteligência artificial.

29/07/2021 às 12:17
Notícia

Huawei P50 e P50 Pro são anunciados com Snapdragon 888 e ótim...

Nova série de smartphones da fabricante não terá conexão 5G por sanções norte-americanas

Em outro exemplo comentado, o Pixel 6 mostrou ser capaz de aumentar consideravelmente a nitidez de uma foto borrada.

Há ainda a promessa de que este aparelho será melhor em reconhecer o que está sendo falado em um vídeo, a transcrição em tempo real será aprimorada com os núcleos dedicados.


Data de lançamento

Não há uma data divulgada, mas os novos celulares são esperados para meados de outubro e o palpite mais aceito é de que chegam custando cerca de US$1000.

 

 

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.