Como trocar ou configurar o DNS no Windows?
Créditos: Pixabay

Como trocar ou configurar o DNS no Windows?

Domain Name System pode parecer algo complicado, mas ele é fundamental para que você acesse seus sites preferidos diariamente

É bem provável que em algum momento você já tenha tido problemas com a sua internet e os sites simplesmente pararam de carregar, mesmo que aparentemente tudo esteja funcionando. Trocar o DNS pode ser uma solução para que você possa navegar novamente, mas você sabe como fazer isso?

É mais simples do que você pode imaginar e, acredite: é bom salvar esse link nos seus favoritos, pois eventualmente esse passo a passo será necessário. Vamos entender o que é o DNS, porque ele é importante e como a mudança dos números que o representa pode fazer com que você volte a navegar.

O que é DNS?

20/05/2020 às 15:19
Notícia

Google Chrome receberá novos recursos de segurança e privacid...

Lista inclui o suporte para DNS-over-HTTPS, nova opção Enhanced Safe Browsing e outras novidades

DNS é uma sigla em inglês para Domain Name System (“Sistema de Nomes de Domínio”, em tradução direta para o português). Como o próprio nome indica, esse protocolo serve para converter os endereços de sites, representados por números, em nomes mais amigáveis e fáceis de serem lembrados.

Por exemplo: é muito mais fácil acessar www.mundoconectado.com.br do que algo como 35.193.14.10, não é mesmo? Vamos fazer uma analogia simples: pense na internet como um catálogo de telefones: cada site tem um nome e um número correspondente. Já pensou se você tivesse que decorar todos os números para acessar os sites? Praticamente impossível.

Ao alterar o DNS no sistema operacional significa trocar os servidores responsáveis por traduzir os números em nomes.

Como trocar ou configurar o DNS no Windows?

Bom, agora que você entendeu o que é DNS e para que ele serve, é hora de aprender como trocar ou configurar o DNS no Windows. Neste tutorial mostramos o passo a passo de como fazer isso no Windows 10, mas o procedimento é similar no Windows 7, 8 ou 11.

Passo 1. No campo de pesquisas, na barra de tarefas, digite “Painel de Controle” e, em seguida, abra o aplicativo correspondente.

Continua após a publicidade

Passo 2.  Clique na opção “Rede e Internet”.

Passo 3. Em seguida, clique em “Central de Rede e Compartilhamento”.

Passo 4. Na tela seguinte, clique em “Alterar as configurações do adaptador”.

Passo 5. Você verá uma lista de ícones correspondentes às conexões disponíveis. Clique com o botão direito do mouse sobre a conexão ativa e, no menu de contexto que será exibido, escolha “Propriedades”.

Passo 6. Na aba “Redes”, clique na opção “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)”, e selecione “Propriedades”.

Passo 7. Por padrão estará marcado o campo “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”. Desmarque-o e selecione “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”.

Passo 8. Agora é hora de colocar o endereço de DNS à sua escolha. Nos campos “Servidor DNS preferencial” e “Servidor DNS alternativo” digite os números correspondentes ao novo DNS.

E quais números você pode utilizar aqui? Existem DNS do tipo público, privado, gratuito ou pago. Abaixo, listamos alguns dos melhores servidores DNS públicos para você escolher:

DNS do Google

  • DNS primário: 8.8.8.8
  • DNS alternativo: 8.8.4.4

DNS Cloudflare

  • DNS primário: 1.1.1.1
  • DNS alternativo: 1.0.0.1

DNS CleanBrowsing

  • DNS primário: 185.228.168.9
  • DNS alternativo: 185.228.169.9

Passo 9. Escolha qualquer um deles e digite os números nos campos correspondentes. Depois, clique em “Ok” para finalizar e reinicie o computador.

10/01/2019 às 17:17
Notícia

Google Public DNS ganha encriptação TLS para maior privacidad...

Com implementação da tecnologia, dados dos usuários ficam mais protegidos, exceto da própria Google

Continua após a publicidade

Pronto! Se algumas páginas pararam de carregar de repente sem nenhum motivo aparente ou mesmo se uma mensagem de erro de DNS foi exibida após uma página não ser carregada, é bem provável que após fazer esse passo a passo e reiniciar o computador o problema seja resolvido.

Em alguns momentos, a troca de DNS pode permitir que você acesse sites bloqueados ou instáveis em certas operadoras ou provedores.

Vale lembrar ainda que a configuração de DNS é personalizada para o seu dispositivo. Isso significa que se houver outras máquinas na mesma rede, será preciso repetir o procedimento em cada uma delas. É possível ainda usar DNS diferentes em computadores, smartphones e tablets.

User img

Wikerson Landim

Jornalista desde 2003, atualmente é Editor dos sites Mundo Conectado e Adrenaline. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas assumo o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente. Para relaxar, nada melhor do que jogar um FIFA ou testar um eletrônico novo.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.