Veja como ativar e usar o Whatsapp Pagamentos no seu celular

Veja como ativar e usar o Whatsapp Pagamentos no seu celular

Sistema de transferências do aplicativo já pode ser utilizado em todo Brasil

WhatsApp pagamentos no Brasil

O WhatsApp pagamentos já está disponível aqui no Brasil desde 4 de maio de 2021 e pode ser utilizado pelas mais de 100 milhões de contas brasileiras ativas no aplicativo.

Assim que o meio de pagamento chegou aqui Brasil, o Banco Central barrou o seu funcionamento e revisou como as operações são feitas para garantir que está pronto para atuar no país. Agora, após a verificação, ele foi liberado.

Neste artigo, explicamos como você pode fazer a ativação para fazer transferências através do app.


Como ativar o WhatsApp Pagamentos?

Assim como a maioria das atualizações do WhatsApp, esta está sendo feita em lotes. Isso significa que apenas um grupo de pessoas recebeu a atualização com esta função neste primeiro momento.

Isto serve para que problemas possam ser reconhecidos e corrigidos sem afetar um grande número de pessoas. É uma cautela padrão em atualizações de grandes aplicativos.

A tendência é que todas as pessoas recebam a função através de uma atualização normalmente.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, não se preocupe, você também pode ativar.


Passo 1  - Verifique se já tem a função

O primeiro passo é verificar se você já tem a função disponível para a sua conta.

Por padrão, a funcionalidade fica disponível dentro de qualquer conversa, clicando no ícone de clips. Se você tiver o recurso ativado, a opção "Pagamento" estará visível.

Com isso, você já pode enviar ou receber de outras pessoas. Se não for o caso, pode ser que o seu aplicativo não esteja atualizado.


Passo 2 - Verifique se há atualizações

Se o ícone não estiver aparecendo para você, significa que você não tem a função ativada.

Em alguns casos é apenas uma questão de atualização. Para verificar se você está utilizando a versão mais atual ou se há alguma atualização disponível, abra a loja de aplicativos e busque por "WhatsApp".

Continua após a publicidade

Caso apareça a opção "abrir", você está na versão mais recente para a sua conta. Caso apareça "atualizar", basta clicar na opção, seguir o download, esperar a instalação. Em seguida, confira se a opção apareceu.

Fez isso não mudou nada? Então você vai precisar forçar a ativação, o que não é exatamente difícil.


Passo 3 - Como forçar a ativação?

Para ativar, você precisará da ajuda de alguém que já tem a opção ativada.

Essa pessoa vai te enviar uma quantia ou uma cobrança. Este valor não precisa ser alto, pode ser um real, por exemplo. Isso vai fazer com que o seu aplicativo comece o processo de cadastro necessário para fazer a ativação.

Então peça pra alguém que já tem a função enviar um pagamento ou uma cobrança a você via WhatsApp.

Se a pessoa não souber onde fica a opção, peça para que ela olhe o local indicado por mim neste artigo, nas opções de anexo, no clips.

Feito isso, quando a pessoa te enviar o pedido de transferência, você aceita e ele vai abrir o pagamento.

Uma caixa de diálogo perguntando qual mensagem você quer anexar com o pagamento. Você pode deixar em branco se não quiser dizer nada.

Coloque o valor desejado se você estiver enviando dinheiro e confirme.


Passo 4 - Configure uma forma de pagamento

Na sequência, quando você tentar fazer a transferência, o app vai te pedir para configurar uma forma de pagamento. É aqui onde você precisa cadastrar um cartão de débito. Seu cartão precisa ser de débito.

Você também precisará cadastrar um PIN, insira o código e guarde esta informação, ela será necessária para todas as transações.


Os bancos participantes

Outro ponto importante, não são todos os bancos que participam do programa e apenas são aceitas bandeiras Visa e Mastercard.

Confira abaixo a lista de bancos participantes até o momento.

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

O WhatsApp pagamentos funciona através do sistema de verificação de pagamentos Facebook Pay que atua com esses bancos.

Mas, uma vez que você tem uma conta e um cartão de débito com um desses parceiros, você pode fazer o cadastro.

Em seguida, leia e confirme as opções de privacidade de estiver de acordo.

Preencha as informações com seus dados, incluindo Endereço, e por último o número do seu cartão.


Detalhes importantes

Um último detalhe, até o momento, o recurso permite o valor máximo de R$1000 por operação e um limite mensal de R$5000 contando o que foi enviado e recebido. Também permite o máximo de 20 transações por dia.

  • Não há cobrança de taxa de transferência;
  • Você precisa de um cartão de débito
  • Verifique seu saldo antes do pagamento

Se o débito NuBank não estiver ativado

Em nosso teste, utilizamos duas contas NuBank para a transferência. Quem já tem cartão de débito cadastrado no banco ou em outro participante do programa, basta seguir as etapas indicadas.

Para quem não tem o cartão de débito cadastrado, o que acabou sendo o caso de uma de nossas contas, o NuBank permite a ativação em poucos instantes. Com o aplicativo do banco instalado durante a tentativa de transferência com o WhatsApp pagamentos, o próprio app informa que você não tem conta débito ativa e pergunta se gostaria de cadastrar.

Sendo assim, é possível seguir as etapas de configuração seguindo a notificação. Também é possível fazer o pedido de dentro do app NuBank ou pelo site da empresa preenchendo o cadastro na opção "Pedir Débito Nubank".

Só para reforçar, a ativação da função também pode depender do seu saldo em conta e de como seu banco lida com isso, alguns podem ser mais fáceis outros mais difíceis.

Fonte: Facebook Pay
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.