DJI FPV Motion Controller promete revolucionar como drones FPV são controlados

DJI FPV Motion Controller promete revolucionar como drones FPV são controlados

Novo controle muda radicalmente forma de controlar o drone

A DJI está entrando de vez no segmento de drones FPV com o novo DJI FPV Drone, que será anunciado oficialmente dia 2 de março (11 horas da manhã horário de Brasília), próxima terça-feira. Mas além do primeiro drone FPV que a empresa lança, outra grande novidade que pode aparecer junto com esse anuncio é o DJI FPV Motion Controller, um novo controle para drones FPV muito diferente dos tradicionais controles em forma de joystick de vídeogame, com dois sticks, um controlado por cada mão.

Vai ficar fácil pilotar um drone FPV? Talvez menos difícil...

 

O conceito do DJI FPV Motion Controller é bem diferente e requer apenas uma mão para o controle do drone, isso porque ele tem sensores e acelerômetros que passam os comandos para o drone. De uma forma clara, cada movimento feito com o controle, será reproduzido pelo drone, associado a alguns botões para funções específicas, como de velocidade, pode ser bem mais fácil para controlar o drone. Ele naturalmente ainda terá botões para outras funções importantes em um drone com perfil para captura de imagens, como para fotos/vídeos, e até mesmo sair do modo manual para um modo de voo seguro, prometendo tornar o controle de drones FPV muito mais fácil.

Para entender o porque da DJI estar apostando em ume novo controle para drones, você precisar entender primeiro que voar com drones FPV é completamente diferente do que voar com drones tradicionais, como da linha Mavic. Drones FPV em seu conceito básico, totalmente manual, oferecem ao piloto controle de todos os eixos de direção e velocidade do drone, e isso quer dizer que ao "mandar" o drone para frente, precisar cuidar para onde ele está exatamente direcionado e a força que ele está fazendo para cima junto, não entendeu? Mais uma tentativa, não basta apenas colocar o stick para frente que um drone FPV não funciona assim, você precisa direcionar um stick para frente, enquanto cuidas manualmente e de forma bem precisa o ourto stick para ele não sair fazendo piruetas até colidir. O conceito de controle do drone é bem mais complexo e requer treinos, por isso atualmente temos vários simuladores, alguns games com essa função, para controlar drones FPV. Entre eles cito o Liftoff e o DCL Game (que eu tenho utilizado), mas existem vários outros disponíveis, a própria DJI deve lançar seu simulador em breve também.


Imagem do DJI FPV Controller

Voltando aos drones FPV, na maioria dos casos eles não utilizam sensores que permitam a orientação como um drone tradicional, aquela que faz um Mavic levantar voo e ficar paradinho no ar. A estabilização dele requer controle total do piloto, e é difícil, bem difícil. Em modo manual requer experiência e colisões são comuns, mas a DJI pretende mudar um pouco essa história com o DJI FPV Motion Controller, associado com outras tecnologias que o DJI FPV Drone vai oferecer.

Esse controle muda muito o conceito tradicional, que vai continuar existindo, até porque o DJI FPV Combo trará na caixa o FPV Remote Controller V2, porém o DJI FPV Motion Controller pode ajudar na popularização, já que ele traz um conceito visando facilitar o controle e a forma de pensar. O conceito é bem semelhante com outros controles de realidade virtual, onde você deve apontar para onde quer ir e o que fazer, associado com mais alguns botões, fica mais fácil de compreender do que "combinar" sticks para entender como a força da gravidade funciona com os modelos tradicionais de controles de drones FPV.

Continua após a publicidade

Os vídeos abaixo mostram dois controles, o Reimagine FPV e o MotionPilot Vector, ambos com conceitos bem semelhante, onde é possível ver na prática como o Motion Controller deve funcionar. Alias, algumas noticias indicam que a DJI estaria com problemas com relação a patentes desse controle, como podem ver nessa notícia.

Vale destacar ainda que esse controle não vai acompanhar o kit FPV Combo, sendo necessário comprar de forma separada, ou talvez através de outro kit. Fiquem ligados em nosso site que deveremos ter muitas novidades na próxima semana relacionado a drones FPV por parte da DJI.

User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.