DJI FPV Drone - Drone FPV voando como MAVIC ajudará a popularizar esse segmento

DJI FPV Drone - Drone FPV voando como MAVIC ajudará a popularizar esse segmento

O DJI FPV Drone terá versões em combos completos e com novo controlle de movimentos

Uma série de informações já confirmaram tudo relacionado ao DJI FPV Drone, incluindo o pack DJI FPV Combo e também o novo Motion Controller, um novo conceito de controle para drones FPV que a DJI vai lançar junto com seu primeiro drone FPV. O que faltava foi confirmado hoje, o anuncio oficial acontecerá no dia 2 de março, como podem ver abaixo em uma publicação oficial da DJI em uma de suas redes sociais, assim como nesse link com um teaser confirmando outro vídeo que vazou faz alguns dias. Abaixo destaco as principais características já conhecidas após uma série de vazamentos, junto com o preço de US$1.299 dólares do DJI FPV Combo, kit completo composto pelo drone, óculos, controle e acessórios necessários para voar.

Confira o teaser oficial com imagens capturadas pelo drone

DJI chega com produto de alta qualidade e vários diferenciais no segmento de drones FPV

Ontem publiquei uma notícia destacando o que acompanha o FPV Combo após um Youtuber ter publicado (e depois removido) um unboxing de 11 minutos, mostrando em detalhes tudo que vem na caixa, mas esse novo vazamento considera imagens oficiais da DJI que devem fazer parte do site oficial. Ainda não é de conhecimento oficial quando o drone e acessórios estarão à venda, mas é esperado que isso aconteça dentro dos próximos dias. Abaixo destaco algumas das principais característica desse novo drone, listo novamente o que acompanha o kit DJI FPV Combo, que deve ter bastante procura, apesar de ter apenas uma bateria, assim como as principais especificações do drone.

DJI FPV Drone e o conceito de um drone FPV
O drone poderá ser controlado de modos diferentes, de acordo com alguns sites especializados, incluindo um semelhante aos tradicionais modelos da DJI como os da linha Mavic, onde ele fica "paradinho" esperando um comando, que vai ser bom para usuários com pouca experiência em drones FPS entrarem nesse mundo. A velocidade nesse modo será limitada em 53 Km/h. O modo Sport quase dobra a velocidade, em todos os eixos, inclusive subida e descida. Certamente esse modo vai ajudar muito a popularização desse perfil de produto.

DJI FPV Drone terá modo de controle fácil semelhante aos tradicionais drones da empresa

 

Mas estamos falando de um drone FPV, logo não teria sentido não dar ao usuário o controle "total" sobre ele, e para isso o drone traz o modo manual, que da ao piloto um controle de todos os eixos, e nesse caso a "brincadeira" muda completamente. Se você é um usuário experiente de drones tradicionais e nunca voou com um drone FPV, não tente sde aventurar sem antes usar algum simulador virtual (Liftoff, VelociDrone, DRL Racing, entre outros) e se informar como funciona pilotar esse tipo de drone. O conceito de voo é muito diferente e o piloto precisa ter noção do controle de todos os eixos, não apenas cima/baixo/lados. Em um drone FPV virar um pouco um dos direcionais vai fazer o ângulo mudar e a gravidade associada a força vai certamente fazer o drone colidir caso você não saiba controlar.

Continua após a publicidade

Foco do drone será para captura de imagens, ou seja, um drone FPV "cinematic", não de corrida ou acrobacias. Entre os destaques nesse aspecto, uma câmera 4K 60FPS, FullHD 120FPS, com tecnologia de estabilização RockSteady, presente na OSMO Action. Outro detalhe é que o drone tem um gimbal de 2 eixos(cima/baixo), sistema pioneiro em drones FPV.

Um botão de "pânico" fará o drone voltar ao modo padrão estabilizando o voo como um drone normal

 

Alguns sites dizem que o controle terá uma função de estabilização do drone, que se for verdade vai ajudar muita gente, dependendo o caso, até usuários experientes, é uma espécie de botão de pânico que quando voando em modo manual, o sistema alterna para o modo default e estabiliza o drone, assim como um modelo tradicional da linha Mavic. Pense no caso de estar pilotando e em um momento não consegue retornar ao eixo correto, ex.: quando ele estiver de ponta cabeça, basta apertar esse botão e o drone volta ao eixo padrão evitando uma colisão, uma função que certamente vai agradar qualquer usuário de drone FPV, novato ou experiente. Também vai ajudar na popularização desse tipo de drone, já que o controle mais complexo limita bastante os interessados em adquirir um produto.

Outro detalhe é que o drone terá sensor de obstáculos, que dependendo o modo de voo, podem estar ativados ou não.

Será interessante também ver como o novo Motion Controller vai se sair, já que se trata de uma novidade nesse mundo. Vale destacar que esse controle será vendido separadamente.

Vamos as informações técnicas mais importantes sobre o kit DJI FPV Combo, o que o novo drone tem de diferenciais e um pouco a respeito dos demais acessórios.

DJI FPV Combo: O que vem na caixa
- Drone
- Goggles V2
- Remote Controller 2
- Carregador e cabos para carregar a bateria do drone
- Bateria inteligente para o drone
- Presilha de cabeça para o óculos (Goggles v2)
- Sticks de direcionamento do controle
- Bateria para o óculos
- Cabo de alimentação de energia para o óculos
- Quatro pares de hélices
- Cabo de dados USB-C
- Cabo USB-C OTG
- Suporte de proteção para o drone
- Quatro antenas dual band para o óculos
- Manuais

DJI FPV Drone - Principais especificações
- Gravação de vídeos em resolução 4K 60FPS e 1080p 120FPS
- Estabilização digital RockSteady
- Bitrate de 120Mbps
- FOV (Field of view / cambo de visão) de 150º graus
- Distância de controle de até 10Km
- Bateria de 22.2v, 2.000mAh com 6 células
- Autonomia de voo de 21 minutos (sem vento com velocidade máxima de 42Km/h)
- GPS com função Return to Home
- Gimbal com sistema de 2 eixos
- Modos de voo normal, sport e manual
- Controle com botão de estabilização de voo

DJI Goggles V2
- Transmissão em 810P em 60FPS em modo de alta qualidade ou 120FPS em modo de baixa latência
- Os vídeos podem ser gravados em um cartão no controle em resolução 1080P 120FPS
- Transmissão em frequência dupla, 2.4GHz e 5.8GHz

Continua após a publicidade

DJI Motion Controller
O novo controle de movimentos é uma inovação na linha de produtos da DJI, sendo o primeiro controle desse perfil desenvolvido pela empresa, curiosamente junto com o primeiro drone FPV que ela também. O conceito é muito legal e já apareceu em soluções de outras marcas. A proposta é bem diferente do que o tradicionais joystick com dois sticks que fazem o papel de controle de todos os eixos e velocidade de controle do drone. A ideia do Motion Controller, leia-se controle de movimento, é que o usuário vai angulando a mão e fazendo o exato movimento que deseja que o drone siga, considerando a imagem que o drone passa para o óculos o retorno do movimento que o piloto deve fazer.

DJI FPV Motion Controller promete revolucionar como drones FPV são controlados

Entre os grandes destaques do controle, de acordo com vazamentos, um botão de estabilização dos eixos, que colocará o drone em uma posição segura de voo, como em um drone da linha Mavic. Essa função vai certamente facilitar muito a vida de qualquer usuário, experiente ou não.

Abaixo um vídeo mostrando o controle Reimagine FPV, com um conceito aparentemente bem parecido com o DJI Motion Controller.

Estamos acompanhando todo o andamento relacionado ao lançamento oficial do DJI FPV Drone, assim que a empresa oficializar o lançamento, iremos ter notícias aqui no Mundo Conectado. Também pretendemos fazer conteúdos com o drone em breve.

Ainda não está confirmado, mas alguns rumores mencionam que o drone terá sensor ADS-B, que detecta aviões e helicópteros, desde que os mesmos tenham também tais sensores, uma obrigação em alguns países como nos EUA.

Fonte: DroneXL
User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.