Verificação em duas etapas no iOS: veja como ativar
Créditos: Divulgação/Apple

Verificação em duas etapas no iOS: veja como ativar

Confira se o seu smartphone está com todas as etapas de segurança ativas

Leitura Rápida

  • Para ativar a verificação em duas etapas no iOS clique em Ajustes
  • Seu Nome
  • Segurança
  • Autenticação em dois fatores
  • Caso já esteja ativa não há nada a ser feito
  • Se não estiver, clique em "Ativar autenticação em dois fatores"
  • Insira seu número principal
  • Siga os passos indicados e pronto
  • O iOS já ativa essa função como padrão nos dispositivos desde 2017

A Apple disponibiliza a funcionalidade de verificação em duas etapas, ou "Autenticação em dois fatores", para seus usuários. A empresa sempre destaca como a segurança de seus clientes é importante e reforça que este é um modo eficaz de proteger contas. Por esse motivo, os IDs Apple já ativam a opção nos dispositivos mais recentes por padrão, sem que ativação precise ser feita manualmente pelos usuários.

Página de suporte da Apple

Quem criou o ID Apple com o iOS 10.3 ou macOS 10.12.4 e posterior já possui essa opção ativada por padrão. Isso quer dizer que se o seu dispositivo é recente (após 2017), é muito provável que essa etapa extra de segurança já esteja ativa. Nesse caso, nada precisa ser feito. Essa opção já está disponível e sua conta protegida. 


Verificar se a verificação está ativa

Para se certificar que a verificação em duas etapas está ativa o processo é bastante simples. Esse é o início do processo para ativar a opção, caso não esteja acionada por padrão, basta seguir as próximas orientações. 

- Clique em "Ajustes"
- Em seguida clique na primeira opção, onde tem o Seu Nome e a sua foto (imagem 2 abaixo)

- Será aberta a tela de configurações gerais da sua conta
- Clique em "Senha e Segurança", a segunda opção que será aberta
- Depois disso, as opções de alterar senhas e etapas extras será aberta
- A opção "Autenticação de dois fatores" será mostrada
- Caso ao lado da escrita esteja escrito "Ativada" (como no exemplo abaixo) ela já está pronta

Continua após a publicidade

No caso acima o ID Apple já foi criado após a novidade ser implementada como padrão. Isso é o que irá acontecer para praticamente todos os iPhones que estejam com o sistema atualizado, não necessariamente na última versão. 

Ativar verificação

Agora, caso o seu dispositivo seja mais antigo e esteja com o sistema desatualizado, ainda é possível ativar a opção. No caso acima, o processo acaba na verificação que está ativa. Apesar disso, é possível que a opção de verificação esteja "Desativada". Para ativar, siga os passos:

- Clique em "Ativar a autenticação de dois fatores" que fica logo abaixo da opção

- Depois disso, basta seguir os passos indicados pela Apple
- Clique em Continuar
- Insira seu número de telefone principal
- Opte por receber o código via SMS ou ligação
- Clique em Seguinte
- Insira o código que for enviado
Pronto!

O processo é bastante rápido e simples e garante uma proteção extra. A próxima vez que alguém tentar acessar a sua conta por outro dispositivo a Apple irá notificar, avisando o que está ocorrendo, permitindo que o usuário bloqueie o acesso, se necessário. Para entender mais sobre a importância de verificação em duas etapas, acesse este artigo.

Além do ID Apple, é possível ativar essa opção em diversos outros aplicativos. Alguns deles são: Instagram, WhatsApp, Facebook e contas Google. Clique em cada uma das opções para saber como ativar a opção.

Fonte: Support Apple
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.