Aprenda como ativar a verificação em duas etapas no Android!
Créditos: Reprodução/UOL segurança digital

Aprenda como ativar a verificação em duas etapas no Android!

O processo ajuda a manter a sua Conta Google e celular com Android mais seguro

Leitura Rápida

  • Configurações > Google > Gerenciar sua Conta do Google
  • Segurança > Como fazer login Google > Verificação em duas etapas
  • Siga as instruções da verificação de duas etapas

A verificação em duas etapas é um jeito muito simples de deixar seus aplicativos mais seguros. Esse sistema de segurança extra pode ser aplicado nas contas Google para proteger, inclusive, o seu sistema Android. Essa opção está disponível para os aparelhos com o sistema Android 7.0 e superior, e vamos explicar passo a passo como ativá-la nesse tutorial. 

Support Google


Como ativar a verificação em duas etapas

 

1 - Acesse sua conta Google

 

Para ativar a verificação de segurança em duas etapas, primeiro é necessário acessar a sua conta Google. Há diversos caminhos para acessar essa opção no Android. O primeiro seria em Configurações > Google.

No entanto, qualquer outro aplicativo da Google concede as mesmas opções. Para exemplificar, vamos usar o aplicativo Gmail. Clique no ícone da sua foto no lado superior direito no app, e acesse Gerenciar sua Conta do Google. Funciona do mesmo modo no Fotos, Drive, Maps e afins.

Continua após a publicidade

 

2- Segurança

 

Já na tela de gerenciamento, role para a direita até encontrar a opção "Segurança". Clicando ali, diversas opções serão mostradas. Você irá selecionar, então,  Como fazer login no Google > Verificação em duas etapas.

 

 

3 - Verificação em duas etapas

 

A tela de verificação será aberta, explicando detalhes sobre a ação. Leia com atenção o que o Google recomenda. Indo até o final da página, você encontrará o botão Primeiros Passos. Em seguida, será solicitado para fazer login novamente.

O Google identifica qual é o smartphone que está sendo usado. Então, caso sua conta esteja logada em mais de um dispositivo, clique no aparelho de sua preferência. Depois, é só selecionar Continuar.

Continua após a publicidade

 A seguir, será solicitado o seu número principal de telefone. Feito isso, o Google vai solicitar uma opção de backup ( o número informado anteriormente será salvo como padrão).

Dica: Informe uma opção que você tenha acesso direto, ou que seja o seu número principal. Esse será o canal usado para comunicações futuras, então se assegure de que seja uma conta que tenha movimentação. 

Serão oferecidas duas opções para enviar o código: Mensagem de Texto (SMS), ou Chamada telefônica. Escolha a opção que preferir e clique em Enviar. No caso de SMS, uma mensagem de texto vai mostrar o código que precisa ser informado - é necessário informar apenas os números, desconsidere o início "G-".

Esse código confirma e finaliza o processo. Uma tela informando que a verificação em duas etapas está ativa vai aparecer e também será enviado e-mail e notificações para o dispositivo.

Vale destacar que esse passo a passo está sendo feito com um dispositivo Android 11. É possível que algumas palavras, bem como a interface geral, seja alterada, dependendo da versão do sistema. Apesar disso, os passos são os mesmos e devem ser seguidos da mesma forma. 

 


Devo ativar a proteção?

A proteção em duas etapas pode ajudar muito em ataques de pessoas má intencionadas. Ao realizar o login, o hacker fica barrado no acesso via código, que é enviado unicamente para o número informado. Por esse motivo, é importante manter um contato ativo. No caso de mudança de número, atualize o seu cadastro para evitar perdas de conta. 

NUNCA compartilhe códigos de segurança!

14/02/2021 às 10:00
Artigo

Veja como ativar verificação em duas etapas no Whatsapp e se ...

Essa função faz com que o mensageiro fique mais seguro contra ataques

Destacando que nunca, em hipótese alguma, dados de segurança enviados por SMS, ou qualquer outro meio, devem ser enviados para pessoas estranhas. Em casos de ligações solicitando essas informações desconfie sempre! Muitos golpes são aplicados apenas solicitando essas informações aos usuários. 

Ao fazer esse processo, todos os aplicativos gerenciados pela Google possuem o suporte. Isso é válido para o Gmail, usado como exemplo, até o Fotos, Agenda, Play Store e todos os demais. Esse é outro meio de deixar os seus dados mais seguros. É possível realizar essa ação em outras redes sociais, como Facebook, WhatsApp e Instagram.

Como ativar verificação em duas etapas no Facebook
Como ativar verificação em duas etapas no Instagram

Usar as ferramentas de segurança disponíveis é sempre importante. Vale também manter suas informações atualizadas, para evitar problemas futuros. No caso de contas comerciais, isso pode ser ainda mais importante. 


Ficou com alguma dúvida? Algo deu errado no processo? Deixe nos comentários!

 

Via: Support Google
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.