Veja como ativar verificação em duas etapas no Instagram
Créditos: Reprodução/webdigitalmarketing

Veja como ativar verificação em duas etapas no Instagram

A verificação ajuda a deixar a conta mais segura contra invasões

Leitura Rápida

  • Para ativar a verificação em duas etapas no Instagram, vá em sua tela perfil
  • Acesse Configurações > Segurança > Verificação em duas etapas
  • Escolha o formato App de verificação ou SMS
  • Digite o código

Sabemos que segurança na internet tem se tornado uma discussão cada vez mais importante, e as principais redes sociais oferecem uma opção chamada verificação em duas etapas ou autenticação de dois fatores. Essa função serve para que a conta tenha um código de segurança extra, evitando problemas com invasões de hackers e pessoas má intencionadas. Nesse artigo mostraremos o processo de ativação no Instagram, que é bem simples e pode ajudar muito na segurança. Veja como fazer no passo a passo abaixo:


Verificação em duas etapas Instagram

 

Para começar, é necessário abrir a tela do seu perfil do Instagram. Dali, você precisa acessar as Configurações, que estão "escondidas" no ícone de "hambúrguer" no canto superior direito da tela. O processo resumido é bem simples:

  • Vá até o seu perfil clicando em sua foto  (primeira opção na parte inferior direita);
  • Clique nas três barras do lado superior direito do app;
  • Clique em "Configurações" última opção na parte inferior do menu.

Com as configurações abertas, uma série de opções será oferecida. Você precisa selecionar Segurança e, em seguida, Autenticação de dois fatores.

  • Segurança > Autenticação de dois fatores.

Estamos usando uma conta comercial no Instagram. Algumas opções podem não aparecer em contas de usuários comuns, mas o processo é o mesmo

 

Depois disso, a tela de autenticação de dois fatores será aberta. Após escolher o método que mais lhe agrada (escolhemos via SMS), um código será enviado ao seu aparelho celular (número principal). Insira esses números (se o smartphone não fizer isso por conta) e clique em Avançar

Continua após a publicidade

Usando SMS, a autenticação em duas etapas vai ser ativada logo em seguida. O Instagram também te dará uma lista de 5 códigos para que, caso esteja longe do seu smartphone e precise entrar na rede social, ou o tenha perdido, você possa colocá-los - mas cada um só pode ser usado uma vez. Praticamente uma "terceira opção de segurança".

Caso escolha a opção Aplicativo de autenticação, o próprio Instagram encontra qual app em seu smartphone é capaz de gerar o código. E se não tiver qualquer opção instalada, o Google Authenticator é indicado para esse processo. De resto, irá acontecer a mesma coisa que citamos no processo com SMS.
 

Pronto! A verificação em duas etapas está feita! Agora, além da senha, será solicitado um código sempre que um outro dispositivo quiser acessar a conta. Se o usuário não reconhecer o acesso com esse código, será considerado um invasor e vai ficar barrado nessa etapa, não conseguindo acesso ao perfil. 

 

Devo ativar a verificação em duas etapas?

A verificação é um modo de tornar a conta mais segura. O Instagram recomenda que o processo seja usado como padrão por todas as contas. Hoje muitas pessoas usam a plataforma como principal fonte de renda. Para quem precisa do seu perfil para trabalhar, essa é uma maneira de evitar invasões e problemas futuros. É altamente indicado que a verificação em duas etapas seja ativada em todas as redes sociais que disponibilizam a opção. 

Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp
Como ativar a verificação em duas etapas no Facebook

 

Continua após a publicidade

A verificação em duas etapas deve ser ativada como padrão para todas as plataformas possíveis

 

Vale destacar que os códigos de segurança enviados por SMS ou outros apps não devem ser repassados para ninguém. Desconfie toda vez que um código for enviado sem ter solicitado ou sem ser do seu conhecimento. Esse é o principal modo de manter a sua conta segura. 

Há diversos sites que também solicitam acesso a conta e podem corromper os dados e invadir o perfil. Um dos principais são os sorteadores automáticos, que selecionam comentários de postagens. Certifique-se que o que está sendo usado é seguro e confiável. 

Ficou com alguma dúvida? O processo deu certo para você? Deixe nos comentários! 

 

User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.