Veja os passos para ativar a verificação de dois fatores no seu Facebook!
Créditos: Reprodução/UOL Segurança Digital

Veja os passos para ativar a verificação de dois fatores no seu Facebook!

Com essa segunda camada, sua conta ficará mais segura contra golpes e ataques

Como já comentamos em diversas publicações que tratam sobre segurança virtual aqui no Mundo Conectado, uma maneira de deixar as suas redes sociais mais seguras contra ataques é acionar as proteções extras que elas oferecem. O Facebook, por sua vez, fornece a opção chamada "Verificação em dois fatores", que garante uma uma segurança maior para o seu perfil pessoal, empresarial ou seja o que for. Então, nesse tutorial, veja o passo a passo de como realizar a ativação desse recurso através de dispositivos móveis e via navegador. 

Veja como ativar a verificação em duas
etapas no WhatsApp

Verificação em duas etapas via app (Mobile)

Como já sabemos, o Facebook pode ser usado tanto em navegadores web tradicionais, pelo computador desktop ou notebook, quanto pelo aplicativo para dispositivos mobile. Para começar, vamos mostrar o processo pelo app. Com o aplicativo aberto, Vá até o menu (as três linhas do lado superior direito da tela). Em seguida, clique no seu perfil, a primeira opção disponível, e em "Configurações e privacidade".

Novamente, você selecionará a opção "Configurações", rolar até o segmento de opções relacionadas a Segurança e selecionar "Segurança e login". Depois disso, role até encontrar a opção "Autenticação de dois fatores".

Quando entrar devidamente no processo de ativação da Autenticação de dois fatores, você poderá escolher entre duas opções de como fazer isso. A primeira é para realizar a autenticação via app de segurança, processo que o Facebook recomenda, ou ainda através de código por SMS. Escolha uma das opções e clique em "Continuar".

Caso você escolha fazer isso por app, um QR Code será aberto na tela. É possível clicar em "configurar no mesmo dispositivo" para fazer a leitura, ou o usuário também pode copiar o código colocado abaixo do QR e colar no app de segurança. Caso tenha escolhido ter o código enviado por SMS, é necessário confirmar o seu número de telefone ou clicar em  "Adicionar telefone". As duas maneiras garantem que o app está com a segurança ativada.

Continua após a publicidade

 

 

Quando essas telas encerrarem, o Facebook vai solicitar que o usuário insira a sua senha novamente. Basta fazer o processo e a conta é liberada posteriormente. O uso permanece normal, nada é alterado. Essa é apenas uma maneira de prevenir a conta de ataques mau intencionado. 

Para alguns dispositivos, o processo de ativação seguirá normalmente via mobile, como mostrado nas imagens anteriores. Porém, usamos um aparelho rodando Android 11 para testar a ativação também e recebemos a notificação que a Autenticação de dois fatores para o Facebook agora só pode ser feita a partir da rede social para computador. Então iremos seguir o mesmo caminho neste dispositivo.

Talvez você consiga ativar a Autenticação de duas etapas do Facebook apenas pelo computador

 

 

Verificação em duas etapas via navegador

Fazendo o processo pelo navegador, O que vai mudar é apenas a interface. você precisa, novamente, abrir o Facebook, chegar até o Menu (seta na extrema direita superior da tela) > Configurações e privacidade > Configurações.

Continua após a publicidade

 

 

Em seguida, a tela será tomada pelas opções de configurações do Facebook e, no lado esquerdo, estará a opção "Segurança e login". Uma tela na direita será aberta, com as informações de segurança. Role até encontrar a opção "Usar autenticação de dois fatores" e clique em "Editar"

As mesmas duas opções estarão disponíveis para realizar o processo de ativação. O usuário pode escolher entre SMS e Aplicativo de autenticação.
 

 

Porém, no caso de usar um app verificador terceiro, o processo é um pouco "diferente", pois precisará de um segundo dispositivo de apoio. É necessário ter algum app de segurança instalado em seu smartphone. O Facebook recomenda as opções da Google, como o Authenticator, mas pode ser qualquer outro da preferência do usuário.

De resto, clicando na opção um QR Code será aberto na tela do navegador assim como no mobile, e o processo é idêntico.

Para fazer a ativação pelo navegador através de app terceiro, você vai precisar ter esse aplicativo instalado no seu smartphone como apoio!

 

 

Depois da etapa concluída, o Facebook vai solicitar para que o usuário digite a sua senha. Basta fazer o que a plataforma pede e pronto. Sua rede social já está com um processo de segurança extra.


Ficou com alguma dúvida? Deu algo errado no processo? Deixe nos comentários se já sabia que a verificação em duas etapas também pode ser ativada no Facebook. 

Fonte: Facebook
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Hands-on do Moto G60: câmera de 108MP, tela de 120Hz e bateria de 6.000 mAh são os destaques

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.