Whatsapp Web - Veja como utilizar o app no PC, tablets e mais
Créditos: Divulgação/WhatsApp

Whatsapp Web - Veja como utilizar o app no PC, tablets e mais

Além do acesso via navegador, o WhatsApp disponibiliza um aplicativo específico para Windows e Mac

Leitura Rápida

  • Para usar o WhatsApp no navegador basta acessar o site do WhatsApp Web
  • Escanear o QR Code com o smartphone e usar no browser em qualquer dispositivo
  • É possível também instalar o aplicativo para PCs Windows e Mac
  • O processo de instalação é o mesmo

O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais popular no Brasil atualmente, e além de usá-lo no smartphone, também é possível espelhar a conta em outros dispositivos através de um aplicativo ou mesmo via navegador. Exatamente como o app, WhatsApp Web permite a troca de conversas entre os dispositivos de forma prática, rápida e segura. Vamos mostrar como usar as funcionalidades, seja no navegador ou no app para PC.

Além de acessar o WhatsApp Web através de navegadores como o Chrome, FireFox, Edge, Safari ou outro qualquer, é possível instalar um aplicativo para Windows ou Mac. Em ambos os casos exige autenticação do smartphone principal, o qual a conta está instalada, sendo uma forma prática e segura de que apenas o usuário original vai liberar o acesso. 

O WhatsApp Web pode ser usado em qualquer dispositivo que tenha um navegador

Assim que o WhatsApp Web no browser é aberto, um link com um QR Code é mostrado na tela. Esse é o jeito mais conhecido de se usar a plataforma. Isso permite que o usuário consiga usar o mensageiro por tablets, desktops, notebooks, TVs, entre outros sistemas que tenham acesso a um navegador. Esse modo de validação também confirma que é o próprio usuário que está fazendo uso, e não terceiros, garantindo a segurança no processo de vinculo a um outro dispositivo.

WhatsApp Web navegador

O WhatsApp Web no navegador é o formato mais comum e simples. Para usá-lo é bastante simples. Basta acessar este link. Você será destinado para a página oficial do WhatsApp Web. 

O próximo passo é escanear o QR Code mostrado na tela. Para isso, é necessário abrir o aplicativo do WhatsApp no seu smartphone. Vamos ao passo a passo: 

Abrir a página WhatsApp Web

Continua após a publicidade

1 - Abrir o WhatsApp e clicar nos três pontos verticais do lado superior direito da tela do app

2 - Ir até "WhatsApp Web"

 

 

3 - Clicar no símbolo "+" do lado superior direito da tela para vincular outros dispositivos com seu WhatsApp. Você pode vincula mais de dispositivo como é possível notar na imagem abaixo.

4 - Posicionar a câmera até o QR Code na tela do computador ou tablet (onde a página do WhatsApp Web estiver aberta)

5 - Escanear o código, deixando o quadrado com as pontas verdes centralizadas no QR Code e Pronto! O aplicativo já fará a sincronização e você conseguirá usar o whatsapp quase que forma idêntica ao uso no smartphone.

Continua após a publicidade

As imagens acima foram feitas com um smartphone Android em um PC Windows, com o navegador Chrome. Portanto, se estiver usando configurações pouco diferentes ou um iPhone, algumas palavras e botões podem ser diferentes, mas o passo a passo é o mesmo.

Qualquer dispositivo com acesso a um navegador pode usar o WhatsApp Web. Basta replicar o passo a passo para qualquer dispositivo que o usuário desejar, incluindo outro smartphone.


WhatsApp Web no Windows ou MAC

Há uma outra maneira que pode ser mais simples caso o usuário faça uso diariamente em um computador. O WhatsApp Web oferece um aplicativo para Windows e Mac. A instalação é simples e rápida e não exige muita capacidade do computador. 

DOWNLOAD - WhatsApp para Mac ou Windows

Para fazer a instalação siga o passo a passo:

Faça o download no site oficial do WhatsApp
O próprio sistema já identifica se o usuário está em um Mac, ou Windows
Basta clicar "Baixar para [Windows 64-Bit]" (a escrita do sistema operacional vai variar conforme o dispositivo que estiver sendo usado)


Assim que o download for feito clique no ícone na parte inferior do navegador

Uma animação será mostrada

Aguarde até que o QR Code seja mostrado

Agora basta fazer o mesmo processo já conhecido no smartphone
Abrir o app no smartphone < configurações < WhatsApp Web < Clicar em "+" < posicionar a câmera para ler o QR Code da tela
Feito!

O app fica na barra de ferramentas do PC e não em uma aba do navegador. Isso pode ajudar a otimizar algumas tarefas do dia a dia, uma vez que não é necessário ficar trocando as abas do browser. 

Algumas informações importantes. Dependendo da rede que seu smartphone e outro dispositivo estiver conectado, pode demorar mais ou menos para sincronizar. O ideal é que ambos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi por exemplo.

Outro detalhe é que atualmente você pode ter seu smartphone em uma rede e local diferente, mas usar o WhatsApp Web, ou seja, se esquecer o smartphone em casa, mas já fez o processo para sincronizar o WhatsApp em seu trabalho em outro local, poderá acessar o WhatsApp Web desde que seu smartphone esteja com conectado na internet.

Conte para nós se você já usa o WhatsApp Web! Qual é o seu dispositivo preferido? Já usou o aplicativo para PC? Deixe nos comentários qual é a sua experiência! 

User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.