Windows 7 ainda é usado em mais de 100 milhões de PCs, mesmo sem suporte da Microsoft
Créditos: Microsoft / Computerworld

Windows 7 ainda é usado em mais de 100 milhões de PCs, mesmo sem suporte da Microsoft

O número de PCs com Windows 7 curiosamente cresceu entre novembro e dezembro do ano passado

Um dos sistemas operacionais mais famosos da Microsoft, o Windows 7 ainda está longe de perder popularidade. Ainda instalado e rodando em mais de 100 milhões de computadores em todo o mundo, a Microsoft encerrou o suporte oficial ao sistema em janeiro de 2020, terminando uma longa jornada de mais de 10 anos de história. 

E não só o sistema da Microsoft continua vivo e forte pela base de usuários como aumentou sua quota de mercado, de acordo com site NetMarketShare. A porcentagem foi de 18.78, em novembro, para 19.71 no último mês. Essa contabilização significa que basicamente um em cada cinco PCs que rodam sistemas operacionais que são oferecidos mais suporte tem Windows 7 instalado. Entretanto, a Microsoft oferece suporte estendido até janeiro de 2023 para a linha empresarial como "último recurso". Infelizmente, o NetMarketShare não diferencia usuários empresariais de consumidores comuns. 

19/10/2020 às 12:24
Artigo

40 atalhos do Windows 10 para você virar um expert no sistema...

Veja como ativar as principais funções do Windows com apenas algumas teclas

É importante notar que é complicado traduzir quotas de mercado em números absolutos de usuários. Todavia, Ed Bott do portal ZDNet, processou alguns cálculos e afirma que "é evidente que pelo menos 100 milhões de PCs estão usando Windows 7", pontuando que o número pode "ser muito maior". Esse alto número de usuários pode ser atribuído provavelmente ao grande número de empresas que ainda utilizam o sistema, já que fazer uma atualização em massa para todos os computadores pode ser uma operação de logística bem cara e complexa. 

Uma pequena parte dessa parcela também se traduz em usuários preocupados com a privacidade no Windows 10, mesmo que seja um número bem inferior. No âmbito dos PC gamers, de acordo com a última pesquisa de software e hardware promovido pelo Steam, apenas 3.74% dos usuários ainda utilizam Windows 7, contra a maioria esmagadora de 91.84% que estão no Windows 10 - totalizando basicamente nove em cada 10 PCs que rodam o último sistema da Microsoft

Caso você, leitor, ainda esteja utilizando o Windows 7 e tenha interesse em atualizar para o sistema mais recente, fizemos um tutorial aqui no Mundo Conectado de forma bem didática que você pode conferir no vídeo abaixo: 

Fonte: PC Gamer
User img

Mateus Alexandre

Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

Drone DJI Mavic 3 tem qualidade de CINEMA? BELAS IMAGENS em FLORIPA! [4K CINEMATIC]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.