Veja apps de segurança que mantém suas senhas salvas e facilitam cadastros
Créditos: Reprodução/ Mundo Conectado

Veja apps de segurança que mantém suas senhas salvas e facilitam cadastros

Há uma solução prática para os usuários que sempre precisam usar o botão "esqueci minha senha"

Leitura Rápida

  • Gerenciadores de senhas são maneiras fáceis e seguras de manter seus logins salvos sem dificuldades
  • O mercado está repleto de opções, gratuitas, pagas e livres
  • Elas podem ajudar a criar suas senhas e armazená-las
  • Tudo que o usuário precisa saber é de sua senha mestre, que dá acesso à suas contas

Hoje há inúmeras soluções digitais para diversos tipo de necessidades. É possível pagar e transferir o seu dinheiro por Internet Bank, acessar várias redes sociais, e-mails empresariais e pessoais, entre tantas contas que acessamos diariamente, sempre com necessidade para uma senha. Além das opções já disponíveis nos navegadores, há outras maneiras de manter suas senhas salvas e seguras. Vamos mostrar algumas das possibilidades.

Apps concentram diversas senhas evitando o esquecimento

 

A maioria das contas que realizamos precisa de um cadastro. Diferente do que muitos fazem, usar uma única senha padrão não é a melhor solução. Isso porque fica muito mais fácil de detectar e conseguir acessar todas as suas informações, uma vez que apenas um código abre todas as possibilidades.

Para manter senhas diferentes, mas sem precisar ficar com a situação embaraçosa de não lembrar, já há inúmeras opções de apps e softwares que fazem isso pelo usuário. Eles são chamados de “Gerenciador de Senhas” e vamos citar algumas opções. 

Como funcionam os apps de gerenciamento

Os aplicativos de gerenciamento de senhas tem como objetivo simplificar as funções do dia a dia. Geralmente, eles funcionam como um plugin nos navegadores. As senhas dos usuários são armazenadas na nuvem, ou no próprio dispositivo, gerenciadas por uma "senha mestre".

Os gerenciadores de senha armazenam todos os logins e senhas do usuário e concedem uma única Senha Mestre

 

Apenas com uma senha o usuário tem acesso a todas as suas redes, embora elas possuam outras chaves de entrada. A senha é criptografada localmente e sincronizadas com o navegador que o usuário está usando.

Há tanto opções de serviços pagos, como gratuitos que armazenam os dados de login e senha, de forma criptografada. A grande maioria dos serviços usa o sistema de nuvem. Ou seja, o armazenamento de senhas fica em seus próprios servidores, geralmente localizados no país sede da empresa. Basta ter acesso a internet para conseguir acessar as informações.

Continua após a publicidade

Outras empresas, que prezam ainda mais pela segurança, usam o método offline. A senha é criptografada e armazenada no próprio dispositivo do usuário. Assim, apenas os aparelhos usados têm acesso às informações. Isso evita que em um vazamento de informações de empresas, o cadastro seja revelado e acessado por hackers, por exemplo.

É muito difícil que as informações armazenadas nos servidores de empresas vazem. Apesar disso, há uma remota possibilidade. Já aconteceram alguns casos. Conforme a tecnologia aumenta, a segurança também é cada vez maior. Para se certificar que nada disso irá acontecer, cheque as indicações do serviço que está confiando seus dados. 

Há alguns serviços que funcionam apenas em desktop, enquanto outros tem soluções mais ampliadas. Com a popularização dos dispositivos móveis, muitos serviços já se adequaram as necessidades e já tem suporte para smartphones e tablets. Enquanto alguns serviços oferecem a sincronização entre os dispositivos, outros ainda os entendem como acesso separado. Tudo isso precisa ser checado antes de ser assinado, para evitar problemas futuros.

Muita gente já usa um gerenciador de senhas de forma indireta. Isso porque o próprio Google Chrome oferece uma opção. Quem usa o navegador da gigante de tecnologia em seu computador costuma manter suas senhas salvas em seu computador. O gerenciador do Google funciona apenas para PCs e dispositivos Android. 

Preenchimento de formulários

Outra grande função é preencher formulários. A maioria dos novos cadastros pede as mesmas informações. Com esses gerenciadores o usuário não precisa informar manualmente todos esses dados. Assim que ele clica para se inscrever, o próprio app de gerenciamento preenche as informações de forma automática.

A maioria dos gerenciadores de senhas também preenchem formulários de novos cadastros

Como mencionamos, o objetivo é tornar a vida mais prática. Apesar disso, é necessário tomar cuidado com quais aplicativos o usuário está confiando os seus dados e senhas. Há muitos hackers e pessoas má intencionadas que podem roubar as informações. 

Muitos serviços oferecem ambas as funções: preenchimento de formulários e armazenamento de senhas. Apesar disso, vale conferir antes de fazer a sua assinatura para se certificar que o serviço de fato atende às suas necessidades.

Continua após a publicidade

Dicas de apps para PC e Mobile

Há uma lista de aplicativos que conseguem armazenar a sua senha e acessar as suas contas. Separamos algumas opções, mas o mercado está repleto de outros serviços. O importante é conferir se o software que está sendo usado é certificado, sério e seguro. A escolha fica por conta do que o usuário precisa. 

LastPass:

Esse é um dos aplicativos mais famosos atualmente. Ele está na categoria de apps "freemium". Ou seja, há versões gratuitas, mas as melhores e mais completas exigem pagamento de mensalidade. Há ainda opções pessoais e empresariais, podendo fazer o uso do serviço de forma profissional.

LastPass App Store
LastPass PlayStore

O aplicativo está disponível tanto para desktop, quanto para dispositivos mobile. O serviço também está traduzido para o português, diferente de algumas outras opções que vamos mencionar posteriormente. Ele oferece a sincronia das contas entre diferentes dispositivos. 

Dashlane

Esse é outro serviço que tem suporte para os usuários brasileiros e também possui uma grande quantidade de assinantes. Ele funciona em plataformas móveis e também em desktop. Isso inclui: MacOS, Windows, iOS e Android. Além disso, é um serviço freemium, pode ser usado de forma gratuita, mas há opções mais completas, reservadas para os assinantes, assim como o anterior mencionado.

Dashlane App Store - iOS
Dashlane Play Store - Android

Uma assinatura é suficiente para usar o sistema em múltiplos dispositivos. Ele também usa uma senha mestra para gerenciar todas as contas de seu usuário. 

Keeper

O Keeper foi desenvolvido pela empresa de mesmo nome. Ele tem as mesmas funções: gerenciar senhas e preencher formulários. A segurança dos dados dos usuários é extremamente alta, classificado como "excelente" pelo PCMag, Editor's Choice, e também como "Melhor Segurança" segundo o Tom's Guide. 

Keeper Play Store - Android
Keeper App Store - iOS

Diferente de muitos gerenciadores de senhas, o Keeper tem suporte para o sistema Linux. Além disso, também pode ser usado em plataformas móveis, iOS e Android, em PCs Windows e MacOS. Ele permite fazer um teste grátis, mas depois uma assinatura é cobrada.

Bitwarden

O Bitwarden tem as mesmas funções dos demais já citados. A sua grande vantagem é o fato de ele ser totalmente gratuito e, de código aberto. Ele é um serviço hospedado em nuvem. Portanto, acessá-lo é bastante simples, disponível em qualquer dispositivo com internet. 

Bitwarden Play Store - Android
Bitwarden App Store - iOS

Por ser de código aberto, também é uma opção para os usuários de Linux. Os usuários de PC com macOS e Windows também podem usar o serviço. Para complementar, ele está disponível no mobile, tanto para Android como para iOS. 

1Password

Outra opção bastante popular é o 1Password. Ele é desenvolvido pela AgileBits Inc e possuem exatamente as mesmas funções. O gerenciador é descrito pela desenvolvedora como um "cofre virtual". Todas as informações dos usuários são armazenadas de forma criptografada nos servidores da empesa responsável. Ou seja, também usa o sistema de nuvem e precisa de internet para ser conectado.

1Password Play Store - Android
1Password App Store - iOS

Para acessar as funcionalidades é necessário pagar a mensalidade. Ele não conta com nenhuma opção gratuita, como algumas outras opções já citadas. Tanto desktop Windows e MacOS, como dispositivos móveis Android e iOS podem usar as funcionalidades do sistema. 

KeePass

O KeePass é mais uma opção de código aberto. Essa característica faz dele mais democrático, com mais suporte para diferentes sistemas operacionais de desktop. Sua função é a mesma e ele também é credenciado e seguro.

O KeePass é um serviço totalmente gratuito, desenvolvido primeiramente para atender apenas PCs Windows. Com o tempo, ele também passou a oferecer suporte para MacOS e também Linux, mas não está disponível para plataformas móveis. 

KeePassXC

O KeepassXC é um serviço de plataforma aberta e gratuito, que tem as mesmas funções de gerenciador de senhas. O sistema utiliza o formato de banco de dados de senha KeePass 2.x (.kdbx) como o formato nativo. Possui várias opções de segurança adicional, com suporte para arquivos de chave e YubiKey, por exemplo.

Segundo a Electronic Frontier Foundation, o serviço é "um exemplo de um gerenciador de senhas de código aberto e gratuito". Ele funciona apenas para dispositivos de desktop, MacOS, Windows e Linux. Não é suportado opções de sistema mobile.

RoboForm

O Roboform é um software desenvolvido, principalmente, para preencher formulários em páginas da web. Apesar disso, também tem a função de armazenar logins e senhas, assim como os demais gerenciadores. Seu objetivo é tornar as tarefas mais automatizadas, como se estivesse sendo realmente feita manualmente, mas usando tecnologia que facilita o cotidiano.

RoboForm App Store - iOS
RoboForm Play Store - Android

Ele tem suporta para inúmeros navegadores de Internet como: Microsoft Internet Explorer, Mozilla, Firefox, Netscape, entre vários outros. Portanto, pode ser instalado tanto em dispositivos móveis como em desktop.

Enpass

A Enpass também é uma opção de gerenciadores muito conhecida. O seu principal diferencial é que ela é um serviço offline, ou seja, não precisa de internet para ser acessado. Os dados dos usuários não são processados em servidores próprios da empresa. Ao contrário, eles ficam no dispositivo do próprio cliente, que mantém as informações de forma criptografada. Há a opção de sincronizar os dados com serviços de armazenamento em nuvem. Fica a critério do próprio usuário escolher qual sistema deseja usar.

Enpass Play Store - Android
Enpass App Store - iOS

Assim como outras opções mencionadas, ele é um serviço freemium. Até 25 senhas podem ser armazenadas de forma gratuita. Além de mais opções de logins, os usuários que decidirem investir no serviço também tem outras vantagens. 

Senhas seguras

Muita gente já sabe, mas nunca é demais lembrar. Algumas ações são essenciais para manter seus dados seguros. A primeira delas é manter um sistema de senhas forte. Ou seja, o código escolhido precisa ter caracteres variados, que não sejam muito lógicos e, de preferência, sejam longos. 

As senhas mais comuns são: 123456, 123456789, qwerty, password e 1234567

 

De acordo com a SpashData, em 2019 as cinco senhas mais usadas foram: 123456, 123456789, qwerty, password e 1234567. Muitos usuários ainda mantém um código que é lógico e pode ser descoberto com muita facilidade. Esse é o primeiro passo para manter seus dados e contas seguros.

É importante destacar que essa pesquisa considera apenas as senhas que se repetem com frequência. Apesar disso, há ainda outras que são muito comuns e também podem ser facilmente descobertas. Segundo a pesquisa, muitas pessoas ainda usam esses códigos convencionais, além de outras informações fáceis de serem descobertas como: data de nascimento, data de nascimento de filho(a), primeiros ou últimos dígitos do seu número de celular, etc. 

A dica é manter códigos variados. Caso use a data de nascimento, pode trocar as letras e números, adicionando caracteres especiais sempre que possível. Além disso, também é possível alternar entre letras maiúsculas e minúsculas e colocar palavras junto. Esse sistema pode ser usado como padrão por você mesmo e alterado com frequência. 

Algumas dicas para tornar a senha forte são colocar diferentes caracteres e terem um código longo

Outra dica é fazer senhas longas, que sejam fáceis de serem memorizadas, mas que não façam muito sentido. Por exemplo, é possível usar um gerador de palavras aleatórias e formar uma pequena frase. Vai ser mais fácil de lembrar um amontoado de palavras que "[email protected]" (apesar de parecer mias seguro), além de que pode ser mais seguro. 

O gerenciador de senhas ajuda especificamente nesse quesito, tornar as senhas salvas, de uma forma segura, mesmo com sistemas mais difíceis. Outro benefício é que muitos apps, como o Dashlane e outros, dão sugestões de senhas que o usuário pode aplicar. Isso ajuda a ter um código forte, que dificilmente será adivinhado, sem grandes esforços.

Salvar senhas

É importante manter as suas senhas fáceis de serem acessadas. Caso a sua memória não seja confiável, o melhor é testar algum aplicativo de gerenciamento. Todos os indicados acima são verificados e possuem certificação de segurança. Isso garante que suas informações não serão enviadas para pessoas com intenções duvidosas. Quando escolher a opção, vale pesquisar por vídeos de análises no YouTube. Isso pode ajudar a ver se o app usado é realmente o mais indicado para a sua necessidade. 

Gerenciador de senhar pode ajudar a criar a salvar suas senhas de forma segura

 

Vale a pena investir em um gerenciador caso você tenha dificuldades em manter os seus cadastros e sempre utiliza a ferramenta "esqueci minha senha". Em empresas, ou grandes escritórios, também pode ser uma boa ideia usar opções pagas, que geralmente contam com ainda mais opções. Apesar disso, vários apps gratuitos também conseguem entregar um ótimo resultado.

Caso tenha alguma sugestão extra, outro app que não citamos que é de sua confiança, deixe nos comentários a sua contribuição! 

Via: Neowin, Alura, TopTrustedSoftware
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.