Conheça os principais recursos do Samsung One UI 3.0 no Android 11
Créditos: Divulgação/ Samsung

Conheça os principais recursos do Samsung One UI 3.0 no Android 11

Confira as principais novidades, e alguns dos aparelhos já confirmados com suporte a nova versão

Leitura Rápida

  • A Samsung anunciou as novidades para a sua interface de usuário One UI 3.0, baseada no Android 11
  • Serão feitas algumas melhorias gerais e simplificação da interface
  • Grandes novidades não foram anunciadas
  • Os smartphones que terão suporte, em primeiro momento, são as linhas: Galaxy S20 e Note20
  • O update deve começar no final de novembro até o fim de dezembro de 2020

Logo depois que a Google anunciou a atualização de seu sistema operacional, Android 11, a Samsung já aproveitou para mostrar as novidades da sua interface de usuário, One UI 3.0. A empresa faz algumas modificações no sistema base, trazendo funcionalidades extras para seus usuários. A atualização traz um novo layout, sistema de notificações atualizado, novas rotinas para a Bixby, assistente pessoal e mais. No momento ele ainda não está sendo distribuído oficialmente, mas deve começar até o final de novembro de 2020.

One UI 3.0 Samsung

Para quem não sabe, interface de usuário é o nome dado ao espaço de interação que o usuário tem com o sistema. A base, o sistema operacional, é igual, o que modifica são algumas ações na visualização. Além da Samsung, muitas outras fabricantes também fazem mudanças no Android, para se adequar a funções de seu dispositivo. 

Cada fabricante adota um nome para essas modificações, a Samsung chama de One UI, a Xiaomi de MIUI, por exemplo. Quando a base, o Android, tem modificações, a interface precisa acompanhar, se adequando e trazendo novidades aos seus usuários. Por esse motivo, a One UI 3.0 é baseada no Android 11.

Dito isso, vamos falar sobre as novidades que a nova versão da interface da Samsung trouxe.  

One UI 3.0

Um dos principais pontos para o desenvolvimento da One UI não foi trazer novos recursos, mas sim, simplificar os já existentes. Portanto, não foram integradas muitas novas funcionalidades. Apesar disso, houve melhorias em muitas funções, tornando-as mais eficientes e úteis.

Continua após a publicidade

A Samsung melhorou e simplificou os recursos já existentes, mas não trouxe grandes novidades

 

O sistema geral passou por algumas modificações, tornando a visualização mais limpa e menos poluída. Alguns ícones trocaram o fundo para uma opção transparente, para melhorar a experiência. De forma geral, foram feitas modificações de melhorias, mas nenhuma grande função foi adicionada. 

Novidades One UI 3.0

A One UI 3.0 é um aprimoramento nítido da versão anterior, One UI 2.5. Como mencionado, os usuários não terão grandes novas tarefas. A maioria das novidades é decorrente ao Android 11 e não necessariamente de modificações feitas pela Samsung. 

Vamos descrever cada melhoria e novidade feita abaixo:

Menu configurações 

A Samsung fez algumas simplificações na sua interface. O menu foi um dos pontos que recebeu essa "enxugada" no layout. Todas as funções seguem as mesmas, a diferença está no local que o usuário fica alocado, assim como no agrupamento.

Continua após a publicidade

O objetivo é tornar a visualização mais direta, fazendo com que as funções sejam encontradas de forma mais ágil. Os ícones também passaram por modificações, agora eles possuem um "fundo", de cores diferentes. Isso também ajuda identificar a função de forma mais rápida. 

Tela sempre ativa - Good Lock

A Samsung também trouxe a função de Tela sempre ativa personalizável. Isso significa que o usuário pode usar fundos de tela, ou wallpapers, animados. Pode ser um pequeno vídeo, ou um GIF, que ficará sendo reproduzido no fundo sem apagar a tela. O objetivo é deixar o usuário totalmente livre para explorar conforme queira.

Economia de bateria

Se por um lado a empresa oferece modos de tela sempre ativa, também estão disponíveis opções para tornar a bateria o mais duradoura possível. A Samsung está aprimorando o modo economia de bateria nas configurações. Quando acionada, vários recursos são simplificados e o tema muda para o modo escuro. 

Os aplicativos que estão rodando em segundo plano também ficam limitados para poucos abertos de cada vez. Várias funções são alteradas, inclusive no layout. O intuito é usar esse recurso apenas em situações extremas, por mais que o usuário pode ativar sempre que o usuário quiser. Não é preciso que a bateria esteja acabando para que a função seja ativada. 

Layout telefone

Outra novidade da interface foi no Layout do aplicativo Telefone, que é usado para fazer chamadas. A Samsung modificou os ícones e, também está oferecendo botões de ação abaixo de um número ou contato com mais destaque, definido pelo usuário.

Outra nova possibilidade é personalizar a tela de chamadas recebidas. O fundo pode ser alterado, modificando toda a aparência do app. Assim, o usuário pode deixar as funções mais parecidas com a sua personalidade, ou o que mais se adapta às necessidades de cada dispositivo. 

Mensagens

O App mensagens também ganhou uma lixeira. Ela vai armazenar as mensagens excluídas por um curto período, caso algo seja deletado sem querer e, o usuário queira rever ou recuperar o que tinha sido excluído. Depois de um período a lixeira é esvaziada automaticamente.

AR Emoji

A Samsung também vai permitir que os seus usuários usem o seu avatar, criado pelo smartphone, em chamadas de vídeo. O rosto da pessoa é substituído pelo AR Emoji, que representa a sua face. 

 

É possível escolher e personalizar o seu Bitmoji até que ele fique o mais parecido com a aparência do usuário que quer ser retratado. Quando ele é ativado em chamadas, sua feição e movimentos serão reproduzidas de forma parecido com o real, mas o rosto é substituído pela caricatura virtual.

Notificações

O Android 11 trouxe uma grande modificação para a aba de notificações. Para acompanhar os recursos introduzidos pela Google, a Samsung também teve que mudar funções na One UI 3.0. Agora ela está muito mais compacta, além de trazer um fundo mais "transparente", deixando o fundo desfocado, mas presente. Antes o fundo ficava totalmente escuro.

Como é possível ver na imagem acima, o layout foi bastante modificado. Agora as funções Media e Devices estão maiores, centralizadas na parte de cima do dispositivo. Os ícones de configurações foram alinhados na parte superior direita, juntamente com as informações sobre a bateria, conexão, rede, etc.

As notificações de aplicativos, como mensagens e outras funções, ficam separadas. Isso permite que não fiquem muitas informações juntas, deixando mais confuso e difícil de localizar. Dessa forma, o acesso fica mais rápido. 

Notificações flutuantes

As notificações também ganharam a função que já é comum no iOS. Elas podem ser alocadas de forma flutuante, ficando disponível na tela. O usuário pode ter acesso mais rápido as funções presentes. 

É possível deixar em formato de bolha, em um pop up, ou ainda, desligada. Caso o usuário opte pela bolha, por exemplo, é possível responder e manter as conversas mesmo com outro app aberto. Para ilustrar, imagine que a Netflix está aberta e, ao mesmo tempo, é possível responder mensagens do WhatsApp, sem sair da série ou do filme. 

Para aqueles que acham desconfortável uma janela flutuante enquanto navega em outras abas, basta deixá-la desativada. Assim, as notificações serão enviadas na forma tradicional, sem atrapalhar. 

Barra de tarefas

Como já mencionamos nas notificações, a barra de tarefas também passou por atualização. Além do ícone, o layout geral passou por modificações. Alguns ícones foram modificados e o fundo está mais claro.

Como ela é responsável por mostrar as notificações, as novidades estão vinculados com o método mais prático de visualização dessas tarefas. Portanto, muitas mudanças já foram citadas. 

Navegador

O navegador também teve modificações. A própria Samsung vai bloquear o redirecionamento de sites, quando o botão voltar é clicado. Além disso, também vai avisar o usuário quando ele for acessar uma página que tenha muitos pop-ups e notificações. Esse excesso de cards que tiram a visualização não será exibido. O seu layout também foi alterado.

O menu opções foi modificado, para ficar mais fácil de ser acessado. Outra novidade é que o número máximo de páginas que podem ser abertas ao mesmo tempo aumentou para 99. Elas vão poder ser organizadas da forma que for melhor pro usuário, permitindo uma melhor visualização, mais próxima do que há no desktop. 

Edição de fotos na galeria

Não houve grandes mudanças na função de editar fotos diretamente na galeria dos Galaxy. Apesar disso, foi adicionada a opção de retornar para a foto original depois que ela é modificada. 

Bixby

As rotinas da Bixby - a assistente pessoal da Samsung, equivalente à Alexa da Amazon, ou a Siri da Apple -, foram atualizadas. Entre as novidades, está a possibilidade de modificar e personalizar ícones para cada rotina. Ela está trazendo mais eficiência para conectar e desconectar de aparelhos Wi-Fi e Bluetooth. A interface também teve algumas reduções deixando mais limpa.

O próprio sistema descreve e sugere algumas rotinas para o usuário, que podem deixar o seu dia a dia mais fácil e otimizado. Também é possível adicionar a sua rotina e fazer modificações conforme a necessidade, funções que já estavam disponíveis anteriormente. 

Histórico de notificações

Outra novidade que apareceu no Android 11 e foi adicionada na One UI 3.0 é o histórico de notificações. Ele aparece no sistema puro da Google e também pode ser usado pelos clientes da Samsung. Algo interessante é que a Samsung não habilita essa função como padrão. Para usar, é necessário ir até Configurações <  Notificações < Configurações avançadas e habilitar "Histórico de notificações".

Samsung DEX

A One UI 3.0 também vai aprimorar o recurso Samsung DEX que já estava presente na versão anterior. Esse recurso permite que o smartphone seja usado como uma unidade de processamento, sendo conectado sem fio com monitor, mouse, teclado e mais. A novidade nessa versão é a possibilidade de dar zoom no modo touchpad. 

Animações

A Samsung procurou deixar o sistema mais leve, ágil e responsivo. Para isso, as animações estão mais curtas e parecem mais suaves, comparada a versão anterior do sistema. Isso ajuda dar a sensação de que o sistema é mais rápido que os anteriores, já que a troca de aplicativos ocorre de forma mais eficiente. 

O sistema de gestos do Android passou por modificações, tornando-o melhor e funcionando em outros iniciadores. Os bugs que eles apresentavam no Android 10 foram identificados e corrigidos, fazendo com que o sistema funcione muito melhor que na atual versão. 

Controle de uso

Agora, é possível obter resultados de tempo de tela acesa de forma mais fácil e precisa. Isso pode ser útil tanto para controlar o tempo que o adulto está gastando com seu smartphone - podendo administrar melhor a sua rotina -, como para controle dos pais. 

Smartphones com suporte

Apesar da Samsung estar trazendo as atualizações para versões mais antigas do sistema está confirmado que apenas as linhas Galaxy Note20 e S20 terão as novidades em seus dispositivos até o final deste ano.

Apesar disso, é possível que a Samsung traga também para as linhas Galaxy S10, e Note10, além dos dobráveis da família Galaxy Z (que já estão confirmados, mas sem data de lançamento anunciada). Apesar de ser uma possibilidade, nada ainda foi confirmado oficialmente pela Samsung. Caso eles tenham o update, é provável que só aconteça no próximo ano.

Neste momento, todos os dispositivos da série Galaxy S20 e Galaxy Note 20 estão com suporte para as novidades do sistema. Alguns modelos já estão rodando a versão antecipada, para testar as funcionalidades antes de elas serem distribuídas massivamente. Para isso, é necessário que o usuário faça parte do programa Samsung Members. 

Smartphones confirmados para receber a One UI 3.0 até o final de 2020

  • Galaxy S20
  • Galaxy S20 +
  • Galaxy S20 Ultra
  • Galaxy S20 FE
  • Galaxy Note20
  • Galaxy Note20 Ultra
  • Galaxy Note20

Smartphones confirmados para receber a One UI 3.0 (sem data)

  • Galaxy Fold 
  • Galaxy Z Fold2
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Tab S7

Como mencionamos, esses aparelhos já estão confirmados com o suporte, mas nada impede que a Samsung traga a opção para ainda mais linhas, no futuro. Caso isso ocorra, outras linhas podem receber as novidades. Ainda é necessário uma confirmação oficial da empresa sobre essas informações.

One UI 3.0 para smartphones dobráveis

O smartphone dobrável já apareceu com atualizações na versão beta. Os recursos são os mesmos, a diferença está na adaptação para as múltiplas telas disponíveis nesses aparelhos. 

As novidades específicas para o dobrável são em suas tarefas em múltiplas abas. O fato de ter várias telas, além de um espaço maior, faz com que o dispositivo possa ser usado em multitarefas de uma forma mais eficiente. 

Parece que o Fold original também receberá as novidades da One UI 3.0. O dispositivo vai integrar a função de pré-visualização dupla e selfie com câmera traseira. Essas funções já estão presentes no Fold2, desde o seu lançamento.

A versão Beta também já está sendo testada nos dispositivos dobráveis da Samsung. Apesar disso, diferente dos topo de linha da empresa, não há uma possível data para o início da distribuição geral. 

Tablets com suporte ao One UI 3.0

Assim como está acontecendo com os smartphones dobráveis, os tablets da Samsung estão com beta, mas sem previsão de chegada para o público geral. Muitas funções do Galaxy Tab S7 - como a divisão de tarefas na tela, por exemplo -, é semelhante ao Fold2, por exemplo. Isso é válido para as funções multitarefas e outras possibilidades de divisão de tela.

Em geral, as demais modificações no layout e mudanças de menu e configurações são as mesmas. É possível que a liberação aconteça logo depois que ela esteja estável para os dispositivos da família Galaxy S20 e Note20. A Samsung ainda não confirmou quando a distribuição irá começar.

Disponibilidade

A Samsung anunciou que a One UI 3.0 vai chegar junto com o update de segurança de dezembro para os primeiros Galaxy S20 e Note20. O beta já está rodando em uma série de outros smartphones, espalhados em várias regiões do mundo. 

Galaxy S20 e Note20 devem começar a receber One UI 3.0 a partir de novembro de 2020

A Coréia do Sul foi a primeira a receber os testes, que é o país onde a empresa tem sua sede. Logo em seguida outras regiões da Europa, como na Alemanha e no Reino Unido, começaram a registrar as primeiras versões do update na versão Beta. É esperado que a versão oficial siga esse fluxo.

As atualizações são enviadas via OTA (Over The Air), o que indica que alguns modelos recebem antes que outros. Como a versão de segurança será de dezembro, é possível que até o final do próximo mês ainda tenham smartphones recebendo as novidades (das linhas confirmadas pela Samsung). 

Atualização One UI 3.0

A Samsung já está começando a distribuir o update para alguns smartphones Galaxy S20 e Note20, mas na versão beta, como mencionado. A última versão é a G98xxXXU5ZTKF e, tem cerca de 200 MB de tamanho. Uma novidade é que essa versão não é reversível. Ou seja, os usuários Samsung Members não podem voltar a usar ao sistema atual. 

Até a segunda quinzena de novembro, a Samsung estava permitindo a reversão para os Samsung Members. Segundo o SamMobile, site especializado em notícias sobre a Samsung, isso não está mais sendo possível desde o dia 19 de novembro, data do último envio feito pela coreana.

Isso indica que a versão Beta está chegando ao fim e, que a opção estável já está pronta. Assim, os usuários que estavam testando ficam com essa versão do sistema e, ela começa a ser distribuída para outros aparelhos em breve. 

Em resumo, a One UI 3.0 está chegando. É esperado que até o final de novembro as primeiras regiões já comecem a receber as novidades. O objetivo é que até o final de 2020 todos os Galaxy S20 e Note20 já estejam com a One UI 3.0 baseada no Android 11 rodando em seus dispositivos.

Via: Neowin, SamMobile, XDA-Developers Fonte: Samsung, SamMobile (2)
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Samsung pode matar linha Galaxy Note e trazer S Pen no S21 e Fold 3

Samsung pode matar linha Galaxy Note e trazer S Pen no S21 e Fold 3

Galaxy Note 20 pode marcar o último capítulo da famosa série de celulares da fabricante sul-coreana


Volte no tempo com o emulador do Windows 1.0, sistema que já existe há 35 anos

Volte no tempo com o emulador do Windows 1.0, sistema que já existe há 35 anos

Em novembro de 2020, o Windows completou seu 35º aniversário


Novos rumores apontam o novo OnePlus 9 Pro também com tela curva

Novos rumores apontam o novo OnePlus 9 Pro também com tela curva

Segundo os boatos a OnePlus vai seguir a linha de display curvo em seus smartphones e terá uma câmera semelhante a do Galaxy Note 20


Google mudará a forma como desenvolvedores publicam seus aplicativos na Google Play Store

Google mudará a forma como desenvolvedores publicam seus aplicativos na Google Play Store

A partir de agosto de 2021 eles deverão ser publicados no formato Android App Bundle (.aab)


Google Assistant chega a TVs Samsung em mais países, mas Brasil ainda fica de fora

Google Assistant chega a TVs Samsung em mais países, mas Brasil ainda fica de fora

Suporte é expandido apenas na Europa, mas deve chegar por aqui até o fim do mês