Google Nearby: veja como funciona o
Créditos: Divulgação/ Google

Google Nearby: veja como funciona o "AirDrop" dos Androids

A nova função chegou em agosto de 2020 e já está disponível em algumas versões do Android

Leitura Rápida

  • A Google começou a disponibilizar o Nearby em agosto de 2020
  • A tecnologia é um modo de trocar informações entre aparelhos próximos
  • É possível enviar mensagens curtas e grandes arquivos, para dispositivos das proximidades
  • Ele já está disponível nas versões mais recentes do Android, mas tem suporte para a versão Marshmallow 6.0 ou superior

A Google lançou uma nova função para seu sistema operacional Android, o Google Nearby. As suas funcionalidades são muito semelhantes ao AirDrop dos iPhones. Basicamente, ele é usado para trocar informações entre dispositivos que estiverem próximos de forma mais fácil.

Além das versões mais recentes do Android, a Google irá disponibilizar a função desde a opção Marshmallow (Android 6), de 2015. Todos os sistemas superiores a este terão suporte para a troca de informações. 

Mas, a final de contas, o que é esse novo sistema? Qual será o seu benefício? Como usar e como funciona? Tudo isso vamos responder neste artigo.

O que é Google Nearby?

Basicamente, o Google Nearby é uma forma de compartilhar arquivos de forma segura e rápida. Sim, há inúmeras opções de trocar informações entre dispositivos. O que o difere é o fato de ter maior integração com os sistemas da Google.

Google Nearby

Isso indica que um usuário no Chrome pode enviar arquivos para o smartphone, ou vice e versa. Isso permite que ele troque dados com outros dispositivos com sistemas operacionais diferentes. No caso de desktop o mais comum é o Windows e Mac, mas qualquer dispositivo com acesso ao navegador da Google também pode ser usado.

Continua após a publicidade

O Google Nearby oferece APIs de conexões próximas -  que permite interações com dispositivos que estejam nas proximidades. A Google descreve que isso permite uma vasta interação, como em jogos multiplayer, bem como colaboração em tempo real, formação de grupos, transmissão com o recurso ou compartilhamento de conteúdo, entre outras opções.

Também é possível usar a API de mensagens próximas. Ela permite que sejam enviadas mensagens curtas, entre dispositivos que estiverem nas proximidades. Esse sistema permite comunicação também com dispositivos iOS, que é o sistema operacional mobile da Apple, além do próprio Android. 

O Google Nearby oferece APIs de conexões próximas:  que permite interações com dispositivos que estejam nas proximidades

Para quem não sabe, API é um termo usado na informática para definir um conjunto de rotinas e padrões. O termo em si é uma sigla, referente as palavras em inglês "Application Programming Interface". Em tradução para o português fica algo como "Interface de Programação de Aplicativos". Esse termo vai aparecer bastante. 

É possível usar o Nearby também para emparelhar dispositivos Bluetooth. Ou seja, pode conectar o seu smartphone com um fone de ouvido sem fio, por exemplo, ou outros gadgets. Para que isso aconteça as fabricantes precisam adicionar a função Fast Pair em seus dispositivos.

Esse é um ponto importante. O Nearby foi implementado pela Google em agosto de 2020, então é uma tecnologia consideravelmente nova. É comum que, nos primeiros anos de lançamento, as funções ainda sejam um pouco limitadas. Isso se agrava ainda mais porque o Android é um sistema bastante vasto. As fabricantes adaptam o SO para seus aparelhos, da forma como acreditam ser o melhor.

Isso indica que, por mais que ele tenha suporte para versões mais antigas, elas podem não chegar aos aparelhos, necessariamente. O principal motivo é por poder precisar enviar alguma atualização. Algumas fabricantes acabam "abandonando" os updates dos smartphones depois de algum tempo. Pode ser o caso de vários dispositivos com versões mais antigas do Android. 

Continua após a publicidade

Pode ser que em versões mais antigas do Android o aparelho não tenha suporte para o Nearby Share

 

A falta de suporte pelas fabricantes também pode fazer com que o recurso seja pouco utilizado. Para melhor uso da função é necessário que as empresas parceiras incluam o suporte em seus gadgets. É esperado que isso aconteça com os próximos updates. 

Como funciona o Google Nearby

Como já mencionamos, a Google desenvolveu o Nearby de forma que ele consegue interagir com Wi-Fi, Bluetooth, IP e áudio. Isso faz com que o seu suporte seja bastante amplo, uma vez que pode ser conectado via quase qualquer sistema wireless. 

Vantagens do Google Nearby

Uma grande vantagem do sistema é que o smartphone não precisa estar conectado com a internet. Além disso, ele permite trocas entre outros sistemas operacionais, que não precisam ser necessariamente da Google. Isso abre para maiores possibilidades. 

Esse sistema deve ser usado apenas com dispositivos que estão próximos. Então, é possível localizar arquivos em diferentes aparelhos, transferindo-os de forma rápida e eficiente. Ele é altamente indicado quando há vários aparelhos juntos e alguma informação quer ser trocada. 

As possibilidades são inúmeras. Em aulas é possível enviar arquivos para os colegas, ou alunos, para acompanhar alguma informação que vai acrescentar. Em jogos multiplayer ele também pode ser uma adição. Quando vários jogadores estão reunidos para 

Qual API Nearby usar

O Google Nearby pode ser usado em várias situações, como mencionamos acima. A própria empresa recomenda como usar e em quais situações a função é útil.

Situações para usar Nearby Connections API 

  • Para localizar dispositivos próximos sem conexão com a Internet
  • Quando se deseja transmitir algum tipo de conteúdo, cargas ou arquivos arbitrários entre dispositivos próximos.
  • Para usar as tecnologias ponto a ponto mais recentes, como Wi-Fi Aware, quando estiver disponível.
  • Quando for necessário se comunicar entre dispositivos Android.

Além de poder enviar ficheiros inteiros, grandes arquivos e outros tipos de conteúdo, a Google também previu informações mais rápidas. Imagine que você quer trocar um link de busca entre o seu computador e seu celular. Isso é possível fazer usando o API de mensagens próximas.

Diferente da API Nearby Connections, a de mensagens demanda internet para fazer as trocas de informações. As mensagens enviadas são transmitidas pela nuvem, por essa razão é preciso que os dispositivos estejam conectados a qualquer rede. Não precisa, necessariamente, ser a mesma. Porém, como mencionado logo no início, essa tecnologia é de troca de informações com aparelhos próximos. 

Situações para usar API de mensagens próximas.

  • Para descobrir dispositivos próximos enquanto estiver conectado à Internet.
  • Quando se deseja recuperar pequenas cargas úteis unilaterais de dispositivos próximos.
  • Quando o usuário desejar colocar limites de distância aproximados nos dispositivos que detecta.
  • É possível definir ambientes para se conectar, por exemplo: "apenas detecte dispositivos que estão na mesma sala."
  • Para fazer a varredura de dispositivos Bluetooth de baixa energia e recuperar acessórios de beacon.
  • Para fazer a comunicação direta e rápida entre dispositivos Android e iOS.

Basicamente, o usuário precisa escolher entre dois formatos. O primeiro é mais amplo, não precisa de internet e é um pouco mais restrito. O segundo consegue fazer comunicação com mais dispositivos, usa a nuvem e precisa de acesso a uma rede. 

Disponibilidade

O Google Nearby é uma função do Android, portanto os dispositivos com o sistema operacional da Google terão acesso. Isso é válido para a base comum do sistema, portanto mesmo usuários que tenham smartphones com modificações na interface de usuário, ainda assim terão acesso.

Qualquer Android Marshmallow (6.0), ou superior, pode usar a tecnologia

 

Já mencionamos que, qualquer smartphone com Android Marshmallow, ou superior, vai poder usar a tecnologia. Essa é a versão 6.0, lançada em 2015. Apesar de haver alguns aparelhos ativos com versões anteriores do sistema, eles estão sendo cada vez menos usados.

Isso indica que, a massiva maioria dos smartphones Android terão acesso à tecnologia. O que pode acontecer é que as fabricantes não disponibilizem novas atualizações para o Android. Isso vai fazer que, embora o sistema tenha o suporte, ele não chegue aos dispositivos mais antigos, principalmente aqueles que já não recebem mais suporte da fabricante. 

Como mencionamos, as mensagens também vão poder ser enviadas via API no iOS. Mas, para que isso funcione, é necessário haver alguma troca entre o Chrome, por exemplo. Assim um app da empresa consegue acessar o serviço dos Androids.

O lançamento do Google Nearby aconteceu em agosto de 2020. Todos os smartphones com as versões mais recentes do Android já tem acesso e podem usar as funcionalidades. 

Como usar o Google Nearby

A Google desenvolveu o Nearby para ele ser fácil de ser usado. Quando o usuário clicar em "compartilhar" vai aparecer a opção de enviar via Nearby. Em português é traduzido como "compartilhar por proximidade". Ele detecta automaticamente os aparelhos que estão aos arredores para enviar.

o Nearby vai ser uma das opções de compartilhamento, além das mais comuns como: WhatsApp, Gmail, Twitter, entre outros aplicativos. Assim que o usuário selecionar a opção "Compartilhar por proximidade", ele vai verificar quais dispositivos estão próximos, para enviar o conteúdo.

É necessário que o smartphone esteja com o Bluetooth, a localização e o Wi-Fi ativado para compartilhar o conteúdo por proximidade. Quando clicar na opção o próprio recurso vai dar a opção de ativar tudo automaticamente. Depois disso é feito uma varredura no ambiente para detectar os possíveis dispositivos que estão próximos e que podem receber o arquivo.

Qualquer smartphone com Android acima do 6.0 pode testar o recurso clicando em "compartilhar" em qualquer conteúdo.

Via: 4GNews, XDA-Developers, Wired, Android Central, Xda- Developers (2) Fonte: Google Developers
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Chrome agora permite comandos via barra de endereços - veja como usar

Chrome agora permite comandos via barra de endereços - veja como usar

Transforme sua aba do navegador da Google em um prompt de comandos


Desempenho dos Qualcomm Snapdragon 875 e 775G no AnTuTu teriam sido revelados

Desempenho dos Qualcomm Snapdragon 875 e 775G no AnTuTu teriam sido revelados

Topo de linha da empresa seria 25% mais rápido do que o seu antecessor


Microsoft estaria planejando fazer apps do Android rodarem no Windows 10

Microsoft estaria planejando fazer apps do Android rodarem no Windows 10

Novidade deverá aparecer na atualização do 2ª semestre de 2021


Atualização do YouTube para Android TV adiciona suporte para streaming de conteúdo em 8K

Atualização do YouTube para Android TV adiciona suporte para streaming de conteúdo em 8K

O suporte está disponível a partir da versão 2.12.08 do aplicativo em TVs com o Android 10 ou posterior


Android pode trazer atualizações via Play Store com Android 12

Android pode trazer atualizações via Play Store com Android 12

O objetivo seria pequenas atualizações que poderiam ser entregues mais rápidas