GeForce RTX 3080: confira as tecnologias que chegam com a nova placa de vídeo da Nvidia
Créditos: Nvidia

GeForce RTX 3080: confira as tecnologias que chegam com a nova placa de vídeo da Nvidia

Falamos das aplicações apresentadas pela Nvidia e como elas podem te ajudar no dia a dia profissional e no lazer

A Nvidia anunciou recentemente suas novas placas de vídeo RTX 3090, RTX 3080 e RTX 3070, prometendo mais desempenho por um preço menor em relação à série 20, sua linha anterior de placas de vídeo.

Ainda que as placas de vídeo sejam muito lembradas pela utilização em jogos, manter uma taxa mais alta de quadros por segundo em altas resoluções e texturas em alta qualidade é apenas uma de suas utilidades.

A chegada destes novos chips gráficos marca o avanço do Ray Tracing (Traçado de Raios) e também da melhoria de tecnologias importantes para indústria do entretenimento.

Seja na hora de jogar ou até mesmo de iniciar uma chamada de vídeo, as novas placas de vídeo da Nvidia prometem fazer parte do seu dia a dia. Durante o evento de lançamento, a Nvidia deixou claro que suas novas placas não trazem vantagens apenas para quem joga. Sendo assim, abaixo você confere algumas das novidades relacionados a elas.


Nvidia Broadcast

Durante o evento de lançamento, a Nvidia deixou claro que suas novas placas não trazem vantagens apenas para quem joga.ce_titulo} 

Com foco em quem faz transmissões, o Nvidia Broadcast permite configurar rapidamente Webcam, microfone, alto-falantes de maneira fácil. Mas seu destaque está em suas aplicações que utilizam o máximo do aprendizado de máquinas (machine learning).

Continua após a publicidade

Você pode, por exemplo, remover o fundo sem a necessidade de um fundo azul/verde (chrome key). É possível alterar o fundo para uma imagem, vídeo, ou deixar sem nada para que possa transmitir gameplays.

Em tempos de pandemia, com escolas e faculdades funcionando online, poder alterar a imagem assim é algo que pode ser extremamente útil.

Outro ponto interessante é que você pode desfocar o fundo com apenas um clique, já que o software é capaz de identificar quem é você (e sua cadeira) e embaçar todo o resto. Isso cria um efeito profissional e que somente seria possível desembolsando uma boa grana em uma câmera DSLR.

Além disso, também há a oção de remover ruído ambiente captado pelo seu microfone. Por exemplo, se você está em uma conversa online e alguém está fazendo barulho de onde você está falando, você pode ligar o supressor de ruído e garantir que a pessoa do outro lado continue escutando sua voz com clareza, sem interferência.

Tudo isso utilizando núcleos de processamento da placa de vídeo. E quanto mais avançamos em tecnologia nas placas de vídeo, melhor conseguimos fazer esses efeitos.

Tik Tok, Instagram e outras redes sociais, utilizam de muitas desses efeitos de maneira simplificada. Com o avanço da tecnologia, a tendência é vermos uma aplicação ainda melhor disso tudo até mesmo no celular. O Nvidia Broadcast chega em setembro.


Omniverse Machinima

A popularização de ferramentas 3D criou um novo tipo de arte, o Machinima. Uma forma de storytelling que cria trechos cinemáticos com conteúdos disponibilizados por estúdios desenvolvedores de jogos. Também podem ser feitos com assets grátis espalhados pela internet ou  ainda originais do próprio criador.

Apesar de não ser algo muito recente, estamos acompanhando um crescimento deste tipo de produção, algo que chama atenção e merece destaque.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, a Nvidia lançou o Omniverse Machinima, que utiliza o poder das placas de vídeo RTX para auxiliar na criação destes conteúdos.

Machinimas devem se tornar muito acessíveis nos próximos anos, ganhando espaço em conteúdos no YouTube

A ferramenta foi criada para simular reflexos e outros elementos gráficos com precisão. Com o aplicativo você pode utilizar a Webcam para animar personagens, criar animações faciais utilizando a voz, simular partículas com alta precisão, criar materiais e combinar tudo isso para renderizar em um vídeo 2D.

A Nvidia anunciou que o aplicativo é compatível com outros grandes nomes da indústria, como 3DS Max,  Maya, Photoshop, Unreal e outros. Além disso, traz um biblioteca de assets que podem ser utilizados para a criação de Machinimas.

O Omniverse terá uma versão beta disponibilizada em outubro.


Deep Learning

A Nvidia promete um grande avanço em deep learning, parte do aprendizado das máquinas, e deu diversos exemplos de como isso já vem sendo utilizado. 

Um dos exemplos mostra como a inteligência artificial consegue combinar dois rostos de maneira precisa. Algo que mostra a capacidade da tecnologia de reconhecer os traços da face humana. Isso é possível com o treinamento da máquina utilizando um grande volume de dados e alto poder de processamento.

Outro exemplo mostra o reconhecimento da fala sendo aplicada a um personagem 3D. Segundo a Nvidia, os movimentos labiais se baseiam no som, sendo capaz de funcionar com qualquer língua.

Mas a tecnologia que mais me chamou atenção é a capaz de gerar objetos 3D animados através de um vídeo 2D, são inúmeras as possibilidades. 

Além disso, vimos como a empresa está conseguindo simular tecidos e preencher pixels ausentes de um vídeo ou imagem.

A grande promessa é poder utilizar tudo isso em tempo real com poder de processamento num futuro não muito distante e com ainda mais precisão.


Impacto no Cinema

Efeitos visuais complexos não são feitos com computadores simples e o avanço de tecnologia em processamento gráfico é fundamental pra gerar imagens incríveis que vemos em filmes.

Rei Leão, reboot que foi lançado em 2019, demoraria cerca de 9 mil anos para ser renderizado em um só computador. Para que a renderização fosse feita em tempo útil foram utilizados 15 mil computadores. Isso mostra como as tecnologias de processamento impactam no nosso dia a dia.

Com as novas placas Nvidia e núcleos de processamento exclusivos para cálculos ray tracing (traçado de raios), animações com reflexos ganham muito. Com o tempo teremos mais precisão (realismo) nos reflexos gerados e em menos tempo.


Impacto em jogos

É claro, você pode esperar um aumento significativo no desempenho em jogos. Vimos o que uma RTX 3080 é capaz de fazer rodando DOOM Eternal em 4K 120FPS: deixar sua antecessora RTX 2080Ti muito pra trás.

Mas a evolução dos chips gráficos também são fundamentais para a imersão em jogos. Aplicar texturas melhores, fazer o traçado de raios com precisão e garantir alto desempenho faz com que games sejam ainda mais imersivos. Isso faz com que novas experiências, formas de jogar, sejam criadas.

Apesar do realismo que é acrescentado em jogos com o ray tracing, Minecraft e Fornite, dois jogos que não trazem os gráficos como um grande destaque, ganharam espaço no evento da Nvidia. Mesmo assim, dá para entender o porquê.

Neste ano, mais de 28 milhões de pessoas assistiram simultaneamente o show de Travis Scott em Fortnite, mostrando que games hoje também se comportam como espaços sociais de enorme importância. Se você joga Minecraft e Fortnite, uma boa notícia, agora você pode utilizar Ray Tracing para melhorar sua jogatina.

Uma tecnologia interessante que não foca em aumentar FPS e que merece destaque é a Nvidia Reflex, que promete melhorar o tempo de resposta em jogos online. A tecnologia foi criada para auxiliar jogadores a conseguirem enxergar o que está acontecendo com mais precisão, reduzindo a latência do sistema. A aplicação reduz o tempo de resposta do mouse, por exemplo, algo que tem impacto direto no gameplay.


Testes de desempenho

Com o aumento de aplicativos que tiram proveito do poder de processamento de GPUs, atualizamos nossa bateria de testes com alguns dos softwares mais importantes do mercado.

Adobe Premiere CC 2020
O Premiere da Adobe é referência mundial quando falamos em software para edição de vídeos, e que em suas últimas versões também tem aproveitado do benefício dos GPUs para ajudar a acelerar a renderização. Abaixo o comportamento das placas comparadas:

Blender
Outro belo teste para ver como se comporta a placa de vídeo na ajuda com o processo de renderização de imagens e vídeos. O Blender se destaca por ser de uso aberto e também atualizado com o que existe de tecnologias mais recentes no mercado.

V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, mais um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for o tempo, melhor é o desempenho.

3DMark
E se falamos em benchmarks, não poderíamos deixar de fora um dos mais icônicos testes do mundo, especialmente para desempenho de placas de vídeo, o 3DMark. Confiram abaixo como a placa se sai no teste Fire Strike Ultra, que roda em resolução 4K.

Flight Simulator 2020
O novo simulador de voo da Microsoft chegou com um hype imenso e logo se tornou uma referência quando se trata de gráficos de alta qualidade, com cenários incríveis beirando a realidade em vários momentos, ideal para ver o comportamento de placas de vídeo. Apesar de ser um game recente e da Microsoft, a API utilizado ainda é DX11.


Considerações finais

Aplicações gráficas de maneira geral utilizam placas de vídeo, isso quer dizer que se você é do tipo de pessoa que precisa de mais desempenho para lidar com softwares pesados e sempre utiliza o que há de melhor, agora terá a opção de utilizar algo mais potente para te ajudar nesta tarefa.

29/01/2018 às 12:16
Artigo

Afinal, o que é Realidade Aumentada?

Entenda o conceito desta tecnologia e como promete mudar nossas vidas

Desenvolvedores de jogos, modeladores 3D, profissionais de ArchViz e tantos outros poderão utilizar o máximo das placas de vídeo Nvidia 3070, 3080 e 3090 quando chegarem ao mercado em breve. E a promessa é que chegarão mais baratas que a série 20.

Ainda assim, sobre os preços, há alguns detalhes importantes a serem mencionados. A Nvidia, no modelo "Founders Edition", a padrão da empresa (e que não será vendida), tem o preço sugerido de:

U$1499 - GeForce RTX 3090
U$699 - GeForce RTX 3080
U$499 - GeForce RTX 3070

Levando esses preços em consideração, poderíamos esperar uma RTX 3070 por R$2632 ou algo aproximado a isso. Mas a Nvidia comenta que isso pode não acontecer devido a atual situação do mercado. Com diversas empresas com placas da série 20 em estoque, pode acontecer de vermos um preço um pouco mais alto no lançamento com tendência a cair nos meses seguintes.

 

Dessa forma, apesar de a Nvidia ter caprichado nos preços, não foi favorecida pelo momento. Mesmo assim, isso deve ter um reflexo positivo nos próximos meses.

Sobre as tecnologias aplciadas, o que mais me chama atenção é que diversas aplicações de machine learning começaram a ganhar espaço nos últimos anos. Os filtros do TikTok mostram um pouco do que a gente pode esperar da próxima década e tudo isso sendo aplicado com precisão.

Um exemplo de como software e hardware estão trabalhando realmente bem é o vídeo gravado por Jacson Boeing no nosso canal no YouTube. A realidade aumentada é uma das tecnologias que deve ser amplamente adotada nos próximos anos e já vem ganhando espaço, como demonstra o vídeo abaixo.

 

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Samsung estaria desenvolvendo ISOCELL Vizion, seu próprio sensor 3D ToF

Samsung estaria desenvolvendo ISOCELL Vizion, seu próprio sensor 3D ToF

Tecnologia tem como principais aplicações uso em Realidade Aumentada e no Modo Retrato


TSMC atingiu o limite de produção para chips de 5nm, Apple é a principal compradora

TSMC atingiu o limite de produção para chips de 5nm, Apple é a principal compradora

Fabricação dos novos modelos de processadores da Apple baseado em ARM é o principal motivo


Nvidia Broadcast agora está disponível para melhorar o som e imagem das suas lives

Nvidia Broadcast agora está disponível para melhorar o som e imagem das suas lives

App usa inteligência artificial para reduzir ruídos do microfone e criar efeitos no vídeo


Facebook vai lançar óculos inteligentes em 2021 em parceria com Ray-Ban

Facebook vai lançar óculos inteligentes em 2021 em parceria com Ray-Ban

Empresa ainda não revelou detalhes como recursos ou funcionalidades do produto


Adrenaline confirma os preços da RTX 3070 por R$ 4.000, RTX 3080 por R$ 5.500 e RTX 3090 por R$ 11.500

Adrenaline confirma os preços da RTX 3070 por R$ 4.000, RTX 3080 por R$ 5.500 e RTX 3090 por R$ 11.500

Adrenaline afirma que fontes confiáveis confirmaram o preço das Geforce RTX Series 30 no Brasil