Como usar o Reels do Instagram? Veja como funciona o concorrente do TikTok
Créditos: Divulgação/ Instagram

Como usar o Reels do Instagram? Veja como funciona o concorrente do TikTok

O Instagram adicionou uma nova ferramenta para a sua plataforma

Leitura Rápida

  • Como fazer um reels:
  • Primeiramente, abra o app do Instagram
  • Vá em Stories (Pode ser clicando na aba Seu Story, na parte de cima do aplicativo, ou deslizando para a esquerda)
  • Você vai notar que a câmera foi aberta, como se você fosse iniciar um Stories normal
  • Na parte mais inferior desta tela há algumas opções. No centro está "Story", na esquerda "Ao vivo" e na direita está a opção "Reels"
  • Deslize para a direita que a aba do Reels já será aberta

O Instagram lançou oficialmente no dia 5 de agosto a plataforma Reels. Essa novidade fica dentro da própria rede social e foi uma maneira que o Facebook (empresa dona do Instagram) encontrou de concorrer com o aplicativo TikTok. Por esse motivo, é possível perceber diversas semelhanças com o app chinês. 

Site oficial do Instagram

Essa não é a primeira vez que a empresa faz algo semelhante. Para quem não lembra, os stories foi uma maneira encontrada pelo Instagram de concorrer com o Snapchat. A ferramenta se popularizou muito, sendo inclusa em outros aplicativos da empresa, como o próprio Facebook e também na aba Status do WhatsApp. Parece que o Reels está fazendo o mesmo, mas dessa vez com o TikTok.

Reels é uma maneira de compartilhar vídeos curtos e divertidos no Instagram

Em geral, o Reels é uma maneira de compartilhar vídeos curtos, de até 15 segundos. Há uma série de ferramentas disponível para explorar a criatividade e produzir conteúdo dentro da plataforma. 

Como iniciar o primeiro Reels

Todo o processo é feito como um "aprimoramento nos stories". Já estava disponível anteriormente uma função que era chamada de "Cenas", para os usuários brasileiros. Ela foi substituída pelo Reels, mas apresenta funções muito semelhantes, principalmente na interface de usuário. 

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Para iniciar um Reels:

  • Primeiramente, abra o app do Instagram
  • Vá em Stories (Pode ser clicando na aba Seu Story, na parte de cima do aplicativo, ou deslizando para a esquerda)
  • Você vai notar que a câmera foi aberta, como se você fosse iniciar um Stories normal
  • Na parte mais inferior desta tela há algumas opções. No centro está "Story", na esquerda "Ao vivo" e na direita está a opção "Reels"
  • Deslize para a direita que a aba do Reels já será aberta

Esse vídeo pode ser publicado de diferentes maneiras. A primeira delas é como um stories normal, como seria feito com o Cenas, por exemplo. Será um vídeo um pouco mais produzido, mas será enviado apenas para o Story e vai desaparecer em 24 horas.

Pode ser também enviado diretamente para a aba "explorar". Isso vai garantir que o seu acesso seja um pouco maior que apenas para os seus seguidores, sendo entregue para mais pessoas. Você pode selecionar a opção "Também compartilhar no Feed". Isso garante que seus seguidores vejam sua publicação como uma foto ou vídeo que seria publicada normalmente.

Esse vídeo não vai ficar na aba principal do seu feed. Ele será colocado na segunda ou terceira aba, criada especificamente para armazenar esse tipo de vídeo. Ele fica em espaços reservados - assim como funciona com os IGTVs, que diferente dos Reels, compartilha vídeos longos -, as demais funções do app ficam ao lado em seu perfil, assim como mostra a imagem acima. 

Ferramentas do Reels

Como é possível ver na tela acima, a interface do Reels se parece muito com o Cenas. Há poucos ícones disponíveis. Na parte mais inferior, onde há os círculos, são os efeitos. Eles funcionam da mesma forma que nos Stories. Também há as mesmas ferramentas dos stories na parte superior: flash, ferramentas e excluir a gravação.

O sistema do Reels se parece muito com a função "Cenas", que foi substituída pela nova ferramenta

 

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Na parte esquerda estão disponíveis quatro ícones. O primeiro deles é o áudio. Lá o usuário escolhe se quer usar alguma música, disponível na biblioteca, ou se deseja usar um áudio criado por outro usuário, que foi salvo anteriormente. Também há a opção de criar um áudio original. Ficam expostas três partes: pesquisar músicas, para você e explorar. Você pode escolher e adaptar o áudio ao conteúdo que está sendo produzido.

O segundo ícone é a velocidade. Isso define o tempo do seu vídeo. É possível fazer takes em câmera lenta, como também pode deixar as ações mais rápidas. Como são vídeos de no máximo 15 segundos, essas funções são extremamente importantes. 

Os efeitos são usados assim como nos stories. Eles podem ser usados em conjunto com a criação, para tornar os vídeos mais engraçados, por exemplo. É possível selecionar o mesmo efeito ao longo do vídeo todo, como também trocar. Quando o primeiro take é feito, o segundo não seleciona novamente. Se o usuário quiser usar o mesmo, será necessário selecionar (outro ou o mesmo efeito), para o segundo take, ou o vídeo vai ficar sem o efeito desejado. 

Por fim, há o ícone temporizador. Ele funciona como em câmeras normais e ajuda o criador fazer um conteúdo sem precisar de ajuda. Isso porque é possível selecionar um tempo para que o vídeo inicie a gravação. Assim, é possível arrumar o seu smartphone, tomar uma distância e iniciar o vídeo. Isso também possibilita que vídeos sejam feitos sem o celular na mão. 

Alcance do Reels

O Instagram preparou uma aba especifica para que os conteúdos do Reels sejam exibidos. É possível verificar isso clicando no ícone de lupa, que fica a esquerda de "fazer uma nova publicação". Clicando ali, o primeiro conteúdo sugerido será um reels que está em alta. 

O Instagram seleciona, por si só, um conteúdo que está tendo grandes acessos e que tenha relação com as publicações de sua preferência. Para alguém que quiser que suas publicações cheguem a um público maior, vale a pena investir na plataforma. Uma vez que o Instagram está dando destaque para produtores que estão dando atenção a ferramenta, para fazer com que ela cresça. 


Quem já instalou, ou deu uma breve olhada nos vídeos compartilhados do TikTok percebeu muita semelhança. E realmente há. O Instagram pensou em uma forma de atrair os usuários da rede social chinesa, fazendo com que eles continuassem, ou migrassem para um sistema próprio.

Fonte: Instagram
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Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

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