Tutorial: Saiba como converter e enviar arquivos para o seu leitor digital! ePUB, PDF, etc.
Créditos: Mundo Conectado

Tutorial: Saiba como converter e enviar arquivos para o seu leitor digital! ePUB, PDF, etc.

Conheça uma maneira bem simples de encontrar e mandar os arquivos que quiser para o K...

 

Nos últimos tempos, muitos leitores tem investido em um tipo de gadget em comum: os leitores digitais. Tenho um e, verdade seja dita, é bastante prático: você leva vários livros, artigos e afins na bolsa sem ocupar muito espaço (e não me levem a mal. Adoro livros físicos). No entanto, diversas vezes me deparei com conhecidos fazendo as mesmas perguntas: "Mas eu posso ler PDF no Kindle?" "Só consigo baixar conteúdo pago das lojas oficiais?" "Isso vale a pena?".

E eu tinha as mesmas dúvidas citadas acima quando comprei o meu. Mas, graças a uma amiga (obrigada, Rafa), conheci uma forma bastante fácil de converter e enviar os arquivos que quiser para dentro do leitor, precisando de um único programa grátis. E é esse processo que vou apresentar nesse tutorial: como converter arquivos para o leitor digital e como enviá-los ao seu dispositivo.

Esse tutorial não incentiva a pirataria de forma alguma. Pirataria é crime

 


Calibre

Primeiramente, vou apresentar o programa que fará grande parte do serviço: o Calibre. Ele é um gerenciador de e-books totalmente gratuito e de código aberto que existe há cerca de 10 anos, ideal para usuários casuais. Ele é desenvolvido no Linux e, como a grande maioria dos programas de código aberto, contou com a contribuição de diversas pessoas.

Para baixá-lo, você só precisa entrar neste link. Ele está disponível para Windows (8 e 10), Windows 64bit, Linux, macOS, iOS e Android. Nesse tutorial, trabalharemos com o Windows 10.

 

Continua após a publicidade

O Calibre 4.20.0 (versão mais recente disponível no site oficial) tem um total de 105MB para serem baixados. Após o download, basta abrir o arquivo e seguir os passos de instalação. Abaixo, algumas capturas de tela para demonstrar o processo:

Esse processo, normalmente, é bastante rápido e prático. Após configurar o idioma de preferência, o programa irá abrir uma nova janela com diversas opções de fabricantes e, consequentemente, dispositivos. Você deve escolher as que correspondem ao seu leitor digital - se ele não estiver na lista, a opção "Generic" deve ser selecionada. No nosso caso, estaremos trabalhando com o Kindle PaperWhite da Amazon.

O Calibre lhe dará a opção de enviar livros por e-mail, automaticamente, para o Kindle. Mas, como esse tutorial foca na conversão de arquivos, vamos pular essa parte. Nenhuma opção dessa tela específica precisa ser aceita obrigatoriamente. Basta clicar em "Seguinte >".


Interface e conversão

Com o Calibre instalado e aberto, essa é a interface que você terá na sua tela. Um detalhe importante é que, até o momento, não conectei o leitor digital no computador:

Continua após a publicidade

Passo 1

O primeiro passo é "jogar" os arquivos que quer converter para dentro do programa. Existem duas formas de fazer isso: pelos atalhos do Calibre ou apenas arrastando o documento até a sua interface.

25/04/2020 às 15:30
Vídeo

TUTORIAL em VÍDEO: Como rodar o WINDOWS 10 diretamente de um ...

Vamos ensinar a criar uma versão móvel do Windows que pode ser executada em qualquer computador!

Vou trabalhar com três documentos nesse tutorial:

1) O arquivo PDF de um livro 
2) O arquivo PDF do sumário de um artigo científico
3) O arquivo ePUB de um livro

Para enviar os arquivos, é preciso selecionar a opção "Adicionar Livros", no extremo canto esquerdo da tela. Sua pasta de documentos do computador irá abrir, e você só precisa selecionar o arquivo que quer converter.

Quando os arquivos estiverem prontos, um pequeno resumo deles aparecerá na coluna direita, mostrando a capa, autores e formatos em que eles estão disponíveis no momento.

Para iniciar a conversão (individual), existem também duas formas de prosseguir:

1) Selecionar o documento desejado > Clicar em "Converter livros" e, em seguida "Converter individualmente".
2) Clicar com o botão direito do mouse no documento selecionado > Selecionar "Converter livros" e, em seguida "Converter individualmente".

Ambos os caminhos te levarão para a mesma tela.

Passo 2

A tela de conversão é bastante extensa, mas você precisa focar apenas no cabeçalho superior. Nele, estarão listados o formato original do arquivo (esquerda) e o Formato de saída (direita), que é onde você escolherá o formato para o qual deseja converter o livro, artigo, etc.

Aqui, vamos converter todos os arquivos para o formato MOBI, já que este é o melhor formato para ser utilizado no Kindle #ficaadica.

Você pode acompanhar o progresso da conversão no canto inferior direito da tela. Quando o processo estiver concluído, o formato que você escolheu irá aparecer na barra de informações lateral.


Enviando para o leitor digital

Passo 3

Agora que os arquivos estão convertidos, o resto do processo é bastante simples. Basta conectar seu leitor digital no computador (no meu caso, com um cabo USB-A para USB-microB) e voltar ao Calibre.

Você vai perceber que uma nova opção irá surgir na barra de ferramentas superior - e é justamente ela que vamos usar. Para enviar seus arquivos convertidos, é só selecioná-los e clicar em "Enviar para o dispositivo". O gerenciador de tarefas vai fazer seu trabalho e, quando o número de tarefas chegar a 0 (zero), você pode desconectar seu leitor digital (com a segurança recomendada) e verificar se os documentos foram enviados.

Tratando-se dos arquivos que utilizei para esse tutorial, tudo ocorreu bem e, agora, posso lê-los onde e quando eu quiser no meu Kindle - inclusive, me surpreendi em ver algumas ilustrações do livro "Seres Mágicos & Histórias Sombrias" reproduzidas no display touch-screen. O sumário do artigo científico ficou um pouco desconfigurado, mas vou falar um pouco disso a seguir. De maneira geral, a conversão foi um sucesso.


É perfeito? NÃO!

É importante salientar aqui que este método de conversão não é perfeito - ele apenas auxilia no envio de arquivos para o leitor digital. Já perdi as contas de quantas vezes converti um ePUB ou PDF e me deparei com frases cortadas de forma randômica e aleatória, grandes espaços entre parágrafos ou, inclusive, telas com texto muito pequeno e sem possibilidade de ampliá-lo. Vai de cada leitor aceitar essas condições, ou procurar outra maneira de converter seus arquivos.

Repito aqui que, para Kindle em específico, o melhor formato de arquivo são os MOBI. ePUBs funcionam de maneira bastante satisfatória, no geral, e PDFs podem sofrer um pouco mais na conversão. No meu caso, nunca tive problemas grandes o suficiente para impossibilitar a leitura. E não se preocupe: os arquivos enviados via Calibre podem ser excluídos do leitor digital a qualquer momento - até então, meu leitor não sentiu qualquer sequela nesses processos.

Outra informação importante é que o Calibre tem diversas opções de formato para conversão, mas ele não conseguirá realizá-la se o arquivo original não estiver em um formato suportado pelo programa.


Conclusão

06/07/2020 às 19:45
Artigo

Está com problema ao copiar arquivos do iPhone para o computa...

Problema acontece ao copiar fotos e vídeos para computadores com Windows e pode ser facilmente corrigido

Para terminar, quero reiterar que esse artigo não é de forma alguma um incentivo à pirataria - que, inclusive, é crime. Estou apenas mostrando uma forma de enviar documentos para o seu leitor digital sem passar por um processo, no mínimo, bastante chato e que pode danificar o seu dispositivo. Existem diversos pacotes pagos que possibilitam ter uma biblioteca de livros disponível para ler, mas, se seu desejo é ler algo que você tenha adquirido e não está nesses lugar, aqui está uma forma de facilitar a vida.

User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Twitch Prime passa a se chamar Amazon Prime Gaming

Twitch Prime passa a se chamar Amazon Prime Gaming

Serviço dá jogos grátis todo mês e tem uma série de benefícios para curte quem games


Veja como testar o novo menu iniciar do Windows 10

Veja como testar o novo menu iniciar do Windows 10

Design só será implementado oficialmente a partir de novembro


Google, Amazon e WhatsApp são nomes mais utilizados em ataques de phishing com marcas

Google, Amazon e WhatsApp são nomes mais utilizados em ataques de phishing com marcas

Relatório aponta que Facebook e Microsoft também são utilizadas em golpes constantemente


Programador consegue colocar o Android 10 no Amazon Fire HD 8 usando LineageOS 17.1

Programador consegue colocar o Android 10 no Amazon Fire HD 8 usando LineageOS 17.1

Tablet lançado em 2018 nunca teve um grande update de sistema operacional


Alexa será capaz de abrir aplicativos do Android e iOS usando comandos de voz

Alexa será capaz de abrir aplicativos do Android e iOS usando comandos de voz

Alexa for Apps está disponível atualmente como Preview