Tutorial: Saiba como converter e enviar arquivos para o seu leitor digital! ePUB, PDF, etc.
Créditos: Mundo Conectado

Tutorial: Saiba como converter e enviar arquivos para o seu leitor digital! ePUB, PDF, etc.

Conheça uma maneira bem simples de encontrar e mandar os arquivos que quiser para o K...

 

Nos últimos tempos, muitos leitores tem investido em um tipo de gadget em comum: os leitores digitais. Tenho um e, verdade seja dita, é bastante prático: você leva vários livros, artigos e afins na bolsa sem ocupar muito espaço (e não me levem a mal. Adoro livros físicos). No entanto, diversas vezes me deparei com conhecidos fazendo as mesmas perguntas: "Mas eu posso ler PDF no Kindle?" "Só consigo baixar conteúdo pago das lojas oficiais?" "Isso vale a pena?".

E eu tinha as mesmas dúvidas citadas acima quando comprei o meu. Mas, graças a uma amiga (obrigada, Rafa), conheci uma forma bastante fácil de converter e enviar os arquivos que quiser para dentro do leitor, precisando de um único programa grátis. E é esse processo que vou apresentar nesse tutorial: como converter arquivos para o leitor digital e como enviá-los ao seu dispositivo.

Esse tutorial não incentiva a pirataria de forma alguma. Pirataria é crime

 


Calibre

Primeiramente, vou apresentar o programa que fará grande parte do serviço: o Calibre. Ele é um gerenciador de e-books totalmente gratuito e de código aberto que existe há cerca de 10 anos, ideal para usuários casuais. Ele é desenvolvido no Linux e, como a grande maioria dos programas de código aberto, contou com a contribuição de diversas pessoas.

Para baixá-lo, você só precisa entrar neste link. Ele está disponível para Windows (8 e 10), Windows 64bit, Linux, macOS, iOS e Android. Nesse tutorial, trabalharemos com o Windows 10.

 

Continua após a publicidade

O Calibre 4.20.0 (versão mais recente disponível no site oficial) tem um total de 105MB para serem baixados. Após o download, basta abrir o arquivo e seguir os passos de instalação. Abaixo, algumas capturas de tela para demonstrar o processo:

Esse processo, normalmente, é bastante rápido e prático. Após configurar o idioma de preferência, o programa irá abrir uma nova janela com diversas opções de fabricantes e, consequentemente, dispositivos. Você deve escolher as que correspondem ao seu leitor digital - se ele não estiver na lista, a opção "Generic" deve ser selecionada. No nosso caso, estaremos trabalhando com o Kindle PaperWhite da Amazon.

O Calibre lhe dará a opção de enviar livros por e-mail, automaticamente, para o Kindle. Mas, como esse tutorial foca na conversão de arquivos, vamos pular essa parte. Nenhuma opção dessa tela específica precisa ser aceita obrigatoriamente. Basta clicar em "Seguinte >".


Interface e conversão

Com o Calibre instalado e aberto, essa é a interface que você terá na sua tela. Um detalhe importante é que, até o momento, não conectei o leitor digital no computador:

Continua após a publicidade

Passo 1

O primeiro passo é "jogar" os arquivos que quer converter para dentro do programa. Existem duas formas de fazer isso: pelos atalhos do Calibre ou apenas arrastando o documento até a sua interface.

25/04/2020 às 15:30
Vídeo

TUTORIAL em VÍDEO: Como rodar o WINDOWS 10 diretamente de um ...

Vamos ensinar a criar uma versão móvel do Windows que pode ser executada em qualquer computador!

Vou trabalhar com três documentos nesse tutorial:

1) O arquivo PDF de um livro 
2) O arquivo PDF do sumário de um artigo científico
3) O arquivo ePUB de um livro

Para enviar os arquivos, é preciso selecionar a opção "Adicionar Livros", no extremo canto esquerdo da tela. Sua pasta de documentos do computador irá abrir, e você só precisa selecionar o arquivo que quer converter.

Quando os arquivos estiverem prontos, um pequeno resumo deles aparecerá na coluna direita, mostrando a capa, autores e formatos em que eles estão disponíveis no momento.

Para iniciar a conversão (individual), existem também duas formas de prosseguir:

1) Selecionar o documento desejado > Clicar em "Converter livros" e, em seguida "Converter individualmente".
2) Clicar com o botão direito do mouse no documento selecionado > Selecionar "Converter livros" e, em seguida "Converter individualmente".

Ambos os caminhos te levarão para a mesma tela.

Passo 2

A tela de conversão é bastante extensa, mas você precisa focar apenas no cabeçalho superior. Nele, estarão listados o formato original do arquivo (esquerda) e o Formato de saída (direita), que é onde você escolherá o formato para o qual deseja converter o livro, artigo, etc.

Aqui, vamos converter todos os arquivos para o formato MOBI, já que este é o melhor formato para ser utilizado no Kindle #ficaadica.

Você pode acompanhar o progresso da conversão no canto inferior direito da tela. Quando o processo estiver concluído, o formato que você escolheu irá aparecer na barra de informações lateral.


Enviando para o leitor digital

Passo 3

Agora que os arquivos estão convertidos, o resto do processo é bastante simples. Basta conectar seu leitor digital no computador (no meu caso, com um cabo USB-A para USB-microB) e voltar ao Calibre.

Você vai perceber que uma nova opção irá surgir na barra de ferramentas superior - e é justamente ela que vamos usar. Para enviar seus arquivos convertidos, é só selecioná-los e clicar em "Enviar para o dispositivo". O gerenciador de tarefas vai fazer seu trabalho e, quando o número de tarefas chegar a 0 (zero), você pode desconectar seu leitor digital (com a segurança recomendada) e verificar se os documentos foram enviados.

Tratando-se dos arquivos que utilizei para esse tutorial, tudo ocorreu bem e, agora, posso lê-los onde e quando eu quiser no meu Kindle - inclusive, me surpreendi em ver algumas ilustrações do livro "Seres Mágicos & Histórias Sombrias" reproduzidas no display touch-screen. O sumário do artigo científico ficou um pouco desconfigurado, mas vou falar um pouco disso a seguir. De maneira geral, a conversão foi um sucesso.


É perfeito? NÃO!

É importante salientar aqui que este método de conversão não é perfeito - ele apenas auxilia no envio de arquivos para o leitor digital. Já perdi as contas de quantas vezes converti um ePUB ou PDF e me deparei com frases cortadas de forma randômica e aleatória, grandes espaços entre parágrafos ou, inclusive, telas com texto muito pequeno e sem possibilidade de ampliá-lo. Vai de cada leitor aceitar essas condições, ou procurar outra maneira de converter seus arquivos.

Repito aqui que, para Kindle em específico, o melhor formato de arquivo são os MOBI. ePUBs funcionam de maneira bastante satisfatória, no geral, e PDFs podem sofrer um pouco mais na conversão. No meu caso, nunca tive problemas grandes o suficiente para impossibilitar a leitura. E não se preocupe: os arquivos enviados via Calibre podem ser excluídos do leitor digital a qualquer momento - até então, meu leitor não sentiu qualquer sequela nesses processos.

Outra informação importante é que o Calibre tem diversas opções de formato para conversão, mas ele não conseguirá realizá-la se o arquivo original não estiver em um formato suportado pelo programa.


Conclusão

06/07/2020 às 19:45
Artigo

Está com problema ao copiar arquivos do iPhone para o computa...

Problema acontece ao copiar fotos e vídeos para computadores com Windows e pode ser facilmente corrigido

Para terminar, quero reiterar que esse artigo não é de forma alguma um incentivo à pirataria - que, inclusive, é crime. Estou apenas mostrando uma forma de enviar documentos para o seu leitor digital sem passar por um processo, no mínimo, bastante chato e que pode danificar o seu dispositivo. Existem diversos pacotes pagos que possibilitam ter uma biblioteca de livros disponível para ler, mas, se seu desejo é ler algo que você tenha adquirido e não está nesses lugar, aqui está uma forma de facilitar a vida.

User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

40 atalhos do Windows 10 para você virar um expert no sistema operacional

40 atalhos do Windows 10 para você virar um expert no sistema operacional

Veja como ativar as principais funções do Windows com apenas algumas teclas


Veja os produtos mais vendidos no Prime Day

Veja os produtos mais vendidos no Prime Day

Entre a lista dos mais procurados durante a promoção da Amazon estão Echo Dot, Kindle e Echo Show 5


Justiça americana pode obrigar Google a vender o Chrome

Justiça americana pode obrigar Google a vender o Chrome

Empresa é acusada de abusar de sua posição dominante no mercado para prejudicar concorrentes


COMEÇOU a PRIME DAY! Black Friday da AMAZON tem descontos especiais só HOJE e AMANHÃ

COMEÇOU a PRIME DAY! Black Friday da AMAZON tem descontos especiais só HOJE e AMANHÃ

Echo Dot de R$349 por R$199 e outros dispositivos Amazon com até 40% de desconto


Google deverá tornar YouTube numa grande loja para rivalizar Amazon [Rumor]

Google deverá tornar YouTube numa grande loja para rivalizar Amazon [Rumor]

Quem estiver assistindo os vídeos poderia comprar os produtos diretamente pela plataforma