Essa semana (22 a 26 de junho), a Apple realizou seu evento anual Worldwide Developers Conference (WWDC) 2020, com várias novidades para quem usa os aparelhos e serviços da marca. Além do anúncio do iOS14, outra apresentação que roubou os holofotes foi o Apple CarKey, recurso que permite usar a tecnologia wireless para destrancar seu carro. Mas como isso funciona exatamente? É sobre o que vou tratar nesse artigo.
O que é o CarKey?
Novamente, vamos começar pelo início e explicar, de maneira breve, o que é essa funcionalidade, no mínimo, inusitada que a Apple está oferecendo aos seus usuários. O CarKey é uma forma de conectar o seu iPhone a um carro para travar / destravar as portas, além de dar partida e outras opções que facilitem a utilização dos veículos. Ele faz parte do recém-revelado iOS 14 e para colocá-lo em prática basta aproximar o smartphone da maçaneta do carro - que, claro, precisa ser compatível com a ferramenta e estar equipado com leitor NFC. Todo o sistema opera via Apple Wallet.
A Apple diz que os automóveis devem vir com o leitor já de fábrica para funcionar perfeitamente.
Sabemos que o primeiro carro a introduzir essa tecnologia é o BMW Série 5 2021 (521), que será lançado no próximo mês (julho). A fabricante também está negociando para implementá-la em outros modelos. O recurso estará disponível, inicialmente, para os aparelhos que rodam o iOS14, e chegará a alguns aparelhos que permanecerem usando o iOS13 no futuro, através de uma atualização.
Widgets no iOS - Finalmente a Apple implementou um recurso im...
Ferramentas certamente mudarão o sistema operacional, mas estão atrasadas em relação aos rivais
Aparelhos que terão suporte ao Apple CarKey:
- iPhone XR
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone SE (2nd gen)
- Apple Watch Series 5
Como funciona?
O sistema de informação e entretenimento da Apple para automóveis, o CarPlay, está disponível em 97% dos carros novos nos Estados Unidos, de acordo com a empresa.
O recurso CarKey funciona, basicamente, por comunicação NFC - Near Field Communication ou, em português, Comunicação por campo de proximidade. Essa é uma tecnologia que vem se popularizando nos últimos anos, principalmente quando falamos de smartphones e mercado mobile. Com ela, é possível interagir com outros aparelhos / equipamentos ou transferir informações sem precisar de um fio e de forma "segura" (Vamos lembrar que a opção realmente segura de transferir dados é não transferi-los).
Apple CarKey - Veja lista dos dispositivos que poderão abrir ...
O novo recurso chegou junto com iOS14, mas não é compatível com todos dispositivos com a atulização
O aparelho emissor de sinal e o receptor devem estar a uma curtíssima distância um do outro e, em teoria, o primeiro atua apenas de forma ativa, enquanto os receptores agem só de forma passiva. Isso previne que dados sejam roubados à distância ou acessados por outros celulares.
No caso do CarKey, também é possível compartilhar (através de SMS - o iMessage) e gerenciar o uso das "chaves digitais", podendo dar e retirar acesso temporariamente, além de selecionar os "níveis de acesso" que outros usuários possuem. Alguns recursos que podem ser limitados incluem a aceleração, velocidade máxima e volume estéreo do veículo.
Além disso, a Apple diz que as chaves digitais do carro funcionam sem conexão à rede. Ou seja, se o sinal de internet da sua garagem não é dos melhores, você ainda vai conseguir abrir seu automóvel.
"Você pode personalizar controles e criar perfis restritos, perfeitos para novos motoristas." - Apple.
"Você pode personalizar controles e criar perfis restritos, perfeitos para novos motoristas." - Apple.
Para utilizá-lo, seguem-se os princípios básicos do NFC: você desbloqueia seu iPhone ou Apple Watch e o aproxima da maçaneta, permitindo que o "scanner" nativo do carro faça a leitura da Tag. E, caso a bateria do telefone acabe e você não tenha como carregá-lo rapidamente, a Apple promete funcionamento de até 5 horas após o descarregamento.
Apple CarKey permite que iPhone seja utilizado como chave de ...
BMW Série 5 é o primeiro veículo a suportar tecnologia
A gigante da maçã pode estar usando a especificação Digital Key Release 2.0 do Car Connectivity Consortium, que foi finalizada em maio. Em 2018, um grupo de grandes marcas de smartphones e automóveis desse consórcio apresentou um padrão de tecnologia de desbloqueio NFC, lançando as bases para um recurso como o CarKey. Apple, Audi, BMW, General Motors, Hyundai, LG, Panasonic, Samsung e Volkswagen estavam envolvidas. E, além disso, informações sugerem a presença de outra tecnologia própria em um padrão de escala industrial, que usaria seu novo chip de banda ultra larga U1 em vez de apenas o NFC.
Qual a inovação de fato?
É interessante comentar aqui que, no contexto geral de mercado, já existem montadoras que oferecem chaves digitais com funcionalidade semelhante a do CarKey. A Volvo foi a pioneira, porém seu funcionamento demanda uso de um aplicativos separado, não inserido diretamente no sistema operacional da Apple. Nesse caso, a vantagem não está apenas no recurso isolado, mas nele em conjunto com o ecossistema de serviços disponíveis. Como o The Verge menciona:
"Ter um lugar central no iOS para as chaves do carro também pode permitir que você mantenha as chaves digitais de vários carros em um só lugar." - The Verge.
"Ter um lugar central no iOS para as chaves do carro também pode permitir que você mantenha as chaves digitais de vários carros em um só lugar." - The Verge.
Conclusão
O Apple CarKey ainda parece uma tecnologia "distante" para muitos motoristas, no entanto, a gigante da maçã já está visualizando o futuro da ferramenta. De acordo com a companhia, a evolução do CarKey permitirá que as pessoas abram seus carros sem ao menos precisar tirar o celular do bolso, através da Banda Ultra larga (Ultra Wideband ou apenas UWB).
iOS 14 traz novo recurso de acessibilidade para o iPhone
Back Tap permite a realização de certas ações tocando a parte de trás do celular
Claro, é uma inovação que chega com um grande debate sobre si - por exemplo, você não precisará confirmar sua identidade com o Face ID ou código de acesso por padrão, mas pode desativar o chamado "Modo expresso" para obter mais segurança. Porém, de acordo com a Apple, o CarKey foi desenvolvido pensando justamente na segurança dos usuários. Será possível, por exemplo, desativar o recurso pelo iCloud caso o telefone seja roubado / perdido, e a empresa afirma também que não saberá quando você acessa o carro ou com quem compartilha as chaves digitais.
Enquanto temos a teoria, certamente parece algo bastante "futurístico" e tentador. No entanto, precisaremos esperar algum tempo até ter a prova prática de seu funcionamento.