Apple CarKey - Entenda como funciona a tecnologia para ligar seu carro sem a chave

Apple CarKey - Entenda como funciona a tecnologia para ligar seu carro sem a chave

O recurso já chega com um grande debate sobre segurança sobre si

Essa semana (22 a 26 de junho), a Apple realizou seu evento anual Worldwide Developers Conference (WWDC) 2020, com várias novidades para quem usa os aparelhos e serviços da marca. Além do anúncio do iOS14, outra apresentação que roubou os holofotes foi o Apple CarKey, recurso que permite usar a tecnologia wireless para destrancar seu carro. Mas como isso funciona exatamente? É sobre o que vou tratar nesse artigo.


O que é o CarKey?

Novamente, vamos começar pelo início e explicar, de maneira breve, o que é essa funcionalidade, no mínimo, inusitada que a Apple está oferecendo aos seus usuários.  O CarKey é uma forma de conectar o seu iPhone a um carro para travar / destravar as portas, além de dar partida e outras opções que facilitem a utilização dos veículos. Ele faz parte do recém-revelado iOS 14 e para colocá-lo em prática basta aproximar o smartphone da maçaneta do carro - que, claro, precisa ser compatível com a ferramenta e estar equipado com leitor NFC. Todo o sistema opera via Apple Wallet.

Página oficial da Apple

A Apple diz que os automóveis devem vir com o leitor já de fábrica para funcionar perfeitamente.

Sabemos que o primeiro carro a introduzir essa tecnologia é o BMW Série 5 2021 (521), que será lançado no próximo mês (julho). A fabricante também está negociando para implementá-la em outros modelos. O recurso estará disponível, inicialmente, para os aparelhos que rodam o iOS14, e chegará a alguns aparelhos que permanecerem usando o iOS13 no futuro, através de uma atualização.

25/06/2020 às 19:45
Artigo

Widgets no iOS - Finalmente a Apple implementou um recurso im...

Ferramentas certamente mudarão o sistema operacional, mas estão atrasadas em relação aos rivais

Continua após a publicidade

Aparelhos que terão suporte ao Apple CarKey:

- iPhone XR
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone SE (2nd gen)
- Apple Watch Series 5


Como funciona?

O sistema de informação e entretenimento da Apple para automóveis, o CarPlay, está disponível em 97% dos carros novos nos Estados Unidos, de acordo com a empresa.

O recurso CarKey funciona, basicamente, por comunicação NFC - Near Field Communication ou, em português, Comunicação por campo de proximidade. Essa é uma tecnologia que vem se popularizando nos últimos anos, principalmente quando falamos de smartphones e mercado mobile. Com ela, é possível interagir com outros aparelhos / equipamentos ou transferir informações sem precisar de um fio e de forma "segura" (Vamos lembrar que a opção realmente segura de transferir dados é não transferi-los). 

25/06/2020 às 15:05
Notícia

Apple CarKey - Veja lista dos dispositivos que poderão abrir ...

O novo recurso chegou junto com iOS14, mas não é compatível com todos dispositivos com a atulização

O aparelho emissor de sinal e o receptor devem estar a uma curtíssima distância um do outro e, em teoria, o primeiro atua apenas de forma ativa, enquanto os receptores agem só de forma passiva. Isso previne que dados sejam roubados à distância ou acessados por outros celulares.

No caso do CarKey, também é possível compartilhar (através de SMS - o iMessage) e gerenciar o uso das "chaves digitais", podendo dar e retirar acesso temporariamente, além de selecionar os "níveis de acesso" que outros usuários possuem. Alguns recursos que podem ser limitados incluem a aceleração, velocidade máxima e volume estéreo do veículo.

Além disso, a Apple diz que as chaves digitais do carro funcionam sem conexão à rede. Ou seja, se o sinal de internet da sua garagem não é dos melhores, você ainda vai conseguir abrir seu automóvel.

Continua após a publicidade

Para utilizá-lo, seguem-se os princípios básicos do NFC: você desbloqueia seu iPhone ou Apple Watch e o aproxima da maçaneta, permitindo que o "scanner" nativo do carro faça a leitura da Tag. E, caso a bateria do telefone acabe e você não tenha como carregá-lo rapidamente, a Apple promete funcionamento de até 5 horas após o descarregamento.

23/06/2020 às 08:53
Notícia

Apple CarKey permite que iPhone seja utilizado como chave de ...

BMW Série 5 é o primeiro veículo a suportar tecnologia

A gigante da maçã pode estar usando a especificação Digital Key Release 2.0 do Car Connectivity Consortium, que foi finalizada em maio. Em 2018, um grupo de grandes marcas de smartphones e automóveis desse consórcio apresentou um padrão de tecnologia de desbloqueio NFC, lançando as bases para um recurso como o CarKey. Apple, Audi, BMW, General Motors, Hyundai, LG, Panasonic, Samsung e Volkswagen estavam envolvidas. E, além disso, informações sugerem a presença de outra tecnologia própria em um padrão de escala industrial, que usaria seu novo chip de banda ultra larga U1 em vez de apenas o NFC.


Qual a inovação de fato?

É interessante comentar aqui que, no contexto geral de mercado, já existem montadoras que oferecem chaves digitais com funcionalidade semelhante a do CarKey. A Volvo foi a pioneira, porém seu funcionamento demanda uso de um aplicativos separado, não inserido diretamente no sistema operacional da Apple. Nesse caso, a vantagem não está apenas no recurso isolado, mas nele em conjunto com o ecossistema de serviços disponíveis.  Como o The Verge menciona:


Conclusão

O Apple CarKey ainda parece uma tecnologia "distante" para muitos motoristas, no entanto, a gigante da maçã já está visualizando o futuro da ferramenta. De acordo com a companhia, a evolução do CarKey permitirá que as pessoas abram seus carros sem ao menos precisar tirar o celular do bolso, através da Banda Ultra larga (Ultra Wideband ou apenas UWB). 

23/06/2020 às 16:23
Notícia

iOS 14 traz novo recurso de acessibilidade para o iPhone

Back Tap permite a realização de certas ações tocando a parte de trás do celular

Claro, é uma inovação que chega com um grande debate sobre si - por exemplo, você não precisará confirmar sua identidade com o Face ID ou código de acesso por padrão, mas pode desativar o chamado "Modo expresso" para obter mais segurança.  Porém, de acordo com a Apple, o CarKey foi desenvolvido pensando justamente na segurança dos usuários. Será possível, por exemplo, desativar o recurso pelo iCloud caso o telefone seja roubado / perdido, e a empresa afirma também que não saberá quando você acessa o carro ou com quem compartilha as chaves digitais.

Enquanto temos a teoria, certamente parece algo bastante "futurístico" e tentador. No entanto, precisaremos esperar algum tempo até ter a prova prática de seu funcionamento.
 

Fonte: Apple, Zoom, The Verge, CNN, Engadget
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Motorista é indiciado por dormir enquanto Tesla se dirige sozinho a 140 km/h

Motorista é indiciado por dormir enquanto Tesla se dirige sozinho a 140 km/h

Segundo a polícia canadense, banco do cidadão estava totalmente reclinado


Volvo anuncia carregador de carros elétrico no Brasil por R$ 6.499

Volvo anuncia carregador de carros elétrico no Brasil por R$ 6.499

O carregador é doméstico e pode ser usado por qualquer modelo de carro híbrido ou elétrico


O iOS 14 vai deixar seu iPhone mais rápido? Veja comparativo com versões anteriores!

O iOS 14 vai deixar seu iPhone mais rápido? Veja comparativo com versões anteriores!

Um teste bem completo de performance compara diferentes gerações do iOS, desde o 10!


Asus faz parceria com Acronym para lançar ROG Zephyrus G14 com design especial

Asus faz parceria com Acronym para lançar ROG Zephyrus G14 com design especial

Se você estava atrás de um notebook com teclado de visual esquisito, achou!


Confira a lista completa dos iPhones com suporte ao iOS 14 e veja se o seu aparece!

Confira a lista completa dos iPhones com suporte ao iOS 14 e veja se o seu aparece!

Apple segue generosa na atualização e inclui alguns modelos com uns bons anos de mercado