Está com problema ao copiar arquivos do iPhone para o computador? Veja com resolver

Está com problema ao copiar arquivos do iPhone para o computador? Veja com resolver

Problema acontece ao copiar fotos e vídeos para computadores com Windows e pode ser facilmente corrigido

Leitura Rápida

  • Problema está associado a uma tentativa do sistema da Apple em converter arquivos para um formato compatível com o computador
  • Melhor seria deixar por padrão o modo que não retorna o erro
  • Felizmente é possível remover as mensagens de erro de forma bastante simples e rápida

Quem tem algum dispositivo Apple das linhas iPhone ou iPad já pode ter recebido a mensagem de erro "Um dispositivo conectado ao sistema não está funcionando" ao tentar copiar arquivos de fotos ou vídeo, especialmente quando envolvem arquivos de vídeos muito grandes. Não sou usuário de produtos Apple, mas usamos bastante um iPhone para tirar fotos que são inseridas em artigos aqui no Mundo Conectado e também no Adrenaline. Minha esposa também tem um iPhone, então estou diariamente copiando arquivos desses modelos de smartphone para um computador.

 Mas um problema me assolou por meses, até anos, foi um erro que sempre acontecia ao tentar copiar arquivos do smartphone para o PC. Fiz de tudo: troquei cabos, formatei o smartphone e, por fim, instalei um aplicativo que sincronizava os arquivos automaticamente via wifi.

As mensagens de erro que apareciam sempre diziam as mesmas coisas: "Um dispositivo conectado ao sistema não está funcionando", "Erro ao copiar arquivo ou pasta: Parâmetro incorreto" e também "Erro ao copiar arquivo ou pasta: O dispositivo é inatingível".

Felizmente, consegui resolver praticamente todos os meus problemas de uma forma bastante simples, e mostrarei rapidamente nesse tutorial que fez um "mundo de diferença" para mim. Assim, talvez possa ajudar mais algumas pessoas.

Uma opção simples resolveu um problema que me incomodou por anos

 

Encontrei essa solução depois de algumas buscas na internet, e, ao menos pra mim, resolveu. Todo o processo consiste em mudar uma única opção nos ajustes de fotos. Sim, mudar essa opção resolveu meus problemas. Nunca mais recebi mensagem de erro nas cópias de arquivos ao conectar alguns dos iPhones em meu PC com Windows 10 - e olha, eu já estava revoltado, porque acontecia TODAS as vezes que tentava copiar múltiplos arquivos.

Mas vamos à solução. Basta clicar em "AJUSTES" e depois descer até "FOTOS". Lá no final, tem a opção "TRANSFERIR PARA MAC OU PC", com o "AUTOMÁTICO" ativado por padrão. A solução dos meus problemas foi simplesmente colocar essa opção para "MANTER ORIGINAIS".

Continua após a publicidade

Com essa definição, será copiada a foto e vídeo original que você tirou, sem uma tentativa do sistema de converter o arquivo do formato HEIC para JPG por exemplo. E, para abrir a foto, será necessário um aplicativo com suporte a esse formato.

Novamente, apesar de entender a busca da Apple por um padrão que compacte mais as imagens, simplesmente acho que não funciona mais, nos dias atuais, querer ditar regras de padrão próprio. Isso vale tanto para um cabo USB quanto para formato de arquivos. Felizmente, estamos vendo isso de uma forma ou de outra.

Enfim: fazendo essa alteração, provavelmente você conseguirá copiar os arquivos normalmente, sem que apareça uma mensagem de erro na sua tela - como deveria ser sempre. Se isso ajudou você também, coloque nos comentários - e se tiver outro problema, reporte também!

User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Procon-SP notifica Apple sobre venda dos novos iPhones sem carregador

Procon-SP notifica Apple sobre venda dos novos iPhones sem carregador

Empresa tem até sexta-feira (30) para esclarecer suas razões comerciais


Microsoft disponibiliza atualização para remover o Adobe Flash Player do Windows

Microsoft disponibiliza atualização para remover o Adobe Flash Player do Windows

Atualização é opcional e está disponível para as versões suportadas do Windows 10, Windows 8.1 e Windows Server


Receita da App Store foi quase o dobro da Google Play em 2020

Receita da App Store foi quase o dobro da Google Play em 2020

A pesquisa feita pelo SafeBettingSites revelou dados a respeito do consumo nas lojas de ambas as empresas


Cambridge Mechatronics diz que sua câmera é melhor que sistema LiDAR no iPhone 12

Cambridge Mechatronics diz que sua câmera é melhor que sistema LiDAR no iPhone 12

Empresa também está trabalhando em módulo para smartphones com tecnologia patenteada


Facebook Gaming rodará jogos pesados via nuvem em smartphones Android e PC

Facebook Gaming rodará jogos pesados via nuvem em smartphones Android e PC

Nova funcionalidade do app permite que celulares mais fracos tenham acesso a games como Asphalt 9: Legends