Leitura Rápida
- O Bluetooth 5 foi lançado no final de 2016, prometendo mudar a forma que interagimos com os dispositivos.
- O Bluetooth 5 traz o dobro de velocidade, 8x a capacidade de transmissão de dados e 4x o alcance no Bluetooth 4.2.
- O Bluetooth 5 representa a entrada da Bluetooth SIG na indústria de soluções IoT (Internet das Coisas).
- Para aproveitar o Bluetooth 5, é preciso ter suporte e dispositivos compatíveis.
O Bluetooth é uma tecnologia que está presente no mercado há quase 30 anos e continua sendo bastante útil no que diz respeito à conexão sem fio. Atualmente, estamos explorando a quinta geração do que os engenheiros Sven Matisson and Jaap Haartsen criaram, mas muitas pessoas não conhecem os verdadeiros benefícios e evolução do Bluetooth até chegarmos no presente. Sendo assim, exploraremos nesse breve artigo o que é o Bluetooth 5, suas peculiaridades e vantagens sobre as gerações anteriores.
Bluetooth 5
Já sabemos que o Bluetooth é uma tecnologia que revolucionou o mercado, já que trouxe a possibilidade de compartilhar arquivos e interagir com outros dispositivos sem precisar de um fio. A sua quinta geração chegou aos consumidores há alguns anos, (foi anunciado em 16 de junho de 2016 e liberado para uso comercial em dezembro do mesmo ano), e, dentro de sua própria "revolução", prometia mudar ainda mais a forma como nos conectamos com outros aparelhos com recurso wireless.
Os primeiros aparelhos com Bluetooth 5 no mercado foram os Galaxy S8 da Samsung
Para começar, o Bluetooth 5 oferece o dobro da velocidade, oito vezes a capacidade de transmissão de dados e quatro vezes o alcance em relação à geração anterior. Além disso, ele permite que dispositivos pareados estejam a uma distância maior um do outro e trouxe um recurso que, na época de seu lançamento, alegrou muita gente: a capacidade de reproduzir o mesmo conteúdo em dois aparelhos (Dual Audio). Para ser mais exata, o Bluetooth 4.0/ 4.1/ 4.2 chega a uma velocidade de 25Mbit/s e possui alcance de 61 metros, enquanto a quinta geração aumenta isso para 50Mbits/s e 240 metros, respectivamente.
Bluetooth terá melhorias significativas em qualidade sonora a...
Tecnologia também deve apresentar redução drástica no consumo de energia
O padrão trabalha na faixa de 2,4GHz e mantém o baixo consumo de energia e criptografia de alta segurança - originalmente, algumas vantagens do Bluetooth sobre o Wi-Fi, por exemplo. Isso significa que você pode manter o Bluetooth ligado por um período de tempo maior, já que ele consome menos energia que a geração 4.0 e, certamente, bem menos que as anteriores.
Outro avanço é a maior capacidade de reduzir interferências de outros módulos wireless que estejam enviando ondas no e para o mesmo ambiente.
Todas as melhorias feitas no Bluetooth 5 são para especificação Bluetooth Low Energy (BLE), introduzida com o Bluetooth 4.0
Bluetooth e a Internet das Coisas
Com o aprimoramento da interoperabilidade e coexistência entre wi-fi e Bluetooth, a geração 5.0 também representa a aposta do Bluetooth SIG no desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT). A topologia de área disponível para o Bluetooth 5 permite a presença de redes de dispositivos em grande escala, além de muitas comunicações Bluetooth Beacon.
Windows 10 May 2020 Update traz de volta o streaming para alt...
Recurso estava disponível originalmente no Windows 7 e foi removido das outras versões
Para quem não está familiarizado, os Beacons são dispositivos de geolocalização para ambientes fechados que permitem localizar smartphones, por exemplo, com alta precisão dentro de um determinado ambiente. Para isso, esses aparelhos usam justamente a Bluetooth Low Energy (BLE)
Além disso, a largura de banda de 5Mbps do Bluetooth 5, em comparação aos 2,1 Mbps do Bluetooth 4, permite que ele atenda outro requisito de ecossistemas IoT. O aumento de velocidade também é um diferencial, já que o Bluetooth 4 é "lento" para suportar esse tipo de interação com a tecnologia.
Requisitos para redes de Internet das Coisas (passíveis de variação):
- Capacidade de conectar um grande número de elementos IoT heterogêneos;
- Alta confiabilidade;
- Sensibilização em tempo real com baixa latência;
- Capacidade de garantir todos os fluxos de tráfego;
- Programação para personalização de aplicativos;
- Monitoramento e gerenciamento de tráfego no nível do dispositivo;
- Conectividade de baixo custo para grande número de dispositivos/sensores.
Considerações iniciais para o desenvolvimento de redes IoT:
- Que tipo de dispositivo ou sensor será conectado?
- Quantos dispositivos existem?
- Qual é a quantidade esperada de tráfego?
- O dispositivo/sensor está fixo ou móvel?
- Qual é o nível de segurança exigido para os dispositivos?
- Os dados gerados pela solução IoT precisam ser analisados ??em tempo real?
- A rede e o sistema de TI precisam controlar a atividade no dispositivo ou é um processo passivo?
O futuro do Bluetooth
Atualmente, as fabricantes de dispositivos com suporte a Bluetooth tem trabalhado com o protocolo 5.1 - mais recente até então. Já temos visto os primeiros passos do Bluetooth 5.2 (com suas melhorias de áudio e interação com múltiplos dispositivos), mas, de forma ampla, essas atualizações não interferem tanto no modo como o usuário final utiliza a ferramenta. Os decimais ascendentes (vamos chamar assim), geralmente indicam aprimoramentos relacionados ao consumo de energia, criptografia, interferência em área, etc.
Vivo lança fones de ouvido sem fio TWS Neo com Bluetooth 5.2 ...
Produto chega com drivers de 14,2mm e promete áudio de qualidade de CDs
Além disso, a chegada de uma nova geração Bluetooth não significa que todos passam a aproveitá-la imediatamente. Como grande parte do setor da tecnologia, para aproveitar um recurso, você precisa ter um aparelho compatível com ele - e com o Bluetooth 5 não é diferente. Todas as gerações Bluetooth podem interagir entre si, sem qualquer trava ou bloqueio. No entanto. a velocidade de transferência, por exemplo, se limita ao padrão mais baixo disponível. Nas palavras do phhsnews, "você não verá qualquer benefício imediato de atualizar para um telefone com Bluetooth 5.0 se todos os seus acessórios Bluetooth forem projetados para uma versão mais antiga do Bluetooth".
Aparelhos que possuem tecnologia Bluetooth de diferentes versões continuam se comunicando entre si. Mas, caso um dispositivo 2.0 for conectado a outro de versão 1.2, por exemplo, a velocidade da transmissão de dados será limitada à taxa suportada pela mais antiga.
A nova versão do Bluetooth 5 (v5.2) já tem aparecido pelo mercado timidamente, mas sua popularização concreta pode demorar um pouco - talvez em 2022.
Bluetooth v.5 vs v.4.2 - Resumo
Fonte: Adrenaline, Showmetech, Androidpit, phhsnews, Amar InfoTech, CIO