ADS-B: Entenda como funciona a tecnologia para controle de aeronaves
Créditos: 9to5drones | GratisPNG

ADS-B: Entenda como funciona a tecnologia para controle de aeronaves

Novos drones da DJI lançados e partir de 2020 passam a suportar tecnologia para aumentar a segurança aérea

Leitura Rápida

  • Aeronaves usam o ADS-B para monitorar seu posicionamento por meio de satélite, transmitir sua posição para outras naves e também para uma estação de controle
  • O sistema funciona, basicamente, através de uma troca de informações simultânea e em tempo real
  • O ADS-B tem várias vantagens sobre os Transponders tradicionais: estrutura simples, menos custos, melhor monitoramento e menos falhas de sinal
  • O primeiro drone para consumidores com a tecnologia ADS-B é o Mavic Air 2

Uma novidade implementada recentemente no mercado de drones é a tecnologia AirSense ADS-B, da DJI, que permite  detectar/monitorar outras aeronaves, como aviões e helicópteros, e informa ao piloto a presença de terceiras - auxiliando o tráfego e melhorando a segurança no contexto aéreo. A fabricante de drones citada, por exemplo, já havia informado no ano passado que, a partir de 2020, todos os seus drones com mais de 250 gramas seriam comercializados com esses sensores.

DJI AirSense - entenda tecnologia para drones detectarem aviões e helicópteros

As chances de ocorrerem acidentes entre drones e naves tripuladas, ou com naves tripuladas entre si, diminuem consideravelmente graças a esse recurso, mas é interessante saber como ele funciona em essência. É isso que vamos desbravar nesse artigo: como funciona a tecnologia ADS-B.


O que é ADS-B?

ADS-B pode ser traduzido como Automatic Dependet Surveilance – Broadcast ou, em português, Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Radiodifusão. Resumidamente, aeronaves como aviões e helicópteros usam a tecnologia para monitorar seu posicionamento por meio de um satélite. Ao mesmo tempo, uma aeronave transmite sua posição para outras e para uma estação em terra/mar.

03/05/2020 às 16:32
Artigo

O Mavic Air 2 é melhor que o Mavic 2? Veja artigo comparando ...

Novo Mavic Air 2 supera linha Mavic 2 em algumas características, custando bem menos

Automatic – está sempre ligado e não requer intervenção do operador.
Dependent – depende de dados providos pela aeronave para vigilância.
Surveillance – fornece dados de vigilância similares aos do radar secundário.
Broadcast – Transmite continuamente a posição da aeronave e outros dados para qualquer aeronave, ou estação terrestre equipada para receber os sinais ADS-B.

Além disso, o sistema ADS-B transmite informações de forma que qualquer receptor compatível possa fazer a leitura dos dados. É nesse ponto que ele se diferencia do ADS-C, que funciona através de um sistema fechado de assinantes.


Como funciona o ADS-B

Continua após a publicidade

Esse sistema de segurança aérea usa basicamente a tecnologia convencional do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) e uma frequência RF de comunicações por radiodifusão. Uma aeronave equipada com sensores ADS-B usa receptores comuns de GNSS - GPS, por exemplo - para enviar sua posição e, ao mesmo tempo, combinar dados como sua velocidade, rumo, altitude e afins.

Todas essas informações são transmitidas simultaneamente para outras naves que tenham o sistema equipado (ADS-B IN) e para estações com antenas receptoras no solo ou no mar (ADS-B OUT). Essas estações, por sua vez, enviam as informações para os centros de Controle de Tráfego Aéreo - tudo em tempo real.

Para que o sistema funcione como esperado, é preciso que todas as aeronaves estejam equipadas para receber dados ADS-B

 

Na imagem abaixo, é possível entender visualmente:

"Uma aeronave que transmita dados ADS-B, mas não esteja rodeada por nenhuma aeronave equipada com este sistema, não será visto nos seus cockpits nem verá as aeronaves vizinhas."

Toda aeronave pode receber um sistema ADS-B, que pode substituir os Transponders (radar secundário) tradicionais (todas as aeronaves comerciais são equipadas com transponders de cabine, que transmitem sinais eletrônicos ao solo quando recebem um sinal de rádio). Qualquer dado digital pode ser transmitido, e novos recursos só dependem da criação de softwares ou aplicativos. O TIS-B (Traffic Information Service – Broadcast) é um ótimo exemplo, já que fornece informações completas direto no cockpit do piloto.

Continua após a publicidade

Em janeiro deste ano, se tornou obrigatório o uso do sistema ADS-B em todos os espaços aéreos estadunidenses. Alguns dos principais fabricantes de sistemas ADS-B incluem a Garmin, L-3 Avionics e Honeywell.


Quais as vantagens do ADS-B

A tecnologia ADS-B, além de  melhorar a eficiência da gestão de tráfego aéreo, tem boas vantagens quando comparado aos sistemas tradicionais de Trasnponder . Primeiramente, em questão de estrutura,  uma estação de vigilância ADS-B é notavelmente mais simples quando comparada ao que é necessário em estações de radar secundário ATCRBS (Air Traffic Control Radar Beacon System). Estamos, literalmente, falando de grandes antenas giratórias comparadas a uma aparelhagem que cabe na palma da mão.

Em segundo lugar, o ADS-B permite que tanto pilotos quando controladores tenham melhor "consciência de situação", pois esse recurso oferece mais precisão de monitoramento, melhor taxa de atualização e informações de intenção. Isso claro, com um corte de custo bem razoável.

Por fim, diferente do radar, a precisão do ADS-B não tende a falhar com o alcance, condições climáticas ou altitude de alvo. O tempo entre cada atualização também não dependem da velocidade ou confiabilidade de antenas mecânicas.

Resumo em vídeo a partir do 1:00min:


Mavic Air 2 - o primeiro

19/05/2020 às 22:33
Notícia

Drone Mavic Air 2 "brasileiro" terá sensor ADS-B que detecta ...

Inicialmente apenas Brasil e EUA irão trazer sensor que aumenta segurança do drone

O primeiro drone a chegar no Brasil com os sensores ADS-B - e primeiro a implementar essa tecnologia em drones para consumidores no mundo - é o Mavic Air 2. A nave foi lançada em duas variantes (com e sem os sensores), mas inicialmente pelo menos o mercado americano e brasileiro receberão os modelos com o recurso de segurança.

Além de ser o primeiro do mundo no mercado de consumidores finais, também é pioneiro dentro da linha DJI Mavic. Claro, não podemos afirmar que é o primeiro drone a ter sensores ADS-B no mundo, pois podem existir drones voltados para o mercado corporativo e de segurança que tendem a ser um pouco diferentes e não estamos acostumados a cobrir esse nicho específico do setor. Porém, dentro do que noticiamos e analisamos aqui no Mundo Conectado, o Mavic Air 2 merece o destaque.

Não deixe de conferir nossos artigos sobre o Mavic Air 2!

Agora é esperar o Mavic Air 2 chegar por aqui para uma review completa sobre essa tecnologia tão interessante no quesito segurança.

Preços

Preço no lançamentoU$ 799,00 27/04/2020

Ficha Técnica

PlataformaDrone
Link oficialLink

Características

Autonomia de voo34 Minutos
Capacidade da bateria3500 mAh
Distância de controle10000 metros
Resolução de transmissão1080p
Velocidade máxima68 Km/h
Resolução de vídeo4K 60FPS, 1080p 240FPS, 720p 480FPS, ISO 100-6400 (manual), HDR, 120Mbps
Sensor da câmera48MP, 1/2", f/2.8, HDR, ISO 100-3200 (manual), 8000x6000px
EstabilizaçãoGimbal de 3 eixos (pitch, roll, yaw)
Sensores de detecçãoFrontal, traseiro, inferior
Sensor ADS-BVersão COM e SEM
Armazenamento de dados8GB interno, Micro SD até 256GB
Controle por gestos
Live StreamSIM
GPSSIM
Tamanho guardado180 x 97 x 84 mm
Tamanho aberto183 x 253 x 77 mm
Peso montado570 gramas
ExtrasActiveTrack 3.0, APAS 3.0, OcuSync 2.0, 8K Hyperlapse, DJI Fly

Fonte: DECEA, BBC, JAZZ, Ubibliorum (Estudo Português PT-PT)
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Drone Predator de classe militar é visto sobrevoando Minneapolis depois de protestos

Drone Predator de classe militar é visto sobrevoando Minneapolis depois de protestos

Versão desarmada do drone inspeciona área e causa preocupação


Skydio afirma que vai voltar a fabricar seus drones em breve

Skydio afirma que vai voltar a fabricar seus drones em breve

Produção estava parada por causa da quarentena do coronavírus


Qualcomm FastConnect 6900 e 6700 vão levar Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 a novos celulares

Qualcomm FastConnect 6900 e 6700 vão levar Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 a novos celulares

Empresa tem novos componentes e serviços de rede baseados no padrão de rede sem fio


Drone policial encontra mulher desaparecida nos Estados Unidos

Drone policial encontra mulher desaparecida nos Estados Unidos

Filmagem aérea foi essencial para auxiliar na busca e resgate realizados pelos policiais


O lançamento TRIPULADO da SpaceX é mais importante do que parece - Entenda os motivos [+Update]

O lançamento TRIPULADO da SpaceX é mais importante do que parece - Entenda os motivos [+Update]

Além de ser um marco para a empresa de Elon Musk, também representa um "grande passo" para os EUA