O Mavic Air 2 é melhor que o Mavic 2? Veja artigo comparando os DRONES

O Mavic Air 2 é melhor que o Mavic 2? Veja artigo comparando os DRONES

Novo Mavic Air 2 supera linha Mavic 2 em algumas características, custando bem menos

Leitura Rápida

  • Mavic Air 2 tem sensor de 48MP e Mavic 2 Pro de 20MP
  • Sensor do Mavic 2 Pro é 1" CMOS f/2.8-f/11 e Mavic Air 2 1/2" CMOS f/2.8
  • Mavic Air 2 filma em 4K 60 FPS, Mavic 2 Pro em 4K 30FPS
  • Tempo de voo, distância e tamanho mais compacto são melhores no Mavic Air 2

Nesse artigo, vou listar as principais mudanças entre o novo Mavic Air 2 e os drones da linha Mavic 2, especialmente o modelo Mavic 2 Pro. A linha Mavic 2 até então trazia as melhores tecnologias quando se trata de drone DJI, porém agora algumas delas são melhores no Mavic Air 2.

Confira nossa análise do Mavic 2 Pro

Com o lançamento do drone Mavic Air 2 no dia 27 de abril 2020 por $799 dólares a DJI criou um problema interno, o chamado "fogo amigo". O novo pequeno drone traz uma série de recursos superiores aos modelos Mavic 2, como autonomia de voo de ate 34 minutos, distância de controle de até 10Km e Active Track 3.0,tudo isso custando bem menos.

Atualmente na DJI Store americana, um Mavic 2 Zoom custa $1.349, e o Mavic 2 Pro custa $1.599 (fora taxas), ou seja, o modelo Mavic 2 Pro custa o dobro do valor, isso considerando sempre os modelos mais básicos, não Fly More.

27/04/2020 às 22:30
Notícia

DJI Mavic Air 2 é lançado por $799 dólares - 4K 60FPS, 10Km, ...

Sensor de 48MP, vídeos em 4K 60FPS, 34 minutos de voo e distância de controle de 10Km são destaques

E ai vem uma pergunta básica: Vale a pena comprar algum dos modelos Mavic 2 ao invés do Mavic Air 2? Nesse artigo irei destacar as diferenças entre os drones para facilitar essa decisão, com foco especialmente no Mavic 2 Pro que é o modelo que traz a melhor câmera dessa linha.

Como destacamos acima, o Mavic Air 2 chega trazendo grandes avanços sobre a primeira geração e sobre outros modelos da DJI, mesmos os mais caros. Talvez a única tecnologia que não avançou muito está relacionada aos sensores de presença, mesmo com melhora da tecnologia implementada, continua nas mesmas posições do Mavic Air de primeira geração, provavelmente para não canibalizar ainda mais as vendas do Mavic 2 que certamente acontecerá.


Fotos e principais specs

Continua após a publicidade

Começamos com algumas especificações e fotos dos dois modelos - primeiro do Mavic Air 2, e, em seguida, do Mavic 2 Pro.

Mavic Air 2 (2020) - Especificações completas
- Preço no lançamento: $799 dólares (standard) / $988 (Fly More)
- Sensor 48MP 1/2" CMOS, f/2.0
- Vídeos em 4K 60FPS
- Voa por até 34 Minutos
- Distância de controle até 10Km
- Sensores frontais, traseiros e embaixo
- Active Track 3.0
- Hyperlapse 8K
- Peso de 570 gramas
- Tamanho fechado: 180 x 97 x 84mm
- Tamanho aberto: 183 x 253 x 77mm


Mavic 2 Pro (2018) - Especificações completas
- Preço no lançamento: $1499 dólares (standard) / $1768 (Fly More)
- Sensor 20MP 1" CMOS, f/2.8-f11
- Vídeos em 4K 30FPS
- Voa por até 31 Minutos
- Distância de controle de até 8Km
- Sensores em todas as direções
- Active Track 2.0
- Hyperlapse
- Peso de 910 gramas
- Tamanho fechado: 214 x 91 x 84mm
- Tamanho aberto: 242 x 322 x 84mm

OBS.: As especificações são parecidas nos três drones da linha Mavic 2, sendo a câmera a grande mudança, com o Mavic 2 Pro o único trazendo uma desenvolvida pela Hasselblad.


O que muda?

O Mavic Air 2 inova em várias especificações sobre a linha Mavic 2, isso já tinha acontecido em alguns pontos quando o Mavic Air chegou comparado com o Mavic Pro, mas agora as melhorias foram maiores e em várias especificações, tornando o Mavic Air 2 uma ameaça muito maior para os modelos Mavic 2 porque ele também custa bem menos.

Abaixo listo as principais mudanças:

Câmera

A câmera dos dois é o fato de decisão principal para a maioria dos usuários! O Mavic Air 2 traz pela primeira vez em um modelo Mavic um sensor de 48MP que grava vídeos em 4K 60FPS, mas tem um detalhe bem importante, especialmente quando comparamos o novo Air 2 com o Mavic 2 Pro e sua câmera Hasselblad. Apesar do Mavic 2 Pro trazer um sensor de 20MP e gravar "apenas" em 4K 30FPS, tem especificações mais versáteis principalmente para quem busca um produto que proporciona maior controle manual dependendo o cenário, leia-se mais ou menos iluminação.

Continua após a publicidade

Não entendeu? Vamos lá, explico:

O Mavic Air 2 tem um sensor de 48MP de 1/2" CMOS com abertura f/2.0, isso na prática quer dizer que as fotos tiradas tem resolução maior pelo sensor maior, até 8000x6000 pixels. E em relação a abertura fixa, quer dizer que não tem como alterar o tempo de abertura de luz. Ele tem um certo controle manual como o próprio Mavic Mini, mas é limitado por não variável na própria câmera.

Quando falamos do Mavic 2 Pro e sua câmera Hasselblad com sensor de 20MP e 1" CMOS com abertura f/2.8-f11, temos fotos na resolução máxima de 5472×3648 pixels (No Mavic 2 Zoom com seu sensor de 12MP as fotos alcançam 4000×3000 pixels), mas ai que vem o grande diferencial do Mavic 2 Pro frente aos demais modelos. Ele tem uma câmera com abertura variável f/2.8 até f/11, algo que dá muita versatilidade para o drone pois, assim como câmeras profissionais, ele pode mudar a abertura do diafragma e se adaptar a diferentes cenários de luz, com abertura maior para buscar menor profundidade de campo ou abertura menor para momentos com muita iluminação, por exemplo.

Abaixo algumas fotos tiradas com o Mavic 2 Pro a noite, situação onde uma câmera com variação no tempo de abertura faz diferença já que permite alterar até alcançar o melhor cenário, além de fazer as famosas fotos com raio de luz.

O primeiro Mavic a gravar vídeos em 4K 60 FPS (quadros por segundo)

Mas além do sensor de 48MP, o Mavic Air 2 também grava vídeos em 4K 60FPS, um avanço muito importante que vai agradar muito usuários profissionais, especialmente quem precisa de imagens em maior velocidade, como em alguns esportes radicais(também grava vídeos em câmera lenta com 240 FPS na resolução FullHD). Esse detalhe pode fazer a diferença em alguns tipos de vídeo e tornar o novo Air 2 mais atrativo que o Mavic 2 Pro, apesar da câmera Hasselblad ainda ter configurações manuais melhores, mas limitado a vídeos em 4K 30FPS.

Ambos tem suporte a Hyperlapse, mas no Air 2 os vídeos finais ficam em resolução maior devido o sensor da câmera ser de 48MP e bater fotos com resolução de 8000x6000.


Autonomia de voo

A autonomia de voo de 34 minutos não é muito superior que os 31 minutos dos modelos Mavic 2, mas ainda assim é um avanço e mais tempo voando sempre é bom! Todos que tem um drone sabem o quanto a autonomia de voo faz diferença.

Como já sabemos, essa métrica é um pouco mentirosa, já que normalmente a autonomia real fica ao menos uns 10% abaixo do que as empresas "vendem" como máximo alcançado. Em testes que fizemos com o Mavic Mini em uma sala fechada, ele ficou voando por pouco menos de 27 minutos - novamente, em uma sala fechada, parado, sem forçar e sem nenhum vento, situações que atuam diretamente contra o tempo de autonomia de voo.


Sensores

Uma coisa que não se discute que é melhor na linha Mavic 2 é a quantidade de sensores, que cobrem todos os "campos de visão", em 360º. Todo Mavic 2 tem sensores embaixo, frente, trás e em ambos os lados, dessa forma ele pode evitar colisões independente da direção que ele voa, já um Mavic Air 2 que tem sensores apenas atrás, embaixo e na frente, não conseguirá evitar uma colisão ao voar de lado por exemplo, assim como também não na parte superior.

Me parece que a DJI não adicionou mais sensores para manter uma estratégia de tecnologias exclusivas de algumas linhas, deixando os sensores omnidirecionais para a linha Mavic top, até para não complicar ainda mais o mercado dessa linha que custa bem mais.


AirSense - Sensores ADS-B

O Mavic Air 2 é o primeiro drone da DJI a trazer a tecnologia AirSense, que consiste em um sensor ADS-B, utilizado em aeronaves como aviões e helicópteros. Sendo assim, o drone que trouxer suporte conseguirá informar ao piloto se alguma aeronave está próxima. Aparentemente devido a pandemia, a DJI teve que mudar sua estratégia e acabou lançando 2 modelos: um com e outro sem o sensor - de acordo com a empresa, devido dificuldade na produção do modelo com sensor.

Entenda como funciona a tecnologia DJI AirSense

Já foi confirmado que apenas os drones enviados para a América do norte terão essa tecnologia(veja nas entrelinhas no final da página na letra 4), isso quer dizer que os drones enviados para o Brasil estão entre os modelos que não tem o sistema que detecta aviões, e como o canal Dronemodelismo destaca, no Brasil não faz diferença em vários casos já que aqui muitos aviões não tem o sistema também, diferente de outros países como os EUA. Para ser efetivo, não adianta apenas o drone ter o sistema, se um avião que se aproximar dele não tiver. 


Distância de controle

A distância de controle é outra característica que o novo Mavic Air 2 se sai melhor, alcançando até 10Km - contra 8Km dos modelos Mavic 2. Mas aqui vale um comentário do que penso a respeito disso: Nada mais do que uma métrica, especialmente quando se trata dessa diferença de 8Km para 10Km.

Ambos os modelos trazem suporte a OcuSync 2.0, tecnologia que tem entre seus destaque a transmissão de vídeos em qualidade 1080p do drone para o celular conectado ao controle, além de garantir melhor estabilidade de conexão entre eles.

Mas em se tratando de distância, quando mais longe, mais estressante é fazer qualquer tipo de imagem, já que alguns fatores passar a agir diretamente na experiência de voo, como quedas de conexão que variam bastante do local de voo. Quanto mais interferência, leia-se em um local urbano por exemplo, mais difícil alcançar a distância máxima. E temos o calculo de distância e autonomia, que varia de acordo com a força do vento e também do tempo de vida da bateria. Para levar um Mavic 2 até seu limite de 8Km, a bateria chega em seu limite apenas indo e voltando, sem paradas para fotos ou vídeo, e naturalmente vai ser a mesma coisa com um Mavic Air 2. Nem estou colocando aqui o quesito dificuldade de controle com o drone em distâncias muito grandes, que tem comandos bastante comprometidos com delay e perdas de conexão. É legal sim ir mais longe, mas não vejo isso como algo tão interessante no nível de distância que um Mavic 2 já vai.


Controle

O controle do Mavic Air 2 também teve uma mudança radical em cima de todos os outros controles de menor porte da DJI. São duas grandes mudanças: uma onde o smartphone fica conectado e outra no tamanho. Com essa mudança, alguns dos botões também tiveram que ser reposicionados, ficando na parte de traz o botão para tirar fotos ou começar um vídeo, além do controle para a câmera descer e subir. Reparem também que na parte frontal superior direita, tem um botão que alterna em modo foto e vídeo. As antenas ficam dentro do suporte que segura o smartphone. Para emitir uma opinião melhor, só testando mesmo e ver o que é melhor na prática.


Tamanho e peso

O Mavic Air 2 é um Mavic 2 com tamanho menor quando se trata de aparência, com isso também se torna bem mais leve, sem uma análise prática ainda, ele me parece o tamanho perfeito, eu gostava muito do tamanho e comportamento do Mavic Air de primeira geração, e gostei muito ter ficado levemente maior, e também mais pesado.

O drone de tamanho e peso perfeito para a grande maioria dos usuários

Com peso saltando de 430 gramas para 570 gramas, vejo essa mudança de forma bem positiva, porque continua bem abaixo das 907 gramas do Mavic 2 Pro. Esse peso maior do Mavic Air 2 aliado a motores melhores que a primeira geração dele vai garantir voos mais eficientes mesmo em situações de vento forte - sempre um grande problema para drones leves.


Qual comprar?

Não acho uma escolha difícil para a grande maioria dos usuários, Mavic Air 2 é a melhor opção. Porque? Por ele trazer muitas tecnologias ótimas para drones, com poucos pontos inferiores comparado a um Mavic 2 Pro por exemplo, custando bem menos, metade para ser exato. Apesar da câmera do Mavic Air 2 não oferecer opções manuais, para a maioria das situações ela vai entregar resultados excelentes, incluindo vídeo em 4K 60FPS e Hyperlapse em 8K. Controles manuais não são muito utilizados pela maioria dos usuários, então nesse aspecto só vai ser mais interessante um Mavic 2 Pro para um público bem específico. Quando colocamos o Mavic 2 Zoom no meio, acho que a câmera passa a ser ainda menos interessante por parte desse modelo quando comparado com o Mavic Air 2, apesar da função zoom e o famoso efeito Dolly zoom, o Air 2 tem um sensor que bate fotos maiores e um crop pode alcançar ao menos em fotos resultados próximos.

Em se tratando dos sensores, novamente, vai depender da forma como o piloto gosta de voar, já tive problema com o Mavic 2 Pro não parar e bater em uma arvore mesmo com os sensores ativados, então é algo que é interessante sim, sempre será, mas pelo custo que os drones da linha Mavic 2 tem acima do Air 2, não me parece algo justificável, ao menos em minha opinião.

O site Beedrones já tem pré-venda do Mavic Air 2 a partir de R$7.975

De resto, o Mavic Air 2 é um drone perfeito para a grande maioria dos usuários por aliar um preço competitivo (ao menos lá fora, por aqui o dólar complicou tudo), com muitas tecnologias ótimas, ótima autonomia de voo, aliado ao conceito compacto, um drone perfeito para viagens. Já tem sites nacionais com pré-venda do drone, custando a partir de R$7.965 na versão básica e R$9860 na versão do combo Fly More, como coloquei, infelizmente o dólar jogou os valores lá pra cima, e por tudo que estamos passando, não espero valores menores tão cedo.

Logicamente, como já falei no artigo comparando o Mavic Air 2 com o Mavic Air de primeira geração, as especificações são impressionantes nesse novo drone, mas quem manda mesmo é o resultado prático e isso só fazendo uma análise para comprovar, especialmente a qualidade da câmera comparada com a do Mavic 2 Pro. Esperamos que aconteça o quanto antes.

Preços

Preço no lançamentoU$ 799,00 27/04/2020U$ 1.449,00 23/08/2018
Preço atualizadoU$ 799,00 27/04/2020R$ 10.500,00 27/04/2020

Ficha Técnica

PlataformaDrone Drone
Link oficialLinkLink

Características

Autonomia de voo34 Minutos31 Minutos
Capacidade da bateria3500 mAh3850 mAh
Distância de controle10000 metros8000 metros
Resolução de transmissão1080p 1080p
Velocidade máxima68 Km/h72 Km/h
Resolução de vídeo4K 60FPS, 1080p 240FPS, 720p 480FPS, ISO 100-6400 (manual), HDR, 120Mbps 4K 30FPS, 2.7K 60FPS, 1080P 120FPS, 100Mbps, ISO 100-6400
Sensor da câmera48MP, 1/2", f/2.8, HDR, ISO 100-3200 (manual), 8000x6000px 20MP, 1 CMOS, 2000w, f2.8-f11, ISO 100-3200 (auto) 100-12800 (manual), 5472×3648px
EstabilizaçãoGimbal de 3 eixos (pitch, roll, yaw) Gimbal de 3 eixos (tilt, roll, pan)
Sensores de detecçãoFrontal, traseiro, inferior 10 sensores com sistema Omnidirectional
Sensor ADS-BVersão COM e SEM NÃO
Armazenamento de dados8GB interno, Micro SD até 256GB 8GB Interno, Micro SD até 128GB
Controle por gestosPARA FOTOS E VÍDEOS
Live StreamSIM SIM
GPSSIM SIM
Tamanho guardado180 x 97 x 84 mm214 x 91 x 84 mm
Tamanho aberto183 x 253 x 77 mm322 x 242 x 84 mm
Peso montado570 gramas907 gramas
ExtrasActiveTrack 3.0, APAS 3.0, OcuSync 2.0, 8K Hyperlapse, DJI Fly Active Track 2.0, câmera Hasselblad

Abaixo, a review que fiz do Mavic 2 Pro em vídeo, já para ver a análise completa em texto clique aqui.

User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Unboxing do Mavic Air 2, novo drone SENSAÇÃO da DJI

Unboxing do Mavic Air 2, novo drone SENSAÇÃO da DJI

Primeiras impressões com o novo drone que chegou custando a partir de US$799 / R$9.000


Vídeo mostra plano sequência incrível gerado com ajuda de drone FPV e GoPro

Vídeo mostra plano sequência incrível gerado com ajuda de drone FPV e GoPro

A nave tinha duração de bateria para voar cerca de três a cinco minutos


Drone FPV carrega Mavic 2 Pro em passeio - Veja o vídeo

Drone FPV carrega Mavic 2 Pro em passeio - Veja o vídeo

Estabilização ajudou o drone a capturar imagens em alta velocidade


DJI Mavic 3 em 2021 com 45 min de voo, sensor de 80MP e apenas 600 gramas?

DJI Mavic 3 em 2021 com 45 min de voo, sensor de 80MP e apenas 600 gramas?

Vazamento indica que drone teria especificações incríveis


Mavic Air 2: pilotos não estão conseguindo ativar algumas baterias do Combo Fly More

Mavic Air 2: pilotos não estão conseguindo ativar algumas baterias do Combo Fly More

A DJI já publicou um passo a passo para resolver essa questão em seu fórum de usuários