Conheça alguns apps para fazer vídeo chamadas com várias pessoas nesse artigo!
Créditos: SeekLogo | VectorStock | Payette Forward

Conheça alguns apps para fazer vídeo chamadas com várias pessoas nesse artigo!

Mesmo em quarentena, é muito importante manter o contato com as pessoas que não moram com você

Nesse período de quarentena, devido ao coronavírus Covid-19, a maior recomendação é ficar em casa para evitar a contaminação (sua ou de outras pessoas). No entanto, é muito importante manter o contato - não físico - com os amigos e família para preservar a saúde mental - principalmente de quem está em isolamento sem companhia humana.

Com essa situação, a grande maioria das pessoas está optando pelas ligações em vídeo online, recurso já bastante disseminado entre os atuais aplicativos mobile. E é por isso que, neste artigo, vamos lhe dar algumas opções de apps com recurso de vídeo chamada para explorar:


WhatsApp

Um dos aplicativos que a população brasileira mais tem usado atualmente, muito provável, é o WhatsApp. Além de mensagens em texto e áudio, é a opção mais familiar para se fazer ligações em vídeo.

O recurso só pode ser utilizado pelo smartphone e consegue colocar até 4 pessoas em uma mesma chamada, com telas divididas. Outra questão é que, para usar a ligação do WhatsApp, você precisa ter um perfil no aplicativo - o que significa que será necessário ter um chip com número de telefone para ser cadastrado.

Feito isso, você deve seguir os passos abaixo para começar uma chamada:

Fora de grupos
1) Selecione uma pessoa na sua lista de contatos e abra sua conversa com ela;
2) Clique no ícone de câmera, no canto superior direito;
3) Depois de começar a chamada de vídeo, um sinal de "+" aparecerá também no canto superior direito;
4) Adicione até mais 2 pessoas (com você e o seu primeiro contato, serão 4).

Dentro de grupos
1) Entre na conversa em grupo e clique no ícone de telefone, no canto superior direito;
2) uma lista dos participantes desse grupo irá aparecer. Quando acontecer, selecione até 3 pessoas com quem queira conversar;
4) Clique no ícone de câmera.

Instagram

Continua após a publicidade

Entrando na sua caixa de mensagens do Instagram (pode ser conhecida como Inbox ou Direct também), você encontra a opção de ligação em vídeo na rede social fotográfica. Novamente, essa ferramenta está disponível apenas nos smartphones e se limita a 6 pessoas por chamada. Para usá-la, siga esses passos:

1) No aplicativo do Instagram, clique no ícone de mensagem direta (seta no canto superior direito);
2) Clique no ícone de câmera também no canto superior direito da página;
3)Selecione até 5 pessoas (com você, fecham as 6).

Para ter uma conta no Instagram e usar a ferramenta, normalmente basta ter um endereço de email ou um número de telefone para cadastrar. Você também pode se conectar diretamente através do Facebook.

O aplicativo está disponível na Google Play Store e na App Store.

Facebook Messenger

O chat do Facebook também tem vídeo chamada e se diferencia dos outros dois citados até agora, primeiramente, pelo número de pessoas que podem participar de uma conversa: é possível convidar até 50 amigos - com algumas restrições, que veremos abaixo.

Além disso, o recurso está disponível tanto no celular quanto no computador - apesar de ser mais simples via mobile.

Pelo smartphone
1) Baixe o aplicativo do Messenger na Google Play Store ou App Store (ou atualize para a versão mais recente);
2) Já no app, crie um grupo com as pessoas com quem deseja conversar (ou selecione um grupo que já existe);
3) Clique no botão de câmera/gravação no canto superior direito.

Continua após a publicidade

Pelo computador, tablet, etc.
1) Entre no Facebook pelo navegador e clique no ícone do Messenger, no canto superior direito, e, depois, em "Ver tudo no Messenger".
2) Siga os mesmos passos 2 e 3 da versão mobile.

Você pode convidar até 50 pessoas, mas apenas 6 vão aparecer em vídeo

 

Você pode convidar todos os membros do grupo para conversar em vídeo ou selecionar apenas alguns para receberem a notificação. Até 6 participantes aparecerão em um formato de grid.

A partir da sétima pessoa em diante, apenas quem estiver falando no momento aparecerá. Os outros poderão continuar interagindo por mensagem, áudio, emojis e afins, mas não aparecerão.


Como pudemos ver até agora, quase todas as principais redes sociais oferecem a possibilidade de fazer vídeo chamadas (tirando o Twitter, que introduziu sua versão dos stories há pouco tempo). No entanto, dois problemas das opções citadas até agora, se você não percebeu, são:

20/03/2020 às 12:14
Artigo

Como aumentar a produtividade do seu home office em tempos de...

Trabalhar de casa pode ser mais difícil do que parece, mas as ferramentas certas ajudam!

1) A maioria só funciona pelo celular; e
2) O número limite de pessoas que podem participar de uma conversa ao mesmo tempo é baixo - no caso do Facebook, os participantes que aparecem em vídeo.

Para quem quer ou precisa conversar com mais pessoas em uma única ligação em vídeo online, existem outras plataformas gratuitas que empresas, por exemplo, costumam usar. Vamos ver algumas abaixo:

Skype

Outra plataforma bastante familiar para as pessoas é o Skype. Lançado em 2003, ele foi um dos primeiros aplicativos com ligações de vídeo online e se mantém bastante útil até hoje.

Você pode mostrar o que está na sua tela pelo Skype

Em sua versão gratuita, ele permite que até 50 pessoas participem da mesma conversa e possui um recurso bem interessante: mostrar o que está na tela do seu computador para as outras pessoas.

Pode ser usado tanto no smartphone quanto no computador, e ainda existe a possibilidade de usar o app online, sem baixá-lo. Você pode encontrá-lo nas seguintes lojas e links:

- Google Play Store;
- App Store;
- skype.com
- web.skype.com

Para usar o Skype, basta:

No computador
1) Criar uma conta (com email ou telefone) para fazer o login;
2) Dentro do app, clicar na opção "Nova chamada";
3) Uma lista dos seus contados aparecerá. Selecione todas as pessoas com quem você deseja conversar e "Ligar", no canto superior direito.
4) Caso não encontre seus amigos facilmente, busque-os pelo nome de perfil ou pelo email.

No smartphone
1) Criar uma conta (com email ou telefone) para fazer o login;
2) Dentro do app, clicar na aba "Chamadas" e, em seguida, no ícone de nova chamada, no canto inferior direito;
3) A lista dos seus contados aparecerá. Selecione todas as pessoas com quem deseja conversar e "Ligar", no canto superior direito.

Tratando-se de necessidades empresariais, existe um recurso chamado "reunião" dentro do aplicativo. Ele permite compartilhar um link com qualquer pessoa que precise participar - mesmo que não tenha uma conta no Skype.

Além disso, também há o Skype for Business, que permite incluir até 250 pessoas em uma chamada. No entanto, essa versão é paga, tendo uma taxa mensal de US$ 2 por usuário.

Duas outras observações importantes sobre o Skype:

1) Se você tem uma conta Microsoft (email outlook/hotmail/msn ou é usuário do pacote Office), automaticamente existe um perfil seu no Skype. Você só precisa usar o mesmo email e senha para fazer o login;
2) O Skype Web não tem suporte em todos os navegadores. Ele pode ser usado no Google Chrome ou no Microsoft Edge.

Google Hangouts

O Hangouts é uma opção para quem ter qualquer conta na plataforma do Google - Gmail, Youtube, etc. Assim como o Skype, a sua vídeo chamada pode ser usada no celular/tablet e desktop, e permite até 50 pessoas.

Para usar o Google Hangouts:

No Computador
1)Faça login com sua conta Google;
3) Procure seus amigos pelo endereço de email, nome de usuário ou telefone. Pessoas com quem você já trocou emails (pelo Gmail) estarão ali automaticamente;
2) Clique na opção "Vídeo chamada".

No smartphone
1) Faça login com sua conta Google;
2) Toque no ícone "+", no canto inferior direito, e em "Nova videochamada";
3) Selecione ou procure as pessoas para quem deseja ligar.

O Hangouts é interessante pois tem um layout simples e prático, que não se mistura com seus emails. E, como vimos em outras opções desse artigo,você pode criar um grupo para não precisar convidar cada participante individualmente todas as vezes.

Caso você use o Gmail, as suas mensagens e grupos do hangouts ficam abaixo da lista de pastas, à esquerda.

Zoom

Você pode falar com até 100 pessoas ao mesmo tempo!

 

Por fim, temos o Zoom - a opção gratuita que permite colocar mais pessoas em uma ligação. Você pode convidar até 100 amigos, colegas de trabalho, familiares e afins, pelo computador ou dispositivo mobile. Além disso, ele também permite o compartilhamento de tela.

23/03/2020 às 17:25
Notícia

Golpes na Web usam Coronavírus como isca e já atingem mais de...

Um deles promete Auxílio Cidadão de R$ 200

Como usar o Zoom:

1) Baixe o Zoom na Play Store, App Store ou neste link (para computador);
2) Crie uma conta. Você pode cadastrar um email, ou entrar com sua conta Google / Facebook;
3) Crie uma reunião e envie seus convites.

Se você ou outra pessoa receber um convite do Zoom, é possível participar da reunião online mesmo sem ter uma conta na plataforma. Só é preciso incluir o "ID" / número da reunião para entrar.


Dica

Se usar esse aplicativos e plataformas pelo computador desktop / notebook, certifique-se de que sua webcam e microfone estejam funcionando - se existirem. Caso o segundo citado tenha algum problema, também é possível usar um fone de ouvido com microfone embutido.


Novamente, é muito importante manter o contato com as pessoas nesse momento, mas com toda a cautela necessária. Não esqueça de se hidratar, manter uma alimentação saudável e tomar todos os cuidados com sua higiene. Desse modo, podemos, um pouco cada um, fazer nossa parte para diminuir a curva de casos do Covid-19.


Esquecemos de algo?

Se você conhece outra plataforma ou aplicativo gratuito para fazer vídeo chamadas, não deixe de nos mandar sua indicação pelo Report de erro desse artigo ou pelos comentários!

Via: Gazetaweb
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

CES 2021 ainda está marcada para acontecer presencialmente em Las Vegas

CES 2021 ainda está marcada para acontecer presencialmente em Las Vegas

Maior evento de tecnologia do mundo não está disposto a desistir do formato ainda


Qualcomm valida modem de última geração Qualcomm 9205 LTE para redes de IoT

Qualcomm valida modem de última geração Qualcomm 9205 LTE para redes de IoT

Modem agora pode funcionar nas redes da operadora japonesa DOCOMO com funções multimodo


Zoom comemora 2 trilhões de minutos de videoconferências em abril de 2020

Zoom comemora 2 trilhões de minutos de videoconferências em abril de 2020

Aplicativo de conferências afirma que teve 300 milhões de usuários por dia no mês


Samsung Galaxy M01 tem câmera dupla, bateria de 4000mAh e custa menos de U$200

Samsung Galaxy M01 tem câmera dupla, bateria de 4000mAh e custa menos de U$200

Empresa também apresentou Galaxy M11, celular com bateria de 5000mAh


Nasa quebra tradição e publica foto do novo coronavírus em site de astronomia

Nasa quebra tradição e publica foto do novo coronavírus em site de astronomia

Agência espacial trata a pandemia como uma guerra entre duas raças