Como aumentar a produtividade do seu home office em tempos de quarentena do coronavírus
Créditos: Imovelweb

Como aumentar a produtividade do seu home office em tempos de quarentena do coronavírus

Trabalhar de casa pode ser mais difícil do que parece, mas as ferramentas certas ajudam!

Uma das recomendações mais importantes em tempos de pandemia é não sair de casa se não for necessário. E algumas profissões permitem realizar seu trabalho do conforto de seu lar - o famoso home office. Mas, enquanto esse é o sonho de consumo de muita gente, quem já trabalhou assim sabe como pode ser difícil manter a produtividade num ambiente doméstico, principalmente quando sua casa não está preparada para isso e você precisa começar a trabalhar lá, como é o caso de muita gente nesses tempos de coronavírus. Este artigo, então, vai trazer algumas dicas pra melhorar a produtividade do seu home office e sugerir alguns produtos que podem ajudar!

1 - Defina seu espaço de trabalho

O primeiro passo pode parecer simples - e até óbvio - mas tem muita gente que acaba "pulando". É importante ter um local específico para seu trabalho e, se possível, num cômodo que você só vai usar pra isso. Assim, você associa aquele ambiente com trabalho, é como chegar no escritório, mesmo sendo dentro de sua casa. 

O local deve ser mantido organizado e com suas ferramentas de trabalho ao seu alcance, para evitar que você tenha que levantar e perambular pela casa toda vez que precisa de alguma coisa. Água, café e eventuais "lanchinhos" também podem ser colocados num espaço adequado no seu cômodo de trabalho, pra também não precisar sair do espaço do escritório e ir pro espaço da casa durante os horários de trabalho, isso gera muitas distrações no psicológico.

E claro que você precisa estar confortável para trabalhar, então recomendamos uma boa cadeira no seu espaço. Recomendamos uma cadeira confortável de escritório, como a Quebec, para pesar menos no orçamento, ou uma Presidente Pelegrin PEL-2180, se estiver disposto a investir mais.

E uma cafeteira programável como a Oster Day Light é muito recomendada pra manter seu café em dia.

2 - Um bom trabalho precisa de boas ferramentas

Falando em deixar suas ferramentas "à mão", é necessário ter em casa o que você precisa para trabalhar. É importante fazer um investimento em suas ferramentas de trabalho e, em alguns casos, negociar com a empresa o que pode ser fornecido para os funcionários trabalharem de casa e manterem sua produtividade.

Continua após a publicidade

Para quem trabalha no PC, por exemplo, como nós aqui no Mundo Conectado, uma recomendação que pode ser relativamente simples para algumas pessoas e alavancar bastante a produtividade é um segundo monitor. Uma segunda tela de apoio ajuda muito porque você não precisa ficar alternando entre a janela em que está trabalhando e uma outra que esteja usando para fazer pesquisa ou o que for. As duas ficam abertas ao mesmo tempo e isso facilita bastante o processo.

Além do número de ferramentas para seu trabalho, a qualidade delas é muito importante. Talvez esse seja o momento de trocar aquele teclado que tem uma tecla que falha, ou aquele mouse que clica duas vezes sozinho ou até mesmo aquele roteador que até funciona, mas às vezes falha e faz os dispositivos Wi-Fi desconectarem momentaneamente.

Uma dica interessante de segunda tela pode ser o monitor portátil da Asus ZenScren MB16AC com 15,6'' e resolução FullHD. Além de servir como uma segunda tela prática, ele é bem leve e pode ser facilmente conectado via USB em qualquer dispositivo, incluindo notebooks. Em matéria de roteadores, a mesma fabricante também tem uma sugestão, o AC1500 dual band, que já deve oferecer uma performance bem incrementada em relação a roteadores comuns.

3 - Estabeleça uma agenda e a compartilhe

Todo mundo sabe a importância de uma agenda na produtividade do cotidiano, não só para um home office, mas especialmente para isso. Você precisa de uma agenda para criar horários e datas de entrega do seu trabalho, o que vai ajudar a se incentivar em cumprir seus objetivos. Mas definir sua agenda é apenas o primeiro passo, é necessário compartilhá-la também.

Isso entra um pouco em outro item de nossa lista, de manter uma boa comunicação. Sua equipe precisa saber em que pé anda seu trabalho e quando que eles podem esperar que algo fique pronto - algo que eles podem precisar para fazer seus próprios trabalhos. No ambiente de um escritório isso é feito com uma pergunta rápida, mas com todos em casa, é importante ter acesso às agendas de todos envolvidos, e pra isso elas precisam estar compartilhadas.

O Float oferece uma solução interessante de agendas e calendários especialmente projetados para equipes e rotinas de trabalho.

4 - Crie uma rotina

Continua após a publicidade

Outra dica importante para a produtividade não só no home office, mas em tudo que fazemos, é estabelecer uma rotina. A repetição diária dos mesmos horários e do processo de trabalho nos acostuma com ele e até comunica para o corpo que aquele é o momento que você quer ser produtivo.

A grande diferença - e vantagem - aqui é que você tem a oportunidade de criar sua rotina da maneira que achar melhor. Não é necessário obedecer os horários e regras de um escritório, você pode fazer da maneira que melhor serve às suas atividades diárias, encaixando os horários do modo que for mais conveniente. O importante aqui é respeitar essa rotina depois que ela for criada e não ficar movendo seus horários dependendo do dia e das suas vontades naquele momento, o que impede a criação de hábitos.

E nada melhor pra ficar de olho na sua rotina do que um relógio. Claro que atualmente a maioria das pessoas abandonou o acessório por carregar as horas no celular, mas ter um dispositivo para notificar suas tarefas diretamente no seu pulso pode ajudar muito, ainda mais em casa.

Uma smartband, como a eleogiadíssima Mi Band 4 ou mesmo um smartwatch como o Apple Watch não vão apenas lhe dizer as horas, mas também lhe notificar de seus próximos compromissos do trabalho.

5 - Mantenha a comunicação em dia

Como mencionamos antes, é importante que seus colegas de trabalho possam saber o que você anda fazendo de casa e vice-versa. E claro que, para isso, são necessários mecanismos de comunicação confiáveis e eficazes - e é aqui que a tecnologia pode contribuir muito a seu favor.

Não são poucos os programas que você pode usar para se comunicar, com Skype, Slack, Zoom e o Hangouts do Google ficando entre os mais populares, com o WhatsApp e Telegram sendo também boas alternativas, uma vez que a maioria das pessoas já tem esses apps em seus celulares.

Lembramos mais uma vez que aqui entra a qualidade de suas ferramentas. É necessária uma boa conexão com a internet para garantir que será possível fazer as chamadas com o grupo sem problemas.

A Asus oferece uma solução que é um kit completo para conferências à distância, o CN60, que acompanha caixa de som, microfone, câmera, controle remoto e até mesmo uma Chromebox para compartilhar apresentações e imagens da tela.

Você também pode querer investir em bons fones de ouvido e num microfone de qualidade para as chamadas que acontecem só por voz mesmo. Você pode unir as duas coisas com um headset de qualidade, como o HyperX Cloud Stinger.

6 - Não esqueça de fazer pausas

Enquanto a maioria das pessoas se preocupa em não conseguir trabalhar de casa por causa das distrações, tem gente que enfrenta um problema contrário, não sendo capaz de se desligar. Tendo o escritório dentro de casa, é possível que você fique voltando para fazer aquela "coisinha" que faltou, ou corre pra trabalhar mais quando tem um momento inspirado ou algo assim.

É igualmente importante, no entanto, reservar um tempo em casa para "estar em casa". Assim como no trabalho no escritório você faz pequenas pausas e tem seu horário de almoço, isso pode ser repetido em casa. E, assim como termina sua jornada no fim do dia e você vai pra casa, é indispensável ter um horário para encerrar e sair do escritório. Aqui inclusive vem uma vantagem extra de ter um espaço dedicado apenas para o trabalho, porque você pode terminar e sair dali e aproveitar seu tempo com sua família ou para si. É bom não abrir mão de um merecido descanso, porque amanhã sempre tem mais.

Nota de transparência: Esse não é um artigo patrocinado, porém alguns links possuem código de afiliado. Os preços são os mesmos clicando neles ou acessando os respectivos varejos diretamente, mas usando esses links o veículo pode receber uma comissão.

Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Meu Negócio, Exame
User img

Redação MC

Redação do Mundo Conectado

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Netflix aumenta preço de seus planos nos EUA, incluindo o mais popular

Netflix aumenta preço de seus planos nos EUA, incluindo o mais popular

Encarecimento do serviço deve ocorrer globalmente, segundo analistas


Serviços públicos têm aumento em mais de 100% em atendimento online durante pandemia

Serviços públicos têm aumento em mais de 100% em atendimento online durante pandemia

Órgãos públicos estão reduzindo a necessidade de burocracia presencial


DJI faz publicação sobre segurança de dados e cinco mitos sobre a empresa

DJI faz publicação sobre segurança de dados e cinco mitos sobre a empresa

A companhia teve seus drones barrados da lista de "drones confiáveis" dos EUA


WhatsApp deve permitir destravar por reconhecimento facial no Android em breve

WhatsApp deve permitir destravar por reconhecimento facial no Android em breve

Recurso está disponível há um bom tempo no iOS, mas pode estar pra chegar


Entenda a LGPD, NOVA LEI que chega para PROTEGER seus dados

Entenda a LGPD, NOVA LEI que chega para PROTEGER seus dados

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais descreve como empresas devem lidar com suas informações