Veja como proteger sua privacidade no Instagram nesse artigo com várias dicas
Créditos: TudoCelular

Veja como proteger sua privacidade no Instagram nesse artigo com várias dicas

Existem algumas formas bem interessantes de controlar quem vê seu feed, stories, etc.

O Instagram é, hoje, a sexta maior rede social do mundo, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos. Nele, podemos encontrar um portfólio de fotografias para todos os gostos - cachorrinhos fofos, paisagens, gatos engraçados, memes, artes digitais, frases de efeito, pessoas em todos os cantos do mundo...Enfim, você entendeu.

02/03/2020 às 15:37
Notícia

Instagram bate Facebook em engajamento pela primeira vez, apo...

Aplicativo de fotos teve 20 vezes mais interações que a rede social principal de Mark Zuckerberg

Porém, a internet continua sendo um ambiente majoritariamente público - e zelar pela sua segurança é sempre importante. Nesse sentido, trazemos nesse artigo algumas dicas para quem quer proteger a sua privacidade no Instagram o máximo possível. Confira abaixo:


1- Configure sua conta como Privada

 

A forma mais simples de controlar quem te segue e vê suas publicações é optar por ter um perfil privado no Instagram. O conceito é lógico: ninguém vê suas fotos ou stories (aquelas imagens que desaparecem em 24h) a menos que você as aprove.

Ninguém vê suas publicações a menos que você deixe

 

Quando sua conta é fechada, pessoas sem aprovação conseguem ver apenas a sua foto de perfil, seu nome e descrição - nada mais.

Continua após a publicidade

Como faço isso?
Para configurar seu perfil como privado, você deve seguir os seguintes passos:

1. Vá até o menu de Configurações do Instagram (escondido no canto superior direito);
2. Clique em Privacidade > Privacidade da Conta;
3. Ative a opção Conta Privada 

Porém, é válido lembrar que a regra se aplica apenas a partir do momento em que a opção for ativada. Ou seja, quem já te segue vai continuar seguindo, a menos que você remova essa pessoa da sua lista de seguidores. Para fazer isso, basta:

1. Ir até a sua lista de seguidores;
2. Achar a pessoa que queira remover;
3. Clicar no botão "Remover" (nada óbvio, claro) ao lado do nome da pessoa.


2- Eu não quero essa marcação no meu perfil!

Grande parte das pessoas já deve ter passado por essa situação: você sai com seus amigos, tiram várias fotos e fulano posta aquela em que você ficou esquisito. Pior ainda: ele TE MARCA e a foto aparece no seu perfil.

Bom, é possível verificar cada uma dessas marcações. Dessa forma, você se preserva da galera do spam ou de fotos desagradáveis. O caminho é o seguinte:

Configurações > Privacidade > Tags

 

Continua após a publicidade

Além de aparecerem todas as fotos em que você está marcado, a opção "Aprovar marcações manualmente" estará na parte superior da tela. Basta ativá-la e Voilà!

Observação: as marcações que já estiverem no seu perfil antes de ativar a revisão manual não serão afetadas pela sua decisão. No entanto, também é possível editar o que já está no seu perfil.

Pouco acima das suas marcações neste menu, existe o botão "editar". Clicando nele, você pode decidir que publicações continuam visíveis ou não.


3- Proteja seus Stories

04/03/2020 às 15:55
Notícia

Twitter estreia Fleet, recurso semelhante ao Stories do Insta...

Funcionalidade começa a ser testada no Brasil e é aposta da rede social para aumentar engajamento

Além de fechar sua conta no geral, é possível que você não queria uma determinada pessoa vendo ou compartilhando seus stories - e o Instagram permite que você controle isso. Para esconder seus stories de alguém, é preciso:

1. Ir até o menu de Configurações do Instagram;
2. Ir até Privacidade > Story;
3. Entrar na opção "Ocultar story de"

A partir daí, a sua lista de seguidores aparece e basta clicar no círculo a direita do usuário que você quiser bloquear.

Ok, e como eu faço para as pessoas pararem de compartilhar meu story?
Para isso, você precisa seguir os dois primeiros passos da lista acima e rolar até a opção "Compartilhamentos". Ali, você terá as opções de:

- Desativar compartilhamento: outras pessoas não poderão mandar seu story como mensagem privada;
- Desativar recompartilhamento: outras pessoas não poderão mais compartilhar suas publicações do feed principal ou vídeos do IGTV nos próprios stories.

Por fim, nessa parte, você pode querer parar de salvar seus stories, fotos e vídeos automaticamente na galeria do celular. Caso essas opções estejam ativas, todos os posts são arquivados no seu rolo de câmera e, consequentemente, isso ocupa mais espaço de armazenamento. 

Como faço isso?

Stories
1. Novamente, vá até Configurações > Privacidade > Story;
2. Desative a opção "Salvar no Rolo de Câmera" (iOS) / "Salvar na galeria" (Android);
3. Desative a opção "Salvar em itens arquivados". Com essa opção ativa, o Instagram é autorizado a arquivar todos os seus stories para que você (e só você) os veja depois desaparecerem.

Fotos do feed e vídeos do IGTV
1. Vá até Configurações > Conta > Publicações originais;
2. Desative as três opções: "Salvar publicações originais", "Salvar fotos publicadas" e "Salvar vídeos publicados".

A partir daqui, a única cópia das imagens que você postar estará no seu perfil - ou desaparecerão

 


4- Esconda seu status

Outra dica bastante útil é limitar a visibilidade do seu status. Ou seja, ninguém saberá quando você está online ou offline. Para fazer isso, basta:

1. Seguir a ordem Configurações > Privacidade > Status de atividade;
2. Desativar a única opção existente.

Porém, é bom lembrar: como em outros aplicativos, no momento em que esta configuração é desativada, você também não pode mais ver quando outras pessoas estão online.


5- BLOCK!

Voltando ao feed, proteger suas fotos é bem mais "tudo ou nada" do que os stories. A opção a seguir já é bastante conhecida (e pode causar boas discussões): o famoso Block.

Quando você bloqueia alguém, essa pessoa não consegue mais encontrar o seu perfil, ver suas publicações ou stories no geral. Além disso, ela não recebe um aviso ou notificação de que foi bloqueada. A informação é praticamente uma "surpresa".

Para bloquear alguém, você precisa:

1. Entrar no perfil da pessoa a ser bloqueada;
2. Clicar nos três pontos verticais no canto superior direito;
3. Selecionar a opção "Bloquear".

Nesse mesmo menu, existe a opção "Restringir", que é diferente de bloquear alguém. Com ela, as pessoas ainda podem ver seu conteúdo e comentar, mas esses comentários aparecem apenas para você. Além disso, essas pessoas não saberão quando você estiver online.


6- Diminua sua visibilidade

Você também pode se tornar um pouco mais difícil de achar e, consequentemente, disponibilizar menos informações sobre você. Duas boas dicas são dessincronizar seus contatos do celular com a rede social e configurar sua conta para que o Instagram não te coloque nas sugestões alheias. Vamos falar das duas abaixo:

Sincronização de contatos
Normalmente, quando criamos uma conta no Instagram, uma das primeiras perguntas é se desejamos sincronizar nossos contatos do telefone. Isso ajuda a encontrar nossos amigos mais próximos dentro da rede social e o sistema do Instagram passa a saber quem são as pessoas listadas no seu telefone. 

Eu, particularmente, sempre ignoro essa opção. E se você se arrependeu ou não quer mais esse atalho, precisa seguir estes dois passos: 

1. Vá até Configurações > Conta > Sincronização de contatos;
2. Desative a opção "Conectar contatos" .

Seu perfil como sugestão

Para deixar de ser uma sugestão pública, é preciso entrar no Instagram pelo browser

Quando alguém (qualquer pessoa) cria uma conta no Instagram e busca ou segue outro usuário, o algoritmo  oferece outro grupo de contas "semelhantes" àquela. Pode acontecer de você estar nesse grupo, mesmo sem querer de fato.

Para mudar isso, você terá um pouquinho mais de trabalho, já que não é possível desativar isso pelo aplicativo mobile. Entrando no seu perfil pelo browser do computador, você precisará:

1. Selecionar o botão de Editar Perfil;
2. Tirar a seleção da última opção presente no menu: "Sugestões de conta semelhantes".


Extra!: Veja se suas fotos estão no Google!

Por padrão, o Instagram não permite que suas publicações sejam encontradas nas imagens do Google. Porém, você pode estar conectado a algum outro aplicativo ou visualizador da Web que tenha dados do seu perfil e esteja publicando suas fotos publicamente (mais do que o normal...). 

Caso isso esteja acontecendo, o primeiro passo é revogar o acesso de aplicativos terceiros a sua conta do Instagram. Para isso:

1. Vá até Configurações > Segurança > Aplicativos e sites > Ativo;
2. Remova todos os aplicativos que você não usa mais.


7- Adeus, publicidade personalizada!

12/02/2020 às 17:57
Notícia

Instagram gera receita de US$ 20 bilhões somente em publicidade

Sozinho, o app gerou mais de um quarto da receita do Facebook em 2019

Por último, quem nunca se surpreendeu com publicidades "misteriosamente" condizentes com sites e produtos que deu uma olhada? Isso acontece, pois os "ads" do Instagram usam justamente os sites e apps que você visita para personalizar essas propagandas. 

Para se livrar disso, teremos que fazer uma pequena viagem à "rede social ao lado", que é dona do Instagram: o Facebook. Você pode optar por fazer isso no mobile ou no browser, mas o resultado é o mesmo.

Mobile
1. No app do Facebook. vá até o "menu hamburguer" que está na parte superior direita;
2. Entre em Configurações e Privacidade > Configurações > Preferências de anúncios > Configurações de anúncios;
3. Desative a permissão nas abas "Anúncios com base em dados de parceiros" e "Anúncios com base na sua atividade nos Produtos das Empresas do Facebook que você vê em outros lugares".

Desktop
1. Clicando aqui, você já chega na página de Preferências de Anúncios;
2. Vá até Configurações de anúncios;
3. Siga o mesmo terceiro passo da lista acima.


Segurança na internet é uma questão cada vez mais importante. Ter uma conta pública em alguma rede social não significa que tudo precisa estar exposto, e se certificar disso é essencial. 

Não deixe de acompanhar o Mundo Conectado para mais artigos sobre esse assunto e sobre o mundo da tecnologia! 

Via: The Verge
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

PCs Windows também podem migrar para processadores ARM, segundo ex-representante da Apple

PCs Windows também podem migrar para processadores ARM, segundo ex-representante da Apple

Expectativa para o aumento de desempenho dos futuros Macs ARM é bastante positiva


Galaxy S20+ BTS Edition começa ser vendido no Brasil por R$ 5.999

Galaxy S20+ BTS Edition começa ser vendido no Brasil por R$ 5.999

Edição do aparelho já deve ser encontrada em lojas físicas e online da Samsung e Vivo


Google investirá US$ 10 bilhões na Índia nos próximos anos

Google investirá US$ 10 bilhões na Índia nos próximos anos

Anúncio foi feito na nova edição do evento anual Google for India


Atualização do Google Fotos enfim permite filtrar por imagens recém-adicionadas

Atualização do Google Fotos enfim permite filtrar por imagens recém-adicionadas

Recurso estava disponível no navegador há anos e só agora chega aos celulares


Tom Clancy’s Elite Squad será lançado em 27 de agosto para Android e iOS

Tom Clancy’s Elite Squad será lançado em 27 de agosto para Android e iOS

Ubisoft confirmou novo modo campanha e 70 personagens para o jogo mobile