Drone Autel EVO II: Câmera 8K, 40 minutos de voo, 12 sensores, 9k de distância e mais

Drone Autel EVO II: Câmera 8K, 40 minutos de voo, 12 sensores, 9k de distância e mais

Especificações para deixar qualquer interessado em um drone de alta qualidade de boca aberta

A DJI reina absoluta no segmento de drones desde sempre, com incríveis 74% do mercado mundial de drones de acordo com uma pesquisa de 2018. Porém, 2019 deve ter ajudado a mudar um pouco esse cenário pela popularização do setor e uma infinidade de novas empresas que surgiram - nenhuma ao ponto de conseguir desbancar os modelos da DJI para consumidores em geral, apesar de algumas naves interessantes de marcas como Autel, Parror, Skydio, Yuneec, entre outras terem aparecido.

Será que finalmente apareceu uma concorrente para fazer frente a DJI?

 

A CES é talvez o atual evento com a maior participação de empresas de drones para consumidores nos EUA e talvez no mundo, e durante a CES 2020 que aconteceu entre os dias 7 e 10 de janeiro a Autel, empresa americana que lançou em 2018 o modelo chamado EVO (muito semelhante aos Mavic 2), anunciou a segunda geração dessa linha chamada EVO II.  Evoluções em cima do já bom drone da primeira geração eram naturais, mas seus sucessores tem especificações impressionantes de deixar qualquer entusiasta do gênero de boca aberta.

Site oficial dos drones Autel EVO II

Como destaques, três modelos com câmeras 6K, 8K e 8K + câmera termal, com todos compartilhando tecnologias como até 40 minutos de autonomia de voo, distância de controle de até 9km e 12 sensores cobrindo todas as direções com modos de voo autônomos.

Câmeras com resolução de até 8K, autonomia de voo de 40 minutos e 12 sensores em todas as direções

Antes de entrarmos mais a fundo em algumas características, primeiro um vídeo com as impressões sobre as principais especificações dos drones:


Modelos e especificações

Além da Autel trazer drones com avanço notável no que diz respeito ao projeto final, ela também adicionou tecnologias bem acima do padrão atual como, por exemplo, nas câmeras implementadas, que contam com opções de 6K, 8K, e um modelo com duas câmeras - uma 8K em conjunto com uma câmera termal da Flir, conceituada empresa nesse ramo. Também temos:

- Sensores de 48MP 1/2" CMOS no modelo das câmeras 8K; e

- Sensores 20MP  de 1 polegada CMOS ISO 100-12800 e abertura F2/8 até F/11 no modelo com câmera 6K. 

Ambos possuem bitrate de 120mbps e 10-bit de cores, características que fazem deles os melhores modelos do segmento para vídeos e fotos na atualidade, ao menos quando se trata de especificações, sabemos que as vezes isso não é suficiente e na pratica a história muda.

Será que 120mbits para uma câmera 8K é suficiente?

 

Mas, os drones tem especificações impressionantes em outras características também. Veja abaixo:

Tecnologias compartilhadas entre todos os modelos (padrão, Pro e Dual):
- 12 sensores computacionais captando 360 graus com processamento IA para maior proteção (A Autel promete captura de até 30 metros de distância pelos sensores);
- Distância de controle de até 9km sem restrição de voo (explicamos mais abaixo);
- Autonomia de voo de até 40 minutos;
- Transmissão em resolução FullHD para a tela do celular;
- Velocidade máxima de 72km/h;
- 2 sensores de sonar (parte inferior);
- LEDs inferiores para pouso e decolagem;
- Tecnologia Dynamic Track 2.0 para seguir objetos;
- Controle com display.
- Residência a vento nível 8
- Peso de decolagem: EVO II (1.127g), EVO II Pro (1.174g), EVO II Dual 320 (1.157g) e EVO II Dual 640 (1.192g).

Os preços ainda não foram divulgados

 


A seguir, listamos as especificações diferentes entre os modelo, relacionadas as câmeras. Visualmente, o corpo do Dual não traz mudanças comparado aos demais, mas pode ser que tenha algo como uma espécie de sistema para acoplar acessórios, já que se trata de um produto com foco maior no segmento corporativo e de segurança - isso acontece no Mavic 2 Enterprise.

 Autel EVO II
- Câmera 8K com zoom 4x;
- 120 Mbits + 10-bit de cores;
- Filmagem em 4K com HDR;
- Sensor CMOS 1" de 48MP;
- Abertura F/2.8.

Autel EVO II Pro
- Câmera 6K ISO 6400;
- 120 Mbits + 10-bit de cores;
- Filmagem em câmera lenta com resolução 2.7K 120fps;
- Filmagem em 4K com HDR;
- Sensor CMOS 1" de 20MP;
- Abertura F/2.8 até F/11.

Autel EVO II Dual
Câmera principal:
- Câmera 8K com zoom 4x;
- 120 Mbits + 10-bit de cores;
- Filmagem em 4K com HDR;
- Sensor CMOS 1" de 48MP;
- Abertura F/2.8;

Câmera Termal FLIR
- FLIR LWR de 640x512 ou 320x256px (OBS. Destaquei 4 modelos no vídeo justamente porque é possível optar entre duas câmeras diferentes da FLIR).


Principais tecnologias

De fato, os drones tem um monte de especificações técnicas impressionantes, mas em quais situações elas fazem diferença? Listamos abaixo algumas das principais.

Câmeras 6K, 8K e Termal

Os EVO II são os primeiros drones desse segmento com suporte para gravação 6K e 8K

 

As câmeras com certeza estão entre as especificações de maior destaque da linha EVO II. Hoje, poucos drones suportam gravar em resolução 4K 60fps, e o próprio Mavic 2 Pro, que tem uma câmera da Hasselblad superior a do Mavic 2 Zoom, suporta "apenas" 4K 30 fps. Os modelos Autel EVO II, no entanto, foram além em resolução, sendo os primeiros nesse tipo de segmento a suportar gravação em qualidade 6K e 8K.

Câmera 6K
Como falei no vídeo, O EVO II Pro é um modelo com perfil mais versátil ao meu ver, assim como acontece com o Mavic 2 Pro. O motivo para esse comentário é que ele tem uma câmera que grava em resolução 6K em conjunto com um sensor CMOS de 1 polegadas e 20MP, com abertura F/2.8 até F/11.

Essas especificações são interessantes para controles manuais a fim de alcançar melhores fotos em baixa luminosidade. E, logicamente, como todo drone desse nível, ele também suporta salvar arquivos em formato RAW, bem importante para trabalhar melhor as fotos e vídeos manualmente.

A principio ambos os modelos gravam em 4K 60fps, sendo que a empresa também destacou a gravação em câmera lenta na resolução de 2.7K e 120fps. Infelizmente, ela não informou se isso se aplica a todos os modelos.

Câmera 8K
Já a câmera em resolução 8K chama a atenção justamente pela, resolução!!! Algo incomum para vários tipos de cenários e mesmo TVs - as primeiras estão sendo lançadas em escala massiva apenas agora na própria CES. Então, isso se torna muito mais raro quando falamos em drones voltados a consumidores, mas está virando realidade.

Além da alta resolução, o suporte a zoom 4X também é uma feature interessante. Tanto na câmera 6K como 8K temos taxa de bitrate de 120mbps, o que é um número bom quando se trata de 4k, mas só testando e comparando para ver como será o resultado (principalmente 8K, já que essa resolução é muito maior). Lembro ainda que ele suporta gravação em 10-bit de cores, que representa 1 bilhão de cores. É bastante coisa e se torna o cenário ideal para câmeras desse perfil.

Câmera Termal FLIR
E, por fim, a câmera FLIR presente nos modelos Dual - na verdade, duas câmeras possíveis, uma com 320px e outra com 640px. Essa resolução pode parecer baixa para muita gente, mas é comum nesse tipo de câmera. Além disso, os modelos EVO II Dual tem um sistema de câmera dupla, então, além da câmera termal, ele também traz a de 8K.

É um tipo de drone destinado ao mercado corporativo ou para uso em situações que envolvam segurança, como resgate de pessoas perdidas durante a noite ou uma situação de fogo em algum local.

Gimbal de 3 eixos
Nem precisava falar já que virou padrão de mercado, mas todos eles consistem em um sistema de estabilização mecânica com gimbal de 3 eixos. Novamente, isso se tornou comum em todo produto desse perfil por entregar alta qualidade de estabilização.


12 sensores em 360º

Outra característica muito positiva que a Autel adicionou aos drones EVO II são os seus sensores de obstáculos: 12 no total, capturando todas as direções. Vale destacar que o modelo EVO de primeira geração, lançado em 2018, já tinha um cenário parecido, mas agora a empresa fez otimizações no sistema e buscou um cenário ainda melhor, bem importante no quesito segurança.

De acordo com a Autel, os sensores detectam objetos a até 30 metros de distância

 

Sensores de obstáculos são bem importantes em duas situações especiais. A primeira, como mencionei, é para segurança, já que ao detectar um objeto o drone não avança sobre ele e evita a colisão. A segunda, por sua vez, é que, em voos autônomos nos quais o drone está seguindo algo definido pelo usuário,  o drone consegue se desviar e seguir a gravação ao se deparar com algum obstáculo.

Além dos sensores de obstáculos, ainda traz mais 2 sensores inferiores do tipo sonar.


Autonomia de voo de 40 minutos

Enfim, as empresas estão buscando um cenário que penso ser o ideal quando falamos em autonomia de voo. Vai ser um sonho quando as naves ficarem no ar por uma hora e parece que isso não irá demorar.

No ar por mais tempo: autonomia de voo é de 40 minutos

 

Os modelos da linha EVO II tem autonomia de 40 minutos, sete a mais do que os 33 minutos do Mavic 2. Como sempre falo, isso é muita coisa apesar de não parecer. Esses sete minutos representam quase 25% a mais de bateria sobre os Mavic 2, muito bom.

Mais autonomia de voo = menos baterias pra carregar = maior portabilidade

Com mais tempo de autonomia de voo, menos baterias precisam ser carregadas para os lugares em que se pretende voar, e isso, na prática, significa maior portabilidade - que faz a diferença no cenário de drones atual. É um das características que mais ressalto e que inclusive esqueci de mencionar no vídeo que fiz. Um erro grave do meu lado já que, novamente, é um ponto muito positivo dos drones EVO II.

Lembro ainda que as empresas sempre colocam o tempo máximo alcançado em cenário ideal sem nenhum vento. Na prática, sempre é um pouco menos.


Distância de 9KM sem restrição e FullHD

Como todo drone desse perfil, o controle é via radio frequência, e quando falamos nesse padrão de conexão a distância de controle e estabilidade de sinal são os pontos positivos (frente a drones com conexão Wifi). A linha EVO II alcança até 9km de distância de controle, 2km a mais do que o modelo EVO de primeira geração e 1km a mais que os Mavic 2. É importante destacar que essas métricas são sempre considerando o cenário ideal, ou seja, sem nenhuma interferência no caminho. Outra coisa é que apesar de alcançarem 9km de distância de controle, normalmente as empresas não informam que dependendo o modo de voo, associado ao vento, pode fazer ele ir até essa distância, mas não necessariamente ter bateria para voltar, o que representaria o dobro da distância máxima.

Outro ponto para destacar: a qualidade de transmissão de imagem do drone para a tela do dispositivo conectado ao controle é FullHD, novamente possível pela tecnologia de conexão baseado em radio frequência.

Uma feature que  também chamou atenção é que a Autel frisa "sem restrição de voo". Aparentemente, isso indica que o drone não tem limitações de voo em nenhuma área, ou seja, pode voar onde o usuário desejar. Isso é muito bom e muito ruim.

Drones não tem restrição de voo em nenhum local

 

Estamos vivendo em tempos em que muitas pessoas fazem coisas sem noção (às vezes sem nem saber), e, apesar de ser uma coisa legal a primeira vista já que vários locais geram restrições de voo desnecessárias, aqui em Florianópolis mesmo já passamos por isso em um bairro localizado entre morros que a geolocalização da DJI detecta como rota do aeroporto e não deixa voos acima de 120, sendo que os morros tem 500 metros, logo não tem como os aviões que chegam e saem do aeroporto conseguirem voar no meio. Mas, o ponto é que isso pode gerar muitos problemas dependendo o uso. Alguém que não tem muita experiência já voou em modo ATTI por exemplo? que é um cenário onde o controle manual é muito importante. Se o usuário não tiver conhecimento disso, certamente o drone vai colidir. O que quero dizer é que acidentes muitas vezes pode acontecer sem a intenção, por isso sistema de segurança em drones são importantes, especialmente em modelo de porte maior como os da linha EVO II.

Então, apesar se interessante a priori, também pode ser preocupante em alguns casos e temos que sempre defender a segurança geral.


Sistema para seguir com IA

Por fim, uma última feature muito interessante é que os drones EVO II trazem a segunda geração do sistema Dynamic Track para seguir um ponto desejado, que ajuda bastante em cenários onde o objeto marcado se move de forma mais rápida.

Essa funcionalidade é muito legal para cenas de esporte, takes onde você está gravando sozinho e não pode ficar controlando o drone e outros casos. Outro ponto muito bom é que considerando que o drone consiga fazer todo o processo sem perder o que está seguindo, o foco e enquadramento da gravação ficam excelentes na maioria dos casos, resultando em ótimos vídeos já que quando bem feito o que é gravado sempre fica no centro do enquadramento.

Nesse tipo de voo os sensores também fazem muita diferença, já que ao detectar obstáculos durante o trajeto eles fazem o desvio automático e continuam seguindo o que for marcado. Atualmente o drone Skydio 2 é considerado o que existe de melhor nesse tipo de feature, com 6 câmeras 4K capturando todas as direções e um chip NVIDIA Tegra X2 para fazer o trabalho de análise dos cálculos.


Conclusão

As especificações separadas são ótimas, mas o que impressiona é o conjunto da obra

 

Como falei na introdução, a DJI está na frente do segmento de drones para consumidores gerais desde que eles existem. Começou a ganhar destaque com a linha Phantom e revolucionou o mercado novamente através da linha Mavic. De forma surpreendente, ela ainda domina anos depois de forma que nenhuma outra consegue sequer chegar perto, e certamente um dos grandes motivos está no fato de não ter concorrentes a altura. Porém, nos últimos meses estamos vendo novos lançamentos agitarem "as prateleiras" e seguramente a linha Autel EVO II é, por enquanto, a que melhor fez isso por conseguir unir o que existe de melhor em algumas tecnologias com avanços importantes em outras - tudo isso em um projeto muito parecido com os da linha Mavic 2. 

Meus maiores destaques ficam logicamente nas câmeras. Mesmo poucas TVs trazem suporte para resolução 8K até o momento, e esse é um drone com grande potencial futuro em se tratando de qualidade de filmagem por trazer essa característica . Além disso, temos as tecnologias associadas como bitrate de 120mbps (será que é suficiente para 8K? para 4K certamente é, mas para 8K pode ser baixo), 10-bit de cores (leia-se 10 bilhões de cores), e bons sensores, especialmente o do modelo Pro, possibilitando um bom cenário mesmo em baixa luminosidade com possibilidade de bom controle manual da abertura da lente.

Agora, como destaquei, o que impressiona mais é o conjunto da obra nessa linha. Todos eles trazem autonomia de voo de 40 minutos, que está entre as mais altas do mercado para drones desse perfil. Possuem também nada menos que 12 sensores de obstáculos capturando 360º, bem importante no quesito proteção, segurança e voo autônomo. Por fim, a Autel também implementou a segunda geração de seu sistema de trackeamento para o drone seguir um objeto, utilizando tecnologia IA, e trouxe outras características bem bem interessantes - distância de controle de até 9km, controle com display e transmissão em resolução FullHD para a tela do celular, velocidade de 72km/h, LEDs inferiores para ajuda na decolagem e pouso em locais de baixa luz ou a noite. Muitas tecnologias que o Mavic 2 já tem, mas teoricamente com aperfeiçoamentos.

Uma lista incrível, mas quanto custará tudo isso?

 

Mas, quais os preços dos modelos da linha EVO II? Bom, até o momento a empresa não liberou essa informação, que isso com certeza vai definir o quão interessantes os drones continuam sendo. Não espero um valor abaixo de US$1.500.

Lembro ainda que o modelo EVO de primeira geração, com características muito semelhantes aos modelos Mavic 2, custa atualmente US$1049 no pacote com uma única bateria.

Por fim uma coisa que não podemos esquecer e é extremamente importante para ser destacada, a DJI não é qualquer empresa, e certamente está de olho em tudo que está acontecendo no mercado, sendo assim podemo esperar produtos tão bom quando qualquer outro que vimos nos últimos meses, e acima de tudo, com garantia de qualidade de experiência de voo, algo que se conquista com o tempo e que essas empresas mais recentes precisam ainda conquistar, especialmente quando falamos em alta demanda de venda. Uma coisa é vender alguns milhares de drones, outra é vender milhões, já que a potencialização de problemas anda junto com o sucesso, e se o primeiro ponto não for baixo, o segundo será afetado por lógica.

Todos os modelos de drones lançados pela DJI a partir de agora irão detectar aviões e helicopteros

 

Lembro ainda que a DJI anunciou que TODOS seus drones lançados esse ano trarão um sistema que detecta aeronaves próximas ao drone, isso é um passo gigante em busca de maior segurança no segmento. Com essa funcionalidade o usuário será avisado pela tela do smartphone quando um avião ou helicóptero se aproxima, muito interessante.

Preços

Preço no lançamentoU$ 1.495,00 30/01/2020U$ 1.795,00 30/01/2020
Preço atualizadoU$ 1.495,00 30/01/2020U$ 1.795,00 30/01/2020

Ficha Técnica

PlataformaDrone Drone Drone
Link oficialLinkLinkLink

Características

Autonomia de voo40 Minutos40 (baterias 7100mAh) Minutos40 (baterias 7100mAh) Minutos
Distância de controle9000 metros9000 metros9000 metros
Resolução de transmissão1080p 1080p 1080p
Velocidade máxima72 Km/h72 Km/h72 Km/h
Resolução de vídeo8K com zoom 4x, 120Mbps, 10-Bit, ISO 100-3200, Sony IMX586 6K com zoom 4x, 120Mbps, 10-Bit, ISO 100-6400, Sony IMX383 8K com zoom 4x, 120Mbps, 10-Bit, ISO 100-3200, Sony IMX586 + câmera Termal FLIR Boson
Sensor da câmera1/2 CMOS, f/1.8, ISO 100-3200, 48 MP1 CMOS, f/2.8 - f/11, ISO 100-12800, 20 MP1/2 CMOS, f/1.8, ISO 100-3200, 48 MP
EstabilizaçãoGimbal de 3 eixos (tilt, roll, pan) Gimbal de 3 eixos (tilt, roll, pan) Gimbal de 3 eixos (tilt, roll, pan)
Armazenamento de dados8GB Interno, Micro SD até 256GB 8GB Interno, Micro SD até 256GB 8GB Interno, Micro SD até 256GB
Sensores de detecção12 sensores com sistema Omnidirectional 12 sensores com sistema Omnidirectional 12 sensores com sistema Omnidirectional
Controle por gestosSIM SIM SIM
Live StreamSIM SIM SIM
GPSSIM SIM SIM
Peso montado1127 gramas1174 gramas1192 gramas
ExtrasSistema com duas câmera, a principal e outra termal de 640px ou 320px

User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Entregas com drones nos Estados Unidos são aceleradas por conta do COVID-19

Entregas com drones nos Estados Unidos são aceleradas por conta do COVID-19

Transporte de medicamentos e alimentos são as principais preocupações no momento


Drone mostra mais de US$ 3,5 milhões em maconha apreendida na Austrália

Drone mostra mais de US$ 3,5 milhões em maconha apreendida na Austrália

Plantação foi descoberta em uma propriedade de 20.000 acres


Novo drone FIMI X8 SE (2020) tem 35 min de autonomia, voa até 8KM e custa US$399 [+CUPOM]

Novo drone FIMI X8 SE (2020) tem 35 min de autonomia, voa até 8KM e custa US$399 [+CUPOM]

Drone sofreu otimizações em cima da primeira versão, mas tem exatamente o mesmo visual


Feiyu pocket

Feiyu pocket

Confira a ficha técnica


Xiaomi FIMI X8 SE (2020)

Xiaomi FIMI X8 SE (2020)

Confira a ficha técnica