Como escolher um SSD para o notebook? Veja nossas dicas e aproveite a Black Friday!

Como escolher um SSD para o notebook? Veja nossas dicas e aproveite a Black Friday!

Vamos lhe ajudar a escolher um bom SSD e transformar a experiência de uso do seu notebook

A Black Friday começa hoje e tenho algumas dicas bem simples que podem fazer a diferença para a escolha do SSD ideal para um upgrade em seu notebook. Se ainda não viu, temos um artigo onde explicamos porque é tão importante ter um SSD no sistema, seja um notebook ou computador de mesa. Mas hoje a ideia é algo bem mais simples focado totalmente na Black Friday.

25/08/2019 às 16:53
Artigo

Vale a pena comprar um SSD? SIM!!! Veja tecnologias, formatos...

NVMe, SATA, PCIe 4.0, PCIe 3.0, AHCI, HD, SSHD, comparamos todos eles em vários cenários

Primeiro de tudo, você precisa saber qual o formato de SSD pretende comprar. Para isso, é necessário saber o tipo de conexão que tem dentro do notebook disponível para o SSD, esteja essa conexão livre ou sendo utilizada por um HD, nesse último caso será necessário remover o HD para colocar o SSD no lugar, mas também temos uma dica para um bom uso desse HD que será removido.

Temos uma parceria com a Pichau, uma das grandes lojas online de hardware do país, e certamente eles terão alguns SSDs em promoção, então fique de olho nos links abaixo:

- Modelos formato M.2 na Pichau

- Modelos formato 2.5 polegadas na Pichau

- Análises de SSD e drives de armazenamento no Adrenaline

Continua após a publicidade

Abrindo o notebook

Existem duas formas de descobrir que tipo de conexão seu notebook suporta: primeiro olhando no site oficial do notebook, mas infelizmente muitas vezes o fabricante não informa as conexões disponíveis, apenas o drive já instalado. Se ele não informar, você terá que partir para a segunda forma, que é abrir o notebook, não tem saída. Abaixo fotos de alguns modelos abertos mostrando diferentes cenários, um bem fácil e um mais difícil.

1 - Modelo FÁCIL de abrir
Abaixo algumas fotos de um modelo de notebook fácil de ser aberto, sendo que existem modelos ainda mais fáceis que sequer precisam de ferramentas. Após abrir é possível ver o que você tem de opção para upgrade, no caso desse modelo é possível trocar o HD de 2,5 polegadas e até mesmo um SSD em formato mSATA, mas esse padrão está deixando o mercado e é difícil até achar SSDs desse tipo, porém se o seu notebook tiver é melhor optar por ele do que remover o HD, já que ficaria com 2 drives.

2 - Modelo DIFÍCIL de abrir
Já esse outro notebook é um exemplo de modelo um pouco mais difícil de abrir, sendo necessário remover uma série de parafusos e destacar a parte onde fica o teclado. Atenção e cuidado aos cabos flat por baixo. Mesmo sendo um modelo mais atual, não tem aparente nenhuma conexão para SSD M.2, que pode estar na parte de baixo da placa e teríamos que "abrir" ainda mais o notebook para descobrir.

No caso do modelo "1", o mais fácil de abrir, é possível notar que ele tem um HD em formato que chamamos de 2.5 polegadas, então você precisa de um SSD SATA de 2.5 polegadas, um desse:

Mas os notebooks mais novos podem trazer a conexão M.2 NVMe, com suporte a velocidades bem superiores. Abaixo a foto de um desses modelos de SSDs, bem menores que os de 2.5 polegadas. 

Continua após a publicidade

Em um computador desktop a questão de espaço é muito menos preocupante, 99% vai supotar um SSD de 2.5 polegadas, já o mais recentes em formato M.2 dependerá da sua placa-mãe, então confira no site oficial dela se não souber, ou no manual ou fale com a gente pelos comentários que ajudamos a esclarecer essas dúvidas.


Características importantes em um SSD

Abaixo listo algumas características importantes para você ficar atento na hora de comprar um SSD para seu sistema, e vale também para desktop além de notebook.

1 - Capacidade - O principal a ser instalado em um SSD é o sistema operacional, com isso você não só terá um tempo de início do sistema muito mais rápido do que em um HD, mas também a usabilidade em geral ficará muito melhor, é incomparável. O padrão de todo software a ser instalado no sistema é no mesmo drive do sistema operacional, então optar por um modelo de 120GB não é a melhor escolha justamente porque um sistema operacional como o Windows já está ocupando por padrão cerca de 30GB. Além desse padrão, o sistema vai precisar também de um espaço extra quando está executando aplicações, e essas próprias aplicações também precisam dependendo do caso - por exemplo, um software de edição de imagens ou vídeo, enquanto você está mexendo nos arquivos de edição ele precisa armazenar em algum lugar a edição. Então RECOMENDO fortemente um modelo de 240GB para os dias atuais, caso contrario você poderá se arrepender logo logo, tendo um componente que vai melhorar muito a usabilidade, mas por tabela vai gerar outro problema relacionado à limitação de espaço.

Outro detalhe: se você precisa armazenar muitos arquivos, já recomendo comprar um SSD com 480GB (ou 500GB) ou mesmo os modelos de maior capacidade de 1TB, vai evitar problema de falta de espaço, especialmente porque boa parte dos notebooks trazem HDs de 500GB ou mesmo 1TB.

2 - TBW ou tempo de vida útil do SSD - Fique atento a essa informação, se não tiver no site da loja onde pretende comprar, procure no site oficial da marca, sempre é informado. Apesar dos SSDs atuais não sofrerem como antigamente com problema de qualidade muito ruim de memórias utilizadas, opte por modelos com TBW acima de 50k, ainda existe uma série de modelos com TBW na casa de 20k, 30k. É um problema grande? Não e sim. o TBW é uma medida de gravação de dados no SSD que indica o tempo de vida útil dele.

DADOS MÉDIOS: 50TBW = GRAVAÇÃO DE 25GB+ POR DIA DURANTE 5 ANOS

Com a informação acima, dá para ver que não precisa se preocupar muito, as métricas de longevidade são jogadas bem para cima, porém vai depender muito do uso do sistema, se vai copiar muitos arquivos para o SSD, especialmente fotos com alta resolução e vídeos, optar por um modelo com na casa de 80TBW para cima dá uma boa margem de segurança.

3 - Tipos das memórias - Faz pouco tempo muito se fala dos tipos de memória, e muitas pessoas também criticavam muito as memórias mais recentes porque elas são mais lentas que as memórias mais antigas, mas não é bem assim. Não vou entrar a fundo nesse assunto, novamente se deseja conhecer mais a fundo sobre SSD leia este artigo, o importante é você saber que a grande maioria dos SSDs atualmente traz memórias de armazenamento do tipo QLC, elas foram o grande motivo da queda de preço do último ano, porém memórias do tipo TLC são melhores, caso possa escolher opte por elas, mas assim, na prática, pouca diferença real de velocidade.

4 - SATA ou NVMe? - Isso vai depender do seu sistema, se ele suportar NVMe, em um notebook apenas através do formato M.2, opte por elas com certeza, mas são um pouco mais caros. Agora como tenho falado bastante em meus artigos sobre SSD, na prática a diferença é muito pequena, especialmente porque onde a diferença é maior é em situações de cópia, e aí o drive mais lento será o limitador. Resumindo: de nada adianta ter um SSD muito rápido e copiar algo para um pen drive, porque quem vai limitar a velocidade é o pen drive. Para alcançar a velocidade máxima, quem envia e quem recebe precisam ser rápidos, o mais lento sempre limita.

Fique atento também à espessura do SSD de 2.5 polegadas que vai comprar, opte sempre por modelos de 7mm (milímetros de altura), sendo que existem modelos com 9 mm. Normalmente os modelos mais altos de 9mm trazem alguma característica diferenciada como LEDs RGB, por isso precisam dessa altura extra, e isso pode gerar incompatibilidade com notebooks.


Comprei o SSD, o que faço agora?

Tudo bem Fábio, você me convenceu a comprar o SSD e aproveitei uma boa promoção na Black Friday, agora só coloco o SSD no notebook e pronto? Não, agora você precisa transferir o sistema do seu antigo HD para o SSD, e deve fazer isso antes de remover o HD. O processo pode ser de duas formas: através de um clone exato do seu HD para o SSD utilizando algum software para essa finalidade (como o AOMEI Backupper), ou através de uma instalação nova.

Faça o clone do HD para o SSD antes de fazer a troca física deles

 

Num vídeo que será publicado em breve iremos dar dicas importantes sobre esse processo, mas o mais importante é que você já aproveitou as promoções e garantiu o tão sonhado SSD.


E meu HD velho?

Seu HD velho pode ter uma boa utilidade ainda, virar um drive externo para você poder carregar arquivos para onde quiser de forma bem fácil. Existe uma infinidade de cases para HDs de 2.5 polegadas no mercado, e que são muito fáceis de se utilizar, basta encaixar o HD dentro e pronto. Esses cases são bem baratinhos, abaixo um à venda na Amazon, mas tem muitas opções ainda mais baratas, basta procurar no Google. Recomendo apenas optar pelos modelos USB 3.0, mais rápidos.

Case USB 3.0 para HD na Amazon


É isso, espero que essas dicas rápidas ajudem na escolha desse componente que hoje é um dos que mais fazem diferença na usabilidade de um computador, recomendo fortemente colocar um SSD em seu sistema se você ainda não tem um.

User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

SSDs podem alcançar preço mais baixo da história no começo de 2021

SSDs podem alcançar preço mais baixo da história no começo de 2021

Alto fornecimento de memórias pode derrubar os valor dos componentes em 15%


COMEÇOU a PRIME DAY! Black Friday da AMAZON tem descontos especiais só HOJE e AMANHÃ

COMEÇOU a PRIME DAY! Black Friday da AMAZON tem descontos especiais só HOJE e AMANHÃ

Echo Dot de R$349 por R$199 e outros dispositivos Amazon com até 40% de desconto


Resolvendo o notebook lento da estagiária! Chega de esperar ele ligar

Resolvendo o notebook lento da estagiária! Chega de esperar ele ligar

Seu PC (e o da Ana) pode estar a um upgrade de ficar bom, sabia?


Seagate lança o SkyHawk seu novo HDD com 18 TB armazenamento

Seagate lança o SkyHawk seu novo HDD com 18 TB armazenamento

O novo disco rígido foi construído para sistemas de vigilância que operam por IA


SanDisk lança SSDs Extreme Portable PRO com velocidade de até 2.000MB/s

SanDisk lança SSDs Extreme Portable PRO com velocidade de até 2.000MB/s

Novos dispositivos da marca também capazes de aguentar quedas e possuem proteção contra água