Black Friday 2019: confira nossas dicas para não cair em

Black Friday 2019: confira nossas dicas para não cair em "Black-fraude"!

Muita gente espera a Black Friday pra fazer compras, mas é bom ter atenção para não ser enganado

Já estamos em contagem regressiva para a Black Friday 2019, que acontece nesta sexta-feira, dia 29 de novembro! Todo ano, esse é o dia que muita gente espera os preços baixarem loucamente para comprar todo tipo de produto. Mas, é melhor não dar bobeira e ir comprando sem analisar as ofertas, pois existe muita "Black-fraude" também - ofertas que, se você vai a fundo, descobre que são pura enganação.

25/11/2019 às 10:58
Notícia

Black Friday 2019 deve movimentar 3,5 bi de reais no comércio...

Pesquisa realizada pela Compre & Confie aponta crescimento de 19% em relação ao mesmo período do ano ...

Segundo o levantamento da Promobit, plataforma que traz variados descontos e promoções, apenas 59% das ofertas divulgadas na Black Friday 2018 eram verdadeiras. Quem estava interessado em smartphones sofreu mais - apenas 30% dos descontos eram reais. Já para notebooks, a porcentagem segue baixa, mas chegou nos 44%.

A Fundação Procon também deu alguns dados sobre novembro do ano passado, e não temos grandes surpresas. A maioria das reclamações na época (34,23%) era sobre propagandas enganosas. 

Por isso, o Mundo Conectado traz esse artigo até você com algumas dicas importantes para não ser enganado esse ano! Confira abaixo em que tipo de coisas você deve prestar atenção nos próximos dias:


Pagando a metade do dobro? Não!

 

Já faz alguns anos que a Black Friday se consolidou de vez no Brasil e se tornou uma das datas mais importantes do varejo. No entanto, o processo de "oficialização" não foi instantâneo e até hoje ouvimos o apelido "Black-Fraude" por aí. 

Porcentagem de desconto não é sinônimo de gastar menos!

Um esquema ao qual os consumidores já estão mais familiarizados e atentos é o desconto "metade do dobro". A lógica é "simples": algumas semanas antes da Black Friday, os produtos começam a ficar misteriosamente mais caros e na data em questão ficam mais baratos. Não se engane: essa baixa no preço, na verdade, é apenas o preço inicial da história toda.

Para fugir disso, é muito importante que você pesquise os preços atuais da sua lista de desejos e também verifique o histórico de preço dos produtos. Porcentagem de desconto muitas vezes não é sinônimo de gastar menos, e com esses dados você consegue visualizar melhor o que realmente vale a pena comprar. 

5 aplicativos/sites para monitorar preços!

- Baixou

 

- Buscapé

 

- JáCotei

 

- Zoom

 

- Vigia de Preço (extensão para Chrome e app Android / iOS)


Pesquise o produto - e a loja!

 

Além de pesquisar o seu produto, é preciso prestar atenção onde você está comprando. O que não falta são espertinhos criando lojas falsas com descontos surreais para deixar você tentado a comprar qualquer coisa. Depois de pagar, a loja some e a compra nunca chega.  

Se for possível, dê prioridade a lojas conhecidas e tidas como confiáveis. A probabilidade de receber um produto de qualidade (ou apenas receber o que você comprou) é bem maior, e mais pessoas poderão te ajudar com opiniões. Outra coisa: fique de olho e desconfie de ofertas que misturam produtos normalmente muito caros e preços muito baixos. Muitos dos golpes que mencionei no parágrafo anterior usam isso como ferramenta.

Se não conhece a loja, pesquise nos sites de apoio ao consumidor!

Caso esteja muito na dúvida, não deixe de verificar a reputação da marca/loja em sites como o ReclameAqui e o consumidor.gov.br. Eles ajudam bastante a encontrar pessoas que tiveram problemas com compras, avaliações das marcas/lojas, etc.

24/11/2019 às 14:04
Artigo

Smartphones para ficar de olho na Black Friday

Confira a lista de celulares para estar no seu radar durante as promoções!

Outra opção é consultar a lista do Procon-SP de lojas virtuais suspeitas. Desde 2011, ela conta com a URL das páginas não recomendadas, empresa ou pessoa física responsável, CNPJ ou CPF e a situação do site - ou seja, se ainda está ativo ou fora do ar. Para facilitar a checagem, é possível instalar a extensão Canbuy, que avisa se o site é seguro a partir da base de dados do Procon. 

E por último, mas não menos importante, leia os comentários nos posts e páginas de produtos a venda que você esteja interessado, e não clique em links suspeitos vindos do WhatsApp, e-mail, mensagem SMS ou de publicidade em redes sociais! Caso receba algum, digite o link diretamente da barra de endereços do seu navegador.

Bônus: Preste atenção nesses detalhes!

 

1. Confira se a loja que está acessando apresenta todas as informações obrigatórias pela Lei do E-commerce (Decreto Nº 7.962/13) de forma clara: CNPJ, Razão Social, endereço da sede da empresa, telefone e e-mail ou formulário para contato. Esses dados geralmente estão no cabeçalho ou rodapé da página.

 

2. Quando entrar em um site, veja se a sigla "https" está acompanhada de um cadeado. Caso esteja, isso significa que a troca de informações entre o site e seu dispositivo está criptografada, aumentando a segurança dos seus dados.

 

3. Suspeite de lojas que não dão a opção de pagamento através de cartão de crédito. Muitas vezes, é mais vantajoso para os criminosos aplicar golpes mais simples com boletos ou transferências do que roubar seus dados bancários. 

 

4. Verifique se o "https" também aparece na página de check-out.

 

5. Desconfie igualmente de ligações que solicitem para digitar seus dados.


Comprou já era? Não é bem assim!

25/11/2019 às 13:35
Artigo

Veja os melhores DRONES para comprar na Black Friday [+UPDATE]

Mavic Mini acabou de chegar e está entre os mais interessantes para ficar de olho

Também de acordo com a Lei do E-commerce, toda loja deve ter uma política de troca ou devolução. No entanto, algumas podem alterar seus processos para a Black Friday. Então, fique atento às letras miúdas. 

Além disso, com base no Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078), uma empresa pode ser multada por qualquer irregularidade comprovada. O valor depende da infração, mas vai de falta de garantia até atraso na entrega. 

+ Dicas: previna-se!

1. Anote tudo que for possível durante a negociação: números de protocolo, nome do atendente, horário da ligação e todas as outras informações que forem dadas sobre o atraso/ a não-entrega do produto.

 

2. Sempre solicite a gravação de suas ligações. De acordo com a Lei do SAC (Decreto Nº 6.523/08), o consumidor tem o direito de fazer esse pedido.

 

3. Reclamações por telefone são válidas, mas sempre tenha algo escrito - e-mail enviado ao SAC da empresa, print de conversas, reclamação nos sites de apoio ao consumidor, etc. 


Tá com pressa pra receber?

 

Uma última questão para se atentar antes de comprar um produto online nessa Black Friday é a sua pressa para recebê-lo. Não dá para esquecer que, além de você, outras milhares de pessoas podem estar comprando a mesma coisa no mesmo site, e as transportadoras ainda não são mágicas. Consequentemente, a entrega desses produtos pode ficar comprometida e demorar um pouco mais do que o normal (mas sem abuso!).


Arquivos importantes: saiba seus direitos!

 

- Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078)

- Cartilha do Consumidor - Procon

- Lei do E-commerce (Decreto nº 7.962/13)

- Lei do SAC (Decreto nº 6.523/08)


Agora que você já deu uma boa conferida nas nossas dicas, não deixe de ler os outros artigos do Mundo Conectado sobre produtos para ficar de olho nessa Black Friday!

- Veja os melhores DRONES para comprar na Black Friday [+UPDATE]

- Smartphones para ficar de olho na Black Friday

E não perca a nossa transmissão ao vivo a partir das 19h desta quinta-feira (28/11/2019)!

Boas Compras!

Fonte: Estadão, Veja, JáCotei, Buscapé, Zoom, Consumidor.gov.br, FinanceOne, Méliuz, Jusbrasil, Techtudo
Drone Doctor anuncia Thermal MK.III - Mavic 2 Zoom modificado com câmera thermal!

Drone Doctor anuncia Thermal MK.III - Mavic 2 Zoom modificado com câmera thermal!

Segundo o DroneDJ, esse pode ser o melhor drone socorrista até agora


Futebol com drones é o mais novo esporte na Coreia do Sul

Futebol com drones é o mais novo esporte na Coreia do Sul

O novo esporte combina a competitividade do futebol e a emoção e diversão de voar com drones


Black Friday registra aumento de 40% no faturamento de e-commerce

Black Friday registra aumento de 40% no faturamento de e-commerce

Pesquisa do UOL DIVEO analisou dados de desempenho e faturamento de 20 varejistas online


Atualização de firmware para o DJI Mavic Mini traz várias otimizações

Atualização de firmware para o DJI Mavic Mini traz várias otimizações

O firmware vem com o número de versão 01.00.0300


Polícia de Chula Vista (EUA) passa a utilizar drone Skydio 2

Polícia de Chula Vista (EUA) passa a utilizar drone Skydio 2

Aeronave é utilizada apenas para situações de emergência