Índice do Artigo

Estabilizador

Análise: DJI Osmo Pocket, menor do que parece, e quase tão bom quanto promete

Imagens em 4k60fps, portabilidade e funcionalidades são destaques do gadget

Desde que foi lançado, já sabíamos que o DJI Osmo Pocket seria um gadget diferenciado e muito interessante para o mercado. No anúncio, a DJI ressaltou características como 4k60fps, portabilidade e funcionalidades que chamam muita atenção de quem curte action cams e audiovisual.

Esse pequeno dispositivo chegou com o preço de lançamento de U$349 dólares e vem com um cabo USB Tipo C para recarga e dois adaptadores, um lightning e outro Tipo C para ser utilizado com o smartphone.

Nós começamos a testar esse gadget já na CES 2019, confira nosso vídeo de primeiras impressões.

YouTube video


Estabilização

A DJI anunciou o Osmo Pocket em uma data muito próxima do lançamento da GoPro Hero Black 7 e um dos destaques de ambas as câmeras está na estabilização. A GoPro é a marca mais conhecida do mercado de action cams, apostou na estabilização digital e garantiu um bom salto tecnológico em relação aos seus modelos anteriores. 

Assista ou nosso comparativo abaixo:

YouTube video

O grande problema da estabilização digital é que funciona analisando os quadros e precisa de boas condições de luz para conseguir trabalhar, ou seja, à noite ela simplesmente não funciona bem. Dessa forma, a estabilização mecânica pode ser mais interessante, já que dia e noite ela consegue atuar muito bem.

O DJI Osmo Pocket não é uma action cam, muito cuidado com o seu mecanismo!

Muitas pessoas estão comparando a GoPro Hero 7 Black e o DJI Osmo Pocket já que trazem diversas características semelhantes. Ambos trazem uma solução de estabilização, filmam em até 4K60fps, têm a funcionalidade de Timelapse e são pequenos.

Mas, como alertado no vídeo abaixo, eles são bastante diferentes, principalmente porque um gadget é uma action cam e o outro um aparelho destinado a quem produz conteúdos.

YouTube video

O pequeno estabilizador da DJI oferece excelente qualidade de

Nesse sentido, tivemos um probleminha que eu explico no vídeo acima e também mais para baixo nessa análise. Em nossos testes, a estabilização se mostrou capaz de movimentos bruscos e cumpriu bem a proposta. Isso tudo com uma excelente qualidade de imagem.

Confira abaixo algumas imagens com teste de estabilização.

YouTube video

Qualidade de

A câmera do Pocket filma em até 4k60fps, é capaz de gravar em slow motion e também dá a possibilidade de tirar fotos. Eu achei a qualidade de imagem das fotos e do vídeo de excelente, mas fique à vontade para julgar você mesmo, confira algumas fotos abaixo.

É bastante comum ter aberrações na lente da câmera, então se você não curte o efeito, isso é um ponto negativo. Às vezes o efeito combina e fica agradável, como na foto em destaque acima, e em outras fica exagerado e inapropriado, como na foto abaixo.

Durante a noite a câmera do Pocket também não deixa a desejar e é capaz de entregar boa, e às vezes excelente, qualidade de

“} /–>

 

Esse vídeo abaixo é um bom exemplo do que eu estou falando.

Com boa condição de luz, os 4k60fps permitem que você faça capturas em altíssima qualidade e na edição consiga um efeito ainda mais suave diminuindo um pouco a velocidade de reprodução.

Aplicativo

Tem alguns modos que são mais fáceis de serem operados com o aplicativo, mas talvez você nem sinta falta disso. Um dos modos que fica mais fácil é a panorâmica.

Você até pode fazer a captura panorâmica só com o Osmo Pocket e depois fazer a junção das imagens, mas se você já fizer isso com o aplicativo em mãos, ele reúne as imagens na hora e forma uma grande imagem horizontal.

Outra possibilidade com o smartphone conectado é utilizar um joystick virtual, que ajuda muito na hora de fazer enquadramentos. Quem está acostumado a utilizar estabilizador para smartphone pode sentir falta disso em um primeiro momento, mas logo se acostuma. 

Um porém bem grande

Mais pra cima nessa análise eu comento que a estabilização mecânica pode falhar e isso acabar comprometendo seu funcionamento. Pois bem, isso aconteceu durante os nossos testes. De uma hora para outra, o mecanismo apresentou uma falha irritante que constantemente pedia para o gimbal ser resetado.

Com pouco mais de uma semana de uso o nosso DJI Osmo Pocket apresentou um problema

Procurando uma solução para esse gadget de mais de U$300 e duas semanas de uso. Achamos vídeos demonstrando o problema e até reclamações em fóruns do produto pedindo ajuda para resolver a situação.

O problema: Para resumir, após algum tempo de uso, o nosso DJI Osmo Pocket apresentou um problema que dizia “Gimbal Protect, tap to resume” e sem uma razão aparente como queda ou obstrução visível. Sempre que ligávamos o aparelhos essa mensagem aparecia e não importava quantas vezes confirmávamos a opção, ele não voltava ao normal.

Foi nesta página de discussão que encontramos como resolver o problema. Explicamos em detalhes no vídeo abaixo com um passo a passo.

Como resolver o problema “Gimbal protected, tap to resume”:

YouTube video

Estávamos quase desistindo de tentar quando finalmente conseguimos! Tentamos três vezes e na terceira foi. Então, se você não deixou ele cair, não vê motivo aparente para o problema, o que listamos a seguir tem grande chance de funcionar.

FAÇA POR SUA CONTA E RISCO
Essa foi a nossa solução, resolvemos compartilhar para ajudar outras pessoas.

Passo 1: Desligue o Osmo Pocket.

Passo 2: Segure firme os dois cantos ao lado da câmera e force eles para o centro, na intenção de firmar bem a câmera.

Passo 3: Movimente a câmera para cima e para baixo.

Passo 4: Sopre forte nos cantos da câmera na parte interna para remover qualquer poeira, partícula de pó ou areia.

Isso salvou nosso pocket. Outras pessoas também disseram que conseguiram consertar conectando ele no smartphone ou simplesmente apertando para resetar.

Se não resolveu, qual pode ser o problema?

1: O Osmo Pocket está com defeito e precisa de assistência especializada para seu conserto.

2: Está danificado demais e o motor pifou, precisará ser trocado.

Recomendamos relatar o problema para DJI, afinal, se diversas pessoas estão passando por essa dificuldade, pode se tornar uma falha do próprio design do produto e a empresa precisará repensar para os próximos lançamentos.

Se você está com esse problema, tente o que descrevemos aqui que isso pode salvar seu Pocket

Os lugares que visitamos não explicam a falha e cuidamos dele como qualquer outro gadget de valor elevado. Lembrando que o vídeo de lançamento dele tem bastante semelhança com as propriedades da action cam GoPro Hero 7 Black, que é à prova d’água e conhecidamente muito resistente.

Mesmo que tenhamos descoberto uma solução para nós, vimos alguns casos em que o dono teve que pedir um novo para a DJI, o que gera um grande desconforto para o comprador e precisa estar dentro da garantia.

 

Em seu vídeo de divulgação, a DJI apresenta o Pocket sendo exposto a poeira, umidade e como algo que pode ser carregado para qualquer lugar. Infelizmente, é bastante perceptível, inclusive com nossa experiência, que não precisa de muito pra danificar o aparelho.

Conclusão

O Osmo Pocket tem um áudio muito ruim, se você gera conteúdo ou quer captar o som ambiente em um lugar movimentado, a qualidade deixa muito a desejar. Sendo assim, é necessário utilizar um gravador externo. Como ele ainda não suporta microfones, você precisará de algum outro aparelho só para o áudio, então tenha isso em mente.

A DJI está lançando um adaptador para conexão de microfone, mas ainda não testamos. De toda forma, o áudio é um ponto negativo.

Fora isso, a fragilidade dele e o fato de ser divulgado dando ênfase em alguns usos de action cam é altamente questionável. Não recomendo você se arriscar em lugares com poeira ou muita umidade. Um dia de praia com ele já pode comprometer o funcionamento, também não recomendo arriscar.

Dar mais tempo de mercado antes de comprar pode ser uma boa

Ainda há muitas melhorias que podem ser feitas, pode ser muito cedo para investir em um. Se você mora no Brasil, pode ser melhor esperar que ele chegue ao país, assim você poderá ter suporte da DJI.

Para utilizar o máximo dele, também teremos que esperar pelos acessórios que a DJI está lançando, como um case à prova d’água e o adaptador USB/P2. Mas isso exigirá mais uma grana, o que definitivamente não é um ponto positivo.

Mas isso não quer dizer que ele não seja um bom equipamento de audiovisual. Na verdade ele substitui uma aparelhagem grande no dia a dia de gravação, o que é um ponto muito positivo. Com mais um gravador e um microfone lapela você pode trabalhar em projetos bastante elaborados.

Se você pensar em gravar com uma DSLR, um estabilizador para a câmera, microfone e tripé, vai suar para carregar o equipamento e vai precisar de ajuda.

Caso você substitua tudo isso por um Osmo Pocket vai continuar tendo uma excelente qualidade de imagem e muito mais mobilidade com o acréscimo de ter diversas funcionalidades que mesmo com a câmera você não tem. Lógico que uma opção não substitui a outra, mas em caso de dúvida, muitas vezes o Osmo Pocket vai se sobressair pela praticidade, ele é menor do que parece.

Prós

4K60fps

Cabe no bolso

Fácil de usar

Filma bem durante à noite

Excelente estabilização

Substitui uma grande aparelhagem 

Contras

Frágil

Apresentou defeito

Péssimo áudio

Mas então, qual é a desvantagem da estabilização mecânica? O problema está justamente por ser uma solução que depende do funcionamento de um mecanismo, se ele travar ou se desgastar com o tempo, adeus estabilização.

O pequeno estabilizador da DJI oferece excelente qualidade de

“} /–>

Nesse sentido, tivemos um probleminha que eu explico no vídeo acima e também mais para baixo nessa análise. Em nossos testes, a estabilização se mostrou capaz de movimentos bruscos e cumpriu bem a proposta. Isso tudo com uma excelente qualidade de imagem.

Confira abaixo algumas imagens com teste de estabilização.

YouTube video

Qualidade de

A câmera do Pocket filma em até 4k60fps, é capaz de gravar em slow motion e também dá a possibilidade de tirar fotos. Eu achei a qualidade de imagem das fotos e do vídeo de excelente, mas fique à vontade para julgar você mesmo, confira algumas fotos abaixo.

É bastante comum ter aberrações na lente da câmera, então se você não curte o efeito, isso é um ponto negativo. Às vezes o efeito combina e fica agradável, como na foto em destaque acima, e em outras fica exagerado e inapropriado, como na foto abaixo.

Durante a noite a câmera do Pocket também não deixa a desejar e é capaz de entregar boa, e às vezes excelente, qualidade de

“} /–>

 

Esse vídeo abaixo é um bom exemplo do que eu estou falando.

Com boa condição de luz, os 4k60fps permitem que você faça capturas em altíssima qualidade e na edição consiga um efeito ainda mais suave diminuindo um pouco a velocidade de reprodução.

Aplicativo

Tem alguns modos que são mais fáceis de serem operados com o aplicativo, mas talvez você nem sinta falta disso. Um dos modos que fica mais fácil é a panorâmica.

Você até pode fazer a captura panorâmica só com o Osmo Pocket e depois fazer a junção das imagens, mas se você já fizer isso com o aplicativo em mãos, ele reúne as imagens na hora e forma uma grande imagem horizontal.

Outra possibilidade com o smartphone conectado é utilizar um joystick virtual, que ajuda muito na hora de fazer enquadramentos. Quem está acostumado a utilizar estabilizador para smartphone pode sentir falta disso em um primeiro momento, mas logo se acostuma. 

Um porém bem grande

Mais pra cima nessa análise eu comento que a estabilização mecânica pode falhar e isso acabar comprometendo seu funcionamento. Pois bem, isso aconteceu durante os nossos testes. De uma hora para outra, o mecanismo apresentou uma falha irritante que constantemente pedia para o gimbal ser resetado.

Com pouco mais de uma semana de uso o nosso DJI Osmo Pocket apresentou um problema

Procurando uma solução para esse gadget de mais de U$300 e duas semanas de uso. Achamos vídeos demonstrando o problema e até reclamações em fóruns do produto pedindo ajuda para resolver a situação.

O problema: Para resumir, após algum tempo de uso, o nosso DJI Osmo Pocket apresentou um problema que dizia “Gimbal Protect, tap to resume” e sem uma razão aparente como queda ou obstrução visível. Sempre que ligávamos o aparelhos essa mensagem aparecia e não importava quantas vezes confirmávamos a opção, ele não voltava ao normal.

Foi nesta página de discussão que encontramos como resolver o problema. Explicamos em detalhes no vídeo abaixo com um passo a passo.

Como resolver o problema “Gimbal protected, tap to resume”:

YouTube video

Estávamos quase desistindo de tentar quando finalmente conseguimos! Tentamos três vezes e na terceira foi. Então, se você não deixou ele cair, não vê motivo aparente para o problema, o que listamos a seguir tem grande chance de funcionar.

FAÇA POR SUA CONTA E RISCO
Essa foi a nossa solução, resolvemos compartilhar para ajudar outras pessoas.

Passo 1: Desligue o Osmo Pocket.

Passo 2: Segure firme os dois cantos ao lado da câmera e force eles para o centro, na intenção de firmar bem a câmera.

Passo 3: Movimente a câmera para cima e para baixo.

Passo 4: Sopre forte nos cantos da câmera na parte interna para remover qualquer poeira, partícula de pó ou areia.

Isso salvou nosso pocket. Outras pessoas também disseram que conseguiram consertar conectando ele no smartphone ou simplesmente apertando para resetar.

Se não resolveu, qual pode ser o problema?

1: O Osmo Pocket está com defeito e precisa de assistência especializada para seu conserto.

2: Está danificado demais e o motor pifou, precisará ser trocado.

Recomendamos relatar o problema para DJI, afinal, se diversas pessoas estão passando por essa dificuldade, pode se tornar uma falha do próprio design do produto e a empresa precisará repensar para os próximos lançamentos.

Se você está com esse problema, tente o que descrevemos aqui que isso pode salvar seu Pocket

Os lugares que visitamos não explicam a falha e cuidamos dele como qualquer outro gadget de valor elevado. Lembrando que o vídeo de lançamento dele tem bastante semelhança com as propriedades da action cam GoPro Hero 7 Black, que é à prova d’água e conhecidamente muito resistente.

Mesmo que tenhamos descoberto uma solução para nós, vimos alguns casos em que o dono teve que pedir um novo para a DJI, o que gera um grande desconforto para o comprador e precisa estar dentro da garantia.

 

Em seu vídeo de divulgação, a DJI apresenta o Pocket sendo exposto a poeira, umidade e como algo que pode ser carregado para qualquer lugar. Infelizmente, é bastante perceptível, inclusive com nossa experiência, que não precisa de muito pra danificar o aparelho.

Conclusão

O Osmo Pocket tem um áudio muito ruim, se você gera conteúdo ou quer captar o som ambiente em um lugar movimentado, a qualidade deixa muito a desejar. Sendo assim, é necessário utilizar um gravador externo. Como ele ainda não suporta microfones, você precisará de algum outro aparelho só para o áudio, então tenha isso em mente.

A DJI está lançando um adaptador para conexão de microfone, mas ainda não testamos. De toda forma, o áudio é um ponto negativo.

Fora isso, a fragilidade dele e o fato de ser divulgado dando ênfase em alguns usos de action cam é altamente questionável. Não recomendo você se arriscar em lugares com poeira ou muita umidade. Um dia de praia com ele já pode comprometer o funcionamento, também não recomendo arriscar.

Dar mais tempo de mercado antes de comprar pode ser uma boa

Ainda há muitas melhorias que podem ser feitas, pode ser muito cedo para investir em um. Se você mora no Brasil, pode ser melhor esperar que ele chegue ao país, assim você poderá ter suporte da DJI.

Para utilizar o máximo dele, também teremos que esperar pelos acessórios que a DJI está lançando, como um case à prova d’água e o adaptador USB/P2. Mas isso exigirá mais uma grana, o que definitivamente não é um ponto positivo.

Mas isso não quer dizer que ele não seja um bom equipamento de audiovisual. Na verdade ele substitui uma aparelhagem grande no dia a dia de gravação, o que é um ponto muito positivo. Com mais um gravador e um microfone lapela você pode trabalhar em projetos bastante elaborados.

Se você pensar em gravar com uma DSLR, um estabilizador para a câmera, microfone e tripé, vai suar para carregar o equipamento e vai precisar de ajuda.

Caso você substitua tudo isso por um Osmo Pocket vai continuar tendo uma excelente qualidade de imagem e muito mais mobilidade com o acréscimo de ter diversas funcionalidades que mesmo com a câmera você não tem. Lógico que uma opção não substitui a outra, mas em caso de dúvida, muitas vezes o Osmo Pocket vai se sobressair pela praticidade, ele é menor do que parece.

Prós

4K60fps

Cabe no bolso

Fácil de usar

Filma bem durante à noite

Excelente estabilização

Substitui uma grande aparelhagem 

Contras

Frágil

Apresentou defeito

Péssimo áudio