Análise: Zhiyun Smooth 4 - Não é o estabilizador ideal para smartphones, mas é quase

Análise: Zhiyun Smooth 4 - Não é o estabilizador ideal para smartphones, mas é quase

Acabamento de qualidade, controle de foco e precisão nos movimentos são pontos altos do gadget

Um dos estabilizadores para smartphones mais procurados do mercado atualmente é o Zhiyun Smooth 4. Se você chegou aqui procurando saber mais sobre ele ou até procurando um outro gimbal de smartphone para comprar, essa análise vai te ajudar.

Abaixo listo o essencial sobre o aparelho, o que ele é capaz de fazer, pontos positivos e negativos.

Link para a compra na Gearbest


Análise em vídeo

Preço

O Zhiyu Smooth 4 é um estabilizador topo de linha, um dos mais caros do mercado e está custando U$126.11 no momento em que escrevo essa análise. Ele custa cerca de 10 dólares a menos que o DJI Osmo Mobile 2, também muito conhecido pela qualidade.


Design

Esse é o estabilizador com o design mais interessante que já testei. Além de trazer uma roda na lateral que chama bastante atenção já de cara, o fato de ser todo em preto confere muita elegância, algo que é possível notar também no primeiro DJI Osmo Mobile.

Ele tem uns detalhes que formam uma textura diferente que reflete com a luz e destaca o corpo dele. Assim que tirei ele da caixa, percebi o capricho da Zhiyu no design e gostei bastante da peça.

Além da parte estética, ter acertado no design e na qualidade dos materiais do produto também foram essenciais para a usabilidade dele, algo que comento mais para frente nessa análise.


Bateria

Com 12 horas de autonomia, é possível gravar sem ter grandes problemas e você ainda pode recarregar seu smartphone com ele em casos de emergência.

Apesar de não ser uma autonomia de 16 horas (Xiaomi Mijia Gimbal), ou 15 horas (DJI Osmo Mobile 2), é uma quantia interessante e que não te deixa na mão como alguns outros do mercado que chegam a oferecer bateria com 5 horas de duração (Feiyutech Vimble 2).


O aplicativo

Esse costuma ser o maior problema dos estabilizadores, o aplicativo pode ser o limitador da excelente estabilização de um gimbal. Quanto mais robusto e funcional for o app, melhor será o proveito do mecanismo e mais takes interessantes será possível fazer com ele.

O Smooth 4 acabou recebendo suporte para um aplicativo bastante popular entres os filmmakers que gostam de utilizar todo o potencial de um smartphone, o Filmic Pro. Com isso você pode utilizar os botões do gadget pra fazer configurações importantes como foco e exposição de uma maneira simplificada e uma interface limpa.

Interface do aplicativo ZY Play

Além desse, você também pode gravar com o aplicativo ZY Play, que se manteve bastante estável durante os testes e poucas vezes necessitou ser reiniciado, mas não foi algo que se tornou incômodo. O aplicativo funcionou muito bem.

Um ponto positivo é que você não precisa clicar na tela para acessar o menu, pode utilizar os botões do corpo do gadget, o que facilita muito sua utilização. Em outros modelos sem botão de menu, você tem que utilizar a mão livre a toda hora para tocar na tela do celular, além de cansar, se você estiver gravando vai deixar o toque na tela evidente na gravação dando umas chacoalhadas no take.

Sendo assim, esse é um ponto muito positivo no Zhiyun Smooth 4, não precisar fazer configurações pela tela, apesar de ele oferecer a possibilidade. 


Modos de captura

Os modos de captura que ele oferece são: foto, foto panorâmica, vídeo normal, slow motion, time lapse e moving timelapse.

Ele não deixa de oferecer nenhuma funcionalidade que acho fundamental para um estabilizador para smartphones, a começar pelo motion timelapse, que acho uma das mais diferenciadas para esse tipo de gadget.

Com um funcionamento simples e intuitivo, o motion timelapse dele é tão bom quanto o do DJI Osmo Mobile 2, e o aplicativo não parou de funcionar nenhuma vez enquanto testei.

Além disso, apesar de não ter sido listado entre as funcionalidades para o Galaxy Note 9, vi que ele também oferece em alguns smartphones a possibilidade de configurar o efeito vertigo.

Um efeito muito bacana e que pode ser feito controlando a rodinha que fica ao lado dos botões e que explico melhor como utilizar mais para frente na análise. 


Gravando

Esse foi o estabilizador gimbal mais diferente no manuseio que testei e ainda assim foi bastante rápido para se adaptar. Mesmo sem o joystick, com o tempo você se acostuma com os comandos que ele oferece nos botões da parte de trás de seu corpo. 

A principal função que ajuda nisso é segurar o botão superior de trás, com ele é possível mantê-lo sempre de frente. Sobre isso, também dá pra dizer que essa é uma das principais vantagens dele, fazendo isso você tem sempre um tempo de resposta bacana e pode gravar movimentos rápidos sem perder a estabilização.

Onde geralmente vemos um joystick, nele encontramos diversos botões. Com o tempo você acaba descobrindo o que faz cada um deles, mas o mais diferente é o que fica na lateral, se é que pode ser chamado de botão. Com essa roda que fica dos lados você pode alterar o zoom ou o foco devagar.

Poder controlar o foco para fotografar com o smartphone é algo muito interessante e que ajuda a aproveitar todo o potencial da câmera de smartphones como a do Samsung Galaxy Note 9, utilizado por mim para testar todas as funcionalidades. 


Conclusão

Assim como o DJI Osmo Mobile 2, faltou pouco para que o Zhiyun Smooth 4 fosse considerado por mim o estabilizador para smartphone ideal. Nesse caso o maior ponto negativo foi a ausência de um joystick, mesmo que ele ofereça um virtual que pode ser utilizado pelo aplicativo, e o activie track, que até funciona mas deixa a desejar muito.

Vale lembrar que ele está custando U$ 126 no momento que escrevo essa análise, então é uma quantia para quem está pensando em gravar com o smartphone com uma qualidade excelente e que aproveite o máximo da câmera. Por isso listo a ausência de um joystick como ponto negativo.

Link para a compra na Gearbest

Ele também é um pouco mais pesado que os outros que testei, isso se deve ao acabamento detalhado, dá pra sentir que ele tem mais qualidade no material utilizado, e também pelo conjunto de botões. O peso pode atrapalhar um pouco, mas como você não precisa ficar alterando configurações na tela, a outra mão pode te ajudar e acaba compensando, então isso não entra como ponto negativo.


 

Nota

9

Prós

  • Excelente resposta a movimentos rápidos
  • Acabamento com materiais de qualidade 
  • Aplicativo simples de utilizar
  • Aplicativo estável
  • Vem com um tripé de qualidade
  • Permite alternar o foco da câmera do smartphone

Contras

  • Não tem joystick
  • Active track instável
Samsung lança Style S51, notebook flexível com tela sensível ao toque

Samsung lança Style S51, notebook flexível com tela sensível ao toque

O dispositivo promete atender com alto desempenho quem executa trabalhos criativos


Veja o quanto o Samsung Galaxy Note10+ 5G aguenta em testes de durabilidade

Veja o quanto o Samsung Galaxy Note10+ 5G aguenta em testes de durabilidade

O smartphone topo de linha da Samsung passou pelos testes do canal JerryRigEverything


Redmi Note 8 Pro terá resfriamento líquido e câmera de 64MP

Redmi Note 8 Pro terá resfriamento líquido e câmera de 64MP

Aparelho também será o primeiro a trazer o sensor ISOCELL Bright GW1 da Samsung


Pesquisadores criam pele artificial camaleônica com nanotecnologia

Pesquisadores criam pele artificial camaleônica com nanotecnologia

Partículas reagem quando expostas à luz ou ao calor


Samsung lança no Brasil Galaxy A50 com 128GB

Samsung lança no Brasil Galaxy A50 com 128GB

Smartphone tem foco em câmeras e custo benefício