ANÁLISE | Amazon Echo Show 10: pontos positivos e negativos da Alexa com tela

ANÁLISE | Amazon Echo Show 10: pontos positivos e negativos da Alexa com tela

Testamos todos os recursos da "Alexa com tela", mais um dos produtos do amplo catálogo da Amazon

Neste vídeo apresento as principais funcionalidades do dispositivo Echo Show 10, que é basicamente a assistente virtual Alexa da Amazon mas com tela e câmera.

Com este aparelho você consegue fazer tudo que a gente já viu no vídeo anterior sobre os outros produtos Echo de 4ª geração somado às funcionalidades relacionadas à tela e câmera.

Além disso, a capacidade de movimentar a tela entra como um diferencial aqui. O Echo Show vem com um motor que consegue acompanhar pessoas ao seu redor em um ângulo de 360º.

Isso permite que o usuário veja sempre o que está na tela e esteja sempre em frente a câmera para utilizá-la, algo útil em chamadas de vídeo, por exemplo. E claro, isso pode gerar dúvidas envolvendo privacidade, algo que comento mais para frente nesta análise. 

Aqui eu compartilho as principais funcionalidades do produto e as minhas experiências com ele.


Primeiras impressões

Como comentado na introdução, este é mais um dispositivo Echo, traz Alexa e diversas funcionalidades inteligentes assim como os outros.

Você pode;

Continua após a publicidade
  • Pedir para que leia notícias
  • Reproduza Músicas
  • Programe alarmes
  • Controle outros dispositivos inteligentes
  • e por aí vai

Recomendo que você assista ao nosso vídeo sobre os dispositivo Echo no YouTube, caso não conheça essas e tantas outras funcionalidades da assistente de voz. Dito isto, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração já de início.

Assim que você tirar ele da caixa o primeiro pensamento que você provavelmente terá é relacionado ao peso dele. Estamos falando de um aparelho de quase 3kg e que não tem um formato pensado para ser pego no colo e nem ser transportado por aí. Além de não ser muito barato, então dá um medinho de deixar cair. E tudo bem ele não ser ergonômico, até porque na maioria dos casos será ligado e permanecerá no mesmo lugar sempre.

Outra dificuldade que senti foi na hora de colocar o cabo da fonte na parte de baixo dele, já que você precisa deixá-lo de cabeça pra baixo e não tem bem como você segurar enquanto coloca o cabo. O ideal para o consumidor seria que a conexão ficasse visível, mas também não é um grande problema, você passa por isso uma vez e supera.

Sobre o design, vejo algumas pessoas se incomodando com o fato de o cabo ser branco e o produto preto. Particularmente não me importo com isso, mas se você é uma dessas pessoas imagino que tente compreender com todas as forças por que a Amazon faz isso.

Depois disso, a configuração é fácil, basta ligá-lo à tomada, efetuar o login na tela com sua conta Amazon, conectá-lo ao WiFi e poderá passar a utilizá-lo.

Indo adiante, outro contato inicial que você tem como usuário é a movimentação da tela. O Echo Show 10 é o único que tem uma tela capaz de se movimentar e em um dos momentos da instalação você precisará dar instruções de como ele deverá ficar posicionado.

Ele pergunta para o usuário se o Echo Show 10 ficará posicionado em um lugar com rotação restrita ou no que chamam de “ilha”. Neste último caso, é quando há rotação livre, sem nada ao seu redor atrapalhando a rotação.

Ilhas em cozinhas são comuns nos Estados Unidos, aqui no Brasil isso não é popular, mas algumas casas e apartamentos adotam o estilo. E de fato este é um lugar interessante para ter o Echo Show pelo seu tamanho de tela. É cozinhando ou circulando a cozinha que você tem mais chances de ter uma interação com uma tela pequena. Mas há, é claro, outras interações interessantes que surgem durante o dia a dia.

Continua após a publicidade

Então colocando numa ilha, ou num lugar que ele tenha uma boa amplitude de movimento pode ser bacana para pedir uma receita, por exemplo. Dessa forma, enquanto você se movimenta ele te acompanha movendo a tela. Ou enquanto você está curtindo uma música você pode se movimentar ao redor do cômodo enquanto confere a letra na tela. São algumas as possibilidades.

Isso também é útil para videochamadas, você pode conversar com alguém e ele vai acompanhar, dar um zoom para enquadrar você e tentar te manter sempre em foco.

No modo “ilha” ele consegue se movimentar em um ângulo de quase 360º, consegue visualizar o ângulo de um giro completo, porém não de forma contínua. Ele chega a um limite e tem que dar a volta para continuar a cobrir o giro.

Sobre o motor da tela, que é responsável por essa movimentação, percebi que ele é muito silencioso. E isso também é importante para o dia a dia, não seria legal escutar rangidos de peças sempre que o motor estivesse operando. Seria, no mínimo, muito irritante.

Só uma vez durante meus testes que escutei ele sofrendo um pouco para se movimentar. Talvez seja algo que fique mais frequente com o passar do tempo, mas por hora não me incomodei nada com isso.

E você também pode utilizar a mão para movimentá-lo, o que recomendo fazer com delicadeza para não danificar os motores, já que há uma resistência inicial. Em alguns casos foi mais prático girar ele com a mão, porque a ideia do produto é conseguir identificar de onde vem sua voz para que ele consiga se voltar a você. No entanto, isso nem sempre funciona e pode ser bastante frustrante.

Ainda assim, com você precisará fazer ajustes manuais no produto. Para ajustar o ângulo vertical você precisar alterar a posição com a mão. Esta é uma das principais reclamações dos usuários na seção de comentários na página página de compra na Amazon. Isto incomoda principalmente em videochamadas, mas comento mais para frente na análise.Por que o Echo Show 10 não faz o ajuste vertical?

É possível desligar a movimentação, o modo de seguir. E pode ser muito bom você fazer isso, porque incomoda em alguns casos o produto te seguindo em casa na sua privacidade.

Para desligar essa movimentação você pode pedir “Alexa, pare de me seguir”, mas isso vai desligar a movimentação só para a atividade que está acontecendo no momento.

Para conseguir saber de onde você tá falando, o Echo Show traz vários microfones posicionados em pontos estratégicos. É assim que consegue reconhecer de onde vem sua voz, e claro... Ela olha pra direção aproximada, não sabe exatamente onde você está e pode parar longe.

Também, ao se sentir incomodado ou observado, você pode dar o comando "Alexa, olhe para o outro lado". Sem dúvida algo bastante curioso. Só o fato de a Amazon ter implementado isso já mostra que ela sabe que algumas pessoas podem se sentir incomodadas com o dispositivo a todo instante virado na sua direção.


Botões

Há poucos botões no Echo Show 10 e eu só utilizei eles para a análise, em momento algum senti a necessidade de utilizá-los. Há um botão para desligar os microfones e a câmera, dois botões de volume e uma tampa de privacidade para a webcam.


Usabilidades gerais

São estas as conclusões de um primeiro contato, primeiras impressões. Lembro que quando tirei da caixa achei muito bacana a movimentação e foi o que mais me despertou curiosidade. Fora isso, sobre essa parte de primeiro contato com o produto, senti a resposta do touch bastante precisa e rápida.

E isso é muito importante para a usabilidade do produto. Porque apesar de em muitos casos você utilizar os comandos de voz, é fundamental ter qualidade nas configurações manuais. Vários ajustes finos são feitos via touch e é bom saber que o recurso funciona bem. Caso a resposta do sistema fosse lenta seria um desânimo instantâneo ter que fazer qualquer configuração. Apesar de que há sim uma reclamação envolvendo isso e envolve o navegador de internet, mas deixo isso para um tópico a frente.

IMPORTANTE: A assistente de voz Alexa e os sistemas dos dispositivos Amazon recebem atualizações com frequência! Os recursos citados aqui podem melhorar e os que não estão disponíveis podem ser implementados em versões futuras.

 

Depois disso, somos levados à interface. Para quem já é acostumado com a Alexa fica um pouco chato ter que ficar passando as recomendações da assistente dizendo o que ela consegue fazer, mas para quem ainda não está habituado pode descobrir logo no momento de configuração alguns dos pontos altos do dispositivo. Embora eu duvide que alguém compre um produto de mais de R$1500 sem saber suas funcionalidades básicas.

Em seguida, vemos a tela inicial, onde é apresentada uma interface bastante simples e objetiva. Como há o aplicativo para celular e a assistente virtual Alexa é o seu ponto forte não há motivo para um menu denso.


Tela

O último aspecto físico a ser comentado aqui é a tela, que não tem nada de incrível, mas também não deixa a desejar em nada. Não vi nada que justificasse uma qualidade superior à apresentada, acharia estranho alguém exigir qualidade de cinema numa tela tão secundária e pequena.

Sendo está de bom tamanho. Colocar uma tela com mais definição e recursos encareceria o gadget e seriam recursos notados em poucos momentos. Quem vai parar para assistir um filme imerssivo de duas horas em frente a uma tela como esta. E qual seria a grande diferença? É uma telaHD de 10” sensível ao toque.


Assistir conteúdo

E com essa tela, consigo aproveitar um filme? Sim, é possível assistir alguns conteúdos, mas nativamente você tem à disposição PrimeVideo e Netflix.

Assim como em outros aparelhos com Alexa você pode pedir especificamente o que você quer assistir, “Alexa, assistir The Witcher na Netflix“, por exemplo. E aqui o mais curioso é que você assiste conteúdos em uma tela pequena mas com muita qualidade som.

Eu utilizei muito essa funcionalidade enquanto fazia alguma outra tarefa no computador em casa. Coloquei do lado da tela do meu PC, deixei rodando uma série, um filme, um podcast enquanto navegava pela internet lendo notícias ou fazendo algum trabalho que não exigisse muita atenção.

Sobre YouTube, você até tem como acessar o site, mas não através de um aplicativo dedicado. Quando você pede para abrir o YouTube ele na verdade abre o YouTube no navegador. E também faz a mesma coisa para o TikTok.

E isso na verdade não é bem um problema, funcionou bem comigo. Você também pode acessar outros sites através do navegador, mas nem todos, porque alguns não carregam corretamente por questões de compatibilidade.


Qualidade sonora

O Echo Show 10 tem dois tweeters de 1” para os sons agudos e um woofer de 3” para os sons graves. Com essas especificações e a forma como o produto foi construído fica bem evidente a boa cobertura das frequências básicas de graves e agudos, e com bastante definição.

E além disso tem muito volume, assim como os outros produtos Echo de 4ª geração você consegue preencher um ambiente não muito grande já com o volume 6, considerando o volume máximo 10.

A qualidade de som dele é quase a melhor da linha Echo, só perde para o Echo Studio, que é fabricado justamente com foco no som de alta fidelidade. Mas aqui, na boa, você tem uma excelente fidelidade sonora, com definição e muito volume.


Conexão

Sobre a usabilidade e conexão, o Echo Show 10 se conecta à rede WiFi nas duas bandas disponíveis, 2.4Ghz e 5Ghz. Além disso, tem conectividade Bluetooth e Zigbee.

Zigbee é um protocolo de comunicação sem fio assim como WiFi. É um padrão que pode ser interessante para conectar outros dispositivos que utilizem esse meio para se comunicar. Uma das vantagens de utilizar um outro protocolo é desafogar o roteador, você cria um outra via de tráfego. Sem contar que, para quem tem ou quer ter outros dispositivos Zigbee é eliminada a necessidade de um hub apenas para essa conexão. E o Echo Show 10 é o único da linha Echo que tem a compatibilidade com Zigbee.

O Bluetooth pode ser utilizado para conectar o aparelho como alto-falante externo para o celular ou até o computador, por exemplo.


Câmera

Bom, a câmera desse aparelho é um diferencial do Echo Show

Ela fica posicionada aqui no cantinho superior direito - é uma câmera de 13MP de excelente qualidade 

E sobre a usabilidade de cara já tem uma crítica aí a ser feita

A câmera é menos utilizada na versão em português brasileiro no Echo Show 10. Na versão em inglês é possível pedir para que a Alexa tire uma foto, por exemplo

 

Seria interessante poder tirar uma foto - você se aproximar e tirar uma foto - seja pra ver como você tá, ou porque você pagou por um produto que tem uma câmera e quer usar… maaaas. Não dá

Em inglês, se a Alexa estiver configurada em inglês, você até consegue pedir pra tirar foto, você chega e pede “Alexa, tire uma foto”. Mas na configuração em português você não tem esse recurso.

Nem como espelho você consegue utilizar - caso você queira ver como você tá, né… Seria útil. De cara a câmera poderia ser mais utilizada e acho que atualizações futuras podem trazer estes recursos, mas por hora - há essa crítica

Mas, ainda assim, é uma câmera de boa qualidade - nada surpreendente, e fica acima da média do que eu costumo ver em notebooks


Videochamadas

Para fazer uma chamada com a câmera você pode falar “Alexa, ligue para tal pessoa” - por padrão vai ser utilizado a câmera

Quando você pedir isso, a Alexa vai checar se o número de celular desse contato tem uma conta Amazon vinculada a algum dispositivo - se tiver, ela vai ligar para os dispositivos vinculados da pessoa

Então se eu ligar pra alguém que tem Alexa no celular ou no Echo Show, a pessoa vai receber a chamada nos dois e onde ela atender a conversa vai acontecer

E claro, se você fizer uma chamada pra um dispositivo Echo a chamada vai acontecer normalmente - só daí sem imagem

Nas chamadas de vídeo a câmera do Echo Show 10 pode ficar continuamente te seguindo durante a chamada enquanto você faz suas coisas…

 cozinhando, 

pelo cômodo e por aí vai.

Por padrão esse recurso vai estar acionado, mas você pode configurar para que isso aconteça somente em algumas atividades específicas, você pode configurar pra isso acontecer só quando você estiver em uma vídeo-chamada, por exemplo.

Pra isso, você precisa ir em Configurações - Movimento - Preferência de Movimento - e selecionar as configurações de preferência

Mas ainda sobre isso, eu super recomendo que você utilize a tampinha de privacidade da câmera - que é um hábito que vale a pena ser adotado

Aaaainda sobre a câmera, há o Monitoramento de segurança

É muito massa que você consegue acessar a câmera do Echo Show através de outro Echo Show ou do aplicativo Alexa pelo celular

Então você pode colocar ele em uma posição estratégica em que você consiga checar algo em casa, por exemplo e depois só conectar pra checar

Isso pode ser bem útil pra quem é pai, pra quem quer dar uma olhada em como tá a casa de longe … e por aí vai

E não demora tanto pra acessar a câmera - pra conectar - basta que ambos os aparelhos estejam conectados à internet e dar o comando

E … outro ponto positivo é que a câmera tem uma qualidade boa - aí você consegue ter uma boa prévia no celular

E através do celular você pode controlar a movimentação do Echo Show 10 - você usa o touch pra ele ir pra direita e pra esquerda.

Só que claro - tem alguns poréns

Como comentei antes, você não consegue movimentar a câmera na vertical sem ter que fazer isso de forma manual. Isso não é possível no monitoramento e nem durante videochamadas.

Isso é um problema principalmente quando você está perto do dispositivo - se você se aproximar muito dele provavelmente vai precisar ajustar a posição com a mão - mas, como também você vai estar perto dele - também pode ser simples fazer o ajuste. Mas ainda assim, com o preço dele… fica aí a dúvida, por que ele não consegue, Amazon? 

Isso só pode ser feito com a mão

Aí fica a dica - quando a ideia for monitorar - já posicionar num ponto estratégico já no ângulo desejado - posicionar ele certinho antes de começar a vigiar

Mas, sempre bom a gente se preocupar com a nossa privacidade. E quando envolve câmera… tenho certeza que bastante gente fica preocupado.

Por padrão - você consegue acessar a câmera dentro do seu grupo familiar sem configurar nada de permissão - então se você só instalou e for for fazer essa ligação … você vai conseguir acessar

Fica essa dica - se você está em um grupo familiar é bom configurar tudo certinho, determinar quem tem acesso pra que você não tenha o dispositivo sendo acessado em um momento inoportuno

Mas ainda sobre o monitoramento, algo muito bacana que dá pra fazer é conectar uma câmera externa inteligente à Alexa e pré-visualizar com a Echo Show 10 - você só precisa ver certinho os modelos de câmeras inteligentes que vêm com essa compatibilidade


Sistema

E pra mostrar um pouco do sistema…

Basicamente, a tela mostra por padrão o relógio com algumas outras informações de previsão de tempo passando de tempo em tempo

Arrastando da direita pra esquerda você tem os tutoriais, dicas do que a Alexa consegue fazer

De cima pra baixo você tem acesso a configurações mais no topo da tela e utilidades logo abaixo

A maior parte das configurações você provavelmente vai escolher alterar através de comandos ou pelo aplicativo Alexa no celular. 

Mas, não tem realmente muito o que configurar através do touch, Pelo celular você já consegue programar rotinas e por aí vai


Precisa melhorar

Outros pontos complicados (CHECAR)

E vamos falar agora de alguns pontos negativos - pontos que realmente você pode não curtir:

Primeiro que as chamadas podem ser feitas apenas para outros dispositivos Amazon
Então pode esquecer chamadas de maneira simples e rápida com WhatsApp, Facebook, Instagram, Zoom, Google Meet, Skype enfim - 
É um realmente um problema essa falta de diálogo da Amazon com as empresas donas dos aplicativos mais famosos do Brasil.
Eu até tentei acessar o Google Meet através do navegador mas não deu porque aponta que o navegador não é compatível
E é uma pena - porque segue uma lógica diferente do Fire TV Stick, que permite que você instale aplicativos Android nele

E nesse mesmo sentido, temos problemas em não conseguir executar Globoplay, HBO, Disney Plus, e outros serviços de streaming. Só Netflix, PrimeVideo

Maaaas… Pelo navegador eu consegui acessar o Globoplay. É chatinho você ter que ir ali manualmente pelo navegador pra se conectar, mas foi o jeito que eu consegui. Não testei com HBO e Disney Plus, mas não duvido que funcione

Outra questão. Sim, há monitoramento de câmera, mas você não tem a opção de gravar o que você tá vendo pelo monitoramento.

Você acessa a câmera do dispositivo via celular ou outro echo show e não consegue gravar.

 Imagine que há uma situação importante para ser gravada por segurança ou enfim - e você simplesmente não pode gravar

É algo que poderia ser muito útil - mas já que a Amazon não fez isso, você daí tem que achar um jeito de gravar a tela do seu celular pra capturar o que tá acontecendo, caso haja a necessidade.

E  vale lembrar que - se você está a distância da sua casa - o dispositivo tem que estar posicionado certinho para o que você quer visualizar. Você pode mover com o touch do celular pra onde você quer que a câmera seja apontada, mas não na vertical.

Então é muito massa que você possa mover uma câmera à distância e ver  através dela, mas é chatinho que não consiga fazer o ajuste vertical. Seria perfeito

Sobre a qualidade dos microfones - não tenho nada a reclamar, você consegue bater um papo tranquilamente até média distância - ou se o som não estiver mais alto que o volume 6

Então no geral, ela escuta bem. O que acontece às vezes - em alguns casos é que ela para de me escutar rápido, então eu falo “Alexa”, e ela começa a me escutar e para do nada. 

E eu tenho a impressão de que isso aconteceu mais quando eu estava com duas alexas no mesmo cômodo. Então não é uma questão de gritar com ela como eu vi algumas pessoas falando, não é isso.

É mais uma questão da programação dela - ela pode se confundir, vamos colocar assim

Mas uma nota que precisa ser feita é que quando você está com as luzes apagadas ou num ambiente POUCO iluminado - a movimentação de acompanhar não funciona. E quando isso acontece o próprio dispositivo avisa - e claro, ele não acompanha porque não consegue identificar tão bem o que é você 

Tem esse pontos que a gente precisa levar em consideração


Expectativas vs Realidade

Sobre esse tipo de produto... Inteligência artificial ainda não é tudo isso.

Mas há ainda a Expectativa vs Realidade

Vi várias reclamações de pessoas falando que o Echo Show é uma decepção - e várias das reclamações falam “não vi nada demais”... ou “esperava mais”. 

E nesses casos é que a gente reforça a importância de assistir vídeos como esse.

Aqui você vê o que o dispositivo é capaz de fazer, vê como ele funciona para não esperar funcionalidades a mais e acabar se decepcionando. 

Tem gente que se empolga e compra o produto antes de ver como funciona e tal, sem conhecer também as limitações. 

E de fato, o Echo Show tem várias limitações - e todo produto tem suas limitações - o que você precisa ver é se ele te oferece algum conforto, alguma solução interessante, e se ele se encaixa no seu orçamento. 

Sobre o Echo Show 10 da Amazon, o que dá pra dizer nesse sentido é que ele realmente é basicamente um Echo ou um Echo Dot só que com uma tela e uma câmera. 

Então analisando - você tem que pensar a compra partindo dos recursos envolvendo tela e câmera. Compensa o preço pelo o que adiciona com tela e câmera pra você? É aí que você chega à conclusão.

Se as funcionalidades envolvendo esses quesitos não te servirem, o ideal é dar uma olhada no Echo e no Echo Dot. A Alexa deles é igual. 

Se mesmo assim você não conseguir ver sentido em um Echo e no Echo Dot, 

Dá uma olhada em pulseiras inteligentes que venham com alexa e outros dispositivos mais simples. 

E se… também isso não fizer sentido, aí você não é o tipo de pessoa que vê sentido em assistentes de virtuais.

E até me surpreende ter assistido o vídeo até aqui


Preços e opções

Bom, e a relação de preço do Echo Show 10 para os outros dispositivos Echo

Esta daqui é a Echo Show 10 - e ela tem, é claro, um preço mais salgado que os outros por ter o movimento de tela, uma construção mais potente pensando na qualidade sonora e ainda uma tela maior que a maioria dos outros

Então aqui você tem basicamente estas funcionalidades como diferenciais… é a única que traz o movimento de tela

Apesar disso, não é o modelo de maior tela - porque maior que isso nós temos o Echo Show 15 , que é estático, é basicamente uma tela, um quadro - e que não é tão interessante quanto a Echo Show 10

A Echo Show 10 tem som de melhor qualidade, consegue te seguir - enfim… 

Se você não se importar com o fato de o echo te seguir - o Echo Show 8 de segunda geração tem câmera com a mesma qualidade - aí só não tem a mesma qualidade de som e a conectividade Zigbee, que é para alguns dispositivos específicos

Alexas com telas e suas diferenças

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

DJI Mini 3 deve ser lançado nos próximos dias - Nova aposta é 10 de maio

DJI Mini 3 deve ser lançado nos próximos dias - Nova aposta é 10 de maio

Drone pode chegar no final de abril ou inicio de maio


DEU RUIM! Netflix perde 200 mil assinantes e pode perder mais 2 MILHÕES até junho

DEU RUIM! Netflix perde 200 mil assinantes e pode perder mais 2 MILHÕES até junho

Serviço de streaming registrou queda no número de contas pela primeira vez em 10 anos


Amazon Kindle finalmente terá compatibilidade com arquivos ePub

Amazon Kindle finalmente terá compatibilidade com arquivos ePub

Aplicativo Send to Kindle suportará o envio de arquivos no formato ePub a partir do final deste ano


Garmin apresenta pulseira fitness Vívosmart 5

Garmin apresenta pulseira fitness Vívosmart 5

Modelo já está à venda para compra internacional e possui design com botão físico


Review do drone DJI Mini 3 Pro e controle DJI RC são publicadas antes do lançamento

Review do drone DJI Mini 3 Pro e controle DJI RC são publicadas antes do lançamento

Usuário consegue drone antes da hora e mostra tudo na internet