Razer Seiren V2 X e Kiyo X: testamos o kit Razer para lives de alta qualidade

Razer Seiren V2 X e Kiyo X: testamos o kit Razer para lives de alta qualidade

Microfone é discreto e potente, já a câmera deixa a desejar em qualidade de imagem

A Razer nos enviou para teste dois de seus produtos do kit de lives, o Seiren V2 X e o Kiyo X. Se você está procurando uma webcam e um microfone para transmissões ao vivo vale a pena conferir esta breve análise com testes e opiniões sobre estes dispositivos. 


Kiyo X

Kiyo X é uma webcam USB bastante prática e que tem como um dos seus destaques a capacidade de fazer capturas a 60 quadros por segundo (60fps). Este recurso acaba sendo interessante principalmente para quem curte fazer transmissões de jogos, porque fora isto não há outro aspecto de grande destaque. De qualquer forma, já adianto que para quem precisa de uma câmera para videochamadas este gadget entrega mais do que o necessário.

Sobre a resolução máxima, a câmera é Full HD, o que também podemos considerar o mínimo para este de gadget. 

Quanto ao design e suas características físicas, a câmera traz um pequeno suporte reclinável que se adapta bem ao monitor e facilita o ajuste do enquadramento. Essa mesma base traz uma rosca padrão para encaixe de tripés, o mesmo utilizado em câmeras DSLR. Essas duas características se tornaram essenciais atualmente em webcams e os principais modelos concorrentes também trazem este aspecto.

A câmera é bonita, mas as linhas ao redor da lente acumulam poeira facilmente e também dificultam a limpeza. Você pode ver em uma das imagens da galeria acima este detalhe, em algumas das fotos eu limpei a câmera para representar melhor o momento em que ela acabou de ser tirada da caixa.

Sobre a qualidade de imagem, abaixo você pode ver um comparativo da Razer Kiyo com outras três webcams importantes do mercado: Logitech StreamCam, Logitech C920 e PCYes.

Continua após a publicidade

Considerações

Este é um produto difícil de ser encontrado no Brasil e com um preço salgado quando comparamos com os seus concorrentes. Também a qualidade de imagem deixa a desejar, principalmente pela quantidade de pós-processamento.


Seiren V2 X

O microfone condensador da Razer Seiren V2 X vem com cabo USB removível, com conexão USB-C para o aparelho e USB-A para o computador.

Além disso, vem com uma base semi-articulada com rosca padrão de microfone, o que permite utilizá-lo com outros suportes e até tripés. O microfone não é grande, pode passar a impressão de que é maior em fotos e vídeos, tem apenas 12 centímetros e 285 gramas.

Ele traz alguns detalhes práticos como o botão dedicado para mutar a captação, um controlador de volume (rodinha) e uma saída de áudio que pode ser utilizada para retorno do microfone ou do próprio Windows.

  • Cabo USB A/C
  • Base semi-articulada
  • Controlador de volume
  • Botão de mutar
  • Saída de áudio

Instalação e recursos

O microfone é plug and play, mas você pode escolher instalar o software da Razer para ter acesso a configurações de ganho do microfone e do volume da saída de áudio.

Continua após a publicidade

Quanto ao software, destaque para o "Limitador analógico de ganho", que impede que o microfone estoure em alguns momentos e é algo que não pode ser alterado tão facilmente pelo sistema. Você até pode ativar as melhorias do Windows nas propriedades de som, mas não há garantia que terá o mesmo efeito.

Outro destaque está na possibilidade de controlar quatro inputs do microfone, o que pode ser interessante para quem curte fazer transmissões ao vivo, mas pode ser um pouco chato para quem é minimalista e curte fazer lives.

 

Qualidade de som

A melhor forma de você decidir se a qualidade de som te satisfaz é ouvir diferentes capturas do microfone e compará-las com outros microfones. No vídeo abaixo você confere um breve comparativo entre os microfones HyperX Quadcast, Solocast e o próprio Seiren V2 X.

Considerações

O som do Razer Seiren V2 X é encorpado e não deixa a desejar em nada frente aos seus concorrentes de mercado. Para quem faz transmissões, ter o controle de mais saídas pode ser útil em algumas poucas situações, mas para quem quer algo mais simples pode acabar atrapalhando, porque são reconhecidas automaticamente pelo sistema.

Fora isso, não é fácil encontrá-lo no mercado brasileiro, mas vale a pena se encontrado e por um preço menor que os mcirofones mencionados aqui.

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Novo controle remoto da Samsung transforma ondas de rádio em energia

Novo controle remoto da Samsung transforma ondas de rádio em energia

Modelo 2022 do Samsung Eco Remote também suporta o carregamento via energia solar


Prefeitura de Balneário Camboriú proíbe uso de caixas de som portáteis em público

Prefeitura de Balneário Camboriú proíbe uso de caixas de som portáteis em público

Decreto foi assinado ontem e infratores poderão ter equipamento apreendido


Lâmpada inteligente agora pode monitorar a qualidade do seu sono

Lâmpada inteligente agora pode monitorar a qualidade do seu sono

Dispositivo funcionará através de radar de onda contínua e inteligência artificial


Alexa sugere desafio "mortal" para criança de 10 anos e assusta mãe

Alexa sugere desafio "mortal" para criança de 10 anos e assusta mãe

Desafio proposto poderia dar choque em menina ou até mesmo causar um incêndio


Samsung Freestyle: projetor portátil transforma qualquer superfície em tela de TV

Samsung Freestyle: projetor portátil transforma qualquer superfície em tela de TV

Apresentado na CES 2022, ele já está em pré-venda nos Estados Unidos