Análise da Samsung Neo QLED QN85A Smart TV: boa para filmes e excelente em esportes e jogos

Análise da Samsung Neo QLED QN85A Smart TV: boa para filmes e excelente em esportes e jogos

Com Mini LEDs e novo tipo de painel, TV 4K premium da Samsung muda tudo em 2021

Em 2021 a novidade da Samsung em TVs é a chegada da linha NEO QLED, baseada nos pequenos Mini LEDs. São 04 modelos, sendo 02 modelos com resolução 4K e 02 deles com resolução 8K.

Hoje eu trago para vocês a análise da Samsung QN85A de 55", o modelo mais barato (ou menos caro) da linha NEO QLED 4K, que também conta com a QN90A. A QN85 A é uma TV 4K, com painel ADS de 120Hz e que promete mostrar imagens com o máximo de detalhes e definição, trazendo mais brilho e contraste - graças aos Mini-LEDs -, com ótimo volume e precisão de cor devido a camada de pontos quânticos, além de conexão HDMI 2.1 e uma série de outras funcionalidades para entregar uma experiência completa em filmes, esportes e jogos.

Design e Conectividade

A Q85A possui um design clean, com linhas retas e borda de apenas 0.9 cm, o que garante destaque à TV em qualquer ambiente. O design premium é condizente com seu valor e provê uma experiência imersiva e livre de distrações ao assistir conteúdos variados. Na parte inferior, à direita, está o logo da Samsung, com um botão na parte inferior para controles e configurações básicas através de uma combinação de cliques curtos e longos, facilitando seu uso caso o usuário esteja sem controle remoto.

A base é compacta e no estilo plataforma, posicionada na parte central do aparelho, o que gera um pouco de instabilidade, mas facilita o seu posicionamento em um móvel ou rack. São 20.8 Kg e apenas 2.7 cm de espessura máxima o que possibilita instalar a QN85A super rente a parede usando a furação VESA 200x200. Os cabos ficam organizados e escondidos através de um sistema de canaletas. Na borda lateral a empresa optou por usar um frame metálico, o que ajuda a conceder um melhor acabamento.

Em termos de conectividade, a QN85A possui 04 portas HDMI, sendo 03 HDMI 2.0 e apenas 01 porta HDMI 2.1 - essencial para usufruir o máximo dos videogames de nova geração; são ainda 02 portas USB 2.0, 01 saída digital de áudio (cabo óptico), 01 entrada Ethernet e 01 entrada RF para TV a cabo / antena. A QN85A possui ainda WiFi 5, o que permite conexão a uma rede veloz sem fio e espelhamento de conteúdo a partir de um smartphone Android e iOS; e Bluetooth 4.2 para pareamento de caixas de som Bluetooth ou fones de ouvido TWS. Na parte de conectividade existe ainda a possibilidade de usar a QN85A como central da casa inteligente através do SmartThings, conectando o produto a outros dispositivos da própria empresa e/ou terceiros.

Smart TV - Características e funcionalidades

Continua após a publicidade

A QN85A vem equipada com o novo processador Neo Quantum 4K, responsável pelo desempenho do sistema da Samsung, o Tizen 6. O Tizen 2021 continua evoluindo e está bastante fluido, apesar de não trazer mudanças radicais. Se fosse um carro, eu diria que o sistema da Samsung sofreu um pequeno facelift no velho estilo "em time que está ganhando não se mexe".

A TV traz uma boa biblioteca de apps, é fácil de navegar, permite comandos de voz por Alexa, Google Assistente e Bixby e pode se tornar a central da sua casa conectada através do SmartThings. Na verdade, há tempos a TV deixou de ser apenas uma TV. Conforme a forma de consumir conteúdo dos consumidores vai mudando, o sistema operacional das TVs precisa se ajustar, da mesma forma que hoje as pessoas usam o celular para um monte de atividades, inclusive para fazer ligações... 

Se o desempenho do sistema é bom, isso se deve ao ótimo processador Neo Quantum 4K que roda tudo sem nenhuma dificuldade, abrindo e fechando apps e navegando entre múltiplos apps de forma rápida, sem nenhum engasgo. Aqui é importante frisar que rodar o sistema operacional atualmente é apenas uma das funções do processador. Se por um lado temos diversas fontes de conteúdo sob demanda produzidos nativamente em resolução 4K, seja através do YouTube ou de diversos serviços de streaming como Netflix, Prime Vídeo, entre outros; por outro o conteúdo que você consome por TV aberta e TV a cabo ainda estão, quando muito, em FullHD - 1080p é luxo, muita coisa ainda está em 1080i ou até 720p. Daí a importância de usar inteligência artificial para analisar a fonte do conteúdo e fazer o upscale da imagem para a resolução 4K. Ponto para o processador Neo Quantum 4K, que entrega bom upscale em conteúdo FullHD, gerando poucos artefatos no processo. 

A disponibilidade de aplicativos de terceiros é outro diferencial do Tizen, já que os principais serviços de streaming de vídeo e áudio estão presentes na loja de apps, com exceção da Twitch, que ainda não está disponível de forma nativa as TVs Samsung. Felizmente é possível espelhar esse conteúdo através de smartphones Android e iOS de forma fácil, já que o Tizen traz suporte ao AirPlay, da Apple, e permite espelhamento de qualquer dispositivo Android. Proprietários de celular Samsung, que estão no ecossistema da marca, acabam tendo algumas facilidades, permitindo pareamento por NFC (Tap View) e espelhamento da tela em conjunto com outro programa que esteja sendo exibido na TV - modo Multi Telas.

Por fim, o controle remoto, a forma mais tradicional de dar comandos para uma TV, também evoluiu em 2021. A Samsung trouxe esse ano o controle remoto baseado em células solares. Saem as pilhas descartáveis, entra uma bateria que pode ser recarregada por células solares ou por um cabo USB Tipo-C. Dessa forma, o usuário não precisa se preocupar em comprar pilhas novas para o controle, já que o mesmo recarrega com a luz ambiente e a menos que você o deixe guardado em uma gaveta escura por muito tempo, ele estará sempre pronto para ação. O controle traz ainda acesso rápido ao Netflix, Prime Video e Globoplay, além de outros comandos básicos para navegação pelo conteúdo.

Qualidade de Imagem

Muitos fatores podem afetar a qualidade de imagem de uma TV. Se você for assistir a um filme ou série, resolução, contraste, brilho, o formato HDR usado e o volume e fidelidade de cores suportado são alguns fatores que impactam a experiência positiva ou negativamente. O local em que essa TV está instalada também influencia, e muito. Um ambiente escuro, ou com controle de iluminação incidente, ajuda a garantir pretos mais puros, por exemplo.

Continua após a publicidade

O tipo de conteúdo que você costuma assistir e o local em que sua TV será instalada são fatores que devem ser levados em conta ao comprar uma TV. Não existe TV perfeita, mas a TV pode ser perfeita para a sua necessidade.

 

Se você for assistir esportes, uma sala ampla, que permite reunir os amigos é normalmente a melhor opção para instalar a sua TV. Nesse caso, o contraste já não é mais tão importante, mas você ainda precisa de grande brilho e bom tempo de resposta, além de um bom gerenciamento de reflexos e grande ângulo de visão, garantindo que a imagem permaneça fiel mesmo que você não esteja sentado em frente à TV.

Para os gamers, uma tela 4K com taxa de atualização de 120Hz garante mais frames e um jogo mais fluido. A chegada do HDMI 2.1 entrega menor latência e uma experiência mais responsiva, em que o comando que você executa no controle é reproduzido na TV em tempo real. Dessa forma. como diferentes verticais de conteúdo usam tecnologias variadas, vamos padronizar as nossas análises de acordo com os conteúdos mais consumidos nas TVs: filmes e séries; esportes e games!

Qualidade de Imagem: Filmes e Séries

A maior novidade da linha NEO QLED está na evolução da iluminação do painel, a forma como os pixels são iluminados. Saem os LEDs, grandes e com pouco controle de iluminação regionalizada; e entram os Mini LEDs, 40 vezes menor do que um LED normal e com uma lente mais reta, o que permite iluminar a tela de forma mais precisa, conseguindo assim maior controle da iluminação da tela e menor vazamento de luz. Em teoria, essas mudanças deveriam entregar pretos mais profundos e maior taxa de brilho, o que eu realmente notei em minha análise. Porém um outro ponto seria a diminuição do blooming, uma característica (defeito) inerente à tecnologia LCD.

Blooming é o (d)efeito que acontece quando um objeto iluminado em primeiro plano contrasta com um fundo muito escuro, criando uma auréola difusa de luz em torno do objeto. Isso ocorre em telas de cristal líquido quando uma imagem é iluminada por mais de uma zona de iluminação.

Nesse quesito a experiência foi mista. Quando você assiste de forma bem frontal, o blooming é muito suave, quase imperceptível. Porém, se você sair do centro da TV, em alguns tipos de conteúdos o blooming fica bastante visível, incluindo em legendas, logotipos e outras imagens muito iluminadas em primeiro plano.

De uma forma geral, a tecnologia de iluminação de telas LCD vem evoluindo desde o surgimento do FALD (Full Array Local Diming) e a chegada do Mini LED é mais uma adição bem vinda, mas assim como na QN800A, modelo 8K que testamos há alguns meses, a QN85A ainda não consegue solucionar totalmente o problema.

Outra escolha da Samsung e que impacta na qualidade de imagem é o uso de uma tela LCD com tecnologia ADS. Essa é uma tecnologia muito similar às telas IPS, que foi lançada em 2012 pela chinesa BOE. Na Q80T, a antecessora da QN85A, ou mesmo na topo de linha QN90A, a Samsung usa um painel VA, com alinhamento vertical de pixels, que traz ótimo contraste nativo em detrimento do ângulo de visão e do gerenciamento de reflexo, que são ruins nessa tecnologia, mas que a empresa corrige implementando uma espécie de película na - Ultra Viewing Angle, que corrige esses problemas.

Já o painel ADS, similar ao IPS, possui bom ângulo de visão e gerenciamento de reflexos, mas deixa a desejar no contraste. Tanto que a Q80T, de 2020, possuía contraste nativo muito superior a QN85A. A Samsung provavelmente escolheu esse tipo de painel justamente porque e empresa conseguiu colocar milhares de Mini LEDs divididos em 576 zonas de iluminação, tendo muito mais controle da iluminação, apagando as áreas escuras da tela e assim sendo, entregando um preto mais profundo, menos acinzentado, o que ajuda a experiência de assistir filmes em HDR.

Já o brilho da QN85A é um show à parte. Essa TV consegue entregar mais de 1.200 nits em picos de brilho, o que permite entregar e sustentar mais detalhes e cores nos highlights - as altas luzes de conteúdo em filmes e séries com suporte ao alto alcance dinâmico - HDR. Na prática, isso garante que você vai conseguir assistir àquele por do sol de cair o queixo na sua TV. A QN85A continua filtrando as cores através de uma camada de pontos quânticos, nano partículas que filtram as cores impuras para entregar cores mais precisas. Aliás, esse modelo traz um painel de 10 bits com suporte a ampla gama de cores (WCG), entregando mais de 1.000.000 de cores e um volume de cor que entrega mais de 95% de cobertura do padrão DCI-P3, o formato mais usado pelos diretores do cinema em Hollywood e 75% do padrão REC.2020, que consegue mostrar ainda mais tons do padrão RGB e aproxima cada vez mais a quantidade de cores que uma televisão entrega, do que o olho humano consegue enxergar.

Em geral, a Samsung Neo QLED QN85A possui características que a destacam em filmes e séries, com tecnologias que realmente entregam um conteúdo HDR impressionante e poderia ainda ir além... Mas infelizmente, a Samsung continua insistindo em ignorar o padrão de HDR dinâmico usado em mais de 90% dos conteúdos produzidos atualmente, o Dolby Vision. É realmente uma pena que em pleno 2021 a empresa ainda aposte todas as suas fichas no HDR10+, um formato desenvolvido pela própria empresa mas que é pouquíssimo usado em Hollywood, não tendo suporte nos principais serviços de streaming como Netflix, HBO Max, Disney+ e AppleTV+, entre outros. Só quem apoia esse padrão é o Prime Vídeo, da Amazon, ainda assim, vem constantemente dando sinais de que deve pular dessa barca em breve. Dessa forma, comprando a QN85A você acaba refém do HDR10, um padrão de HDR estático e que calcula os efeitos apenas uma única vez para todo o conteúdo, entregando brilho, contraste e cores menos ajustados, menos fiel ao que os diretores pensaram ao criar suas obras.

Qualidade de Imagem: Esportes

O futebol já foi mais amado no Brasil, mas para muita gente, reunir a galera para assistir o time do coração no domingão é tradição. No centro dessa experiência está a TV. A Samsung Neo QLED QN85A entrega uma excelente experiência para aqueles que buscam uma TV para esportes, combinando tecnologias e funcionalidades que não deixam a desejar a nenhuma TV disponível no mercado.

O primeiro ponto é o alto brilho em conteúdo SDR, ou seja, nos conteúdos que você consome nos canais de TV aberta, a cabo, no Premiere e afins. Esse brilho chega a 1.000 nits em picos, o que é o centro de uma boa experiência para esportes, afinal, você provavelmente vai colocar essa TV em um local mais aberto, mais iluminado, para conseguir reunir os amigos e certamente a luz incidente na tela pode deixar a experiência limitada. Aqui vale a máxima: brilho combate brilho!

Quanto maior a taxa de brilho da TV, melhor ela consegue combater a luz incidente na tela e entregar cores mais fiéis, ajudando a gerenciar melhor o reflexo.

 

Aliás, esse é outro quesito super importante, o controle de reflexo. Graças ao painel ADS, a QN85A tem um ótimo gerenciamento de reflexos, o que combinado com o brilho alto impulsionado pela tecnologia Neo QLED, fará do seu futebol uma experiência muito mais agradável. Se você for reunir vários amigos, o ângulo de visão também é importante. Quanto  mais gente assistindo, mais as pessoas estarão fora da parte central da TV e por mais que as telas IPS e ADS não tenham um ângulo de visão tão bom quanto uma OLED, ainda assim elas conseguem entregar imagens próximas do fiel, sem lavar as cores, perder contraste e definição. A QN85A se sai muito bem nesse quesito, entregando boas imagens mesmo em ângulos mais acentuados, permitindo reunir a galera e manter a experiência de todo mundo positiva.

Por fim, outra tecnologia que impacta nessa experiência é o tempo de resposta, a velocidade que um pixel leva para trocar de cor. Quanto mais lento, maior a probabilidade de você ver um rastro atrás de uma imagem com bastante movimento, o famoso motion blur, ou "efeito fantasma" no bom e velho português. A QN85A entrega entre 3ms e 5ms de tempo de resposta, valor bom o suficiente para entregar movimentos fluídos com baixo desfoque após movimentos rápidos, com alguns artefatos em cenas muito escuras, o que pode acontecer em filmes, mas não em esportes.


Bom ângulo de visão, gerenciamento de reflexo, com um pouco de efeito vinheta nas bordas. Foto: Redação

A uniformidade de cinza, capacidade da tela reproduzir cores uniformemente ao longo de todo o painel, também costuma afetar a qualidade de imagem em esportes, deixando a tela um pouco mais escura nas bordas, tipo um efeito vinheta. Isso normalmente impacta a qualidade de imagem em esportes como futebol, futebol americano e outros esportes que tem um gramado homogêneo cobrindo toda a tela, pois fica visível as cores mais escuras nas bordas. Na QN85A essa vinheta existe, mas é muito suave e não chega a afetar muito a experiência.

Em resumo, essa foi provavelmente uma das melhores TVs que eu já usei para assistir esportes. O alto brilho + painel ADS entregam uma excelente TV para os amantes dos esportes. 

Qualidade de Imagem: Jogos

A QN85A é uma TV 4K (UltraHD é a nomenclatura correta) com painel de 120Hz e possui uma porta HDMI 2.1. Essa combinação por si só, já garante a qualquer televisão uma boa experiência em jogos, já que combina as últimas a uma boa tela com um padrão de conectividade moderno, presente nos videogames de nova geração, o que permite jogar em 4K com até 120FPS (quadros por segundo), baixa latência e sem quebra de quadros. E o que isso significa na prática?

Uma bela qualidade de imagem, com ótima responsividade nos comandos e uma jogatina mais fluida, entregando o número de quadros renderizados no seu videogame sem lag, ou quebra de quadros. Em jogos com suporte a HDR, a QN85A entrega maior profundidade de cor, com cores mais vivas e mais detalhes.

 

Plugando o seu videogame na porta HDMI 2.1, a QN85A irá ativar o modo de baixa latência em games automático (ALLM), dessa forma, quando você plugar um Playstation 5, Xbox Séries X ou S a QN85A, a TV muda automaticamente para o modo Jogo, desabilitando a análise da fonte do conteúdo que o processador da TV faz e criando um caminho direto entre a placa de vídeo do seu videogame e a tela da sua TV. Na prática, isso permite entregar uma baixíssima latência, o famoso imput lag. Na QN85A o imput lag fica em 5.3 ms, próximo do mínimo que a combinação [email protected] consegue entregar e garantindo que os movimentos que você executa no controle sejam reproduzidos em tempo real na tela da TV, sem delay. Daí a responsivbidade que eu mencionei.

Outra vantagem do HDMI 2.1 é o suporte ao VRR, o refresh rate variável, aqui presente no formato da AMD, o FreeSync Premium Pro, também presente nos videogames de nova geração, garantindo que os frames gerados na placa de vídeo do console sejam reproduzidos sem lags e sem quebras de quadros, permitindo um jogo mais fluído até o limite 120FPS, já que a tela da TV possui 120Hz. É esperado em breve, via update de Firmware, o suporte ao G-Sync, da Nvidia. A conferir.

Ao usar a TV como monitor, plugada em um PC com placa de vídeo Nvidia GeForce RTX Série 30 ou AMD Radeon RX Série 6000, via porta HDMI 2.1 você habilita o modo PC. Nele é possível jogar em [email protected] com pixel subsampling 4:4:4, sem compressão de cores, proporcionando cores precisas e sem perda de informações. Isso só é possível devido aos 48 Gbps de largura de banda do HDMI 2.1, que permite ir ao limite que a QN85A consegue entregar em termos de qualidade de imagem. Outra implementação da Samsung em 2021 e que está disponível apenas no PC é a possibilidade de jogar em formatos diferentes do 16:9, já que a Samsung implementou suporte aos formatos 21:9 e 32:9, dessa forma é possível ajustar a resolução no Windows e a tela, para entregar uma maior área de cobertura da ação no jogo, ampliando o campo de visão, mas criando bordas na horizontal, como em alguns filmes. A Samsung permite ajustar a posição dessas bordas, posicionando o game na parte de cima, ou de baixo da tela. Achei essa função muito legal e bem vinda.

O ajuste do formato do jogo se dá dentro do Game Bar, outra novidade implementada em 2021. O Game Bar é um menu deslizante que permite conferir em tempo real se você está usando o melhor imput lag possível, se o HDR está ativo, se o VRR está ativo, além do FPS e alguns outros controles relacionados ao jogo. Esse menu é bastante útil e permite acesso rápido ao menu da TV, para ativar o Modo Jogo, caso ele esteja desativado. O acesso ao Game Bar se dá pressionando e segurando o botão play/pause no controle remoto da QN85A. Funciona apenas quando a TV está no Modo Jogo.

Isso tudo dito, nos meus testes rodei Forza Horizon e COD Modern Warfare no PC, ambos em [email protected]. Com HDR ativado, as cores ficam realmente muito bonitas. O Alto brilho da TV leva os efeitos ao máximo e a soma das tecnologias deixa o jogo fluído. Testei o formato 21:9 e 32:9 e funcionaram muito bem, apesar que acho que em 32:9 você perde muita área útil da tela para as bordas pretas criadas na hhorizontal. Mas o modo 21:9 ficou realmente bom. Creio que para alguém usando uma tela de 75" ou 85" o modo 32:9 pode ser muito legal, mas o modelo testado aqui é o de 55" e nele não ficou muito legal. No videogame joguei Ori no Xbox Series X e não canso de dizer: os gráficos ficam demais! Rodar um jogo em [email protected] no videogame com HDR é algo que não era possível antes de 2021 e a chegada do HDMI 2.1 mudou isso. A QN85A entrega uma experiência muito rica nesse sentido. Ponto pra Samsung.

A Samsung também implementa várias tecnologias para tentar personalizar a experiência dos usuários. Através do menu é possível habilitar o BFI, inserção do frame preto, que melhora o motion blur colocando um frame preto entre dois frames reais. Para muitos usuários o motion blur não é um problemas, já outros vão preferir habilitar essa opção. O Dynamic Black EQ permite mostrar mais detalhes em cenas escuras, o que pode ser de grande ajuda em jogos muito escuros / para localizar aquele camper que se esconde nas moitas.

Ficha Técnica

Preços

Preço no lançamentoR$ 9.999,00 13/05/2021R$ 6.999,00 16/06/2020
Preço atualizadoR$ 5.499,00 01/10/2021R$ 5.224,99 01/10/2020

Especificações Básicas

Tamanho da Tela55 polegadas55 polegadas
TecnologiaNEO QLED - retroiluminação do painel regionalizada (FALD) por Mini LEDs QLED com Full Array Local Dimming 4X
Resolução4K (3840x2160) pixels4K (3840x2160) pixels
Frequência Nativa120 Hz120 Hz
Brilho SDR1.150 nits420 nits
Brilho HDR1.222 nits719 nits
Contraste1373:1 (nativo) - 1956:1 (local dimming) 3000:1 (nativo) - 4200:1 (local dimming)
Dimensões1227.4 x 767.8 x 257.5 mm1227.6 x 706.7 x 53.9 mm
Peso20.8 Kg21 Kg

Áudio e Vídeo

ProcessadorNeo Quantum 4K Quantum 4K
HDRHDR10 / HLG / HDR10+ HDR10 / HLG / HDR10+
Saída de Áudio60 W60 W
Sistema de Som2.2.2 ch2.2.2 ch
Modo SurroundDolby 5.1 Dolby Digital Plus + Dolby Atmos (passthrough de áudio) Dolby 5.1 Dolby Digital Plus

Conectividade

HDMIHDMI 2.0 (3) - HDMI 2.1 (1) HDMI 2.0 (3) - HDMI 2.1 (1)
USBUSB 2.0 (2) USB 2.0 (2)
EthernetSim Sim
WiFiWiFi 5 (802.11ac) WiFi 5 (802.11ac)
BluetoothSim (4.2) Sim (4.2)
Áudio DigitalSim Sim

SmartTV

SOTizen 6 Tizen
NavegadorSim Sim
Loja de AplicativosSim LG Store
Streaming VídeoNetflix, Prime Video, Disney+, AppleTV+, HBO Max, GloboPlay Netflix, Prime Video, AppleTV+, HBO Go, GloboPlay
Streaming AudioSpotify, Deezer Spotify, Deezer

Smart TV 55 Neo QLED 4K Samsung 55QN85A, Mini Led, Painel 120hz, Processador IA, Som em Movimento, Tela sem limites, Design slim

Smart TV 55 Neo QLED 4K Samsung 55QN85A, Mini Led, Painel 120hz, Processador IA, Som em Movimento, Tela sem limites, Design slim

Smart TV Samsung 75´ 4K Neo QLED 75QN85A, Mini Led, 120hz, Processador IA, Tela Infinita, Design Slim, Alexa Built In - QN75QN85AAGXZD

Smart TV Samsung 85´ 4K Neo QLED 85QN85A, Mini Led, 120hz, Processador IA, Tela Infinita, Design Slim, Alexa Built In - QN85QN85AAGXZD

Smart Tv Q80t 55" Qled 4K, Pontos Quânticos, Alexa, Modo Game + Smart Tv Crystal 50" Samsung Tu8000 Uhd 4K

Smart Tv Samsung 55 Polegadas qled 4K uhd QN55Q80TAGXZD

Smart Tv Q80t 55" Qled 4K, Pontos Quânticos, Alexa, Modo Game + Smart Tv Crystal 50" Samsung Tu8000 Uhd 4K

Áudio

 

Na parte de áudio são 60W de potência distribuídas em 06 saídas de som, em um sistema 2.2.2, com suporte a som baseado em objetos (OTS), que mapeia o deslocamento dos objetos na cena e entrega um som que se desloca nos 3 eixos - som tridimensional. A Samsung chama sua tecnologia OTS de Som em Movimento, mas infelizmente nada de suporte a Dolby Atmos aqui, o que pode ser alcançado usando um soundbar compatível conectado a TV através da porta HDMI eARC (HDMI 3) quando configurada no modo passthrough.

Em geral, a QN85A possui bom volume, com pequenos distorções quando vc coloca o volume no talo. O destaque vai para os meios-tons que permitem entregar diálogos claros, por outro lado os graves deixam a desejar - como em qualquer TV. Para a galera que quer aperfeiçoar a experiência de som a Samsung traz o suporte a Sincronia Sonora, que permite unir o som de um soundbar (da marca) ao da TV, ciom ambos trabalhando em sincronia.


Som da TV + Soundbar se desloca pelo ambiente em 03 dimensões, baseado no deslocamento dos objetos na tela

Em termos de codecs, suporta Dolby Digital Plus e permite passthrough de áudio através da porta HDMI 3, permitindo ligar um soundbar ou receiver compatível e criar uma experiência surround 5.1. Através dessa porta eARC você pode ainda passar som Dolby Atmos TrueHD para um receiver ou soundbar compatível. Como não é novidade, nada de suporte a DTS ou DTS:X aqui.

A QN85A permite ainda mapear a sua sala usando inteligência artificial e ajustar a distribuição de som de acordo com o seu ambiente. Essa função pode ajudar a melhorar a distribuição de som, fazendo o som circular pela sala e entregando uma experiência bacana como a própria empresa fala, de "Som em Movimento".

E aí, vale a pena?

O que eu tentei mostrar nessa análise, de uma forma didática, é que diferentes consumidores possuem necessidades distintas. De uma forma geral, a QN85A é uma ótima TV. Excelente para esportes e games e boa para filmes. Eu menciono a questão do contraste, do blooming, como pontos negativos, mas se você vai usar a TV em uma sala super iluminada, sem muito controle da iluminação incidente na TV, isso não será um problema. Dessa forma, a análise deve sempre ser feita de acordo com o ambiente em que você vai instalar a TV e qual o tipo de conteúdo que você costuma assistir.

Pessoalmente gosto de assistir TV em um ambiente escuro, com iluminação controlada. Sou um devorador de filmes e séries e, para mim, diante desse cenário, valorizo o nível de contraste e mesmo dentro da linha da Samsung, a Q80T do ano passado acaba trazendo um melhor resultado devido ao painel VA, ou mesmo a QN90A de 2021 - que infelizmente é bem mais cara. Se olharmos para a concorrência, a LG OLED C1 acaba entregando melhor resultado nessas condições de uso.

Já se o assunto é esporte, se você é como a maioria dos brasileiros e valoriza um bom futebol, a QN85A é compra certa. A TV entrega uma excelente experiência devido ao alto brilho em SDR e a dobradinha entre um bom gerenciamento de reflexos e ótimo ângulo de visão. Os gamers também são bem atendidos pela QN85A, com baixa latência em uma TV que roda [email protected], livre de lags e quebra de quadros, além de varias funcionalidades que vão permitir maratonar seu game favorito.


Nota

8,8

Prós

  • Excelente brilho em SDR e HDR
  • Ótimo volume de cor
  • Baixa latência em jogos
  • Bom controle de reflexo e ângulo de visão

Contras

  • Contrate apenas OK
  • Blooming excessivo em ângulos
  • E o Dolby Vision, Samsung?
User img

Jacson Boeing

Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Análise da Samsung Neo QLED QN85A Smart TV: boa para filmes e excelente em esportes e jogos

Análise da Samsung Neo QLED QN85A Smart TV: boa para filmes e excelente em esportes e jogos

Com Mini LEDs e novo tipo de painel, TV 4K premium da Samsung muda tudo em 2021


Novo dispositivo da linha DJI Pro será anunciado dia 20 de outubro

Novo dispositivo da linha DJI Pro será anunciado dia 20 de outubro

Novidade fará parte da série Ronin de dispositivos para profissionais do cinema


Vendas de smartphones caíram 6% no terceiro trimestre de 2021

Vendas de smartphones caíram 6% no terceiro trimestre de 2021

Principal causa foi a escassez de componentes gerada pela pandemia da COVID-19. Veja quem vendeu mais


Samsung Galaxy S21 FE tem previsão de lançamento para janeiro de 2022

Samsung Galaxy S21 FE tem previsão de lançamento para janeiro de 2022

Smartphone deve ser apresentado no mesmo mês da série Galaxy S22


DJI Ronin 4D, câmera profissional com gimbal integrado é anunciada

DJI Ronin 4D, câmera profissional com gimbal integrado é anunciada

Modelo é encontrado em versão capazes de gravar em 6K e 8K com suporte a Apple ProRes e ProRes RAW