Xiaomi Mibro Air - um relógio inteligente bonito, barato e bem básico

Xiaomi Mibro Air - um relógio inteligente bonito, barato e bem básico

Vestível manda bem no visual, mas tinha potencial pra ser melhor

A Mibro Air é um relógio inteligente com preço incrivelmente competitivo e com um excelente design. Com um custo abaixo dos 200 reais, ele traz um belo display colorido e sensível a toques, um corpo em metal e um design muito fino, leve e discreto.

Link para compra do produto (Cupom:  MIBROAIR2020 )

Na parte de conectividade e funcionalidades, ele usa um conjunto de sensores de batimentos cardíacos para monitorar as atividades físicas, os passos dados ao longo do dia e também o sono. Através de uma conexão bluetooth ele consegue mandar dados para o celular e também possui algumas capacidades de interação.

Análise em vídeo

Especificações principais

  • Tela 1,28 polegadas TFT 240x240
  • Sensores: Sensor cardíaco PPG, acelerômetro
  • Resistência: IP68
  • Conexão: Bluetooth v5.0
  • Compatibilidade: IOS e Android
  • Tamanho: display de 42mm
  • Peso: 40 gramas

Design é o ponto alto

A característica que mais me agradou na Mibro Air foi o seu visual. Apesar de não ser algo extraordinário, ela tem uma qualidade acima da esperada para um segmento de preço tão baixo. Ela usa um acabamento metalizado em toda sua construção, com uma borda bastante fina em torno da tela. 

A tela também tem seu destaque. Apesar de usar a tecnologia TFT, ela tem um bom nível de iluminação e de saturação das cores, e a resolução de tela de 240 x 240 em um display de 1,28 polegadas resulta em uma imagem com bom nível de nitidez.

Continua após a publicidade

Fechando o conjunto de informações relevantes no design, o relógio conta com proteção IP68, então não tem problema encarar chuva ou outros “eventos aquáticos” com ela, e a pulseira usa o encaixe clássico de relógios, o que facilita bastante encontrar outra com um design do agrado do consumidor.

Software e funcionalidades

A MiBro Air traz um conjunto básico de sensores comuns nas pulseiras fitness, como acelerômetro e medidor de batimentos cardíacos, que já conseguem de forma eficiente medir o nível de atividade de seu usuários. No caso desse produto, ele gera relatórios automáticos com horas dormidas, passos dados e batimentos cardíacos ao longo do dia. Infelizmente, por não possuir GPS, ele não vai muito longe no rastreamento de exercícios, e inclusive em nossos testes eles não foram sincronizados para o aplicativo.

Apesar de ser uma empresa relacionada com a Xiaomi, esse relógio usa um software próprio, o MiBro Fit. Em geral, as interfaces são claras e diretas, bem parecida com a de praticamente qualquer gadget desse estilo. O problema é a tradução. Feita visivelmente de forma automatizada, ela varia do risível em alguns momentos, até telas que realmente fica difícil dizer do que se tratam. Um exemplo é o “pressão do tempo” que é preciso abrir pra descobrir que é, na verdade, a função de “previsão do tempo”.

Ele traz algumas funções em conjunto com o smartphone, conseguindo atuar como controle remoto para fazer fotos e exibir notificações do celular na tela do relógio. Aqui novamente o software mostra que dá para melhorar esse produto no futuro, sendo que as mensagens não tem uma boa organização na tela, não dá para realizar ações como responder ou mesmo marcar como lida, e muitas vezes elas sequer usam toda a área de tela disponível, cortando algumas mensagens no meio mesmo com muita tela sobrando.

Apesar de já desempenhar bem as funções básicas, o app no smartphone e as interfaces no relógio tem espaço para melhorias, especialmente corrigindo os relatórios de exercícios capturados pelo gadget (que não foram sincronizados com o app durante nossos testes) bem como melhorias na tradução. 

Conclusão

A MiBro Air tem dois méritos principais: o bom design e o baixo preço. Com um custo abaixo dos 200 reais, ela entrega um design neutro e bonito e uma tela ampla e de boa resolução e cores vivas. Isso torna ela uma opção relevante para quem quer algo melhor que uma smartband, mas não quer gastar mais com produtos como os relógios da linha Amazfit.

Mas a economia mostra seu peso em algumas funcionalidades.  A interface está visivelmente inacabada e com ajustes ainda necessários, como o relatório de exercícios que não está sendo sincronizado com o app.  Felizmente é o tipo de coisa que atualizações podem melhorar, mas infelizmente é também não sabemos se vai realmente acontecer.

O MiBro Air é um ótimo relógio inteligente de baixo custo, com bom design para seu preço e que já traz algumas funcionalidades de monitoramento e smart básicas

 

Continua após a publicidade

Apesar desses defeitos, acho que a MiBro Air vai atender muito bem um consumidor buscando um produto de entrada, e que não quer só uma pulseira como a Mi Band, e sim um relógio. Considerando o preço, esse gadget tem uma qualidade de visual surpreendente, e apesar de não ser mais completa nas funcionalidades, invariavelmente é preciso investir mais para encontrar modelos mais completos. Considerando seu custo, acredito que a MiBro Air já se sai muito bem.

User img

Diego Kerber

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

POCO M3: ANÁLISE COMPLETA do BARATINHO da XIAOMI que surpreende

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Será o Galaxy S21 ou não? Sites da Samsung sugerem novo evento em 6 de janeiro

Será o Galaxy S21 ou não? Sites da Samsung sugerem novo evento em 6 de janeiro

Pelas informações que temos, essa apresentação é altamente relacionada com a CES 2021


GoPro Labs ganha update de firmware com recursos experimentais

GoPro Labs ganha update de firmware com recursos experimentais

Atualização está disponível para as câmeras de ação Hero9 Black, Hero8 Black, Hero7 Black e GoPro Max


USB 4 - Tudo sobre a nova conexão que finalmente pode padronizar a indústria

USB 4 - Tudo sobre a nova conexão que finalmente pode padronizar a indústria

O USB 4 vai aumentar a banda e tornar a conexão idêntica ao Thunderbolt


Mouse sem fio Logitech MX Anywhere 3 é oficial no Brasil por R$ 500

Mouse sem fio Logitech MX Anywhere 3 é oficial no Brasil por R$ 500

O mouse traz as tecnologias Darkfield, Magspeed e possui carregamento rápido


Veja o Xiaomi Mi 11 aberto e confira projeto interno, câmeras, bateria e mais

Veja o Xiaomi Mi 11 aberto e confira projeto interno, câmeras, bateria e mais

No interior do aparelho, vemos os componentes dispostos horizontalmente em três seções