ANÁLISE: Kingston Canvas - Testes com a linha de cartões que alcança 300MB/s

ANÁLISE: Kingston Canvas - Testes com a linha de cartões que alcança 300MB/s

Modelos da linha Canvas vão de 100MB/s até 300MB/s e 512GB de armazenamento

A análise de hoje é da linha de cartões de memória formato SD e microSD Kingston Canvas, lançada recentemente pela Kingston. Essa linha é composta por modelos de diferentes capacidades e velocidades, começando pelos modelos Canvas Select Plus, Canvas GO! Plus e, os mais rápidos, Canvas React Plus. Nossa análise consiste em mostrar o desempenho de todos os modelos comparados com alguns outros do mercado.

O modelo de entrada consiste em um cartão SDXC I V30 que alcança 100MB/s, buscando atender a maioria das pessoas em uso com smarthones, action cams e drones. Já o modelo top é um SDXC II V90, que alcança 300MB/s e pode ser usado com câmeras que gravam em 8K ou mesmo 4K, evitando que o cartão limite a gravação de algumas resoluções e taxa de bitrate - situação que acontece pela limitação de velocidade do cartão.

Site oficial dos cartões Kingston Canvas

Os valores mudam bastante de acordo com a velocidade e capacidade, partindo dos R$ 55 no modelo Canvas Select Plus de 32GB e superando os R$1.000 em modelos da linha React Plus com alta capacidade.



Especificações e fotos

Para quem deseja entender como funcionam as especificações de cartões de memória, recomendo conferir nosso artigo destacado acima. É crucial para saber o que você realmente precisa, além de evitar que compre um modelo com qualidade inferior ou mesmo bem acima do que precisa. Lembro que tudo parte do dispositivo onde vai usar o cartão, apesar de que, em teoria, comprando um modelo melhor de cartão, você poderá usar ele em dispositivos melhores no futuro.

O modelo de entrada é o Canvas Select Plus, com velocidades de leitura Classe 10 UHS-I até 100MB/s, projetado para câmeras amadoras DSLR (digital single lens reflex), Full HD e 4K, em formatos SD e microSD.

Todos os cartões tem garantia vitalícia

Continua após a publicidade

Já o GO! Plus é voltado para gravar vídeo em 4K UHD e sequências de foto em burst mode em câmeras DSLR (SD), ou para ser usado em câmeras de ação 4K e drones (microSD). A linha possui velocidades UHS-I U3 classe 10 de leitura e gravação de até 170MB/s e 90MB/s, respectivamente.

Por fim, a React Plus possui desempenho UHS-II para capturar vídeos em 4K e 8K de nível profissional e fotos de alta resolução. A linha possui velocidades UHS-II U3 classe 10, leitura e gravação de até 300MB/s e 260MB/s, respectivamente, no cartão formato SD, e 285MB/s de leitura e 165MB/s de gravação no microSD.

Todos os cartões de memória tem garantia vitalícia, com exceção dos adaptadores USB que acompanham os modelos React Plus.

O modelo React Plus SD alcança até 300MB/s de leitura e 260MB/s de escrita

 

Abaixo, algumas fotos dos modelos que testei, em formato microSD e também SD. Reparem que os modelos da linha React Plus trazem um adaptador USB junto, sendo esses os modelos mais rápidos que tínhamos. Sendo assim, utilizei esses adaptadores para testar TODOS os modelos dos comparativos. Em breve teremos um artigo mostrando se adaptadores influenciam na velocidade dos cartões.

Começo pelo modelo mais rápido que recebemos, da linha React Plus em formato SD, alcançando incríveis 300MB/s de leitura e 260 MB/s de escrita. É um cartão baseado em conexão SDXC II V90, extremamente rápido e indicado para quem tem uma câmera profissional que grava em altas resoluções como [email protected] ou mesmo 8K. Vale lembrar que a taxa de bitrate também é importante nesse caso - quanto maior, mais informações terá o arquivo de vídeo gerado e certamente um cartão mais rápido será importante para um melhor comportamento de gravação, leia-se escrita de dados no cartão.

Continua após a publicidade

Agora temos dois modelos React Plus em formato microSD, com velocidade de 285MB/s de leitura e 165MB/s de escrita, extremamente rápidos e indicados para dispositivos desse formato que demandam alta velocidade, como smartphones com câmera que grava em 4K e 8K, além, é claro, de ser compatível com câmeras semi ou profissionais através de um adaptador que acompanha o cartão, já que a maioria dessas câmeras tem slot formato SD. Esses modelos também trazem o leitor de cartão microSD baseados em conexão USB tipo A.

O modelo GO! Plus é um meio termo na linha - cartão ainda bem acima da média, com velocidade de leitura até 170MB/s e escrita de 90MB/s. Talvez a melhor opção para quem tem um smartphone, action cam, drone ou mesmo DLSR que trava em 4K por atender a necessidade desses dispositivos, mas com um preço mais competitivo.

Por fim, o modelo Select Plus em formato SD, alcançando velocidade de leitura de 100MB/s e escrita de 90MB/s, ainda é um ótimo cartão de memória e bem acima da grande maioria disponível no mercado. É um cartão que vai atender bem mesmo gravando em 4K.

A foto abaixo mostra os adaptadores baseados em conexão USB para ler cartões em formato microSD e SD que acompanham os cartões da linha React Plus.

Agora, algumas fotos mostrando os cartões da linha Canvas que recebemos e também os adaptadores que acompanham os modelos React Plus. Reparem nas fotos dos cartões virados para baixo: os modelos USH-II React Plus trazem mais conexões. Foi a solução desenvolvida para manter o formato/tamanho, proporcionando velocidades superiores sem mudança de formato através de um novo tipo de conexão. Vale destacar que essas conexões só serão utilizadas por dispositivos compatíveis.


Compatibilidade

Não adianta comprar um cartão de memória muito rápido se o dispositivo onde pretende usar não suporta esse nível de velocidade. O cartão deverá funcionar normalmente, mas não na velocidade máxima que ele pode alcançar. Uma regra básica que vale para muitos cenários semelhantes: a tecnologia sempre vai ficar limitada pelo lado mais "fraco", ou seja, colocando um cartão que alcança 300MB/s em um smartphone que suporta no máximo 100MB/s, a segunda vai ser a velocidade máxima alcançada. O lado mais lento que vai mandar nesse caso, já que "alguém" envia e "alguém" recebe os dados, e o mais lento não conseguirá acompanhar, logo a velocidade máxima será a dele. 

Abaixo, algumas fotos dos modelos conectados em uma action cam GoPro HERO 8, um smartphone ASUS Zenfone 5Z e também em um drone Mavic Air 2. No que diz respeito a qualidade de imagem, o drone e a action cam são os dispositivos que entregam maior qualidade e, consequentemente, tendem a precisar de mais velocidade na hora da gravação.

Fiz testes com o drone que grava em [email protected], mas não senti diferença na hora da gravação ou mesmo das fotos em 48MP. Normalmente, eu utilizo um modelo Sandisk Extreme PRO V30, com velocidades próximas dos 100MB/s de leitura/escrita. Quando tiro fotos em 48MP com o drone, tem um tempo que ele demora para processar - inicialmente achei que era algo relacionado ao tempo de escrita no cartão, mas coloquei o modelo React Plus e mesmo assim essa situação acontece, indicando que é algo relacionado ao processamento do próprio drone e não do cartão.

Abaixo, alguns prints do Zenfone 5Z e do app do Mavic Air 2 mostrando o cartão React Plus microSD de 256GB instalado. Uma curiosidade é que eu tinha formatado o React Plus como NTFS e, na primeira vez que coloquei no smartphone e no drone, os dispositivos informaram que o cartão era incompatível. Inicialmente, pensei que fosse pela velocidade do cartão, mas, na verdade, era pelo tipo da partição que ele estava. Bastou reformatar em exFAT e pronto, reconheceu normalmente.


Sistema utilizado

Abaixo, as configurações do sistema e softwares utilizados para os comparativos, mas antes uma foto com todos os cartões comparados nessa análise. Tive que fazer todos os testes com todos esses modelos, já que se trata da primeira análise desse tipo de produto, e não tinha resultados em nossa base de dados.

Máquina utilizada nos testes: 

- Mainboard Gigabyte X570 AORUS Master
- Processador AMD Ryzen 9 3800X
- Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 2080 Ti
- Memórias G.Skill TridentZ RGB 16GB (2x8GB)
- SSD XPG S50 PCIe 4.0 2TB

O SISTEMA NÃO RODA ANTI VÍRUS OU APLICATIVOS
QUE POSSAM INTERFERIR NOS TESTES

 

Sistema Operacional e Drivers: 
- Windows 10 Pro 64 Bits Build 2004 + Atualizações

Aplicativos/Games:
- AJA System Test
- AS SSD Benchmark 2.x
- ATTO Benchmark 4.x
- CrystalDiskMark 7.x
- DiskBench


Testes sintéticos

AJA System Test
O aplicativo AJA é voltado para medição de desempenho de dispositivos de armazenamento. Ele tem diferentes cenários para diferentes tipos de dispositivos. Nós utilizamos o modo 1080i / 1GB / 10bit YUV e também 4K-Full / 16GB / 10bit YUV, porém os resultados são muito parecidos - optamos por mostrar em 4K-Full.

AS SSD Benchmark
O AS SSD Benchmark é outro software específico para testes de drives como SSD, HD, cartões de memória etc. O aplicativo faz uma série de testes em diversas situações de leitura e escrita e, no final, gera uma pontuação com a média entre todos os testes. Confiram abaixo:

ATTO Disk Benchmark
Outro famoso aplicativo para teste de desempenho de unidades de armazenamento é o ATTO. Vejam abaixo o comportamento dos modelos comparados:

CrystalDiskMark
Com o aplicativo CrystalDiskMark versão 7, outro muito famoso para testes de drives, optamos por utilizar resultados recomendados pelos próprios desenvolvedores: o teste "Seq1M/Q8T1". Abaixo, os scores em modo leitura e escrita:


Testes práticos

Cópia de arquivos
Agora, testes reais de cópia de arquivos, utilizando um SSD padrão PCIe 4.0 NVMe de alto desempenho para enviar e também receber junto com o drive testado. O teste utiliza o aplicativo DiskBench para mensurar a velocidade durante o processo.

Para o cenário ideal em cópia, a conexão e o adaptador do cartão precisam ter velocidade superior ou igual ao cartão

 

Drive analisado para SSD (leitura)
Neste teste, copiamos os arquivos do drive analisado para um SSD NVMe de alto desempenho. Este seria o teste de leitura, já que ele não escreve nada no drive.

SSD para drive analisado (escrita)
Invertendo o processo, agora copiamos os arquivos do SSD para o drive analisado, consistindo em um teste prático de escrita, já que os dados estão sendo gravados no drive. 


Conclusão

Na medida que novos dispositivos chegam ao mercado, apresentando câmeras que gravam em melhor qualidade e maior resolução, cartões de memória passam a ficar mais importantes - não muito em smartphones, mas especialmente em câmeras semi e profissionais, action cam e drones. Os modelos da linha Canvas chegam buscando conquistar o usuário mais exigente que pretende utilizar o cartão com dispositivos que gravam em alta resolução, seja vídeo ou fotos. Mesmo o modelo Select Plus, de entrada dessa linha, já vai atender muito bem a maioria dos usuários. O modelo GO! Plus é uma opção que consegue oferecer altas velocidades e gravar em resolução 4K e alta taxa de bitrate sem problemas, e o React Plus fica como o modelo topo indicado para quem tem o que existe de melhor e mais moderno em câmera - que utiliza cartão nesses formatos, tanto modelos que gravam em 4K quanto até em 8K, ou mesmo câmeras com muitos megapixels. Afinal, tudo que é maior, ocupa mais espaço e tende a precisar de maior velocidade para não comprometer o processo.

Modelo React Plus em formato SD alcança 300MB/s de leitura e 260MB/s de escrita

Mas é bem importante, acima de tudo, você saber do que realmente precisa, já que existe uma diferença bem grande entre o modelo de entrada e um modelo topo de linha React Plus. Naturalmente, todos queremos o que é mais rápido nesse sentido, mas como destaquei, ao menos no caso do Mavic Air 2 e da GoPro HERO8 Black, ambos dispositivos que gravam vídeos em [email protected], não senti diferença para um modelo já muito bom, com especificações semelhantes ao Canvas Select Plus. Agora, também é valido informar que, comprando um mais rápido, você poderá usar ele em futuros equipamentos que demandem maior velocidade - até porque esses cartões tem garantia vitalicia (é um detalhe muito importante e positivo).

Saiba como comprar cartão SD ou microSD corretamente de acordo com a sua finalidade

Nos diversos testes que fiz fica bem evidente a diferença entre os modelos testados da linha Canvas, comparados com outros modelos com velocidade inferior. Também é possível notar que o modelo Select Plus fica junto com outros modelos V30 de velocidade semelhante, nesse caso é importante ficar de olho nas especificações dos cartões, se o preço for igual e todos forem V30, optar por um modelo com "selo" A1 é interessante porque ele se comporta melhor em cópias de muitos arquivos de tamanho pequeno, situação que vai ocorrer quando utilizado com um smartphone Android por exemplo. Novamente, não deixe de ver nosso artigo sobre cartões, pode tirar dúvidas importantes.

Todos os modelos Canvas possuem garantia vitalícia

 

Quem comprar o modelo Select Plus já terá um cartão de alta qualidade e que vai atender a maioria dos usuários. O GO! Plus penso ser um modelo para quem tem uma câmera de melhor qualidade, com taxa de bitrate mais alta e que em algum momento pode estar passando por limitações com a velocidade de gravação em algum cenário. Já o React Plus é o que existe de melhor e indicado para quem tem câmeras mais modernas e que gravam em resoluções mais altas - especialmente vídeo. É um modelo supra sumo em velocidade, e tem valores bem altos por isso.

Como coloquei na introdução, em uma pesquisa no dia da publicação da análise, encontrei o Canvas Slect Plus de 128GB por R$180, o Canvas GO! Plus com mesmos 128GB fica na casa de R$300 e o topo de linha React Plus com adaptador USB junto vai superar os R$1.500. :O Fazendo uma comparação com outros modelos do mercado com especificações semelhantes, os valores são equivalentes, como quando comparados com os modelos Sandisk V30 de mesma capacidade.

E, já que estamos falando de produtos relacionados a captação de imagens, fica a dica para conferir a análise do drone Mavic Air 2, renderizada em 4K, mostrando bem a diferença positiva que altas resoluções podem gerar. Recomendo ver esse vídeo em uma TV 4K se for possível.

User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Kingston lança pendrive criptografado DataTraveler 2000 com 128GB

Kingston lança pendrive criptografado DataTraveler 2000 com 128GB

Esta linha de pendrives já oferecia modelos com 4GB, 8GB, 16GB, 32GB e 64GB de capacidade