Índice do Artigo

Notícias

O maior edifício subterrâneo do mundo serve como estádio para 30 mil pessoas

MAD Architects conclui maior edifício subterrâneo do mundo em Quzhou, na China

O maior edifício subterrâneo do mundo serve como estádio para 30 mil pessoas
Créditos: Reprodução/Instagram/madarchitects

O renomado escritório de arquitetura MAD Architects acaba de concluir uma obra ousada na China: o maior edifício subterrâneo do mundo. Localizado em Quzhou, cidade a cerca de 400 km de Shanghai, o complexo abriga um estádio com capacidade para 30 mil pessoas e possui um total de 700 mil m².

O volume do estádio é de 33.731 m², com telhados verdes e parte da estrutura embutida no solo. A fachada é inclinada e sustentada por 60 colunas de concreto moldado in loco, com nove entradas onduladas que trazem movimento à arquitetura.

Mas o destaque do edifício subterrâneo fica para a cratera que se abre em seu interior, com assentos ondulados projetados para combinar com a paisagem circundante. O campo e os assentos do estádio ficam acima do solo, enquanto as demais instalações, como sanitários, vestiários, lanchonetes e estacionamentos, ficam na parte interna da colina.

Para garantir a entrada de luz natural nesses ambientes, grandes aberturas foram feitas no nível do solo. Além disso, foi instalado um sistema especial para absorver, armazenar e drenar a água da chuva, protegendo a construção de danos causados por intempéries e reduzindo o consumo de energia.

A forma do estádio foi criada em referência a uma cordilheira que pode ser vista do local, garantindo a harmonia com a paisagem ao redor. O complexo Quzhou Sports Park, onde o edifício está inserido, tem um total de 700.000 m² e promete ser um dos principais pontos turísticos da região.

A construção do maior edifício subterrâneo do mundo representa um marco na arquitetura e na engenharia, trazendo novos desafios e possibilidades para o desenvolvimento de projetos futuros.

“}”}”} /–> /–> /–>

Grandes obras na China

A China é um país conhecido pela grandiosidade e beleza de suas obras arquitetônicas. Ao longo dos últimos anos, uma série de projetos impressionantes foram construídos, atraindo a atenção de turistas e admiradores da arquitetura de todo o mundo.

Um exemplo disso é o Estádio Nacional de Pequim, também conhecido como Ninho de Pássaro. Projetado pelos arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron, o estádio foi inaugurado em 2008 para os Jogos Olímpicos de Pequim. Sua estrutura inovadora, com uma fachada em forma de ninho de pássaro, se tornou um dos principais ícones da arquitetura moderna. Com capacidade para 80 mil espectadores, o estádio já sediou diversos eventos esportivos e culturais desde a sua inauguração.

Via: Casa e Jardim, ArchDaily

Via: Casa e Jardim, ArchDaily